Página 1 de 2

Re: ÓLEO ACIMA DO NÍVEL

Enviado: 16 Mai 2005 11:42
por Caio
paulo bernardo averbeck escreveu:Alguém sabe se colocar óleo no motor acima do nível pode dar problema?


Eu não sei, mas dá medo de escorrer, ou melhor, vazar partes por onde ele passa, com a moto em funcionamento...

Enviado: 17 Mai 2005 07:37
por ary silva
Eu já acostumei a deixar o óleo um pouco acima do nivel devido ao buraco que todas as galos tem que faz o mesmo sumir,
Como o sistema de reservatorio da galo não esta na mesma pressão do sistema apos a bomba de óleo o reservatorio funciona com uma caixa de reserva, portanto manter o nivel acima não compromete o funcionamento do motor.
Mas concordo deve ser evitado, qdo da troca do óleo ou completar o nivel ( coisa que faço sempre :cry: ) com a moto apoidada no cavalete central o nivel estando acima da marca da vareta ( que para medir o nivel deve ser apenas posicionada no bocal sem rosquea-la ) e um pouca abaixa da boca vc só esta colocanda 150 ml a mais do que o nivel macima da marca na vareta . :idea:

Enviado: 17 Mai 2005 17:50
por ary silva
Eu não entendo como é possivel estourar os retentores das valvulas colocando uma quantidade acima do recomendado :?:
O sistem não fica pressurizado a este ponto.
Eu não estou afirmando estou aqui somente tentando entender como isso pode ocorrer, pois o reservatorio de oleo tem volume para ser medido sempre com o motor desligado, pois apos ligado a bomba empurra o precioso para as partes internas mangueiras radiador etc e o volume no reservatorio reduz mas sempre acima do nivel do pescador certo ou errado :?:

Enviado: 17 Mai 2005 19:50
por ary silva
Então essa estoria de falar que pode danificar os retentores das valvulas é estorio p/ galeiro dormir mesmo ou é alguem que acredita no absurdo :!:

NÃO VEJO COMO....

Enviado: 17 Mai 2005 22:22
por Mancrius
PESSOAL, EMBORA TBEM NÃO TENHA ARGUMENTOS TÉCNICOS PARA AFIRMAR QUE NÃO DÁ PROBLEMA, CONCORDO QUE UMA VEZ QUE O SISTEMA ENTRA EM FUNCIONAMENTO A PRESSÃO DO ÓLEO SERÁ CONSTANTE E O VOLUME NO BOJO DO CARTER CAIRÁ...

OLEO A MENOS, COM CERTEZA DÁ PROBLEMA... POIS A BOMBA DE ÓLEO TEM QUE PUXAR O ÓLEO PARA PRESSURIZAR O SISTEMA, E SE O NÍVEL ESTIVER BAIXO, PODE SER QUE ELA PUXE AR (COM A MOTO INCLINADA NUMA CURVA POR EX.), O QUE FARÁ COM QUE A MESMA CAVITE PERDENDO PRESSÃO DE ÓLEO E PODENDO HAVER DEFICIÊNCIA DE LUBRIFICAÇÃO EM ALGUM PONTO.

MAS ÓLEO DE MAIS, NÃO VEJO COMO PODE SER PREJUDICIAL... ATÉ ACREDITO QUE A JAPONESADA QUANDO FEZ O PROJETO TENHA PENSADO:

VAMOS FAZER MOTOR COM TAMPA E VARETA DE INSPESÃO DE ÓLEO BAIXA SUFICIENTE PARA QUE MANÉ NÃO COLOQUE ÓLEO ALEM DO PERMITIDO, NÉ ? DERRAME !!!!
. E TODOS OS OUTROS JAPINHAS FALARAM: SIM, SIM, SIM!!!

BEM PESSOAL: ALGUEM TEM UMA TEORIA BOA PRA PROVAR QUE ÓLEO ACIMA FERRA COM OS RETENTORES ?!

ABRAÇOS !!!!

nivel de óleo

Enviado: 18 Mai 2005 07:31
por ary silva
Quanto ao nível e sobre o que estamos falando aqui eu tenho que dizer que podemos pensar como um copo que esta cheio de água e gelo ate a boca quase derramando; Não é porque o gelo vais derreter que o copo vai transbordar "certo", portanto estamos falando em um sistema fechado onde a bomba movimenta uma quantidade "X" de óleo por minuto etc.. o que entra tem que voltar mas sempre em regime constante .
Portanto o volume de óleo nunca ira causar um causo hidráulico devido ao refluxo do sistema e portanto um aumento na pressão.
Agora a falta do mesmo isso sim acho que um consenso geral isso vai prejudicar o sistema e qto. ao projeto concordo os japas com certeza pensaram nisto para evitar que devido a este descuido de colocar óleo a mais possa estragar o motor .

Não podemos esquecer que existem locais para saída do óleo em casos de entupimento do sistema, mangueiras de nível na tampa do cabeçote que por sucção retira vapor de óleo e joga no sistema de admissão “certo” . :wink:

Re: ÓLEO ACIMA DO NÍVEL

Enviado: 18 Mai 2005 14:57
por JekRider
paulo bernardo averbeck escreveu:Alguém sabe se colocar óleo no motor acima do nível pode dar problema?


Grande Paulo,

Aquela fumaça xarope que a minha galo faz, se agravou após eu colocar óleo demais no carter, pois logo quando eu comprei ela, nas 1ªs trocas de óleo, eu empurrava óleo pra dentro e nunca pegava na vareta..... Eu não esperava ligar ela para fazer movimentar.... lembro que uma vez eu coloquei 4L e meio pra dentro hahahaha que lage néhh.... Tai,, hoje tenho que trocar os retentores.,..

Enviado: 18 Mai 2005 15:04
por Arnaldo Tomazetti
Se na moto é assim também não sei, mas nos carros óleo demais só dá problemas: carboniza as cabeças dos pistões, encharca as velas, morre com facilidade, sai óleo pelo respiro, suja tudo, enfim é só encrenca, não vale a pena.
abs

Enviado: 18 Mai 2005 16:47
por Arnaldo Tomazetti
Bom, aí temos que separar o joio do trigo: Se for uma merreca a mais, quase não vai fazer diferença, mas se for muito mais, aí a coisa pega:
A lubrificação do motor se dá de duas maneiras, por pressão (bomba de óleo) e por salpico. Se o nível estiver acima o salpico vai passar a ser turbilhão e vai "afogar" os dutos de respiro, os retornos, etc. No movimento de vai e vem, os pistões causam pressão dentro do carter, e essa pressão na forma de gases tem que ser expelida. Se tiver óleo no lugar do gás, o motor vai expelir óleo pra fora.
Pra fora de todas as maneiras possíveis, haverá uma pressão demasiada dentro do motor e forçará o óleo através dos aneis, que se tornarão vapores de óleo ->queimarão -> grudarão na cabeça do pistão ->camada por camada -> até virar uma crosta -> criará isolação elétrica nas velas -> centelhas mais fracas -> rendimento do motor prejudicado -> aumento de consumo de combustível -> motociclista "P" da vida...
Porisso o fabricante definiu parâmetros mínimo e máximo, e podemos confiar que não foi chute. :D :D :D
Os anéis são usinados mantendo um canto vivo voltado pra cima e um chanfro voltado pra baixo. Isso "evita" que a compressão passe para o carter e "permite" que o óleo passe para a câmara de compressão.
abraços

Enviado: 10 Jun 2005 11:50
por Caio
Maníaco respondeu:

"ola amigos. sei que acho, q esse tema ja foi debatido. mas queria acrescentar mais, voçes devem saber q olhar oleo na galo é meio complicado entaõ o tema é, como que faço pra ver o nivel do oleo. pois trocar é façil, a grande questaõ é como motor muito quente mais ou menos po rapasiada se colocar a + oleo ai é foda no manual fala 3,500ml se for ficar completando errado dai a pouco ja ta + de 4,000ml valeu como voçes fasem pra trocar e observar tem muita gent ai com dividas nisto?"

Re:

Enviado: 15 Fev 2010 13:31
por ARIEL-SELBACH
Tonny escreveu:O nivel de óleo é verificado com a moto no cavalete central, de preferencia com motor frio, mas poderá fazer a verificação com o motor quente tb, aí terá de colocar a moto no cavalete central e deixar desligado por uns 5 minutos e verificar o nível.


Só que com o motor quente, pelo menos na minha, estará no meio (entre máximo e mínimo) quando deixar uns 5 minutos parada, isto quando no frio estiver no máximo.