Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

LAVAGEM ARTESANAL...

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
Andrezao sjb
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Jul 2008 22:07
Localização: São J. Barra / RIBEIRÃO PRETO
Contato:

LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Andrezao sjb » 16 Jul 2010 12:57

Ola turma, vi esse assunto da forma de lavagem e testei e gostei muito entao resolvi postar aqui algumas recomendaçoes e curiosidades q nem eu mesmo fazia e tbm fazia errado, agora com essas dicas minha azulona ficou mais linda com esses cuidados aproveitem... Abs 8) 8) 8)

A mistura de produtos na lavagem artesanal de motocicletas.

Parte I - Os produtos

1- Considerações Iniciais

1.1 - Diversas soluções:
Existem muitas maneiras se lavar motocicletas utilizando-se a mais variadas opções de produtos. A sugestão apresentada nesta matéria é apenas uma delas, e não tem a pretensão de ser a palavra final sobre o assunto.

1.2 - Fundamento:
Esta solução de lavagem surgiu do resultado pela busca de uma proposta para lavagem artesanal para motocicletas, que fosse acima de tudo simples, barata, segura para as peças e componentes da motocicleta, e que apresentasse o menor impacto possível para o meio ambiente.

1.3 - A quem se destina:
Este trabalho se destina especificamente para motociclistas que preferem cuidar pessoalmente de sua motocicleta e acima de tudo que “curtem” lavar sua motocicleta e que gostam de discutir e debater esse tipo de assunto com outros amigos motociclistas.

1.4 - Eficiência e Segurança:
Um dos fatores que se busca na lavagem artesanal é o ponto de equilíbrio entre eficiência e segurança oferecida pelos produtos utilizados. De nada adianta um produto ser excelente para remover qualquer tipo de sujeira se ele prejudicar componentes e peças da motocicleta.

1.5 - Marcas de Produtos:
A finalidade desta matéria é passar orientações praticas e fundamentos, não é interesse citar marcas de produtos. Com o objetivo de evitar problemas comerciais e mercadológicos, marcas não serão citadas, nem haverá discussão e comparação entre as marcas comerciais existentes no mercado. Cabe a cada motociclista pesquisar e adquirir produtos da marca que for de sua conveniência.

1.6 - Forma de apresentação do texto:
Por se tratar de uma matéria técnica com objetivos práticos que visa atender motociclistas com os mais variados níveis de conhecimento e expectativas, a riqueza de detalhes é vital para a explanação e compreensão geral do assunto, se tornando impossível resumi-lo. Para tentar contornar esse problema procurei colocar o maior numero de parágrafos com itens e sub itens, visando facilitar assim a busca do assunto especifico de interesse de cada leitor.


2 - Os produtos Utilizados

2.1 - Querosene:
O querosene é um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos, aromáticos. Por ser um hidrocarboneto (derivados de petróleo) o querosene apresenta uma oleosidade relativa natural. Ele é muito utilizado na lavagem de motocicletas, em especial nas peças e locais com muito óleo e graxa, como o motor, a transmissão secundaria por corrente, e outros. O Querosene apresenta um leve teor de gordura. Ele é bem seguro pois pode ser aplicado puro em quase todas peças da motocicleta. Lembrando que para tintas não protegidas por verniz ele funciona como um solvente, comprometendo também as pinturas de baixa qualidade como por exemplo às tintas em spray. O querosene é prejudicial para plásticos e borrachas, sendo que esses efeitos nocivos só serão percebidos em longo prazo. Sempre que for utilizado o querosene puro na lavagem deve-se enxaguar e enxugar bem a motocicleta. Dessa forma, também não se deve pulverizar querosene puro no motor e outras partes da motocicleta após a lavagem a fim de deixar esses locais brilhantes e com aspecto úmido.

2.2 - Óleo Diesel:
É outro produto derivado de petróleo também utilizado em motocicletas, em especial na lavagem das peças e locais com muito óleo e graxa, como o motor, a transmissão secundaria por corrente e outros. Ele é bem mais oleoso que o querosene, e seu maior agravante na questão da segurança é que existe enxofre em sua composição, que é altamente prejudicial para diversas peças da motocicleta. Dessa forma ele não é tão seguro como o querosene, não devendo ser aplicado puro na maioria das peças da motocicleta. Em especial não se deve utilizar o óleo diesel puro nas pastilhas e sapatas de freio pois sua oleosidade excessiva vai tornar as lonas e pastilhas permanentemente úmidas iniciando um processo que alguns mecânicos chamam de envidraçamento das lonas e pastilhas, nesse caso elas ficam brilhantes e lisas e perdem totalmente sua capacidade de frenagem. Muitas vezes esse problema não tem retorno, sendo necessário substituir essas peças. O óleo diesel em contato com algumas áreas pintadas não protegidas com verniz funciona como um solvente, comprometendo também as pinturas de baixa qualidade como por exemplo às tintas em spray. O óleo diesel também é prejudicial para plásticos e borrachas, sendo que esse efeito negativo é percebido em longo prazo. Sempre que for utilizado o óleo diesel na lavagem deve-se enxaguar e enxugar bem a motocicleta. Dessa forma também não se devem pulverizar óleo diesel no motor e outras partes da motocicleta após a lavagem a fim de deixar esses locais brilhantes e com aspecto úmido. Obs. O biodiesel é totalmente diferente, ele é mais seguro, uma vez que não contem enxofre em sua formula. A dificuldade para sua aquisição é descobrir quando e em qual posto de combustível ele esta sendo vendido.

2.3 - Xampu Automotivo
Todos sabões em geral são produtos que tem como base de sua estrutura química os ácidos graxos, em geral todos os sabões são alcalinos, mas mesmo assim o xampu automotivo em geral tem Ph mais baixo que a maioria dos sabões. O Xampu automotivo é um produto muito utilizado na lavagem de motocicletas. Este produto é viscoso e tem a coloração variada, a mais comum é a amarela. Fabricado por pequenos e grandes fabricantes tem os mais diversos nomes comerciais. Normalmente ele é encontrado em supermercados em embalagens pequenas. Ele pode ser encontrado também em lojas especializadas em revenda de material de limpeza, em especial aquelas que distribuem para lava rápido, em embalagens profissionais que em geral é de cinco litros. Também são encontrados diretamente nos fabricantes e distribuidores que podem ser pesquisados através da Internet. Sua ação apresenta bons resultados, com bastante segurança em peças pintada protegidas com verniz, como tanque, lateral e pára-lamas, com sujeira média, geralmente do resultado de acumulo recente de pó e barro. Para essa atividade ele é muito seguro. Normalmente ele é aplicado diluído em água com esponja de espuma. Apesar de ser sabão de uso profissional sua alcalinidade é baixa, ou seja não tem o ph muito elevado. Assim ele não provoca manchas na pintura.

2.4 - Sabão Liquido:
Os sabões em geral são produtos que tem como base de sua estrutura química os ácidos graxos, em geral todo sabão é alcalino, o sabão liquido em questão tem um Ph maior que o Xampu automotivo, mas seu Ph é menor que o sabão em pó domestico. Estamos falando de um produto utilizado em certas regiões do Brasil, esse produto tem a coloração azul, é viscoso, é conhecido popularmente como omo liquido ou omex. Ele não é fabricado por grandes fabricantes e também não tem nome comercial especifico. Normalmente ele é vendido a granel, ou garrafas pets de dois litros, por pessoas que comercializam produtos de limpeza em peruas e caminhonetas nos bairros diretamente ao consumidor. Existe também uma versão de sabão de coco liquido, que é a mesma coisa só muda o aromatizante e o corante. Eles podem ser encontrados também em lojas especializadas em revenda de material de limpeza, podendo ser encontrados diretamente nos fabricantes e distribuidores que podem ser pesquisados através da Internet. Ele é utilizado puro na lavagem de peças de motocicletas por mecânicos e profissionais da área. Sua ação apresenta bons resultados nas peças e locais com sujeira muito impregnada e antiga resultado do acumulo sucessivo de pó e óleo e graxa. Para essa atividade ele é seguro. Ao contrario do querosene e óleo diesel ele não age como solvente de tintas, e normalmente ele é aplicado puro nesses locais. Mas por ser um sabão de uso profissional ele é alcalino, ou seja tem o ph elevado, dessa forma ele pode provocar manchas, em especial em pinturas sem verniz e alumínios também sem verniz, como encontrados nas laterais do motor, quadro e suspensões dianteira e traseira. Uma forma de tentar reduzir o risco quando se utiliza ele puro, é lavar rapidamente as peças e enxaguar com bastante água o local. Importante: Da mistura do sabão em pó para lavagens de roupas com água, não se obtém o sabão liquido. O sabão em pó para lavagens de roupas é muito mais forte que o sabão liquido e não se dilui completamente na água, manchando com muita facilidade as peças da motocicleta.

2.5 - Tabela pratica dos Produtos Puros

Grupo--- Produto--------------Ph -------Ação sobre ---------Ação sobre---------Nível de
-------------------------------------------Terra e Barro------Óleos e Graxas----Segurança
--A------ Querosene---------Neutro-------- Baixa----------------Boa-------------- Bom
--A------ Oleo Diesel---------Neutro--------Baixa----------------Boa---------------Ruim
--B-------Xampu Autom.-----Médio--------Boa----------------Baixa------------- Ótimo
--B-------Sabão Liquido-------Alto-------- Ótima--------------Média-------------Médio

3 - Produtos não recomendados:

3.1 - Produtos de uso profissional não recomendados:
Existem no mercado automotivo, diversos produtos de uso profissionais específicos para limpeza pesada, muitos deles utilizados na lavagem profissional de automóveis. Como nossa proposta é uma lavagem artesanal e segura, esses produtos não são recomendados. A variedade é grande, vou citar os dois mais comuns que são, o ativado (limpa baú ou limpa alumínio) esse produto detona principalmente as partes de liga leve dos blocos de motores e também a peças de alumínio como a balança traseira de alumínio de muitos modelos de motocicletas. O outro produto é um desengraxante industrial utilizado para chassis de caminhão, conhecido também como solupan, nome de uma marca que se popularizou como nome genérico do produto, sua alcalinidade é elevadíssima, provocando manchas em muitos locais da motocicleta, mesmo nas pinturas mais resistentes e protegidas com verniz.

3.2 - Outros produtos diversos não recomendados:
Também não é recomendado o sabão em pó doméstico utilizado para lavagem de roupas, em geral eles são muito alcalinos, não se diluem facilmente com a água se tornando assim mais perigosos, que por sua vez também provocam manchas em muitos locais da motocicleta. Também não é recomendada à utilização de gasolina para qualquer tipo de limpeza, em especial não deve ser utilizada nas correntes das motocicletas.


4 - A mistura dos Produtos:

4.1 - Como Surgiu:
Após três anos lavando motocicletas artesanalmente, fiz a primeira experiência com essa mistura, que resultou em uma boa alternativa para melhorar a lavagem e oferecer menos riscos para a segurança das peças das motocicletas. Na realidade a primeira iniciativa foi adicionar querosene no sabão liquido para reduzir sua alcalinidade. Quando percebi que o resultado era bom e o enxágüe era perfeito, resolvi então acrescentar o sabão no querosene para lavar as partes sujas com graxa.

4.2 - Como funciona:
Quando se mistura um sabão com um derivado de petróleo, acelera-se o processo da reação química do sabão reduzindo drasticamente sua alcalinidade. Por outro lado o sabão reduz a oleosidade existente nos derivados de petróleo.

4.3 - O porque da Mistura:
O objetivo da mistura é exatamente aumentar a segurança sobre os materiais na lavagem, quando se faz à mistura existe uma redução drástica da alcalinidade do sabão, e também dos efeitos maléficos que existem no querosene, no óleo diesel e demais derivados de petróleo.

4.4 - Como fazer:
Em uma pequena vasilha plástica de aproximadamente 250 a 300 ml, misture o sabão liquido com o querosene nas seguintes proporções:
Para os locais com mais terra e barro: 30% de Querosene com 70% de Sabão Liquido.
Para os locais com mais graxa e óleo: 70% de Querosene com 30% de Sabão Liquido.
A seguir mexa bem a mistura até que ela fique homogenia.
Obs.: O querosene e o sabão liquido são os produtos que apresentam o melhor resultado na busca do equilíbrio entre eficiência e segurança.

4.5 - Outras Opções:
Pode-se também fazer a mistura utilizando-se um produto do Grupo A (Querosene ou Óleo Diesel) com outro produto do Grupo B (Xampu Automotivo ou Sabão Liquido)

4.6 - Tabela pratica das Misturas:

-Grupo---Mistura----------------------------Ph-----Ação sobre------Ação sobre------Nível de
------------------------------------------------------Terra e Barro--Oleos e Graxas-Segurança
--A+B---70% Queros.+30% Xampu Aut.---Neutro-----Baixa-----------Boa------------Ótimo
--A+B---70% Queros.+30% Sabão Liq.----Neutro-----Baixa----------Ótima-----------Bom
--A+B---70% Óleo Die.+30% Xampu Aut.--Neutro-----Baixa-----------Boa------------Médio
--A+B---70% Óleo Die.+30% Sabão Liq.----Neutro----Baixa----------Ótima----------Médio
--A+B---70% Xampu Aut.+30% Queros.----Baixo------Boa-----------Baixa-----------Ótimo
--A+B---70% Sabão Liq.+30% Queros.------Baixo-----Ótima---------Baixa------------Bom
--A+B---70% Xampu Aut.+30% Óleo Die.---Baixo------Boa-----------Baixa-----------Médio
--A+B---70% Sabão Liq.+30% Óleo Die.-----Baixo------Boa-----------Baixa-----------Médio

4.7 – Escolha das concentrações das misturas:
As concentrações das misturas sugeridas acima são apenas exemplos práticos para utilização imediata. Não existe uma formula precisa da concentração dos produtos. Com a utilização freqüente das misturas, cada motociclista, de acordo com sua necessidade vai encontrar a formula ideal para cada local especifico de sua motocicleta. Exemplos: Para motocicletas novas a melhor opção de mistura será aquela que valorize mais a Segurança. Já para motocicletas utilizadas na pratica de off-road a mistura mais indicada será a que tenha melhor ação sobre terra e barro.

4.8 - Não fazer grande quantidade da mistura:
Não se deve fazer uma grande quantidade da mistura por dois motivos básicos: O primeiro é que como os dois produtos se anulam, a mistura perde o efeito muito rápido, eu acredito que depois de cerca de uma hora ela não serve mais para a utilização. Outro motivo é que fazendo aos poucos é possível ir testando e descobrindo a concentração ideal para cada local. O ideal é utilizar uma caneca plástica pequena com capacidade entre 250 a 300 ml.

4.9 - As vantagens da Mistura:
I – Segurança: A grande vantagem da utilização da mistura sem duvida alguma é o ganho na segurança para todos componentes da motocicleta.
II – Praticidade: Quando se utiliza à mistura não há necessidade de fazer o serviço correndo e enxaguar rápido como acontece com produtos puros que podem secar e manchar a motocicleta. Por causa do óleo dos derivados de petróleo a mistura não seca, e quando é feito o enxágüe ela é completamente eliminada sem muito esforço.
III – Resultado: Um dos fatores mais interessantes desse processo é que o serviço apresenta um resultado "limpo", ou seja após aplicar e fazer o enxágüe, todo produto e resíduos de sujeira são totalmente eliminados, não sobrando os desagradáveis resíduos de óleo e graxa de quando se usa o querosene ou óleo diesel puro ocorre.
IV – Comodidade: O serviço de lavar a motocicleta pode ser feito em qualquer lugar da casa, mesmo em garagens com piso cerâmico branco ou claro, pois o local onde a motocicleta é lavada com a utilização da mistura também fica limpo sem resíduo de gordura ou graxa.
V – Ecologia: A natureza também agradece, pois logo após serem misturados os produtos começam a reagir entre si, e um vai destruindo o outro e depois de um certo tempo a mistura se torna neutra, e assim não ficamos com a consciência pesada de descartar querosene ou óleo diesel puro na natureza.
VI – Saúde: Quando comecei a lavar motocicletas e utilizava os produtos separados, periodicamente minhas mãos ressecavam e “descascavam”, a partir da utilização da mistura isso nunca mais aconteceu.

Abs


"O Motociclista aprende com os erros dos outros....o motoqueiro com os seus próprios"

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Alex Red » 16 Jul 2010 13:13

Nooooooooooooooooooooooossa <>)


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Sergio Pretto » 16 Jul 2010 15:39

Caraca, nenhuma moto suja resistirá a isso . . .
Parabéns Andrezão!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
humberto
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 107
Registrado em: 09 Mai 2010 19:17
Localização: Nova Friburgo-RJ

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor humberto » 16 Jul 2010 19:56

SE EU LAVAR A MINHA GALO COM TODOS ESSES PRODUTOS E PROCEDIMENTOS, GUARDO ELA NA GARAGEM E NÃO ANDO MAIS. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

TÁ VALENDO, PRA VER ELA BONITONA.

ABRAÇOS,

HUMBERTO.


24 HORAS GALINÁCIO !!!

Avatar do usuário
VALENTIM
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1617
Registrado em: 29 Fev 2008 11:39
Moto Atual: Varadeiro
Localização: Bauru-SP

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor VALENTIM » 16 Jul 2010 20:22

AI ANDREZÃO !!!!
matou a pau !!!!!! <>)


VALENTIM - GALEIRO - Bauru-SP
AGORA GALEIRO BANDIDO!!!!!!

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor alessandro » 17 Jul 2010 18:37

A arte da lavagem está virando uma ciência.
Ótimo post.


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Getulio
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 516
Registrado em: 04 Jul 2008 20:34
Localização: São Fidélis-RJ
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Getulio » 17 Jul 2010 19:17

Simplesmente esgotou o assunto...........Parabéns...

sds.


As clássicas sobreviveram ao tempo e aos avanços do mundo moderno: obras de arte são assim!

CB 50 - EX
CB 125 S - Atual
CB 400 II Dourada - Ex
CB 400 II Vinho - Ex
CG 150 SPORT - Ex
CBX 250 Twister Prata - Ex
CBX 750 F - Magia - Atual

Avatar do usuário
Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1376
Registrado em: 29 Mar 2007 22:10
Localização: Itapeva-SP

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Rezende » 18 Jul 2010 11:14

Blz Andrezão. Vou praticar isso na Nêga Véia. ;;


REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Avatar do usuário
Andrezao sjb
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Jul 2008 22:07
Localização: São J. Barra / RIBEIRÃO PRETO
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Andrezao sjb » 18 Jul 2010 11:26

... e ai turma? Eu tambem gostei dessa materia, o bom mesmo é na hora que esta fazendo parece magica, fica limpinha e nao agride as partes que desgastam com a lavagem...
Se alguem executar essa pratica postem ai...
Abraços...

:) :) :) :) :) :) :)


"O Motociclista aprende com os erros dos outros....o motoqueiro com os seus próprios"

Avatar do usuário
Cabiludo da Fronteira
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 845
Registrado em: 03 Fev 2009 20:41
Moto Atual: Canadense...1a TL do Brasil
Localização: Santa Vitória do Palmar - RS
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Cabiludo da Fronteira » 18 Jul 2010 19:54

Simples assim...?????

Rssrsrsrsrsrsr......

Grande abraço, mas confesso que não consegui ler toda a matéria.......rsrsrsrsrsr


Cabiludo da Fronteira ...

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Alci Costa » 19 Jul 2010 10:15

faço minhas as palavras do Michel, não li tudo não, mas vou usar na próxima Galo Terapia.... se bem que a minha raramente chega a ficar suja para precisar desses produtos :mrgreen: :mrgreen:
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
caturatma
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1078
Registrado em: 25 Nov 2007 10:31
Localização: Floripa - SC
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor caturatma » 19 Jul 2010 12:13

Ei Alci é simple só tirar a capa, descer ela da carretinha e por pra rodar q ai suja, assim vc pode testar os produtos ;; hehehehhehehehhe
Eu uso querosene misturado com detergente neutro no motor, sempre tive bom resultado pra tirar a craka...
Abs
Abs
Alci Costa escreveu:faço minhas as palavras do Michel, não li tudo não, mas vou usar na próxima Galo Terapia.... se bem que a minha raramente chega a ficar suja para precisar desses produtos :mrgreen: :mrgreen:
Abraços.


Ai galera 7 galo na estrada não tem pra ninguém, tive uma 89 canadense agora to com uma Black, só quem tem é q sabe a direrença Huhaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!!!!

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor alvaromb » 27 Jul 2010 21:25

Poxa, que ótima matéria
já era adepto do uso do querosene para limpar a corrente e algumas partes do motor, mas agora vou usar essa mistura querosene e xampu automotivo na próxima lavagem da moto
valeu! :mrgreen:


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Alci Costa » 11 Dez 2010 19:57

Ressucitando o tópico.
amanhã vou lavar a Galo . Ainda está suja desde a vinda de FLORIPA. Acreditam que ainda não lavei-a????????????????
que desleixo o meu....
É que tinha pedido a junta da tampa de válvulas original e troquei essa semana, vou aproveitar e desmontar ela inteira e lavar inclusive o babado de óleo no motor; vou aproveitar e usar o pretinho caseiro que citei em outro tópico e postar fotos lá (cuidados ao lavar a galo).
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: LAVAGEM ARTESANAL...

Mensagempor Demétrio » 06 Jan 2011 01:56

Caraca, cansativo mas bem elucidativo, demorei meia hora pra ler mas li tudo! Rsrsrsrs...
Belo tópico Andrezão! Vou tentar pôr em prática pelo menos parte dessa lavagem.
Abraços!


CBX 750 Indy 93


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes