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Galo do Skid (tópico de reforma / manutenção)

Enviado: 21 Ago 2013 00:23
por Skid Vicious
Dando uma atualizadinha no tópico:

Reforma do motor – parte 01 (desmontando)

Depois de muito tempo sem postar nada aqui no fórum (total falta de tempo), resolvi dar uma atualizada afim de manter em dia o histórico da moto.

Desde que comprei a moto, fiz praticamente tudo nela, elétrica completa incluindo até chicote original novo, suspensão dianteira, suspensão traseira com amortecedor especial, adaptação de rodas da CBR 1000F, alteração de Indy para F incluindo todas as carenagens novas originais Honda, pintura personalizada completa, etc… Estava faltando mesmo só a reforma do motor, que estava sendo adiada devido ao seu perfeito funcionamento. Enfim, depois de muito uso e curtição, comecei a escutar barulhos internos e antes de dar algum problema qualquer realmente sério (como comer eixo), resolvi abrir para fazer tudo. Por sorte o motor ainda estava todo standard, ou seja, nenhum curioso havia posto a mão ali antes, o que facilitou muito o serviço.

O serviço dessa vez não foi realizado por mim, e sim pelo meu amigo Giulliano Luiz, da mecânica Toca das Galos, especializada em CBX 750. O Giulliano tem por habito ir fotografando e postando no Facebook cada passo do serviço, isso acabou rendendo umas 200 fotos, escolhi só algumas para não ficar muito cansativo. ;)

Para quem precisar dos serviços especializados do Giulliano, segue o contato: (12) 8117-2583 (Caraguatatuba - SP)


Pronta para começar a “cirurgia” (muita poeira, pois a moto ficou alguns meses parada até ir para oficina):

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Desmontando a parte de cima do motor (aqui já sem os comandos):

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Aqui já sem os cilindros e cabeçote, na foto da para ver que os pistões originais apresentavam pouca carbonização:

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Tensor da corrente de comando já muito gasto, no final da vida (ia apresentar problema em pouco tempo):

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Cilindros na medida standard, com marcas normais de uso e também com alguns calos:

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Carcaça aberta e pronta para o desmonte (mancais já soltos para a retirada do eixo virabrequim):

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Bielas fora do lugar, os casquilhos já estavam bem gastos, um deles inclusive já amassado e pronto para danificar o virabrequim:

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Virabrequim desmontado mas ainda com as correntes de comando e alternador:

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Tudo desmontado, bomba de óleo aparecendo na foto e já muito marcada, pedindo para se aposentar:

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Aqui da para ver os arranhões profundos (desgaste por tempo de uso) na bomba de óleo:

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Reforma do motor – parte 02 (peças)

No primeiro post, coloquei fotos do processo de desmonte do motor, agora vou colocar a lista de peças que precisei trocar e também serviços de retifica que precisei fazer. Não colocarei valores ainda, pois pretendo juntar e calcular todas as notas, afim de postar um valor preciso do gasto total.

Dica:

Encontrei a maior parte das peças em concessionárias Honda e lojas de peças online pela Internet. Algumas peças simplesmente não existiam no Brasil, ou então quando apareciam a venda eram por valores incompatíveis com a realidade. A peça mais complicada hoje é a bomba de óleo (veio do Japão) e o tensor da corrente do alternador, esta última é a mais complicada para achar, cheguei a ver no Mercado Livre um vendedor pedindo 550 reais pela peça (nova). No fim, encontrei um site americano que tem praticamente qualquer peça Honda original para o motor da CBX 750 (Nighthawk 750) e paguei somente 61 dólares no tensor. O site é o http://www.partzilla.com" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Peças

- Retentores de válvulas (originais Honda)
- Diversos orings do cabeçote (originais Honda)
- Bomba de óleo com dosadores e peneira (original Honda)
- Arruelas de alumínio motor
- Jogo de juntas com a borracha (vedamotors)
- Corrente de comando (original Honda)
- Corrente de alternador (original Honda)
- Guia inferior da corrente do alternador (original Honda)
- Tensor da corrente de comando (original Honda)
- Mola do tensor da corrente de comando (original Honda)
- Tensor da corrente de alternador, completo com engrenagem e molas (original Honda)
- Jogo de pistões (medida 0.10), incluindo pinos, travas e anéis (Pistões KMC/ anéis RIK)
- Rolamentos de alternador 6203 e 6204 com blindagem (NKS)
- Retentor do alternador e oring (original Honda)
- Jogo de velas (NGK)
- Óleo Super Moto 4T (Mobil)
- Filtro de óleo (FRAM)
- Bateria nova (Bandy)

Carburadores de Hornet

- Conjunto de carburadores em perfeito estado
- 4 Espaçadores de alumínio feitos sobre medida para instalação dos novos carburadores
- 4 oring para os novos espaçadores do coletor de admissão
- 4 juntas de cuba de carburador de Hornet (original Honda)
- Gicles sob medida

Retifica

- Plaina do cabeçote
- Retifica das válvulas
- Polimento do virabrequim (não precisou de retifica) e bronzinamento novo das bielas. O
conjunto já vem alinhado e pronto pra montar.


Reforma do motor – parte 03 (montando tudo)

Aqui algumas poucas fotos da sequencia de montagem do motor.

Cilindros retificados (segunda medida) e brunidos com novos pistões, anéis e bronzinamento. Ao fundo o jogo de juntas:

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Conjunto de pistão e biela recebendo banho de óleo para posterior montagem:

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Virabrequim limpo e polido (não precisou de retifica, apenas polimento, continua standard) com as bielas já montadas e com as bronzinas de fixo novas prontas para irem para o lugar:

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Cabeçote plainado, limpo e com válvulas acentadas:

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Torqueando as bielas:

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Novas correntes de comando e alternador já montadas:

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Nova bomba de óleo com peneira limpa montados no lugar:

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Preparando a carcaça para receber os cilindros:

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Conjunto do alternador já desmontado e com eixo pronto para receber novos rolamentos e retentor:

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Motor zerado e fechado, pronto para pintura e perfumarias:

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Re-pintura das rodas

Eu já não aguentava mais polir as rodas com silvo. Deixar os beirais polidos não foi uma boa idéia quando fiz a reforma da moto, fica muito bonito mas da trabalho e logo o alumínio perde o brilho e fica com manchas de água que não saem com polimento manual. Para resolver este “problema”, preferi re-pintar as rodas, desta vez com preto automotivo + verniz PU.

Rodas já sem tinta e prontas para re-pintura:

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Primer PU:

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Iniciando a pintura:

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Rodas finalizadas:

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Bengalas pretas para combinar com a nova pintura das rodas:

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E para acompanhar a nova pintura, novos pneus, já que os antigos estavam quase na hora de serem trocados. Na foto abaixo o comparativo dos antigos Dunlop Sport Max Qualifier com os novos Michelin Pilot Power 3. São pneus hibridos para uso em rua e autódromo. Não são tão duráveis quanto pneus só de rua, porém o grip é muito superior e isso se traduz em segurança.

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Desta vez por falta de tempo, pedi para o meu amigo Giulliano Luiz realizar o serviço. ;;



MOTO PRONTINHA, SUPER TESTADA E MEGA APROVADA, JÁ EM CASA! :mrgreen:

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Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 21 Ago 2013 10:33
por Alex Red
Parabéns , tem moto para mais 20 anos show de bola . :D


Skid seria uma boa vc colocar os tels do Giulliano e o email , para que os interessados em consertar as galosas entrem em contato direto com ele .... :wink:

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 21 Ago 2013 11:19
por Hudson
PARABENS BELO SERVIÇO!

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 21 Ago 2013 17:26
por Skid Vicious
Alex Red escreveu:Parabéns , tem moto para mais 20 anos show de bola . :D


Skid seria uma boa vc colocar os tels do Giulliano e o email , para que os interessados em consertar as galosas entrem em contato direto com ele .... :wink:



Vou por! ;)

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 02 Nov 2013 17:57
por Skid Vicious
Coloquei a roda dianteira de CBR 1000F e discos custom-made de 310mm. Deu um trabalho absurdo, mas agora a moto freia muito e curva tão bem quanto uma 600 moderna.

No upgrade tive que fazer: Nono eixo especial para a roda dianteira, alongadores para afastar os cavaletes/pinças de freio, retrabalho no caracol do velocímetro (a roda da CBR 1000F não possui caracol), retentor o-ring especial para o lado do caracol e claro, mandar fazer os discões de 310mm com espessura original da CBX que é de 5mm.

Agora estou preparando em fibra um novo para-lama de CB300, porém para usar sem adaptações na CBX. :D


Ilustrando:

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Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 11:39
por Marsal
Skid parabéns, show de bola sua Galo.

Abraços

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 20:44
por Skid Vicious
Obrigado Marsal! ;)

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 20:46
por Skid Vicious
Comparativo da moto antes com roda de CBR 450 (2,5 polegadas) + pneu 120 + freios originais e atualmente, com roda de CBR 1000F (3,5 polegadas) + pneu 120 + freios grandes.

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Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 20:54
por Galo da Madrugada
Show de bola a motoca... ;;
Não vai o Nacional cara???

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 23:22
por Skid Vicious
Vou nada, chão d+ para mim. rsrsrs...

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 03 Nov 2013 23:34
por Galo da Madrugada
Skid Vicious escreveu:Vou nada, chão d+ para mim. rsrsrs...


Que nada.........Pertin pertin... :roll: :roll: :roll:

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 24 Nov 2013 12:08
por nannao-franca
parabêns ficou perfeita hein

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 30 Set 2014 23:07
por Bertolani
Caramba, que belo trabalho.

Já anotei o fone da toca das galo.

Parabéns.

Abs

Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 06 Jul 2015 21:08
por Skid Vicious
Nossa, como isso aqui está desatualizado! hahahaha... Também, o fórum ta parecendo um navio fantasma! :/

Bom, servicinho do fds, re-pintura do motor e parte inferior do quadro, com preto PU.
Amanhã retoco a balança, termino de pintar o 4X1 e depois monto tudo! :D

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Re: Reformando a Galo (depois da queda)

Enviado: 18 Jul 2015 20:28
por odair
Ficou muito bom o serviço, parabéns!