Opinião/considerações
Enviado: 02 Mai 2005 20:15
Tenho acompanhado o fórum há bastante tempo e é evidente e natural que as dúvidas sejam muitas. Felizmente temos galeiros das mais variadas idades e tempo de galo, que têm neste espaço a oportunidade de fazer novos amigos das mais diversas regiões e também encontrar informações importantes demais (uma enciclopédia atualizada diariamente), o que prova que o que vale mesmo é a paixão pelas motos e em especial pelas galos.
A conquista de adquirir uma galo é realmente maravilhosa, poucas motos tem o carisma, classe, qualidade e de quebra o "ronco lendário" testemunhados a todo momento por onde passamos e nos encontros também (motos esportivas caríssimas se misturam mas a galera paquera e respeita muito as galos).
Bem, tenho um pouco de experiência (15 anos aprox.) rodando com elas. Tive primeiro uma grená 89, depois uma indy 90, uma hollywood e agora a indy 92/93, todas sempre muito bem cuidadas e usadas com respeito e carinho. Fico "p" da vida quando vejo alguém esmerilhando uma galo. Não sou de alisar muito, de vez em quando passo dos 200 que é para dar uma "limpada na garganta" dela mas não faço besteiras tipo ficar acelerando a moto parada, ficar queimando a embreagem com arrancadas e outras.
Tenho observado em alguns comentários que o motor da galo ovaliza os cilindros do meio com aprox. 40/45 mil kms. Quanto a isso posso afirmar que a menos que o cara seja um assassino de motos (e tem vários por aí), o motor cuidado normalmente roda muito (já vi galo de único dono com 82.000 kms com o motor redondinho. Não fuma nada). Reparem em vários anúncios do moto.com.br que tem muitas motos constando kilometragem baixa (20 a 25.000 kms) e a "relação nova". Ora, francamente, como diria o finado Brizola, como é que pode uma moto necessitar troca de relação aos 20/25.000 kms? Só se o cara andou o tempo todo na praia (na areia). Nas galos a relação original dura 45/50.000 kms. dependendo do trato.
As vezes dá vontade de publicar um anúncio procurando uma moto qualquer com mais de 100 ou 120.000 kms rodados só para ver. Provavelmente ninguém anunciaria uma moto com esta kilometragem, consideram mais vantajoso voltar o velocímetro, dar um trato (meia boca) e dizer que está com 40/50 mil kms originais. Não acreditem nesta história porque qualquer motor muito rodado acaba mesmo dando problema em algum lugar, principalmente anéis e pistões, isto em qualquer moto ou carro. Vincular isso à galo acaba denegrindo a imagem de um mito na história do motociclismo. Este motor é produzido até hoje pelas suas virtudes, eu acho.
Aqui em Osvaldo Cruz temos pelo menos 4 com 40/50 mil kms e com o motor absolutamente perfeito.
Pessoalmente tomo alguns cuidados que julgo necessários para todas as motos 4 tempos como por exemplo, usar o mínimo possível o afogador (para não lavar os cilindros), não acelerar em demasia o motor frio pois o óleo não atingiu a temperatura ideal para lubrificar corretamente o motor, usar aditivo (bardhall) na gasolina para lubrificar melhor a parte de cima do motor. Não sai caro, a médio prazo sai muito mais barato e teremos motor em excelente estado por muuuito tempo. Não uso aditivo no óleo do motor por causa da embreagem.
Cuidem bem destas feraz rosnantes, elas merecem.
Um abraço.
A conquista de adquirir uma galo é realmente maravilhosa, poucas motos tem o carisma, classe, qualidade e de quebra o "ronco lendário" testemunhados a todo momento por onde passamos e nos encontros também (motos esportivas caríssimas se misturam mas a galera paquera e respeita muito as galos).
Bem, tenho um pouco de experiência (15 anos aprox.) rodando com elas. Tive primeiro uma grená 89, depois uma indy 90, uma hollywood e agora a indy 92/93, todas sempre muito bem cuidadas e usadas com respeito e carinho. Fico "p" da vida quando vejo alguém esmerilhando uma galo. Não sou de alisar muito, de vez em quando passo dos 200 que é para dar uma "limpada na garganta" dela mas não faço besteiras tipo ficar acelerando a moto parada, ficar queimando a embreagem com arrancadas e outras.
Tenho observado em alguns comentários que o motor da galo ovaliza os cilindros do meio com aprox. 40/45 mil kms. Quanto a isso posso afirmar que a menos que o cara seja um assassino de motos (e tem vários por aí), o motor cuidado normalmente roda muito (já vi galo de único dono com 82.000 kms com o motor redondinho. Não fuma nada). Reparem em vários anúncios do moto.com.br que tem muitas motos constando kilometragem baixa (20 a 25.000 kms) e a "relação nova". Ora, francamente, como diria o finado Brizola, como é que pode uma moto necessitar troca de relação aos 20/25.000 kms? Só se o cara andou o tempo todo na praia (na areia). Nas galos a relação original dura 45/50.000 kms. dependendo do trato.
As vezes dá vontade de publicar um anúncio procurando uma moto qualquer com mais de 100 ou 120.000 kms rodados só para ver. Provavelmente ninguém anunciaria uma moto com esta kilometragem, consideram mais vantajoso voltar o velocímetro, dar um trato (meia boca) e dizer que está com 40/50 mil kms originais. Não acreditem nesta história porque qualquer motor muito rodado acaba mesmo dando problema em algum lugar, principalmente anéis e pistões, isto em qualquer moto ou carro. Vincular isso à galo acaba denegrindo a imagem de um mito na história do motociclismo. Este motor é produzido até hoje pelas suas virtudes, eu acho.
Aqui em Osvaldo Cruz temos pelo menos 4 com 40/50 mil kms e com o motor absolutamente perfeito.
Pessoalmente tomo alguns cuidados que julgo necessários para todas as motos 4 tempos como por exemplo, usar o mínimo possível o afogador (para não lavar os cilindros), não acelerar em demasia o motor frio pois o óleo não atingiu a temperatura ideal para lubrificar corretamente o motor, usar aditivo (bardhall) na gasolina para lubrificar melhor a parte de cima do motor. Não sai caro, a médio prazo sai muito mais barato e teremos motor em excelente estado por muuuito tempo. Não uso aditivo no óleo do motor por causa da embreagem.
Cuidem bem destas feraz rosnantes, elas merecem.
Um abraço.