DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Enviado: 06 Mar 2008 20:15
Dicas para troca do Fluido de freio/embreagem e sangria do sistema
Eu faço uso deste procedimento que é extremamante simples, e pode ser feito com um mínimo de conhecimento de mecânica.
No entanto deixo bem claro que a responsabilidade de sua utilização é de cada um, afinal trata-se de manutenir os freios, ítem de extrema segurança nas motos.
O mecânico sangrou direito? Dizemos isso porque não basta abrir o sangrador e apenas ir completando o fluido no reservatório. O ar se acumula nas partes mais altas, e isso inclui curvas do flexível com ápice acima do parafuso que liga o flexível ao cilindro mestre e a parte que fica dentro da pinça, porém acima do sangrador. Em algumas motos (XT600E e Canyon500, p. ex.) é preciso soltar as pinças de freio e colocá-las de tal forma que o sangrador seja efetivamente a parte mais alta.
O meio mais fácil de trocar o fluído e sangrar um sistema de freio é usando uma seringa de 20 ml (a venda nas farmácias), sem a agulha, e um pedaço de mangueira plástica fina (a venda nas motopeças como "mangueira de respiro") ou melhor ainda, uma mangueira de silicone.
Se o sistema tiver sido desinstalado para manutenção, instale todo o sistema nos lugar - cilindro-mestre, flexíveis e pinça, já apertando os respectivos parafusos com o torque indicado no manual da moto.
Deixe o cilindro-mestre sem a tampa do reservatório e abra o sangrador da pinça de freio.
Coloque um pequeno pedaço da mangueira na ponta da seringa.Coloque a ponta da mangueira/seringa no sangrador e esvazie todo o fluído antigo. Feito isso, encha a seringa com óleo novo e delicadamente (para minorar a formação de espuma) vá enchendo o sistema "da pinça para o cilindro-mestre". Veja que no final é costume o fluido espirar do reservatório do cilindro-mestre (ou transbordar).
Lembre-se que para que o fluído possa passar pelo sangrador é necessário que ele seja afrouxado cerca de 1/4 de volta.
É interessante, se possivel, a ajuda de alguém para controlar o nível do reservatório, pode ser até aquela sua garupa costumeira..hehehe
Cheio o sistema, feche o sangrador, a tampa do reservatório do cilindro mestre, retire a seringa e aguarde uns 20/30 minutos para que alguma eventual espuma se dissipe. Faça uma rápida sangria "tradicional" e está pronto.
Este método evita que tenhamos que ficar acionando o manete dos freios, dezenas e até centenas de vezes, até conseguir encher totalmente o sistema, como é feito utilizando-se o método tradicional.
Atenção: O fluído de freios danifica a pintura, portanto cuidado, proteja o tanque e peças onde, acidentalmente, o fluído possa cair.
- É importante lembrar que não adianta sangrar um sistema de freio cujo fluído esteja contaminado, pois por melhor que seja feita a sangria, quando a temperatura da pinça de freio aumentar o fluído irá gerar vapor e o freio tornará a se mostrar "borrachudo".
Eu faço uso deste procedimento que é extremamante simples, e pode ser feito com um mínimo de conhecimento de mecânica.
No entanto deixo bem claro que a responsabilidade de sua utilização é de cada um, afinal trata-se de manutenir os freios, ítem de extrema segurança nas motos.
O mecânico sangrou direito? Dizemos isso porque não basta abrir o sangrador e apenas ir completando o fluido no reservatório. O ar se acumula nas partes mais altas, e isso inclui curvas do flexível com ápice acima do parafuso que liga o flexível ao cilindro mestre e a parte que fica dentro da pinça, porém acima do sangrador. Em algumas motos (XT600E e Canyon500, p. ex.) é preciso soltar as pinças de freio e colocá-las de tal forma que o sangrador seja efetivamente a parte mais alta.
O meio mais fácil de trocar o fluído e sangrar um sistema de freio é usando uma seringa de 20 ml (a venda nas farmácias), sem a agulha, e um pedaço de mangueira plástica fina (a venda nas motopeças como "mangueira de respiro") ou melhor ainda, uma mangueira de silicone.
Se o sistema tiver sido desinstalado para manutenção, instale todo o sistema nos lugar - cilindro-mestre, flexíveis e pinça, já apertando os respectivos parafusos com o torque indicado no manual da moto.
Deixe o cilindro-mestre sem a tampa do reservatório e abra o sangrador da pinça de freio.
Coloque um pequeno pedaço da mangueira na ponta da seringa.Coloque a ponta da mangueira/seringa no sangrador e esvazie todo o fluído antigo. Feito isso, encha a seringa com óleo novo e delicadamente (para minorar a formação de espuma) vá enchendo o sistema "da pinça para o cilindro-mestre". Veja que no final é costume o fluido espirar do reservatório do cilindro-mestre (ou transbordar).
Lembre-se que para que o fluído possa passar pelo sangrador é necessário que ele seja afrouxado cerca de 1/4 de volta.
É interessante, se possivel, a ajuda de alguém para controlar o nível do reservatório, pode ser até aquela sua garupa costumeira..hehehe
Cheio o sistema, feche o sangrador, a tampa do reservatório do cilindro mestre, retire a seringa e aguarde uns 20/30 minutos para que alguma eventual espuma se dissipe. Faça uma rápida sangria "tradicional" e está pronto.
Este método evita que tenhamos que ficar acionando o manete dos freios, dezenas e até centenas de vezes, até conseguir encher totalmente o sistema, como é feito utilizando-se o método tradicional.
Atenção: O fluído de freios danifica a pintura, portanto cuidado, proteja o tanque e peças onde, acidentalmente, o fluído possa cair.
- É importante lembrar que não adianta sangrar um sistema de freio cujo fluído esteja contaminado, pois por melhor que seja feita a sangria, quando a temperatura da pinça de freio aumentar o fluído irá gerar vapor e o freio tornará a se mostrar "borrachudo".