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Opinião/considerações

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
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Carlão
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Opinião/considerações

Mensagempor Carlão » 02 Mai 2005 20:15

Tenho acompanhado o fórum há bastante tempo e é evidente e natural que as dúvidas sejam muitas. Felizmente temos galeiros das mais variadas idades e tempo de galo, que têm neste espaço a oportunidade de fazer novos amigos das mais diversas regiões e também encontrar informações importantes demais (uma enciclopédia atualizada diariamente), o que prova que o que vale mesmo é a paixão pelas motos e em especial pelas galos.
A conquista de adquirir uma galo é realmente maravilhosa, poucas motos tem o carisma, classe, qualidade e de quebra o "ronco lendário" testemunhados a todo momento por onde passamos e nos encontros também (motos esportivas caríssimas se misturam mas a galera paquera e respeita muito as galos).
Bem, tenho um pouco de experiência (15 anos aprox.) rodando com elas. Tive primeiro uma grená 89, depois uma indy 90, uma hollywood e agora a indy 92/93, todas sempre muito bem cuidadas e usadas com respeito e carinho. Fico "p" da vida quando vejo alguém esmerilhando uma galo. Não sou de alisar muito, de vez em quando passo dos 200 que é para dar uma "limpada na garganta" dela mas não faço besteiras tipo ficar acelerando a moto parada, ficar queimando a embreagem com arrancadas e outras.
Tenho observado em alguns comentários que o motor da galo ovaliza os cilindros do meio com aprox. 40/45 mil kms. Quanto a isso posso afirmar que a menos que o cara seja um assassino de motos (e tem vários por aí), o motor cuidado normalmente roda muito (já vi galo de único dono com 82.000 kms com o motor redondinho. Não fuma nada). Reparem em vários anúncios do moto.com.br que tem muitas motos constando kilometragem baixa (20 a 25.000 kms) e a "relação nova". Ora, francamente, como diria o finado Brizola, como é que pode uma moto necessitar troca de relação aos 20/25.000 kms? Só se o cara andou o tempo todo na praia (na areia). Nas galos a relação original dura 45/50.000 kms. dependendo do trato.
As vezes dá vontade de publicar um anúncio procurando uma moto qualquer com mais de 100 ou 120.000 kms rodados só para ver. Provavelmente ninguém anunciaria uma moto com esta kilometragem, consideram mais vantajoso voltar o velocímetro, dar um trato (meia boca) e dizer que está com 40/50 mil kms originais. Não acreditem nesta história porque qualquer motor muito rodado acaba mesmo dando problema em algum lugar, principalmente anéis e pistões, isto em qualquer moto ou carro. Vincular isso à galo acaba denegrindo a imagem de um mito na história do motociclismo. Este motor é produzido até hoje pelas suas virtudes, eu acho.
Aqui em Osvaldo Cruz temos pelo menos 4 com 40/50 mil kms e com o motor absolutamente perfeito.
Pessoalmente tomo alguns cuidados que julgo necessários para todas as motos 4 tempos como por exemplo, usar o mínimo possível o afogador (para não lavar os cilindros), não acelerar em demasia o motor frio pois o óleo não atingiu a temperatura ideal para lubrificar corretamente o motor, usar aditivo (bardhall) na gasolina para lubrificar melhor a parte de cima do motor. Não sai caro, a médio prazo sai muito mais barato e teremos motor em excelente estado por muuuito tempo. Não uso aditivo no óleo do motor por causa da embreagem.
Cuidem bem destas feraz rosnantes, elas merecem.
Um abraço.



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Mensagempor Caio » 02 Mai 2005 22:18

Carlão, que texto, rapaz!!! Geralmente texto grande é sinônimo de cansaso, mas quando é de qualidade torna-se uma terapia... Gostei muito do que li e também acabei de aprender muito! Guardarei esse texto em minha pasta, onde tem muita coisa sobre a Galo. Obrigado pelo post.



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Mensagempor Carlão » 03 Mai 2005 07:52

Pessoal, obrigado pelas palavras mas foi mais um desabafo mesmo. Valeu, um abraço.



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Mensagempor Carlão » 03 Mai 2005 18:26

Paulo, pelo que sei, se fumar quando está fria (1 ou 2 minutos após a partida), o problema certamente está nos cilindros. Dependendo da gravidade só o brunimento e troca de anéis não resolve. Se fumar apenas quando está quente, o problema deve estar nos retentores das válvulas.



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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 03 Mai 2005 18:48

Também acho que só brunimento e troca de anéis não vai ficar bom.
Num motor desses que chega a 9/10000 RPM deve provocar muita vibração. Brunir as camisas vai aumentar o diâmetro só do cilindro e o pistão permanece na mesma medida, ficando folgado dentro do cilindro.



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Mensagempor Loffi » 05 Mai 2005 09:30

Show mesmo Carlão, gostei do texto .. a idéia mesmo é preservar esta grande moto que com certeza trará muitas alegrias ainda.... imagina se daqui uns 20 - 30 anos nossos netos poderem sentir o que é esta super moto..... motos novas saem todos os anos, mas nunca alguma irá substituir o que a nossa CBX representa para todos nos. Vida longa as CBX Vivaaaaa!!!!! :)

Um abração ai!


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Mensagempor Carlão » 19 Mai 2005 20:05

Giovanni, escolheu bem a moto. Pilote algumas "esportivas" para ver a diferença de conforto.Nossas galos oferecem desempenho excepcional por um custo baixíssimo quando comparado à elas.



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Mensagempor Carlão » 19 Mai 2005 20:13

Décio, aparentemente, nada a ver campana com válvulas. Não é normal as CBX baterem válvulas. Quem poderia te informar bem seria o chicão motos (colega aqui do fórum) que tem oficina e mexe nas galos. Um abraço.



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Mensagempor JekRider » 20 Mai 2005 12:38

paulo bernardo averbeck escreveu:Grande Carlão!

Só com a experiência de ter a 7 galo por algum tempo, podemos aprender os macetes que você mencionou. Muito rico seus comentários... valeu. Aproveitando a oportunidade... minha moto está baixando o óleo, já troquei os anéis e fiz brunimento... será que só a retífica resolveria?


Grande Paulo,

Ja houvi muita gente dizendo que é normal baixar oleo na galo, claro que não demais.. Ja houvi outros mecânicos que baixar 1L e óleo a cada 3.000 KM chega a ser normal... Outros dizem que moto antiga tem que fazer fumaça quando liga... São dicas colhidas com mecânicos nego veio no assunto....
Hoje não podemos levar em conta as frescuras que as motos novas tem.. Precisamo ter em mente que nossas motos ja possuem quase 20 anos de estrada .
Ah e outra, moto que não da problema não tem graça,,, se não nós não teriamos o que fazer nelas a não ser pilota-las, Talvez nem estariamos aki no forum colhendo informações e dicas para deixalas tinindo...

Aquele abraço..


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Mensagempor Carlão » 20 Mai 2005 13:16

Acabei de me lembrar de um problema num monza que eu tinha. Nos monzas as válvulas tem acionamento hidráulico como nas galos. Depois de rodar + ou - 70.000 km em estrada e usando apenas gasolina aditivada, um dia, na partida pela manhã escutei um tic tic de válvula batendo. Não pode bater. Chamei um mecânico amigo meu que solucionou o problema na hora dando um purgante com bardhall. Foi tiro e queda. Explicação: com essa gasolina aditivada acabou acontecendo um ressecamento que afetou (deu uma pequena engripada) nas válvulas. Depois do purgante nunca mais deu problema. A partir de então, passei a usar o bardhall na moto também. Pelo menos lubrifica e mantém as válvulas e câmaras de combustão menos carbonizadas. Essa nossa gasolina já não presta e os caras ainda misturam um monte de porcarias nela.
Experimentem dar um purgante. Coloque num recipiente pequeno a gasolina com bastante bardhall, tire a mangueira da torneirinha, ligue no recipiente e funcione o motor. Não precisa dar giro alto. Vai sair fumaça. No dia seguinte repare se faz o barulho. Depois conte para nós. Um abraço.



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Mensagempor Caio » 20 Mai 2005 14:14

Carlão escreveu:Giovanni, escolheu bem a moto. Pilote algumas "esportivas" para ver a diferença de conforto.Nossas galos oferecem desempenho excepcional por um custo baixíssimo quando comparado à elas.


Por isso que eu reflito, penso, repenso e digo: "essa é a melhor moto do mundo!!!". O André já disse uma vez quando ele teve a oportunidade de andar em uma GSX-R 750 SRAD, moto superesportiva... "Não trocaria o conforto da minha Galo por nada". Ele disse que essas motos são muito agressivas, você mal pode soltar a embreagem para andar tranqüilamente. Quando se engata a primeira, ela também faz "clank". A posição de pilotagem é horrível, presta para o Alexandre Barros, mas para quem gosta de viajar, imprestável. Garupa então, nem se fala... E o principal de tudo: a diferença de preço. Por isso eu acho que muitos dos probleminhas crônicos das CBX não tem tanta relevância, ela é muito mais "tudo de bom" do que outra coisa.

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Re: Ao Giovanni e Décio

Mensagempor JekRider » 20 Mai 2005 14:52

Carlão escreveu:Acabei de me lembrar de um problema num monza que eu tinha. Nos monzas as válvulas tem acionamento hidráulico como nas galos. Depois de rodar + ou - 70.000 km em estrada e usando apenas gasolina aditivada, um dia, na partida pela manhã escutei um tic tic de válvula batendo. Não pode bater. Chamei um mecânico amigo meu que solucionou o problema na hora dando um purgante com bardhall. Foi tiro e queda. Explicação: com essa gasolina aditivada acabou acontecendo um ressecamento que afetou (deu uma pequena engripada) nas válvulas. Depois do purgante nunca mais deu problema. A partir de então, passei a usar o bardhall na moto também. Pelo menos lubrifica e mantém as válvulas e câmaras de combustão menos carbonizadas. Essa nossa gasolina já não presta e os caras ainda misturam um monte de porcarias nela.
Experimentem dar um purgante. Coloque num recipiente pequeno a gasolina com bastante bardhall, tire a mangueira da torneirinha, ligue no recipiente e funcione o motor. Não precisa dar giro alto. Vai sair fumaça. No dia seguinte repare se faz o barulho. Depois conte para nós. Um abraço.


Carlão;;;; qual é o nome desse bardhall ???? interessante isso.


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Mensagempor Carlão » 20 Mai 2005 19:27

É o bardhall usado como aditivo na gasolina. É só pedir bardhall para misturar na gasolina. Em postos tem até uns menores que é para usar em motos mesmo.
OBS: não existe bardhall para motos, é só pedir bardhall para motores a gasolina.



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Mensagempor JekRider » 23 Mai 2005 14:42

É nóis....

Valeu carlão,,, vou fazer um teste para ver como fica,,, qual a quantia por tanque para fazer a mistura, um frasco por tanque???

abraço.


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Mensagempor Carlão » 23 Mai 2005 19:00

Pessoal, é o seguinte:
Para fazer o purgante, usar gasolina misturada com 35/40% de bardhall. (Acho que o ideal é fazer com o motor quente). O purgante deve durar aprox. quatro a cinco minutos, daí acho que uma mistura gasolina bardhall contendo 1/3 ou 1/4 de litro é suficiente. Não precisa acelerar demais, dando umas aceleradas até 4 ou 5.000 giros deve estar legal. A intenção é limpar/lubrificar.
Para uso constante, como faço, misture no tanque como recomendado no frasco grande (um frasco de 200 ml para até 60 litros de gasolina). Eu uso + ou - na proporção de um frasco para cada 40 litros ou + ou - dois tanques.
Peguei um frasco para ver, ele é laranja tipo max top e acabei de ver também que estou escrevendo o nome errado, o certo é bardahl.
Acreditem, estou curioso para saber do resultado.
Um abraço.




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