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Troca dos rolamentos das rodas.

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
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Terra
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Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Terra » 03 Mai 2011 12:59

Ola pessoal,

Não sabia como estavam os rolamentos das rodas, então resolvi trocar todos. Na roda da frente estavam dois Koyos, na roda traseira, um NSK, um Koyo e um Nachi.
Nunca tinha trocado os rolamentos. Vi algumas dicas em vídeo e a dica principal foi da ferramenta de remoção que o Italo passou as instruções para mim.

Custos Rolamentos
2 - 6302 NSE - Nachi - R$ 30
1 - 6204 NSE - Nachi - R$ 15
1 - 6304 NSE - Nachi - R$ 20
1 - 6305 NSE - Nachi - R$ 24

Custo Ferramentas
1 - Tarugo aço 1/2" - Ja tinha, era um punção de pedreiro.
1 - Fuso de 1/2" - R$ 8,00 o metro. Loja de Parafusos.
4 - Arruelas Aço - R$ 5,00. Loja de Parafusos.
2 - Porcas - R$ 2,00. Loja de Parafusos.


Dica de ferramenta para extrair rolamento foi dada pelo Italo, o mesmo me mandou fotos e explicação de como usar. Se fiz certo os créditos são dele.

Ferramenta:
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Ponta da ferramenta:
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Ponta de outro angulo:
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Ferramenta no rolamento antigo:
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Ponta da ferramenta inserida entre o rolamento e o espaçador:
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A partir dai é so ir batendo do outro lado, mudando a posição de batida no rolamento e ele vai saindo por completo.

Espaçador, rolamento antigos e retentor:
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Local rolamento esquerdo ja limpo:
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Local rolamento direito ja limpo:
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A dica de como instalar os rolamentos tive a partir de um vídeo do Hatotal (instalação da sede da bóia da cuba), e de outros de instalação de rolamentos em motos de enduro no youtube. Serve também para tirar o rolamento da coroa, sendo utilizado para puxar o rolamento e não para empurrar.

O principio de funcionamento é igual ao da prensa hidráulica.

Fuso com porca e arruelas:
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Vista de como fica a parte de baixo
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Seqüência de montagem do instaldor com o rolamento novo:
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Instalação do rolamento:
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Se ao apertar e o rolamento inclinar para algum lado, ir corrigindo girando ou dando uma batidinha de leve com um martelo de borracha, nivelando-o.

No processo de instalação montei e desmontei o instalador várias vezes para conferir se o rolamento estava encaixando certinho.

Rolamento instalado pela metade:
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Apertando:
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O outro lado, segurando com outra chave:
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Para assentar o rolamento de forma correta, peguei o rolamento antigo e desmontei. Cortei a pista de fora e a utilizei para forçar o rolamento a entrar no orifício. O corte é para ele ter elasticidade e tirar-lo quando o rolamento novo encostar no batente. Fiz isso para os rolamentos dianteiros (iguais), o direito traseiro, o esquerdo traseiro e o da coroa. Cada pista antiga faz o assentamento do rolamento novo.

Pista do rolamento antigo:
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Posicionando a pista no rolamento novo:
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Montando o sistema e assim pressionando o rolamento novo mais fundo:
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Rolamento instalado:
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Outro rolamento:
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Local rolamento coroa Limpo:
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Rolamento coroa instalado:
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É isso ai. Agora só estou aguardando um retentor chegar da Honda para montar a roda traseira.

Dúvidas só postar.

Inte

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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Death Star » 04 Mai 2011 15:14

Saudações Galeiras!
Camarada, vc trocou os rolamentos por conta de algum problema? Ruído ou coisa do gênero?
Ou foi só por precaução mesmo?
Aliás, vc sabe de quantos em quantos km se trocam os ditos?

Valeu.

Wendel


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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Terra » 04 Mai 2011 15:49

Wendel,

Foi somente por precaução, pensei que estavam sem lubrificação pois são selados. Os dois dianteiros e um traseiro eram originais, mas o da coroa e outro traseiro (não lembro o lado) já tinha sido trocados. Mas todos estavam com lubrificação.

Minha moto esta com 70000 Km, e 25 anos então acho que ja tinham rodado demais, mas estavam todos bons.

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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Azeitona750 » 04 Mai 2011 20:36

Terra,

Teve alguma mudança aparente na dirigibilidade? Alguma diferença na macies da moto ou aparentemente tudo normal?


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É tudo uma questão de reflexão irmão,
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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Terra » 05 Mai 2011 08:01

Mauricio,

Estou esperando chegar um retentor da roda traseira para terminar de montar. A minha moto sempre balançou a frente (shimy) a 60 km/h. No primeiro balanceamento com o eixo da roda (não com o cônico que mandei fazer), passou a balançar a 80 km/h. Estou ansioso para testar depois de montar.

Inte

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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Getulio » 05 Mai 2011 09:16

Muito esclarecedora tal galoterapia de substituição dos rolamentos.........Dicas infalíveis para um bom serviço........Parabéns...........

sds,

GETÚLIO


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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor Azeitona750 » 05 Mai 2011 10:58

Terra escreveu:Mauricio,

Estou esperando chegar um retentor da roda traseira para terminar de montar. A minha moto sempre balançou a frente (shimy) a 60 km/h. No primeiro balanceamento com o eixo da roda (não com o cônico que mandei fazer), passou a balançar a 80 km/h. Estou ansioso para testar depois de montar.

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Terra


Opa!
Legal.
Estarei aguardando os resultados!
Valeu!

Azeitona


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Re: Troca dos rolamentos das rodas.

Mensagempor italao » 05 Mai 2011 17:24

Olá Terra!
Fico feliz que vc fabricou e utilizou a ferramenta conforme fotos e instruções e tudo ocorreu perfeitamente bem. O detalhe que vc tbm utilizou para prensar os novos foi muito bem tratado pois já acabei vendo pessoas e mecânicos que após a troca acabaram danificando por completo os novos rolamentos deixando-os piores do que estavam originalmente. Pelo fato de se aplicar forças nos locais errados. Parabéns a vc, eu acredito que todos deveriam se utilizar destes dois recursos apresentados para se efetuar estas substituições. Agora se eu te mostrar o dispositivo que eu fiz para trocar os da caixa de direção (mesa) Superior e Inferior vc vaí pirar :!: :!: :!: Abs a tds
Italo




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