Bom, aí temos que separar o joio do trigo: Se for uma merreca a mais, quase não vai fazer diferença, mas se for muito mais, aí a coisa pega:
A lubrificação do motor se dá de duas maneiras, por pressão (bomba de óleo) e por salpico. Se o nível estiver acima o salpico vai passar a ser turbilhão e vai "afogar" os dutos de respiro, os retornos, etc. No movimento de vai e vem, os pistões causam pressão dentro do carter, e essa pressão na forma de gases tem que ser expelida. Se tiver óleo no lugar do gás, o motor vai expelir óleo pra fora.
Pra fora de todas as maneiras possíveis, haverá uma pressão demasiada dentro do motor e forçará o óleo através dos aneis, que se tornarão vapores de óleo ->queimarão -> grudarão na cabeça do pistão ->camada por camada -> até virar uma crosta -> criará isolação elétrica nas velas -> centelhas mais fracas -> rendimento do motor prejudicado -> aumento de consumo de combustível -> motociclista "P" da vida...
Porisso o fabricante definiu parâmetros mínimo e máximo, e podemos confiar que não foi chute.
Os anéis são usinados mantendo um canto vivo voltado pra cima e um chanfro voltado pra baixo. Isso "evita" que a compressão passe para o carter e "permite" que o óleo passe para a câmara de compressão.
abraços