Carregador de baterias inteligente
Enviado: 14 Jun 2009 22:55
Amigos...
Como sabem tenho 3 motos e por isso mesmo, por não serem utilizadas diariamente, as baterias acabam por perder carga naturalmente, muito embora estando em boas condições, em especial no inverno aqui do sul.
Para resolver esse problema, andei pesquisando um carregador do tipo flutuante ou inteligente. Ou seja, um carregador que eu pudesse deixar ligado sem me preocupar em desliga-lo quando a bateria estivesse com a garga plena, como acontece com a maioria dos que existem no mercado a preços acessíveis. Os inteligentes são muito caros.
Analizando custo benefício, acabei optando por um carregador da marca Sulton, fabricado no Paraná, quer é normalmente utilizado para manter a carga da bateria de um sistema de alarme residencial.
A grande maioria desses alarmes, utiliza uma bateria de 12V 7Amp como fonte de alimentação em caso de falta de energia.
Esse carregador analiza constantemente a Tensão, a Corrente e a Potência dessa bateria, ligando e desligando automaticamente conforme a necessidade de carga da mesma.
Ele possui duas saídas. Uma padrão de 700mA e uma (auxiliar) de 2A.
Como a bateria das galos diferem da do sitema de alarmes, unicamente no que diz respeito a capacidade de Amperagem, significa dizer que para que ela fique totalmente carregada, somente o tempo de carga é que terá que ser maior.
Para não danificar uma bateria de 14Amp, a carga máxima deve ser de 1,4 Amp, ou seja 10% da capacidade máxima da bateria.
Utilizando a saída padrão de 700mA, a carga será de 5% da capacidade máxima, ou seja, ideal para carga de manutenção, que é o que eu estava procurando.
Caso haja necessidade de uma carga rápida, é só utilizar a saída de 2Amp.
Comprei o carregador, que se resume a uma placa (montada no sistema de fonte totalmente chaveada) montada numa caixa de metal, por R$ 65,00.
Como a finalidade que dei a ela é um pouco diferente da original, gastei mais R$ 16,00 com 4 Plugs banana e 4 metros de fios, para deixar o equipamento portátil e mais prático.
Montei, testei e ficou uma beleza...
Já utilizei na Galo, na CB450 e na CBR1000 e foi totalmente aprovado....
Aliás, na CBR1000 fiz uma adaptação bem legal para não ter que mexer nada na moto....nem titar o banco é necessário...
Nela, adaptei um conector para utilizar o carregador sem, como já disse, ter que retirar o banco, a bateria, a carenagem ou usar qualquer ferramenta. Basta ligar o carregador ao conector e ponto final....
Muito embora sabendo que iria funcionar, mesmo assim mandei uma correspondência para o fabricante do carregador, só para confirmação.
Correspondência esta que trancrevo abaixo...
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Ademar Mussoi Enviada: Qui Jun 04, 2009 12:52 am Assunto: Utilização do carregador inteligente
Sou motociclista e por ter 3 motos, elas acabam por rodar pouco e, consequentemente, as baterias, muito embora em boas condições, acabam por perder carga naturalmente.
Indicado por um amigo, adquiri a pouco um carregador inteligente da vossa empresa e gostaria de tirar três dúvidas.
- É possivel utilizar o carregador inteligente para carga e manutenção de uma bateria de moto não selada, de 12V 14 Amp?
- Ao invéz de utilizar a saida normal de 0,7 Amp, a saída auxiliar que fornece 1,3 Amp pode ser utilizada para carregar essa mesma bateria, caso haja necessidade de uma carga um pouco mais rápida?
- No meu entendimento e falando de uma maneira simploria, carregador inteligente é um equipamento que pode ser deixado ligado ininterruptamente sem me preocupar com a carga total da bateria, pois ele fara isso automaticamente, ligando e desligando conforme a bateria va perdendo carga.
O meu entendimento está correto?
Agradeço
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Junior - Sulton Enviada: Sex Jun 05, 2009 6:31 pm Assunto:
Localização: Campo Largo
Boa tarde senhor Ademar,
Sim, o seu entendimento esta correto com alguma ressalva. A saída auxiliar do carregador, fornece a capacidade total do equipamento. Ou seja, pode chegar até os 2A. Então se a bateria da moto que é de 14A estiver bem baixa, o carregador irá fornecer 2 A por um período grande. Para vida útil da bateria o ideal é que ela seja carrega no máximo com 10% de sua carga. Por isso limitamos a saída da bateria em 700mA que é os 10% da bateria proposta. Mas não estou afirmando que irá danificar sua bateria, até porque como o senhor lembrou, esta fazendo carga de manutenção.
É comum usarmos esse carregador para manter a carga de baterias de carro, com seus 42A. Pode usar tranquilamente o equipamento para essa finalidade!
Estamos a total disposição para mais esclarecimentos. Se quiser, pode entrar em contato pelo meu e-mail junior@sulton.com.br
Abraço,
Junior
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Bem, se alguém estiver interessado....mãos a obra....vale a pena....
Comprei o meu aqui num representante da minha cidade...o site da empresa é http://www.sulton.com.br/ , lá tem os representantes em diversas cidades do país...
PS: Não encontrei nada no mercado com as mesmas carasterísticas de funcionamento e qualidade, por menos de R$ 180,00...
Vão aí algumas fotos do equipamento e da adaptação na CBR1000....
A caixa original que eu separei ao meio para acondicionar os cabos...




O Cabo para ligação diretamente na bateria de qualquer moto...

O cabo especial com o Jack macho, para ligação na CBR1000

O Jack fêmea instalado na CBR1000...





Como sabem tenho 3 motos e por isso mesmo, por não serem utilizadas diariamente, as baterias acabam por perder carga naturalmente, muito embora estando em boas condições, em especial no inverno aqui do sul.
Para resolver esse problema, andei pesquisando um carregador do tipo flutuante ou inteligente. Ou seja, um carregador que eu pudesse deixar ligado sem me preocupar em desliga-lo quando a bateria estivesse com a garga plena, como acontece com a maioria dos que existem no mercado a preços acessíveis. Os inteligentes são muito caros.
Analizando custo benefício, acabei optando por um carregador da marca Sulton, fabricado no Paraná, quer é normalmente utilizado para manter a carga da bateria de um sistema de alarme residencial.
A grande maioria desses alarmes, utiliza uma bateria de 12V 7Amp como fonte de alimentação em caso de falta de energia.
Esse carregador analiza constantemente a Tensão, a Corrente e a Potência dessa bateria, ligando e desligando automaticamente conforme a necessidade de carga da mesma.
Ele possui duas saídas. Uma padrão de 700mA e uma (auxiliar) de 2A.
Como a bateria das galos diferem da do sitema de alarmes, unicamente no que diz respeito a capacidade de Amperagem, significa dizer que para que ela fique totalmente carregada, somente o tempo de carga é que terá que ser maior.
Para não danificar uma bateria de 14Amp, a carga máxima deve ser de 1,4 Amp, ou seja 10% da capacidade máxima da bateria.
Utilizando a saída padrão de 700mA, a carga será de 5% da capacidade máxima, ou seja, ideal para carga de manutenção, que é o que eu estava procurando.
Caso haja necessidade de uma carga rápida, é só utilizar a saída de 2Amp.
Comprei o carregador, que se resume a uma placa (montada no sistema de fonte totalmente chaveada) montada numa caixa de metal, por R$ 65,00.
Como a finalidade que dei a ela é um pouco diferente da original, gastei mais R$ 16,00 com 4 Plugs banana e 4 metros de fios, para deixar o equipamento portátil e mais prático.
Montei, testei e ficou uma beleza...
Já utilizei na Galo, na CB450 e na CBR1000 e foi totalmente aprovado....
Aliás, na CBR1000 fiz uma adaptação bem legal para não ter que mexer nada na moto....nem titar o banco é necessário...
Nela, adaptei um conector para utilizar o carregador sem, como já disse, ter que retirar o banco, a bateria, a carenagem ou usar qualquer ferramenta. Basta ligar o carregador ao conector e ponto final....
Muito embora sabendo que iria funcionar, mesmo assim mandei uma correspondência para o fabricante do carregador, só para confirmação.
Correspondência esta que trancrevo abaixo...
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Ademar Mussoi Enviada: Qui Jun 04, 2009 12:52 am Assunto: Utilização do carregador inteligente
Sou motociclista e por ter 3 motos, elas acabam por rodar pouco e, consequentemente, as baterias, muito embora em boas condições, acabam por perder carga naturalmente.
Indicado por um amigo, adquiri a pouco um carregador inteligente da vossa empresa e gostaria de tirar três dúvidas.
- É possivel utilizar o carregador inteligente para carga e manutenção de uma bateria de moto não selada, de 12V 14 Amp?
- Ao invéz de utilizar a saida normal de 0,7 Amp, a saída auxiliar que fornece 1,3 Amp pode ser utilizada para carregar essa mesma bateria, caso haja necessidade de uma carga um pouco mais rápida?
- No meu entendimento e falando de uma maneira simploria, carregador inteligente é um equipamento que pode ser deixado ligado ininterruptamente sem me preocupar com a carga total da bateria, pois ele fara isso automaticamente, ligando e desligando conforme a bateria va perdendo carga.
O meu entendimento está correto?
Agradeço
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Junior - Sulton Enviada: Sex Jun 05, 2009 6:31 pm Assunto:
Localização: Campo Largo
Boa tarde senhor Ademar,
Sim, o seu entendimento esta correto com alguma ressalva. A saída auxiliar do carregador, fornece a capacidade total do equipamento. Ou seja, pode chegar até os 2A. Então se a bateria da moto que é de 14A estiver bem baixa, o carregador irá fornecer 2 A por um período grande. Para vida útil da bateria o ideal é que ela seja carrega no máximo com 10% de sua carga. Por isso limitamos a saída da bateria em 700mA que é os 10% da bateria proposta. Mas não estou afirmando que irá danificar sua bateria, até porque como o senhor lembrou, esta fazendo carga de manutenção.
É comum usarmos esse carregador para manter a carga de baterias de carro, com seus 42A. Pode usar tranquilamente o equipamento para essa finalidade!
Estamos a total disposição para mais esclarecimentos. Se quiser, pode entrar em contato pelo meu e-mail junior@sulton.com.br
Abraço,
Junior
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Bem, se alguém estiver interessado....mãos a obra....vale a pena....
Comprei o meu aqui num representante da minha cidade...o site da empresa é http://www.sulton.com.br/ , lá tem os representantes em diversas cidades do país...
PS: Não encontrei nada no mercado com as mesmas carasterísticas de funcionamento e qualidade, por menos de R$ 180,00...
Vão aí algumas fotos do equipamento e da adaptação na CBR1000....
A caixa original que eu separei ao meio para acondicionar os cabos...




O Cabo para ligação diretamente na bateria de qualquer moto...

O cabo especial com o Jack macho, para ligação na CBR1000

O Jack fêmea instalado na CBR1000...




