Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor FCarneiro » 31 Out 2011 23:23

Galeiros,

Tenho umas curvas em cromo preto guardadas aqui em casa, e pretendo montar um 4x1, ou talvez um 4x2 mais agressivo, a partir das mesmas. Gostaria de contar com a ajuda dos amigos através de sugestões, opiniões, críticas, enfim tudo que um Fórum democrático permite.

Minha idéia: utilizar as curvas e conectá-las a uma ponteira preta, discreta, de formato cônico.

Pensei em simplesmente fechar a saída das duas curvas do lado esquerdo, e adaptar a ponteira na saída do lado direito, mas antes de abrir o tópico, troquei uma idéia com o Alci (vendedor das curvas) por MP, e ele ponderou que os gases oriundos do lado esquerdo poderiam ter sua vazão limitada pelo cano de junção que une os dois lados. Concordo com ele, e como sou leigo no assunto gostaria de contar com as opiniões aqui do Fórum.

Seguem fotos das curvas:

Imagem

Imagem

Imagem

Seguem exemplos de uma ponteira cônica que gostei muito. Trata-se de uma "Black M4 GP Style", montada numa Hayabusa e numa CBR 1000RR:

Imagem

Imagem

Vendo a saída dupla na Hayabusa, acho que um 4x2 com essas ponteiras também ficaria muito legal numa Galo.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor Alci Costa » 01 Nov 2011 07:50

Beleza Fernando, é isso mesmo que lhe falei por MP, acho que essa idéia do 4x2 mais agressivo deve ser a melhor opção para evitar eventual dano ao lado dos cilindros com saida de gases estrangulada.
Vamos aguardar mais sugestões.
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

hawk
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 464
Registrado em: 29 Mar 2010 12:56
Localização: Piracicaba - SP

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor hawk » 01 Nov 2011 08:21

Fernando,

Já fiz esse teste, só por curiosidade. Quando tinha duas ponteiras sarachú eu mandei fazer um tampão para o lado esquerdo da curva. A motoca ficou estranha, claramente estrangulada do lado esquerdo. Isso acontece porque os gases fluem naturalmente pro lado esquerdo e a conexão que existe entre os dois lados é muito "angulada" para funcionar como redirecionador de gases.

Hawk



Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor FCarneiro » 01 Nov 2011 21:45

hawk escreveu:Fernando,

Já fiz esse teste, só por curiosidade. Quando tinha duas ponteiras sarachú eu mandei fazer um tampão para o lado esquerdo da curva. A motoca ficou estranha, claramente estrangulada do lado esquerdo. Isso acontece porque os gases fluem naturalmente pro lado esquerdo e a conexão que existe entre os dois lados é muito "angulada" para funcionar como redirecionador de gases.

Hawk


Hawk,

Obrigado pela contribuição. Eu e o Alci tivemos a mesma percepção, e no caso de optar por um 4x1, ele me sugeriu que a partir das duas saídas da foto eu criasse uma conexão 2x1, menos angulada, direcionada para o lado direito. Penso que se eu fizer isso, poderei inclusive vedar a conexão existente, que forma um ângulo de 90º com as duas saídas, ou seja, vedar a conexão angulada que você mencionou. Resta saber se terei espaço para criar essa conexão 2x1 menos angulada. Vou chercar isso amanhã na minha moto, pois ela está com um 4x2 original, em cromo preto.

Alci Costa escreveu:Beleza Fernando, é isso mesmo que lhe falei por MP, acho que essa idéia do 4x2 mais agressivo deve ser a melhor opção para evitar eventual dano ao lado dos cilindros com saida de gases estrangulada.
Vamos aguardar mais sugestões.
Abraços.


Agora isso que o Alci menciona acima é o mais correto para não correr risco algum de danificar os cilindros do lado esquerdo. Sem falar que as 02 ponteiras cônicas dariam um toque bem especial na Galo. O que não vai ficar bonito é só o preço.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Albert
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1110
Registrado em: 31 Dez 2007 17:42
Moto Atual: Black 86
Localização: Rio Claro - SP
Contato:

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor Albert » 21 Jan 2012 21:37

Amigo Fernando e demais donos de black;

Conseguiram mais um aliado na busca do 4x1 de cromo preto.
Mandamos o homem a Lua, domamos o átomo, não é possível que não cheguemos a uma solução bacana para esse problema.

Abração


Albert
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258

Avatar do usuário
danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 445
Registrado em: 27 Ago 2007 15:17
Localização: Indaiatuba-SP

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor danilemao » 22 Jan 2012 03:22

Carissimo Albert, por acaso vc comprou uma Black???


Galeiro solitario

Avatar do usuário
Albert
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1110
Registrado em: 31 Dez 2007 17:42
Moto Atual: Black 86
Localização: Rio Claro - SP
Contato:

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor Albert » 22 Jan 2012 05:27

Hehehe sim meu caro amigo : viewtopic.php?f=10&t=10037&st=0&sk=t&sd=a
Entrei para o clube :)

Abraços


Albert
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258

Avatar do usuário
Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 520
Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor Edson Lima » 22 Jan 2012 10:55

FCarneiro, tudo tranquilo?
Eu particularmente acho interessante a idéia de um 4x2 mais agressivo.
A Wacs tem alguns modelos de ponteiras cônicas. Veja se lhe interessa: http://www.wacs.com.br/publix/?id=9

Abraço!


"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor FCarneiro » 22 Jan 2012 21:29

Albert escreveu:Amigo Fernando e demais donos de black;

Conseguiram mais um aliado na busca do 4x1 de cromo preto.
Mandamos o homem a Lua, domamos o átomo, não é possível que não cheguemos a uma solução bacana para esse problema.

Abração


Albert,

Parabéns pela Black! Show de moto, muito conservada. Conforme lhe falei, estou no aguardo de notícias por parte da Torbal.

Edson Lima escreveu:FCarneiro, tudo tranquilo?
Eu particularmente acho interessante a idéia de um 4x2 mais agressivo.
A Wacs tem alguns modelos de ponteiras cônicas. Veja se lhe interessa: http://www.wacs.com.br/publix/?id=9

Abraço!


Edson,

Obrigado. Essas ponteiras da Wacs são bonitas, mas não são bem essas que estou procurando. Minha preferência são por ponteiras do tipo corneta.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 520
Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: AJUDA PARA MONTAR UM 4x1 A PARTIR DAS CURVAS DA BLACK

Mensagempor Edson Lima » 23 Jan 2012 11:23

FCarneiro escreveu:
Edson Lima escreveu:FCarneiro, tudo tranquilo?
Eu particularmente acho interessante a idéia de um 4x2 mais agressivo.
A Wacs tem alguns modelos de ponteiras cônicas. Veja se lhe interessa: http://www.wacs.com.br/publix/?id=9

Abraço!


Edson,

Obrigado. Essas ponteiras da Wacs são bonitas, mas não são bem essas que estou procurando. Minha preferência são por ponteiras do tipo corneta.

Um abraço.


Entendo.
Aqui no Brasil, sinceramente não conheço nenhuma empresa que faça esse modelo em larga escala.
Aqui em Fortaleza tem um fabricador artesanal de escapes de aço inox chamado Julio Sena. O cara é excelente e com certeza ele faria isso. Mas creio que por causa da distância, isso não seria possível, pois provavelmente você teria que levar a moto lá p/ele fazer as medições.

Vi que você entrou em contato c/a torbal. Vamos ver o que eles respondem

Abraço!


"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes