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Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 03 Mai 2011 12:59
por Terra
Ola pessoal,

Não sabia como estavam os rolamentos das rodas, então resolvi trocar todos. Na roda da frente estavam dois Koyos, na roda traseira, um NSK, um Koyo e um Nachi.
Nunca tinha trocado os rolamentos. Vi algumas dicas em vídeo e a dica principal foi da ferramenta de remoção que o Italo passou as instruções para mim.

Custos Rolamentos
2 - 6302 NSE - Nachi - R$ 30
1 - 6204 NSE - Nachi - R$ 15
1 - 6304 NSE - Nachi - R$ 20
1 - 6305 NSE - Nachi - R$ 24

Custo Ferramentas
1 - Tarugo aço 1/2" - Ja tinha, era um punção de pedreiro.
1 - Fuso de 1/2" - R$ 8,00 o metro. Loja de Parafusos.
4 - Arruelas Aço - R$ 5,00. Loja de Parafusos.
2 - Porcas - R$ 2,00. Loja de Parafusos.


Dica de ferramenta para extrair rolamento foi dada pelo Italo, o mesmo me mandou fotos e explicação de como usar. Se fiz certo os créditos são dele.

Ferramenta:
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Ponta da ferramenta:
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Ponta de outro angulo:
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Ferramenta no rolamento antigo:
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Ponta da ferramenta inserida entre o rolamento e o espaçador:
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A partir dai é so ir batendo do outro lado, mudando a posição de batida no rolamento e ele vai saindo por completo.

Espaçador, rolamento antigos e retentor:
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Local rolamento esquerdo ja limpo:
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Local rolamento direito ja limpo:
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A dica de como instalar os rolamentos tive a partir de um vídeo do Hatotal (instalação da sede da bóia da cuba), e de outros de instalação de rolamentos em motos de enduro no youtube. Serve também para tirar o rolamento da coroa, sendo utilizado para puxar o rolamento e não para empurrar.

O principio de funcionamento é igual ao da prensa hidráulica.

Fuso com porca e arruelas:
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Vista de como fica a parte de baixo
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Seqüência de montagem do instaldor com o rolamento novo:
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Instalação do rolamento:
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Se ao apertar e o rolamento inclinar para algum lado, ir corrigindo girando ou dando uma batidinha de leve com um martelo de borracha, nivelando-o.

No processo de instalação montei e desmontei o instalador várias vezes para conferir se o rolamento estava encaixando certinho.

Rolamento instalado pela metade:
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Apertando:
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O outro lado, segurando com outra chave:
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Para assentar o rolamento de forma correta, peguei o rolamento antigo e desmontei. Cortei a pista de fora e a utilizei para forçar o rolamento a entrar no orifício. O corte é para ele ter elasticidade e tirar-lo quando o rolamento novo encostar no batente. Fiz isso para os rolamentos dianteiros (iguais), o direito traseiro, o esquerdo traseiro e o da coroa. Cada pista antiga faz o assentamento do rolamento novo.

Pista do rolamento antigo:
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Posicionando a pista no rolamento novo:
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Montando o sistema e assim pressionando o rolamento novo mais fundo:
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Rolamento instalado:
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Outro rolamento:
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Local rolamento coroa Limpo:
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Rolamento coroa instalado:
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É isso ai. Agora só estou aguardando um retentor chegar da Honda para montar a roda traseira.

Dúvidas só postar.

Inte

Terra

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 04 Mai 2011 15:14
por Death Star
Saudações Galeiras!
Camarada, vc trocou os rolamentos por conta de algum problema? Ruído ou coisa do gênero?
Ou foi só por precaução mesmo?
Aliás, vc sabe de quantos em quantos km se trocam os ditos?

Valeu.

Wendel

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 04 Mai 2011 15:49
por Terra
Wendel,

Foi somente por precaução, pensei que estavam sem lubrificação pois são selados. Os dois dianteiros e um traseiro eram originais, mas o da coroa e outro traseiro (não lembro o lado) já tinha sido trocados. Mas todos estavam com lubrificação.

Minha moto esta com 70000 Km, e 25 anos então acho que ja tinham rodado demais, mas estavam todos bons.

Inte

Terra

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 04 Mai 2011 20:36
por Azeitona750
Terra,

Teve alguma mudança aparente na dirigibilidade? Alguma diferença na macies da moto ou aparentemente tudo normal?

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 05 Mai 2011 08:01
por Terra
Mauricio,

Estou esperando chegar um retentor da roda traseira para terminar de montar. A minha moto sempre balançou a frente (shimy) a 60 km/h. No primeiro balanceamento com o eixo da roda (não com o cônico que mandei fazer), passou a balançar a 80 km/h. Estou ansioso para testar depois de montar.

Inte

Terra

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 05 Mai 2011 09:16
por Getulio
Muito esclarecedora tal galoterapia de substituição dos rolamentos.........Dicas infalíveis para um bom serviço........Parabéns...........

sds,

GETÚLIO

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 05 Mai 2011 10:58
por Azeitona750
Terra escreveu:Mauricio,

Estou esperando chegar um retentor da roda traseira para terminar de montar. A minha moto sempre balançou a frente (shimy) a 60 km/h. No primeiro balanceamento com o eixo da roda (não com o cônico que mandei fazer), passou a balançar a 80 km/h. Estou ansioso para testar depois de montar.

Inte

Terra


Opa!
Legal.
Estarei aguardando os resultados!
Valeu!

Azeitona

Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Enviado: 05 Mai 2011 17:24
por italao
Olá Terra!
Fico feliz que vc fabricou e utilizou a ferramenta conforme fotos e instruções e tudo ocorreu perfeitamente bem. O detalhe que vc tbm utilizou para prensar os novos foi muito bem tratado pois já acabei vendo pessoas e mecânicos que após a troca acabaram danificando por completo os novos rolamentos deixando-os piores do que estavam originalmente. Pelo fato de se aplicar forças nos locais errados. Parabéns a vc, eu acredito que todos deveriam se utilizar destes dois recursos apresentados para se efetuar estas substituições. Agora se eu te mostrar o dispositivo que eu fiz para trocar os da caixa de direção (mesa) Superior e Inferior vc vaí pirar :!: :!: :!: Abs a tds
Italo