Página 1 de 2

MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 15:40
por humberto
O MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

1. JÁ OUVI ALGUMAS VEZ QUE, AO LIGAR MOTOS DE 2 E 4 CC, NÃO DEVEMOS LIGAR DE IMEDIATO, QUANDO A MOTO ESTÁ PARADA POR MAIS DE 01 DIA, QUE O CORRETO É ACIONAR O START DA MOTO COM O MATA LIGADO UMAS DUAS VEZES, PARA QUE A BOMBA DE ÓLEO LUBRIFIQUE OS PISTÕES ANTES DO MOTOR FUNCIONAR POR COMPLETO E QUE ESTE PROCEDIMENTO AJUDARIA A MANTER UMA MAIOR VIDA DO MOTOR.

2. TAMBÉM JÁ OUVI, QUE ISSO DE RODAR O MOTOR UMAS DUAS VEZES SEM LIGAR É BESTEIRA, POIS NOS MOTORES MAIORES, EXISTE UMA SINCRONIA JÁ PROJETADA PELOS ENG. QUE NÃO NESCESSITAM DESTE ARTIFÍCIO PARA POUPAR O MOTOR DE POSSÍVEIS DESGASTES, PELO CONTRÁRIO AINDA DIZEM QUE QUEM FAZ ISSO ESTÁ DESGASTANDO A PARTE ELÉTRICA DA MOTO (MP, BATERIA E ETC...)

BOM SENHORES, EU NÃO SEI SE VOÇES JÁ OUVIRAM ESTE ASSUNTO, MAS GOSTARIA DE COMPATILHAR COM TODOS, POIS SE TRATANDO DO MOTOR DE NOSSAS QUERIDAS TODO CUIDADO É POUCO.

FORTE ABRAÇO,

HUMBERTO.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 16:11
por Arlindo Maestrelli
Todos os motores a combustão , quando parados a algum tempo ou frios não tem oleo nos mancais, necessitando de alguns segundo para que a bomba de oleo faça o seu serviço, ou seja envie lubrificação para os mesmos, porisso que não se recomenda acelerar muito o motor quando frio

aBRS

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 17:31
por humberto
OI ARLINDO,
BEM COLOCADO POR VOÇÊ, REALMENTE NÃO É RECOMENDADO ACELERAR MOTORES A COMBUSTÃO QUE ESTEJAM FRIOS, SOMENTE MANTER O AFOGADOR PUXADO O MÍNIMO POSSÍVEL.

MAS A QUESTÃO É:

O MOTOR FRIO, DEVE-SE ACIONAR O START COM O MATA LIGADO PARA A LUBRIFICAÇÃO DO MESMO OU ISSO É BALELA ?????

FORTE ABRAÇO,

HUMBERTO.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 18:14
por Bellizzi
Eu sou da seguinte opnião,acredito que o engenheiro de desenhou,desenvolveu e criou a motocicleta,NÃO fala nada disso no manual de proprietário!acredito ainda,que ele deve ser bom né,afinal é um engenheiro da HONDA!Então amigo,faça como manda o manual,puxe o afogador 1/4 e aperte o start! :wink:
abraços
Kiko

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 18:23
por Genovezzi
Caro Humberto.

Boa noite.

Já ouvi falarem essa besteira.

Pois se fosse real, viria nos manuais de proprietários a indicação atraves desse procedimento, pelo contrario, o que é indicado nos manuais é ao dar a partida com o motor fria ou parado a muitos dias, é:-

Puxar o afogador para um funcionamento no minimo regular, sem forçar ou acelerar muito o motor, para que seja feita a devida lubrificação nos mancais, pistões e adjacencias.

inclusive nas motocicletas novas (com painel digital), com inj. eletronica, não se tem afogador pois a injeção eletronica já regula para o funcionamento em marcha lenta sem a necessidade do mesmo, porem pede-se para não acelerar a motocicleta até atingir pelo menos a temperatura de 40° indicada no painel digital (indicação de temperatura do motor).

Espero ter ajudado.

Abs.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 18:36
por Rollo
Complementando o que o colega Genovezzi disse, nas motos mais recentes não se consegue dar a partida com o "mata" acionado.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 20:08
por Hudson
acho que nem tudo que e bom para as motos nao esta no manual,eu particulamente aciono a partida com o pega look desligado ate apagar a luz do oleo e depois sim faço o motor funciona.acho que mau nao faz e com certeza ira impedir desgaste a longo prazo meus amigos!!!

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 20:49
por humberto
POIS É SENHORES, CONVENHAMOS QUE UMA LUBRIFICAÇÃO ANTES DO FUNCIONAMENTO TOTAL DO MOTOR É O QUE TODO MOTOR MERECE, MAS AÍ A GENTE ENTRA NA SEGUINTE QUESTÃO, AS PEÇAS FICAM VISCOSAS POR QUANTO TEMPO APÓS A ÚLTIMA UTILIZAÇÃO?
IMAGINE O QUE ACONTECE POR DENTRO DE UM MOTOR PARADO POR UNS 07 DIAS,O ÓLEO TODO NO CÁRTER, DERREPENTE UMA IGNIÇÃO E O MOTOR FUNCIONA, É CERTO QUE AS PRIMEIRAS ROTAÇÕES ELE NÃO ESTARÁ LUBRIFICADO O SUFICIENTE, AÍ O RISCO, LÓGICO, A LONGO PRAZO O DESGASTE.
É CERTO QUE O PROCEDIMENTO QUE NOSSO AMIGO HUDSON E MUITOS OUTROS MOTOCICLISTA FAZEM ANTES DE LIGAREM SUAS MOTOS É (MECÂNICAMENTE FALANDO) O QUE TODO MOTOR ESPERA, OU SEJA, UMA LUBRIFICAÇÃO ANTES DO FUNCIONAMENTO TOTAL.

FORTE ABRAÇO,

HUMBERTO.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 26 Jul 2010 21:43
por Carlão
humberto escreveu:POIS É SENHORES, CONVENHAMOS QUE UMA LUBRIFICAÇÃO ANTES DO FUNCIONAMENTO TOTAL DO MOTOR É O QUE TODO MOTOR MERECE, MAS AÍ A GENTE ENTRA NA SEGUINTE QUESTÃO, AS PEÇAS FICAM VISCOSAS POR QUANTO TEMPO APÓS A ÚLTIMA UTILIZAÇÃO?
IMAGINE O QUE ACONTECE POR DENTRO DE UM MOTOR PARADO POR UNS 07 DIAS,O ÓLEO TODO NO CÁRTER, DERREPENTE UMA IGNIÇÃO E O MOTOR FUNCIONA, É CERTO QUE AS PRIMEIRAS ROTAÇÕES ELE NÃO ESTARÁ LUBRIFICADO O SUFICIENTE, AÍ O RISCO, LÓGICO, A LONGO PRAZO O DESGASTE.
É CERTO QUE O PROCEDIMENTO QUE NOSSO AMIGO HUDSON E MUITOS OUTROS MOTOCICLISTA FAZEM ANTES DE LIGAREM SUAS MOTOS É (MECÂNICAMENTE FALANDO) O QUE TODO MOTOR ESPERA, OU SEJA, UMA LUBRIFICAÇÃO ANTES DO FUNCIONAMENTO TOTAL.

FORTE ABRAÇO,

HUMBERTO.


Também penso que seria o correto mas é claro que nenhum fabricante vai colocar isso como regra porque seria um empecilho a mais.
Esse pequeno zelo deve ajudar em muito na durabilidade do motor.
abs

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 27 Jul 2010 09:44
por hawk
Uma giradinha no motor até que vai bem. Não posso dizer que chega a lubrificar algo na parte de cima, mas uma babadinha de óleo na parte de baixo até que acontece.

O procedimento de dar uma partida em falso depois de a moto ficar um bom tempo parada é especialmente interessante para motos carburadas. Nunca se sabe quando a bóia/torneira vão dar problemas, e na hipótese de um possível vazamento/má vedação, você evita um calço hidráulico ao tentar girar o motor em falso. Se ele estiver travado, o motor de partida não vai conseguir girá-lo por muito tempo.

Também tem um outro aspecto que não é citado no manual do proprietário que é deixar a moto funcionando no cavalete lateral. Em motos com motores mais largos, o óleo acaba escorrendo para um lado do motor. Em alguns motores, quando você inclina a moto, pode-se até ouvir a diferença no barulho da corrente de comando.

Abraço,
Hawk

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 27 Jul 2010 15:51
por ed750indy
As primeiras partidas sempre com rotação bem baixa, e ate em movimento no primeiro km sem forçar... com certeza previne o efeito do desgaste por falta de lubrificação; na minha ainda coloquei o tal do militec que promete criar uma camada nas peças moveis do motor reduzindo esse efeito...ja coloquei militec aos 42000 e depois aos 48000, agora esta com 57000 e tudo bem..., é melhor errar no zelo do que na displicência não é verdade...

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 27 Jul 2010 16:16
por Arlindo Maestrelli
Numa demonstração do Militec que presenciei, o engenheiro falou que para cada 4 litros de óleo utiliza-se um frasco de Militec e por 20.000 km rodados mesmo efetuando-se as trocas normais não é necessario colocar-se o Militec novamente.

Abrs

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 27 Jul 2010 20:22
por Genovezzi
hawk escreveu:Uma giradinha no motor até que vai bem. Não posso dizer que chega a lubrificar algo na parte de cima, mas uma babadinha de óleo na parte de baixo até que acontece.

O procedimento de dar uma partida em falso depois de a moto ficar um bom tempo parada é especialmente interessante para motos carburadas. Nunca se sabe quando a bóia/torneira vão dar problemas, e na hipótese de um possível vazamento/má vedação, você evita um calço hidráulico ao tentar girar o motor em falso. Se ele estiver travado, o motor de partida não vai conseguir girá-lo por muito tempo.

Também tem um outro aspecto que não é citado no manual do proprietário que é deixar a moto funcionando no cavalete lateral. Em motos com motores mais largos, o óleo acaba escorrendo para um lado do motor. Em alguns motores, quando você inclina a moto, pode-se até ouvir a diferença no barulho da corrente de comando.

Abraço,
Hawk



Bem Lembrado Hawk, quando for deixar a moto parada por dois ou mais dias, sempre deixar sobre o cavalete Central para o oleo não ficar mais do lado esquerdo do motor (ficando o lado direito seco) e caso va deixa-la por muito tempo, 20dias ou mais, coloca-se uma tabua embaixo do cavalete, ajuda a não descarregar a bateria.

Abs.

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 27 Jul 2010 22:48
por Rezende
não sei se vou ajudar e também não entendo nada, mas farei um comentário:

um galeiro aqui de Itapeva, comprou um motor que estava no chão parado há + ou - 18 anos... ele apenas substituiu um pelo outro e acreditem... acionou BONITO.
O MOTOR TAVA REDONDINHO ele estava com apenas 2 mil Km.

ABRAÇO

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Enviado: 28 Jul 2010 21:11
por Bellizzi
Caros colegas,o que o pessoal tem que entender,é que um engenheiro japones que deve ganhar alguns milhares de iens e é funcionário da honda,desenhou e calculou tudo para um melhor funcionamento,desempenho e durabilidade da motocicleta!

Vale resaltar também,que quem já abriu algum motor,já notou que existe algums "banheirinhas" onde ficam os cames dos comandos de valvulas onde ficam cheios de óleo,os tuchos são hidráulicos,e estão sempre cheios,o vira-brequim esta sempre banhado em óleo,assim como as bielas,quanto anéis ,eles (de lubrificação)é "molado"que tem ranhuras que retem o óleo por muito tempo,sendo assim,NÃO existe a necessidade de fazer procedimentos de virar o motor com o desligador em off.Dessa forma sim,que com o tempo,forçaria não o sistema de energia,assim como o próprio arranque!

abraços
kiko