Aumento taxa de compressão
Enviado: 10 Mai 2013 16:54
Boa tarde a todos.
Estava pensado sobre a taxa de compressão original de nossas motos (87 à 95) que é de 8,5:1, hoje a maioria dos motores trabalha com taxas maiores, mesmo os refrigerados a ar. Fato, que nesse período, anos 80 e 90, nossa gasolina era muito inferior em niveis d octanagem e que hoje tem um controle d qualidade bem maior (salvo adulterações...
) na mesma fazendo com q a octanagem seja bem mais alta (até mesmo por questões ambientais), porém, hoje também temos um antidetonante bem diferente na gasolina que é o etanol em concentração de até 25%, enquanto no passado se usava o chumbo tetra-etila, altamente poluidor, tóxico etc... o acool por sua vez pede uma taxa d compressão bem superior a da gasolina...então imaginei q se aumentassemos a taxa da galo para 9,5:1 o rendimento do motor seria bem melhor em termos d queima d combustivel e aproveitamento geral da máquina, acredito q dentro deste limite ainda seria seguro pois sabemos que a black, que teoricamente tem o mesmo motor, já vinha com taxa de comp maior q 9:1
Lógico que jamais abriria o motor de uma galo só para fazer isso, mas como vou ter d abrir mesmo daqui um tempo, já estou pensando em tudo que possa fazer pra melhorar o bixinho, além dos consertos necessários, é claro. Não tenho intenção de fazer a moto andar mais, até por que nunca passei de 180 com ela
...mas apenas uma melhora no funcionamento do motor e talvez, mas não necessariamente, até mais economia d combustivel...
Procurei algo a respeito do assunto no forum, mas não achei nada d muito concreto... alguém aí já fez ou conhece melhor o assunto??? Me perdoem se eu estiver falando bobagem, divagações de uma sexta feira a tarde que não termina mais...
Estava pensado sobre a taxa de compressão original de nossas motos (87 à 95) que é de 8,5:1, hoje a maioria dos motores trabalha com taxas maiores, mesmo os refrigerados a ar. Fato, que nesse período, anos 80 e 90, nossa gasolina era muito inferior em niveis d octanagem e que hoje tem um controle d qualidade bem maior (salvo adulterações...

Lógico que jamais abriria o motor de uma galo só para fazer isso, mas como vou ter d abrir mesmo daqui um tempo, já estou pensando em tudo que possa fazer pra melhorar o bixinho, além dos consertos necessários, é claro. Não tenho intenção de fazer a moto andar mais, até por que nunca passei de 180 com ela

Procurei algo a respeito do assunto no forum, mas não achei nada d muito concreto... alguém aí já fez ou conhece melhor o assunto??? Me perdoem se eu estiver falando bobagem, divagações de uma sexta feira a tarde que não termina mais...
