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Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Enviado: 25 Out 2009 19:11
por Véio Mussa
Luiz Carlos escreveu:Ah, outra coisa......
Consultei mais dois mecânicos de motos e, ambos ratificaram o que o Cláudio da Cmotos disse anteriormente:

"A posição das molas nos garfos não muda em nada o comportamento da suspensão".
Mesmo assim optei por colocá-las na posição recomendada pela HONDA.


Luiz...
Não vou afirmar com toda certeza, porque não lembro bem, mas se não me engano as molas da galo tem o espaçamento entre as espiras diferentes de um lado para outro.
Se for isso mesmo (até gostaria que você que desmontou respondesse), é porque ela são um tipo de mola helicoidal que tem coeficiente de elasticidade variável, e tem que ser montadas na posição correta, para se obter o efeito desejado.
Você até pode montar ambas (nunca uma só) invertidas, mas a função de amortecimento será diferente.
Basicamente elas farão uma absorção mais brusca do impacto no momento inicial e mais suave no momento seguinte e vice-versa se montadas invertidas.
Coeficiente de alasticidade variavel, se consegue, alterando a forma, a espessura e a tempera do material ao longo do corpo da mola. Como curisodade, até o sentido do enrolamento da mola, altera o seu funcionamento e aplicação...

Além disso, é mais fácil construir uma mola uniforme do que uma com espaçamento, formato ou rigidez do material variado de um lado para o outro e, se fosse possível inverter o sentido dessa mola, ela seria do tipo uniforme.

Portanto, em qualquer dos casos,se existem diferenças entre os lados das molas, mande esses o Sr Claudio e os dois mecânicos parar de falar besteira, que de funcionamento de molas e detalhes de ajustes finos de suspensões, eles entendem muito pouco ou nada....heheheheh

Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Enviado: 25 Out 2009 21:02
por BATISTA
Luiz Carlos escreveu:É por aí mesmo, Batista. rsrs
É pelas curvas do escapamento que eu levanto a frente dela, mas não precisa levantar muito não. Apenas o suficiente p/ a roda dianteira "descolar" do chão.

Boa sorte aí ! he he he


Desculpe a ignorância, mas é necessário levantar a roda dianteira? E se deixar apenas no cavalete central, consigo trocar o óleo da suspensão?
Abraços,

Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Enviado: 26 Out 2009 09:40
por Alci Costa
Batista dá sim para apoiar no cavalete central. O que será necessário é apenas que alguem fique forçcando a traseira dela no chão. Quando vc coloca o cavalete ela fica, normalmente, com a traseira erguida e apoiada na suspensão dianteira, inverta essa situação e a dianteira ira ficar bem alta.... somente não se esqueça de forçar a traseira em direção ao chão. Pode até pedir para alguem ou mesmo uma criança maiorzinha ficar sentada na parte do garupa.
E como a dúvida da posição da mola foi sanada, vou transferir esse tópico para a seção "faça você mesmo", pois as dicas são boas. Tambem vou editar o nome do tópico para ficar mais atrativo aos interessados.
Abraços.

Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Enviado: 26 Out 2009 20:38
por Véio Mussa
Luiz Carlos escreveu:Mussa, esse Cláudio da Cmotos (famosa, aqui em SP, em sistema de suspensão) trabalha basicamente c/ ajustes e modificações de moto de trilha e moto cross. Foi ele quem remanufaturou totalmente o amortecedor traseiro da minha galo, e diga-se de passagem, ficou muito bom.

Os outros dois mecânicos (Kaká e Julio) daqui da região, também confirmaram a informação que ele me passou.

Além disso, sou testemunha viva do fato, pq depois de trocar o óleo, (sem ter a informação que precisava) montei as molas na posição invertida, andei c/ a moto e senti que ela ficou excelente. Pois bem, depois da dica do Humberto, resolvi colocá-las na posiçao correta e a moto continuou excelente, do mesmo jeito que estava antes, com as molas invertidas. Portanto, pelo grau de exigência que eu possuo, posso dizer com toda certeza que, se exixte alguma diferença, ela é imperceptível a minha sensibilidade. he he he he


Mussoi escreveu:Basicamente elas farão uma absorção mais brusca do impacto no momento inicial e mais suave no momento seguinte e vice-versa se montadas invertidas.


Resumi neste parágrafo o efeito de inversão das molas...realmente ele é pouco perceptível para nós que que não somos Valentinos Rossi, mas ela existe e, dependendo do piso, não é tão pequena assim...e repito, esses mecânicos não poderiam ter dito o que disseram...seguramente os engenheiros que projetaram e os pilotos que testaram a galo, sabem mais que eles...hehehehe

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 26 Out 2009 20:53
por Véio Mussa
Gente...
É bom lembrar que trocar o óleo das bengadas, não é bem exatamente só trocar o óleo...
Para uma manutenção correta é necessário desmontar as bengalas e lavar todas as peças corretamente, coisa impossivel de se fazer com o sistema montado.
Caso contrário o óleo novo ficara deteriorado muito rápido...
Bom lembrar também que de uma maneira geral, óleos hidráulicos não aceitam misturas de tipos ou marcas, pelo componentes de fabricação e características de cada um...

Mas como dizem.... "cada cabeça uma sentença"....

Portanto...
Boa Luiz....
"Condenado" é o termo exato para definir o coitado que vai ficar no mínimo umas duas horas sentado da trazeira da moto para que o serviço seja realizado...três ou mais, no caso de mexanicos como nós....se for uma criança então, mesmo que já grandinha, duvideodó....hehehehehehe
Aliás, bota criança nisso, eu peso 85 Kg e é necessário sentar bem na traseira da galo para que a rodada dianteira fique suspensa... acho com 60 Kg a roda dianteira não sai do chão....hehehehe....
Acho também que é melhor o Alci trocar a criança paciente, por um boi treinado e mesmo assim meio dopadão.....huahuahuahuahua

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 27 Out 2009 00:25
por Alex Red
Quando eu sento no carona a frente suspende facil facil,
será porque peso 100kg...............hehehehehehered :mrgreen:

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 27 Out 2009 20:12
por Alci Costa
Outro dia tirei a roda dianteira para polir, calcei na curva do escapamento e ficou no cavalete, não fica tao pesada.....
abraços.

COMO TROCAR OLEO DA BENGALA

Enviado: 30 Out 2009 20:50
por BATISTA
Salve todos,

Hoje fiz uma Galoterapia na suspensão dianteira. Troquei o óleo da suspensão. Vamos lá.
Coloquei óleo MOTUL 10W.
Consegui levantar a roda dianteira com a ajuda de um pequeno macaco pneumático e um pedaço de madeira (perna de três) que ficou apoiado nos canos de descarga.
Aí vai o passo a passo:

Esse é o óleo utilizado - Paguei R$ 39,00
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Material necessário:
1 chave de boca nº 25
1 chave L ou de boca nº 10
1 recipiente que tenha marcação em ml (esse roubei da minha esposa)
1 seringa
2 recipientes para receber o óleo sujo
o funil para colocar o óleo pode ser feito com o gargalo de uma coca pet
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Vejam como suspendi a roda dianteira, utilizando um pequeno macaco pneumatico. Custou R$ 40,00
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A madeira ficou apoiada nos canos de descarga
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Retire as tampas das canelas
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Retire as porcas com cuidado, pois a pressão da mola é muito grande e poderá voar longe a porca e o espaçador
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Retire o espaçador
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Retire o parafuso de dreno. Cuidado que o óleo sujo jorra com força. Aproxime o recipiente do parafuso, senão ...
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Reire o parafuso do dreno da bengala esquerda. Observe que o local dele é diferente
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Deixe escoar todo o óle sujo
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Observem que curioso. Em uma bengala o óleo estava preto e na outra meio avermelhado. Certamente algum mexânico fez m....
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Depois recoloque os parafusos de dreno no lugar e coloque o óleo novo na medida recomendada. No meu caso: bengala direita 366 ml e bengala esquerda 376 ml. Recoloque os espaçadores e as porcas fazendo bastante pressão para baixo e girando a porca.
É isso. Não é facil?
Testei a moto e ela está bem melhor. Tá bem mais macia a suspensão.
Um abraço,

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 30 Out 2009 21:44
por Alci Costa
Batista , parabéns pela didática e sequiencia de fotos. muito bom mesmo.
Viram como é fácil apoiar no cavalete?
Nem precisa deixar o filho ou sobrinho de castigo na traseira da moto................ ;) ;)
abraços.

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 31 Out 2009 17:07
por Véio Mussa
Batista....
Além do que o Luiz falou, eu posso estar enganado, mas acho que tenho uma notícia que você não vai gostar muito...

Esse óleo preto que saiu de uma das bengalas, não é por culpa de algum mecânico. É sim, porque tem algo errado nela...

Muito provavelmente uma daquelas arroelas de 0,2mm de espessura(acho que o nome correto é "anél pistão" tenha se partido e os pedaços estão raspando e desgastando o "tubo de assento da mola", que é de alumínio...

Essa cor escura do óleo é típica de limalhas de alumínio....

Se por acaso, você ainda tiver o óleo que saiu preto guardado, deverá ver que no fundo do recipiente existirão resíduos depositados que viram praticamente uma pasta. Se você molhar seu dedos nesse depósito e esfregar, verá que se trata de limálhas bem finas e o quanto são abrasivas ...

Se eu fosse você desmontava ou mandava desmontar essa bengala e dar uma conferida, porque essas limálhas são abrasivas e acabam com danificar todas as peças internas da suspensão, em especial o limitador de óleo, a bucha de bronze e os retentores....OK

Sinto muito, mas quase 100% de certeza que você tem esse probleminha.....
Abraço

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 31 Out 2009 20:36
por Véio Mussa
Também estou torcendo....hehehehehe
Mas se for o que eu falei, também não é nada para se assustar, a peça é bem barata, deve ser coisa de 1 realzinho, só é difícil de encontrar...o chato mesmo é ter que desmontar...



Luiz....3 anos sem trocar o óleo das bengalas???

Acho que de manual é uma vez por ano ou a cada 10.000Km...
Deixa de ser mão de vaca e toma vergonha......huahuahuahuahuahuaha

Por falar em óleo, semana passada trocamos o óleo das bengadas da Galo do meu filho e meu mecânico indicou um óleo para a suspensão da galo, que segundo ele é muito bom e barato...é da marca Elf....paguei, numa distribuidora de lubrificantes, R$ 13,00 por um litro...

PS: Aproveita e dá uma olhada nas tuas também...óleo preto com depósito de resíduos....é limalha de aluminio, pode ter certeza...

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 31 Out 2009 22:16
por Alci Costa
quando comprei essa minha ultima Galo mandei trocar todos os oleos inclusive esse das bengalas....
se nao me engano tambem estavam de cor diferente, tinha vazamento em um retentor...
depois troquei de novo e troquei o oleo dos dois lados e retentores.... so com isso zerou.
abraços.

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 31 Out 2009 23:15
por Hudson
Batista depois de ter esgotado óleo vc nao precionou as bengalas para sair o resto do óleo?
deve ter ficado óleo velho dentro com certeza

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 03 Nov 2009 12:11
por BATISTA
Luiz Carlos escreveu:Ué........não fez a lavagem interna, c/ gasolina ?
Não sei se procede, masssssssss, dizem os "especialistas" que, o resíduo do óleo velho contamina o óleo novo, promovendo a formação de borras.


Olá Luiz,

Fiz meio na pressa. Mas na próxima com certeza lavarei com gasolina.
abços,

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Enviado: 03 Nov 2009 12:12
por BATISTA
Hudson escreveu:Batista depois de ter esgotado óleo vc nao precionou as bengalas para sair o resto do óleo?
deve ter ficado óleo velho dentro com certeza


Olá Hudson,
Fiz isso não (rs). Se ficou óleo velho, foi pouquinho. Na próxima capricho mais.
Abços,