Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Refrigeração do motor

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Refrigeração do motor

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 10 Mai 2005 14:18

Olá
A galo é refrigerada a ar, ok ! Como não tem refrigeração "forçada", utiliza o ar do ambiente, ou seja, andando refrigera-se o motor com o ar que bate de frente...o ar percorre as alhetas do cabeçote, os tubos do quadro, o carter, e por aí vai...
No transito urbano o vento é "pouco" para refrigerar com eficiência todo o motor.
Tem algum dispositivo de segurança (alerta) pra o caso de super-aquecimento ? Ou não existe o problema, a bomba de óleo dá conta do recado sozinha ?
Tem um ledizinho vermelho na parte de baixo do painel que deve ser pra esse fim, mas acho aquilo um tanto precário.

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: Nenhuma

Mensagempor Caio » 10 Mai 2005 20:41

TIAGO CBX 750F 88 escreveu:opa... tb nunca vi??? será q a minha nao tem??? ahhahaha
, bom sei q a minha RD 350 qd passava do meio do marcador de temperatura eu já ficava esperto... mas acho q a galo nao deve ter problema de superaquecimento nao... pelo menos nunca ouvi falar...

abraço!!

TIAGO

A RD 350 é a água, não é??? Por isso ela tem marcador de temperatura. Motor a ar não tem perigo de "ferver", mas fica a dúvida quanto a um possível sobreaquecimento. Bom, meu Fusca não tem marcador de temperatura. :lol:

rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 11 Mai 2005 10:46

a minha tb. não tem o led não......tira uma foto e mostra pra gente Arnaldão...e eu nunca ví em nenhuma outra.......

Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 11 Mai 2005 16:09

Pois é, o cara que me vendeu a moto falou que aquele led era da temperatura, mas não tenho certeza porque nunca ví aceso...
Depois fotografo e mostro pra vcs. O led fica logo abaixo do conta giros (mostrador central), procurei no manual e também não consta nada.
Se falei alguma abobrinha...sei lá...
abs

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 11 Mai 2005 16:34

TIAGO CBX 750F 88 escreveu:
A RD 350 é a água, não é??? Por isso ela tem marcador de temperatura. Motor a ar não tem perigo de "ferver", mas fica a dúvida quanto a um possível sobreaquecimento. Bom, meu Fusca não tem marcador de temperatura. :lol:

ah eh? seu fusca nao tem marcador de temperatura??? putz.. quer comprar um ??? :D :D :D :shock:

TIAGO

Tiago, você tem Fusca também??? :?:

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 11 Mai 2005 22:39

TIAGO CBX 750F 88 escreveu:entao... to a procura de um pra instalar o marcador de temperatura... ahuhuahuahuaahu... :lol:

abraço

TIAGO

Você tá tirando uma com a minha cara, é isso? :lol:

Não quero marcador não... Eu só comentei que motores a ar não tem marcador de temperatura. :wink:
Editado pela última vez por Caio em 11 Mai 2005 23:58, em um total de 1 vez.

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 11 Mai 2005 23:59

Joao Ednardo escreveu:Opa parou hein meninos rum, vo ter q bater nos dois??? :D :D :D :D :D :D :D

Huahuahuahuahua!!!!!!!!!!! :lol: Olha o sujo falando do mal lavado... :lol:

Mancrius
Ninguém me segura
Ninguém me segura

EU GOSTARIA DE UM MARCADOR...

Mensagempor Mancrius » 12 Mai 2005 18:23

LI O TÓPICO MEIO CORRENDO E NÃO TENHO UM FUSCA... MAS GOSTARIA DE UM MARCADOR DE TEMPERATURA EM MINHA GALO... AS VEZES ACHO QUE ELA TÁ PEDINDO ÁGUA DE TÃO QUENTE...

VALEU...

CBX-750 Indy - 1992

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 12 Mai 2005 22:20

LeoDF escreveu:Mais uma dica para o CAIO futuro e breve galeiro :twisted: (estamos torcendo :lol: :lol: :lol: ) o fusca tem radiador de óleo e vc ja pode ir treinando para sua futura galo a limpeza do bixim.... :D :D :D

Leo, valeu!!! :D E eu esqueci de comentar, aliás, meu tópico sumiu naquele "apagão" do fórum... Rapaz, eu levei o Fusca no posto pra trocar o óleo... Coloquei o carro naquela plataforma, aí o cara subiu e tirou o parafuso que "segura" o óleo, mas não pingou nada! :lol: Comprei 2,5 litros e fui pro mecânico do meu pai. Ele teve que tirar toda aquela parte de baixo que armazena o óleo... estava uma sujeira do caramba. :x Limpou com gasolina e ficou bala... A Filomena II está até respirando aliviada, hehehe. É bom ter essa experiência, já tô levando isso pra Galo, que tem motorzão a ar e alma dele é o óleo, bacana! :)

Abraço!

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 12 Mai 2005 23:21

LeoDF escreveu:HAHAHAHAHA quase me caguei de tanto rir só imaginando a cara de vcs dois ( vc e o cara que troca o oleo) esperando o oleo cair :lol: :lol: :lol:
É isso aí esse carro foi o melhor (primeiro) carro que ja tive, não dava dor de cabeça, se fosse um desses carrinho atuais ele ja tinha cuspido as bielas a muito tempo!!! cuida bem da Fi II (posso chamar assim?? :D :D ) que ela vai te dar muita alegria.... abrz

Ficamos com cara de "bunda" mesmo, hahaha! :lol: Ele já está trazendo muitas alegrias... isso porque ainda nem saí daqui do centro da cidade, hehehe.

Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 13 Mai 2005 08:05

O motor volks não tem marcador, mas se acender a luz vermelha (do dínamo) pode parar o carro na hora e ver o que está acontecendo.
Outro dia aconteceu isso no Gurgel sem mais nem menos e já fui direto na correia, estava quebrada, como a ventuinha que refrigera o radiador de óleo está no mesmo eixo, se parar de girar o motor funde.

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 13 Mai 2005 11:47

Arnaldo Tomazetti escreveu:O motor volks não tem marcador, mas se acender a luz vermelha (do dínamo) pode parar o carro na hora e ver o que está acontecendo.
Outro dia aconteceu isso no Gurgel sem mais nem menos e já fui direto na correia, estava quebrada, como a ventuinha que refrigera o radiador de óleo está no mesmo eixo, se parar de girar o motor funde.

Hummm... Valeu pela dica, Arnaldo! Tem uma luzinha que acende no velocímetro quando o carro está ligado... eu acelero, ela apaga, eu tiro o pé, ela acende... Será que é do alternador ou algo parecido? :?: O Fusca é 72.

Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 13 Mai 2005 15:37

É, tem uma verde que indica a pessão de óleo, quando o motor está em movimento ela apaga, se continuar acesa indica problemas: ou falta óleo ou a bomba perdeu eficiência.
A vermelha é do alternador, na verdade é "dínamo" no fusca 72, se ela continuar acesa com o motor em movimento significa que tem problemas, ou na parte elétrica ou quebrou a correia (o mais comum).
Se romper a correia, pare imediatamente porque vai dar super aquecimento.´
abs

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 13 Mai 2005 21:08

Arnaldo Tomazetti escreveu:É, tem uma verde que indica a pessão de óleo, quando o motor está em movimento ela apaga, se continuar acesa indica problemas: ou falta óleo ou a bomba perdeu eficiência.
A vermelha é do alternador, na verdade é "dínamo" no fusca 72, se ela continuar acesa com o motor em movimento significa que tem problemas, ou na parte elétrica ou quebrou a correia (o mais comum).
Se romper a correia, pare imediatamente porque vai dar super aquecimento.´
abs

Então tá tudo certo, Arnaldo... A verde eu não sabia que era do óleo. A vermelha realmente apaga com o carro em movimento, que bom! :P

Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 16 Mai 2005 09:44

O led que falei:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Nunca ví aceso, pra que serve ?
abs