Troca dos rolamentos das rodas.
Enviado: 03 Mai 2011 12:59
Ola pessoal,
Não sabia como estavam os rolamentos das rodas, então resolvi trocar todos. Na roda da frente estavam dois Koyos, na roda traseira, um NSK, um Koyo e um Nachi.
Nunca tinha trocado os rolamentos. Vi algumas dicas em vídeo e a dica principal foi da ferramenta de remoção que o Italo passou as instruções para mim.
Custos Rolamentos
2 - 6302 NSE - Nachi - R$ 30
1 - 6204 NSE - Nachi - R$ 15
1 - 6304 NSE - Nachi - R$ 20
1 - 6305 NSE - Nachi - R$ 24
Custo Ferramentas
1 - Tarugo aço 1/2" - Ja tinha, era um punção de pedreiro.
1 - Fuso de 1/2" - R$ 8,00 o metro. Loja de Parafusos.
4 - Arruelas Aço - R$ 5,00. Loja de Parafusos.
2 - Porcas - R$ 2,00. Loja de Parafusos.
Dica de ferramenta para extrair rolamento foi dada pelo Italo, o mesmo me mandou fotos e explicação de como usar. Se fiz certo os créditos são dele.
Ferramenta:

Ponta da ferramenta:

Ponta de outro angulo:

Ferramenta no rolamento antigo:

Ponta da ferramenta inserida entre o rolamento e o espaçador:

A partir dai é so ir batendo do outro lado, mudando a posição de batida no rolamento e ele vai saindo por completo.
Espaçador, rolamento antigos e retentor:

Local rolamento esquerdo ja limpo:

Local rolamento direito ja limpo:

A dica de como instalar os rolamentos tive a partir de um vídeo do Hatotal (instalação da sede da bóia da cuba), e de outros de instalação de rolamentos em motos de enduro no youtube. Serve também para tirar o rolamento da coroa, sendo utilizado para puxar o rolamento e não para empurrar.
O principio de funcionamento é igual ao da prensa hidráulica.
Fuso com porca e arruelas:

Vista de como fica a parte de baixo

Seqüência de montagem do instaldor com o rolamento novo:

Instalação do rolamento:

Se ao apertar e o rolamento inclinar para algum lado, ir corrigindo girando ou dando uma batidinha de leve com um martelo de borracha, nivelando-o.
No processo de instalação montei e desmontei o instalador várias vezes para conferir se o rolamento estava encaixando certinho.
Rolamento instalado pela metade:

Apertando:

O outro lado, segurando com outra chave:

Para assentar o rolamento de forma correta, peguei o rolamento antigo e desmontei. Cortei a pista de fora e a utilizei para forçar o rolamento a entrar no orifício. O corte é para ele ter elasticidade e tirar-lo quando o rolamento novo encostar no batente. Fiz isso para os rolamentos dianteiros (iguais), o direito traseiro, o esquerdo traseiro e o da coroa. Cada pista antiga faz o assentamento do rolamento novo.
Pista do rolamento antigo:

Posicionando a pista no rolamento novo:

Montando o sistema e assim pressionando o rolamento novo mais fundo:

Rolamento instalado:

Outro rolamento:

Local rolamento coroa Limpo:

Rolamento coroa instalado:

É isso ai. Agora só estou aguardando um retentor chegar da Honda para montar a roda traseira.
Dúvidas só postar.
Inte
Terra
Não sabia como estavam os rolamentos das rodas, então resolvi trocar todos. Na roda da frente estavam dois Koyos, na roda traseira, um NSK, um Koyo e um Nachi.
Nunca tinha trocado os rolamentos. Vi algumas dicas em vídeo e a dica principal foi da ferramenta de remoção que o Italo passou as instruções para mim.
Custos Rolamentos
2 - 6302 NSE - Nachi - R$ 30
1 - 6204 NSE - Nachi - R$ 15
1 - 6304 NSE - Nachi - R$ 20
1 - 6305 NSE - Nachi - R$ 24
Custo Ferramentas
1 - Tarugo aço 1/2" - Ja tinha, era um punção de pedreiro.
1 - Fuso de 1/2" - R$ 8,00 o metro. Loja de Parafusos.
4 - Arruelas Aço - R$ 5,00. Loja de Parafusos.
2 - Porcas - R$ 2,00. Loja de Parafusos.
Dica de ferramenta para extrair rolamento foi dada pelo Italo, o mesmo me mandou fotos e explicação de como usar. Se fiz certo os créditos são dele.
Ferramenta:

Ponta da ferramenta:

Ponta de outro angulo:

Ferramenta no rolamento antigo:

Ponta da ferramenta inserida entre o rolamento e o espaçador:

A partir dai é so ir batendo do outro lado, mudando a posição de batida no rolamento e ele vai saindo por completo.
Espaçador, rolamento antigos e retentor:

Local rolamento esquerdo ja limpo:

Local rolamento direito ja limpo:

A dica de como instalar os rolamentos tive a partir de um vídeo do Hatotal (instalação da sede da bóia da cuba), e de outros de instalação de rolamentos em motos de enduro no youtube. Serve também para tirar o rolamento da coroa, sendo utilizado para puxar o rolamento e não para empurrar.
O principio de funcionamento é igual ao da prensa hidráulica.
Fuso com porca e arruelas:

Vista de como fica a parte de baixo

Seqüência de montagem do instaldor com o rolamento novo:

Instalação do rolamento:

Se ao apertar e o rolamento inclinar para algum lado, ir corrigindo girando ou dando uma batidinha de leve com um martelo de borracha, nivelando-o.
No processo de instalação montei e desmontei o instalador várias vezes para conferir se o rolamento estava encaixando certinho.
Rolamento instalado pela metade:

Apertando:

O outro lado, segurando com outra chave:

Para assentar o rolamento de forma correta, peguei o rolamento antigo e desmontei. Cortei a pista de fora e a utilizei para forçar o rolamento a entrar no orifício. O corte é para ele ter elasticidade e tirar-lo quando o rolamento novo encostar no batente. Fiz isso para os rolamentos dianteiros (iguais), o direito traseiro, o esquerdo traseiro e o da coroa. Cada pista antiga faz o assentamento do rolamento novo.
Pista do rolamento antigo:

Posicionando a pista no rolamento novo:

Montando o sistema e assim pressionando o rolamento novo mais fundo:

Rolamento instalado:

Outro rolamento:

Local rolamento coroa Limpo:

Rolamento coroa instalado:

É isso ai. Agora só estou aguardando um retentor chegar da Honda para montar a roda traseira.
Dúvidas só postar.
Inte
Terra