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Revisão do Motor By Eduardo NC - Fotos Atuais

Enviado: 15 Mar 2009 00:43
por Eduardo NC
É galera, chegou minha vez de fazer uma geral da parte superior do motor.
Sintomas:
-Fumaça quando quente
-Falha na lenta
-Barulho na corrente de comando

Como já me decepcionei bastante com os mexânicos que querem cobrar absurdos $$$, resolvi desengavetar as ferramentas e colocar à prova meus conhecimentos de mecânica. Eu mesmo estou fazendo o serviço.

Como há um tempo atrás mandei fazer a revisão do cabeçote que estava carbonizado, não há necessidade de mexer nele já que foram trocados os retentores de válvula.
Após esse serviço começou a apresentar um leve barulho na corrente comando, mas só agora resolvi abrir.

Fiz a medição de compressão: limites do manual são: 12 kg/cm2 +- 2
1º cilindro: 7,5 kg/cm2
2º cilindro:10,5
3º cilindro:10,5
4º cilindro:10,0
Com isso pode-se ver que o problema é no 1º cil.

Comecei a desmontar hoje e apresento os resultados:

Carburadores: parecem sujos, motivo das falhas na lenta
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Escapamento: pode-se notar a carbonização no 1º cilindro
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Corrente de comando:
Pode-se notar folga, porem descobri que a mola do tensor estava solta. Provavelmente culpa do mexânico que mexeu no cabeçote:


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Sincronismo: se não estou enganado, as marcas das engrenagens devem ficar alinhadas com a carcaça. Pode-se notar que o comando do escape está um dente atrasado. Novamente culpa do mexânico.
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Podemos concluir que esse motor é muito bom mesmo, pois já andou alguns mil km com comando fora de sincronismo e tensor da corrente comando totalmente sem função.
Amanhã vou ver como está o cilindro. Se precisar retificar, levarei pra SP na bagagem, pois não confio nas retíficas daqui.
Aí poderei levar na Retífica Paulista, que é bem recomendada pelos galeiros. Se precisar de alguma coisa, conto com a ajuda de vocês.
Estou com vôo marcado para segunda. Até o Barreado galeirada!!!

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 09:59
por Sergio Pretto
Se ficar algum tempo por aqui, vai aparecer um monte de galeiros te pedindo um "help", hehehehehehe.
Belo trabalho!

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 21:53
por Eduardo NC
Após retirar o cilindro constatei que não tem desgaste. Apenas após medição mais criteriosa poderemos dizer com certeza se será necessária retífica. Com isso não precisarei levar para SP.

Sergio Pretto escreveu:Se ficar algum tempo por aqui, vai aparecer um monte de galeiros te pedindo um "help", hehehehehehe.
Belo trabalho!

Pretto, contei com uma ajuda de peso de uma grande mecânica. Veja quem desmontou os Cilindros, Pistões e muito mais!!!

Grande Robertinha
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Os Pistões estão desgastados e carbonizados.
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Na volta continuaremos a Galoterapia.

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 22:07
por nelson moreira
Eduardo , qualquer duvida em sp me liga 9485-

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 22:16
por Sergio Pretto
Robertinha, mecanica-chefe da casa, hahahahahahaha, eu sabia que tinha alguém mandando até na reforma da Galo, agora a coisa vai . . . . . .

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 23:30
por mavejr
Olá Eduardo. Sou novo aqui no fórum. Achei este tópico interessante pois eu também faço as revisões na minha galo na minha casa. Primeiro porque não é todo mecânico que entende destas máquinas, e, segundo quando se acha alguém que entende, cobram uma "nota". O difícil é convencer minha patroa a me auxiliar nestas empreitadas. Parabéns e boa sorte.

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 15 Mar 2009 23:39
por Quinot
A patroa colocou as mãos na galo, que show.
Vai ficar um brinco essa motoca mesmo.
Quando eu crecer quero uma patro a assim, mto massa isso.

Que outra coisa pode ser a diferença de compressão se não desgaste das camisas ou aneis danificados?

Boa sorte no serviço.

Abraço.

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 16 Mar 2009 19:13
por Eduardo NC
oi luiz. Que folga especificamente? Vou verificar o cabeçote tb. Mas agora so quando eu voltar pois ja estou em sao paulo me preparando para o barreado. Abraço ...

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 18 Mar 2009 13:04
por Edson Lima
Fala cabôco!
Vai precisar do paquimetro quando voltar ou não????
Quando tu volta?

Eduardo NC escreveu:Corrente de comando:
Pode-se notar folga, porem descobri que a mola do tensor estava solta. Provavelmente culpa do mexânico que mexeu no cabeçote


Quem mexeu ai? O mecanico la da Big motos ou o que vc fez a descarbonização la em RN?
Ainda não peguei o endereço e tel. do cara que equaliza os carburadores s/ "botar boneco"... assim que tiver um tempinho eu faço isso e posto aqui. Eu só sei que é la no Conj.Nova Metropole...

Todo dia, quando eu vou pra locadora trabalhar, eu passo em frente a uma oficina aqui na AV. Perimetral e o cara la trabalha muito c/CB 450 (ele até tem uma flamenguinho). Tinha uma 7 galo la na semana passada + não sei o que estava fazendo la e tbm não sei se ele limpa e equaliza os carburadores das galos. Se eu não me engano o nome dele é Tonny.
Se tu quser eu passo la pra perguntar pra ver o que ele diz...

Vai desmontar a parte de baixo tbm pra inspecionar ou não???
Abraço!

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 20 Mar 2009 16:48
por Canaes
Eduardo, boa tarde, Parabens pela Galoterapia, e tambem são poucos que tem uma mulher que até colaboram com a manutenção das nossas RAINHAS ou melhor nossas galos.

Um forte abraço, e que DEUS proteja essa Familia que compartilham todos seus momentos.

Canaes
São Paulo

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 20 Mar 2009 22:01
por LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Caro Edu vou arriscar um palpite, se o cabeçote estava fora de sincronismo, esta leitura de compressão esta errada, proque no terceiro tempo do motor ( esploxão ) tinha valvula aberta modificando a taxa de compressão, acho melhor montar tudo e refazer o teste de compressão , se a mola do esticador estava fora de posição junto com o cabeçote fora de ponto tua moto alem de funcionar quedrada, com certeza batia a correte de comando .

UM abrxxxx
luiz

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 08 Abr 2009 21:31
por Eduardo NC
Tomate escreveu:Edu parabens pela empreitada , precisando de algo é so falar..abs..

Valeu Tomatones. A gente sempre precisa da ajuda dos amigos.

Edson Lima escreveu:Fala cabôco!
Vai precisar do paquimetro quando voltar ou não????
Quando tu volta?


Já to aqui. Talvez eu faça as medidas em alguma retífica. Tem alguma sugestão de retífica aqui?

Eduardo NC escreveu:Corrente de comando:
Pode-se notar folga, porem descobri que a mola do tensor estava solta. Provavelmente culpa do mexânico que mexeu no cabeçote


Edson Lima escreveu:Quem mexeu ai? O mecanico la da Big motos ou o que vc fez a descarbonização la em RN?

Foi lá no RN.
Edson Lima escreveu:Ainda não peguei o endereço e tel. do cara que equaliza os carburadores s/ "botar boneco"... assim que tiver um tempinho eu faço isso e posto aqui. Eu só sei que é la no Conj.Nova Metropole...

Todo dia, quando eu vou pra locadora trabalhar, eu passo em frente a uma oficina aqui na AV. Perimetral e o cara la trabalha muito c/CB 450 (ele até tem uma flamenguinho). Tinha uma 7 galo la na semana passada + não sei o que estava fazendo la e tbm não sei se ele limpa e equaliza os carburadores das galos. Se eu não me engano o nome dele é Tonny.
Se tu quser eu passo la pra perguntar pra ver o que ele diz...

Vai desmontar a parte de baixo tbm pra inspecionar ou não???
Abraço!

Parte de baixo não. Quanto a equalização, toda opção é válida.
Se tiver um tempinho dá uma passada por aqui.
Abraço

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 08 Abr 2009 21:38
por Eduardo NC
LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA escreveu:Caro Edu vou arriscar um palpite, se o cabeçote estava fora de sincronismo, esta leitura de compressão esta errada, proque no terceiro tempo do motor ( esploxão ) tinha valvula aberta modificando a taxa de compressão, acho melhor montar tudo e refazer o teste de compressão , se a mola do esticador estava fora de posição junto com o cabeçote fora de ponto tua moto alem de funcionar quedrada, com certeza batia a correte de comando .

UM abrxxxx
luiz


Luiz, não concordo quanto à medida errada, pois a diferença era apenas um dente. Vc tem que concordar que as quatro válvulas ficavam fechadas por um bom tempo ainda, permitindo a leitura da compressão.

Estive na sua cidade conheci tudo, inclusive teu irmão e vc nem deu as caras!!! O Parada foi 10. Me recebeu como um bom anfitrião. Abraço pra vc Parada.
Para vc se redimir, tem de me passar o passo à passo da montagem desse motor.
Abraço

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 10 Abr 2009 13:17
por LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Realmente, vc tem razão te devo mil desculpas mas quanto ao desencontro, mas vou me redimir na hora da montagem da maquina, quanto ao cabeça de jaca realmente o coração dele é maior que a cabeça, bom estou na area torcendo pra tudo dar certo, vai contando as novidades pra gente ...

abrc
luiz

Re: Revisão do Motor By Eduardo NC

Enviado: 25 Abr 2009 10:52
por Eduardo NC
Bem, após umas boas férias e um barreado junto com os galeiros, retomamos os trabalhos.

Resolvi fazer a retífica aqui mesmo.
Na Retmol foram feitas as medidas e vai pegar 0,25.

Peças necessárias:

Pistão 0,25
Anéis 0,25
Pinos do pistão
Junta do cabeçote, as outras eu tenho.

Vou partir para ver os preços.

Vou verificar cabeçote, buras e fazer umas pinturas.

Qualquer dica de vocês é válida nesse momento.
Abraço