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Refrigeração do motor
Enviado: 10 Mai 2005 14:18
por Arnaldo Tomazetti
Olá
A galo é refrigerada a ar, ok ! Como não tem refrigeração "forçada", utiliza o ar do ambiente, ou seja, andando refrigera-se o motor com o ar que bate de frente...o ar percorre as alhetas do cabeçote, os tubos do quadro, o carter, e por aí vai...
No transito urbano o vento é "pouco" para refrigerar com eficiência todo o motor.
Tem algum dispositivo de segurança (alerta) pra o caso de super-aquecimento ? Ou não existe o problema, a bomba de óleo dá conta do recado sozinha ?
Tem um ledizinho vermelho na parte de baixo do painel que deve ser pra esse fim, mas acho aquilo um tanto precário.
Enviado: 10 Mai 2005 20:41
por Caio
TIAGO CBX 750F 88 escreveu:opa... tb nunca vi??? será q a minha nao tem??? ahhahaha
, bom sei q a minha RD 350 qd passava do meio do marcador de temperatura eu já ficava esperto... mas acho q a galo nao deve ter problema de superaquecimento nao... pelo menos nunca ouvi falar...
abraço!!
TIAGO
A RD 350 é a água, não é??? Por isso ela tem marcador de temperatura. Motor a ar não tem perigo de "ferver", mas fica a dúvida quanto a um possível sobreaquecimento. Bom, meu Fusca não tem marcador de temperatura.

Enviado: 11 Mai 2005 10:46
por rogeriosm
a minha tb. não tem o led não......tira uma foto e mostra pra gente Arnaldão...e eu nunca ví em nenhuma outra.......
Enviado: 11 Mai 2005 16:09
por Arnaldo Tomazetti
Pois é, o cara que me vendeu a moto falou que aquele led era da temperatura, mas não tenho certeza porque nunca ví aceso...
Depois fotografo e mostro pra vcs. O led fica logo abaixo do conta giros (mostrador central), procurei no manual e também não consta nada.
Se falei alguma abobrinha...sei lá...
abs
Enviado: 11 Mai 2005 16:34
por Caio
Tiago, você tem Fusca também???

Enviado: 11 Mai 2005 22:39
por Caio
TIAGO CBX 750F 88 escreveu:entao... to a procura de um pra instalar o marcador de temperatura... ahuhuahuahuaahu...
abraço
TIAGO
Você tá tirando uma com a minha cara, é isso?
Não quero marcador não... Eu só comentei que motores a ar não tem marcador de temperatura.

Enviado: 11 Mai 2005 23:59
por Caio
Huahuahuahuahua!!!!!!!!!!!

Olha o sujo falando do mal lavado...

EU GOSTARIA DE UM MARCADOR...
Enviado: 12 Mai 2005 18:23
por Mancrius
LI O TÓPICO MEIO CORRENDO E NÃO TENHO UM FUSCA... MAS GOSTARIA DE UM MARCADOR DE TEMPERATURA EM MINHA GALO... AS VEZES ACHO QUE ELA TÁ PEDINDO ÁGUA DE TÃO QUENTE...
VALEU...
Enviado: 12 Mai 2005 22:20
por Caio
Leo, valeu!!!

E eu esqueci de comentar, aliás, meu tópico sumiu naquele "apagão" do fórum... Rapaz, eu levei o Fusca no posto pra trocar o óleo... Coloquei o carro naquela plataforma, aí o cara subiu e tirou o parafuso que "segura" o óleo, mas não pingou nada!

Comprei 2,5 litros e fui pro mecânico do meu pai. Ele teve que tirar toda aquela parte de baixo que armazena o óleo... estava uma sujeira do caramba.

Limpou com gasolina e ficou bala... A Filomena II está até respirando aliviada, hehehe. É bom ter essa experiência, já tô levando isso pra Galo, que tem motorzão a ar e alma dele é o óleo, bacana!
Abraço!
Enviado: 12 Mai 2005 23:21
por Caio
Ficamos com cara de "bunda" mesmo, hahaha!

Ele já está trazendo muitas alegrias... isso porque ainda nem saí daqui do centro da cidade, hehehe.
Enviado: 13 Mai 2005 08:05
por Arnaldo Tomazetti
O motor volks não tem marcador, mas se acender a luz vermelha (do dínamo) pode parar o carro na hora e ver o que está acontecendo.
Outro dia aconteceu isso no Gurgel sem mais nem menos e já fui direto na correia, estava quebrada, como a ventuinha que refrigera o radiador de óleo está no mesmo eixo, se parar de girar o motor funde.
Enviado: 13 Mai 2005 11:47
por Caio
Arnaldo Tomazetti escreveu:O motor volks não tem marcador, mas se acender a luz vermelha (do dínamo) pode parar o carro na hora e ver o que está acontecendo.
Outro dia aconteceu isso no Gurgel sem mais nem menos e já fui direto na correia, estava quebrada, como a ventuinha que refrigera o radiador de óleo está no mesmo eixo, se parar de girar o motor funde.
Hummm... Valeu pela dica, Arnaldo! Tem uma luzinha que acende no velocímetro quando o carro está ligado... eu acelero, ela apaga, eu tiro o pé, ela acende... Será que é do alternador ou algo parecido?

O Fusca é 72.
Enviado: 13 Mai 2005 15:37
por Arnaldo Tomazetti
É, tem uma verde que indica a pessão de óleo, quando o motor está em movimento ela apaga, se continuar acesa indica problemas: ou falta óleo ou a bomba perdeu eficiência.
A vermelha é do alternador, na verdade é "dínamo" no fusca 72, se ela continuar acesa com o motor em movimento significa que tem problemas, ou na parte elétrica ou quebrou a correia (o mais comum).
Se romper a correia, pare imediatamente porque vai dar super aquecimento.´
abs
Enviado: 13 Mai 2005 21:08
por Caio
Arnaldo Tomazetti escreveu:É, tem uma verde que indica a pessão de óleo, quando o motor está em movimento ela apaga, se continuar acesa indica problemas: ou falta óleo ou a bomba perdeu eficiência.
A vermelha é do alternador, na verdade é "dínamo" no fusca 72, se ela continuar acesa com o motor em movimento significa que tem problemas, ou na parte elétrica ou quebrou a correia (o mais comum).
Se romper a correia, pare imediatamente porque vai dar super aquecimento.´
abs
Então tá tudo certo, Arnaldo... A verde eu não sabia que era do óleo. A vermelha realmente apaga com o carro em movimento, que bom!

Enviado: 16 Mai 2005 09:44
por Arnaldo Tomazetti
O led que falei:
Nunca ví aceso, pra que serve ?
abs