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Enviado: 29 Jul 2005 22:05
por Caio
Lucas, isso em parte pode ser verdade, mas no funfo não deixa de ser um mito. Você não precisa forçar o motor para limpar o escapamento, acho que isso não tem muita lógica.
Quando ela ligar, matenha uma aceleração branda. Quando perceber que ela já tem "ponto", ou seja, esquentou e o óleo já está a todo vapor, pode sair.
E sempre é bom dar umas esticadas para tirar a "sujeira da garaganta".

Mas não precisa acelerar até 9 mil giros, né?
Dar umas esticadas legais tá valendo, uma para sentir seus órgãos se movendo para trás lá pelos 7500 rpm.

Mas não precisa forçar muito, cuide bem do motor dela. Sinta o motor funcionando, respirando, ele é uma belíssima máquina, esse é o espírito das Galos.

Enviado: 29 Jul 2005 23:39
por Edu Costa
Caro L.L.,
Minha receita é a seguinte: Antes de ligá-la puxo o afogador até o meio e assim que ela pega, abaixo ele, depois de muitos testes descobri que assim ela pega mais fácil. Deixo +- 1 min com o ponteiro do contagiros entre 1M e 1,5M giros (quando está muito frio ela tende a oscilar bastante então fico controlando com a mão) SEMPRE APOIADO NO CAVALETE, então saio, bem na manha para aquecer todo o conjunto como um todo, depois . . . Torço os cabos, hehehehe.
Quanto às rotações mais altas, são mais benéficas para aliviar o sistema de alimentação (carburadores, válvulas e câmaras) mas não creio que este motor produza sujeira suficiente para sujar o escapamento e interferir no rendimento dele, mesmo se vc estiver usando uma gasolina de igreja (batizada). Aí, o problema não será sujeira na escapamento e sim no resto do motor inteiro. (existe um tópico onde discutimos bastante o assunto combustível e outro lubrificação, aconselho que dê uma lida).
Quando falo em rotações altas considero no máximo 8.000 giros, às vezes não dá para controlar e levo ela até o talo, aí sim vc sente o que quer dizer "estou com o estômago nas costas".
Tenha em mente que estamos falando de equipamentos mecânicos que apesar de feitos em série, possuem diferenças entre si, acho que o melhor mesmo e conhecer sua máquina, testar formas diferentes e achar qual a melhor.
Aposto que minhas receitas podem não ser as ideais para outros galeiros.
AGORA COM A PALAVRA MEU CORAÇÃO:
L.L. a melhor forma é conversar bastante com sua menina, no início, vc se sentirá um louco, mas com o tempo a relação ficará tão estreita que vc saberá exatamente o que ela quer ou necessita.
Boas aceleradas
Enviado: 30 Jul 2005 14:25
por ZAO
a minha deixo uns 5 minutos depois saio devagar bem no toto, aqui em casa nao da para mexer nao galo meu pai enche o saco,tambem nao da para mexer na frente de casa ja que os ladroes ficam de olho,sempre que presciso de alguma coisinha levo no mecanico aqui do lado de casa,dependendo da coisa ele nao cobra nada,ele tambem e apaixonado pela galo .
Enviado: 01 Ago 2005 14:14
por JekRider
Ja houvi comentários de carinha que saiu de POA com uma CB 400 a 60 km/h e pretendia chegar em Tramadai (+/- 120KM de distância) mas não chegou pois seu motor fundiu antes por por não refrigerar... Motos refrigeradas a AR é bom tomar cuidado em andar muito devagar....

Enviado: 01 Ago 2005 19:42
por Caio
L.L. escreveu:Refrigeração a ar certamente é preocupante, ainda mais que não da para andar a 100 Km/h na cidade, a "velocidade de cruzeiro" das galos é em media de quanto? A BR-277 passa no meio da cidade onde moro e sempre que passam grupos de motoqueiros a velocidade deles não são das mais baixas, a que velocidade voces viajam?
Um assunto nada a ver com o índice "motores", mas domingo eu estava andando com a galo e a tampinha que fecha o lugar onde a gente abre a tampa do combustível, ( quela que gira e ai vc coloca a chave para abrir) caiu e eu consegui segura-lá, guardei e coloquei no lugar quando parei, ela ficou fixa mas a noite quando cheguei em casa ela já não estava mais lá, acabei perdendo

Liguei hoje na concessionária para ver o preço da tampa completa e o cara me disse que a original está R$244,00 e o kit completo com chave da ignição, tampa e trava do capacete R$689,00, achei muito caro por uma coisa que não é prioridade para a moto, voces tem alguma sugestão do que pode ser feito? Peças paralelas ou alguma moto Honda tem a tampa igual?
Lucas, a velocidade de cruzeiro da CBX 750F está em torno de 150 km/h, confirme com o pessoal.

Enviado: 01 Ago 2005 21:51
por Arnaldo Tomazetti
Acho mais importante do que velocidade, a rotação do motor, andar meio esticado, com motor pelo menos acima dos 3 mil giros.
Isso poupa o motor, o cambio, a relação e até a carenagem...
Rotação muito baixa provoca vibrações em tudo, estoura as bielas, válvulas...enfim...só trás prejuizo...e o cara tá crente que está economizando combustível, quando nem isso está...
Andar a 80 km/h até pode, só não pode ser em 6ª marcha.
abs
Enviado: 01 Ago 2005 22:30
por Edu Costa
É isso aí Caio, mas só quando passo pela cidade !!!!!
Brincadeiras à parte, não creditaria estes problemas à baixa velocidade. Num projeto de um motor, as situações extremas são sempre previstas e, tudo que ocorrer no meio, está garantido, então, tudo tem que funcionar bem em regimes baixos e altos.
Com certeza existe um momento ótimo de funcionamento, talvez seja o momento de maior torque, não entendo tanto assim de motores.
É neste momento que temos que nos lembrar da manutenção preventiva.
Sempre efetuar as trocas de óleo, pelo menos, nos períodos indicados e utilizando produtos de qualidade, evitanto ou reduzindo a formação da "maldita" borra ou o desgaste prematuro da bomba de óleo.
Evitar o uso de combustível de baixa qualidade minimizando a formação de depósitos nos carburadores (causando desregulagens frequentes), válvulas (prejudicando o fluxo da mistura para dentro dos cilindros) câmara de combustão (gerando aumento excessivo da temperatura e prejudicando a combustão podendo até derreter a vela).
Para não entrar em mais detalhes . . .
MORAL DA HISTÓRIA
Antes de pensar que a culpa é da máquina, devemos pensar em que condições ela tem funcionado ultimamente. Se nós demos a atenção necessária.
Assim parece que estou isento destes problemas, engano de vocês, já tive um cabeçote de Gol derretido (causado por excesso de temperatura na câmara - mistura muito pobre), 1 câmbio de Gol estourado (excesso de carga no sistema), um bloco de santana estourado (esse foi por forçar mesmo), um cabeçote de opala empenado (não dei atenção a um vazamento de água) e finalmente um motorzinho de minha galo travado !
UFA, espero que seja só isso !
Enviado: 03 Ago 2005 07:10
por Edu Costa
Não creio que a cor em si faça uma diferença perceptível, mas acredito que o tipo de tinta utilizada, faça diferença no tempo que ele demora para esfriar. Acho que existem tipos de tinta que retém mais calor que outras.
Enviado: 03 Ago 2005 10:52
por Caio
Edu Costa escreveu:Não creio que a cor em si faça uma diferença perceptível, mas acredito que o tipo de tinta utilizada, faça diferença no tempo que ele demora para esfriar. Acho que existem tipos de tinta que retém mais calor que outras.
Concordo com você, Edu... A tinta influencia, mas a liga de metal é o principal fator.
Enviado: 03 Ago 2005 21:31
por ary silva
Uma coisa que eu sei que o Fabricio sabe trocar bem é o fusivel geral né veio, alem da cerveja da garrafa pro copo pra ......
Fabricio Fraga escreveu:Joao Ednardo escreveu:Pois é mecanico passa é fome se for contar comigo, passo é lobge deles


Cê ta certo João...Mas como eu e muitos que não dominamos a arte...Simplesmente estamos muitas vezes nas mãos de verdadeiros
MERCENARIOS!$$Padecemos devido a nossa nossa ignorancia$$$
Enviado: 04 Ago 2005 17:46
por rogeriosm
Cromo é um metal, e metal esquenta + rápido e esfria + devagar.portanto algo pintado, vai realmente esfriar mais rápido que algo cromado, pois nesse caso temos o metal da peça recoberto pelo cromo que apesar de muito fino, é metal também.........hehehehe
As custom são cromadas apenas por estética....
tudo isso é a minha opiniào, se eu tiver falado alguma besteira, me esclarecão que fico agradecido....
Enviado: 26 Jul 2006 12:30
por Rafael Freitas
beleza rapaziada meu amigo conprou uma cbr 450 sr e a suspensao dianteia esta ruin alguem ia sabe quantos ml de oleo vai na bengala da moto .
obrigado e abraços

Enviado: 26 Jul 2006 14:06
por Eduardo NC
Joao Ednardo escreveu:L.L. escreveu:Boa João, as aulas em multimidia resolveriam muitos daqueles "pequenos problemas" dos quais os galeiros de primeira viagem que não conhecem muito bem a moto pagariam caro para mecanicos pouco honestos.
Sobre refrigeração ainda, motos com o motor cromado refrigeram mais que as não cromadas? Alguem de voces possui o motor da galo cromado?
Eu usei motor com as tampas cromadas e tenho uma teoria:
So influenciaria se fosse cromado por dentro, é minha ideia caso contrario atirem a primeira peça

Galeirada, só vi esse assunto do cromado agora.
O sistema de resfriamento da CBX é a ar atraves da troca pelas aletas. A eficiência de refrigeração depende da condutividade térmica do material do bloco e cabeçote, da área de troca (por isso as aletas), espessura da parede do bloco e da velocidade do fluido de refrigeração (no caso o ar). Sendo assim, como a liga de cromo superficial é metálica e o cromo tem maior conduvidade que a tinta, a troca térmica é mais rápida no cromado. Assim, teoricamente o cromado esquenta e esfria mais rápido. Mas acho que isso é imperceptível devido a espessura da tinta. Sendo assim, não se preocupem com isso, pois tudo é questão de estética.
Enviado: 27 Jul 2006 02:14
por Francisco RJ
Falou e disse, professor.
Só complementando, o metal cromado ainda tem uma dissipação de calor melhor q o metal pintado de preto, pelo simples motivo: a cor preta absorve calor e as cores branca e cromo refletem o calor. Como exemplo disso, qualquer um pode experimentar colocar uma camisa preta e ficar embaixo de um baita dia de sol... vai sofrer pra caramba; em contrapartida, coloque uma camisa branca: vais sofrer bem menos.
Outro exemplo clássico é o das "quentinhas"; por que elas são cromadas ? pelo simples motivo de refletirem o calor dentro do recipiente, mantendo a temperatura por mais tempo (lembremos q nesse caso o recipiente é fechado, impedindo a troca do calor c/ o ambiente, diferente dos escapes, q tem uma saída).
Apesar do calor ñ ser uma luz visível por muitas vezes, ele também reflete como a luz.