Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Tutorial: Testando o sistema de carga da bateria
- Véio Mussa
- El matador
Tutorial: Testando o sistema de carga da bateria
Navegando pela NET encontrei essa matéria e achei bastante útil......
Amigos! Espero que façam proveito deste tutorial!
Sua bateria resolve não segurar mais a carga. Hora de trocá-la por uma bateria nova??? Calma aí! Este problema pode ser um sintoma, e não a causa. Carregue sua bateria com um carregador e inicie este tutorial para descobrir qual parte de seu sistema está falhando.
Que componentes compõe o sistema de carregamento?
O sistema é composto essencialmente de três
componentes:
- bateria
- alternador
- regulator/retificador
A bateria é a fonte de energia recarregável para todos os dispositivos elétricos da sua moto.
O alternador gera a energia para recarregar a bateria.
O regulador/retificadoré a ligação entre a bateria e o alternador.
A bateria é uma fonte da alimentação CC.
O alternador é uma fonte de energia CA.
O retificador converte a C.A. para C.C. O regulador sonda a tensão da bateria. Se for
baixa, permite a energia C.A. convertida recarregar a bateria.
Muitos de você são familiares com os sistemas de carregamento dos carros. Os das motocicletas são similares no conceito aos automóveis mas têm algumas diferenças. Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a bateria das motocicletas é usada para todos os dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está funcionando. Também ao contrário dos carros que carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema da moto não recarrega a bateria com tensão regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Diagnóstico Sistema de carregamento da bateria
Este tutorial usa uma CBR F3 mas a maior parte das informações é aplicável para a maioria das motos. A partir de agora, assumimos que você sabe usar um multímetro.
Ferramentas requeridas:
- multímetro
- ferramentas diversas para remover as carenagens e o assento
Etapa 1 - Verifique A Tensão Da Bateria
- remova as carenagens, o assento, e a tampa da bateria.
- meça a tensão de C.C. da bateria. Deve estar acima de 12.3 V.
- Ligue a moto e meça a tensão da bateria a 5000RPM. A tensão deve estar entre 13.5 e 15V
- desligue o motor.
Se a tensão estiver correta, passe para a etapa 2. Se estiver incorreta, passe para a etapa 4.
Etapa 2 - Verifique a corrente de energia atual
- certifique-se que a ignição está desligada
- desconecte o cabo negativo da bateria
- conecte o cabo postivo do multímetro ao cabo negativo da bateria
- conecte o cabo negativo do multímetro ao borne negativo da bateria
- meça a corrente atual
NOTA: esta etapa pode causar danos ao multímetro se este não for ajustado corretamente para as leituras atuais. Verifique o manual do proprietário do seu multímetro para ver o ajuste apropriado.
A fuga atual não deve ser maior que 1.2mA (este valor pode variar conforme a moto). Se a fuga atual estiver correta, a bateria é defeituosa. Se estiver incorreta, continue com a etapa 3.
Etapa 3 - Desconectar o regulador/retificador
- encontre o o regulador/retificador no lado direito do subframe, conforme a foto. Desconecte o plugue do regulador/retificador.
Se você está continuando da etapa 2, faça novamente o teste de fuga atual. Se a fuga atual estiver ainda incorreta, há um curto no chicote da fiação. Se a fuga atual estiver correta, então o regulador/retificador é defeituoso.[/color]
Reconecte o cabo negativo da bateria ao borne negativo da bateria.
Caso esteja continuando de etapa 1, continue na etapa 4.
Etapa 4 - Verifique as tensões do regulador/retificador
Verifique a tensão entre o fio vermelho/branco e o fio verde do conector.
A tensão deve ser idêntica àquela da bateria. Se a tensão estiver incorreta, há um curto no chicote de fios . Se a tensão estiver correta, continue na etapa 5.
Etapa 5 - Verifique o terra do
regulador/retificador
Verifique para ver se há a continuidade entre o fio verde e o terra. Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria.
Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria. Se não houver nenhuma continuidade, há um circuito aberto no chicote de fios. Se houver uma continuidade, siga a etapa 6.
Etapa 6
Verifique a resistência entre os três fios amarelos. Você estará medindo três resistências.
Imagine se você etiquetar os três fios amarelos como A, B, e C. Então você estaria medindo as resistências do A-B, B-C, e da C-A..
Todas as três resistências devem medir entre 0.1 e 1.0 ohm @ um grau F de 20 graus C/68. Se as resistências estiverem fora das especificações., a seguir a fiação entrada/saída do alternador está defeituosa OU o alternador é defeituoso. Se as resistências estiverem OK, o regulador/retificador é defeituoso.
Frequentemente um regulador/retificador queimado vai queimar também o conector do chicote de fios. Este conector é substituível na CBR 600F3 (Honda p/n 32110-MW0-305). Pode haver um modelo similar para as outras Honda CBRs.
Amigos! Espero que façam proveito deste tutorial!
Sua bateria resolve não segurar mais a carga. Hora de trocá-la por uma bateria nova??? Calma aí! Este problema pode ser um sintoma, e não a causa. Carregue sua bateria com um carregador e inicie este tutorial para descobrir qual parte de seu sistema está falhando.
Que componentes compõe o sistema de carregamento?
O sistema é composto essencialmente de três
componentes:
- bateria
- alternador
- regulator/retificador
A bateria é a fonte de energia recarregável para todos os dispositivos elétricos da sua moto.
O alternador gera a energia para recarregar a bateria.
O regulador/retificadoré a ligação entre a bateria e o alternador.
A bateria é uma fonte da alimentação CC.
O alternador é uma fonte de energia CA.
O retificador converte a C.A. para C.C. O regulador sonda a tensão da bateria. Se for
baixa, permite a energia C.A. convertida recarregar a bateria.
Muitos de você são familiares com os sistemas de carregamento dos carros. Os das motocicletas são similares no conceito aos automóveis mas têm algumas diferenças. Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a bateria das motocicletas é usada para todos os dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está funcionando. Também ao contrário dos carros que carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema da moto não recarrega a bateria com tensão regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Diagnóstico Sistema de carregamento da bateria
Este tutorial usa uma CBR F3 mas a maior parte das informações é aplicável para a maioria das motos. A partir de agora, assumimos que você sabe usar um multímetro.
Ferramentas requeridas:
- multímetro
- ferramentas diversas para remover as carenagens e o assento
Etapa 1 - Verifique A Tensão Da Bateria
- remova as carenagens, o assento, e a tampa da bateria.
- meça a tensão de C.C. da bateria. Deve estar acima de 12.3 V.
- Ligue a moto e meça a tensão da bateria a 5000RPM. A tensão deve estar entre 13.5 e 15V
- desligue o motor.
Se a tensão estiver correta, passe para a etapa 2. Se estiver incorreta, passe para a etapa 4.
Etapa 2 - Verifique a corrente de energia atual
- certifique-se que a ignição está desligada
- desconecte o cabo negativo da bateria
- conecte o cabo postivo do multímetro ao cabo negativo da bateria
- conecte o cabo negativo do multímetro ao borne negativo da bateria
- meça a corrente atual
NOTA: esta etapa pode causar danos ao multímetro se este não for ajustado corretamente para as leituras atuais. Verifique o manual do proprietário do seu multímetro para ver o ajuste apropriado.
A fuga atual não deve ser maior que 1.2mA (este valor pode variar conforme a moto). Se a fuga atual estiver correta, a bateria é defeituosa. Se estiver incorreta, continue com a etapa 3.
Etapa 3 - Desconectar o regulador/retificador
- encontre o o regulador/retificador no lado direito do subframe, conforme a foto. Desconecte o plugue do regulador/retificador.
Se você está continuando da etapa 2, faça novamente o teste de fuga atual. Se a fuga atual estiver ainda incorreta, há um curto no chicote da fiação. Se a fuga atual estiver correta, então o regulador/retificador é defeituoso.[/color]
Reconecte o cabo negativo da bateria ao borne negativo da bateria.
Caso esteja continuando de etapa 1, continue na etapa 4.
Etapa 4 - Verifique as tensões do regulador/retificador
Verifique a tensão entre o fio vermelho/branco e o fio verde do conector.
A tensão deve ser idêntica àquela da bateria. Se a tensão estiver incorreta, há um curto no chicote de fios . Se a tensão estiver correta, continue na etapa 5.
Etapa 5 - Verifique o terra do
regulador/retificador
Verifique para ver se há a continuidade entre o fio verde e o terra. Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria.
Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria. Se não houver nenhuma continuidade, há um circuito aberto no chicote de fios. Se houver uma continuidade, siga a etapa 6.
Etapa 6
Verifique a resistência entre os três fios amarelos. Você estará medindo três resistências.
Imagine se você etiquetar os três fios amarelos como A, B, e C. Então você estaria medindo as resistências do A-B, B-C, e da C-A..
Todas as três resistências devem medir entre 0.1 e 1.0 ohm @ um grau F de 20 graus C/68. Se as resistências estiverem fora das especificações., a seguir a fiação entrada/saída do alternador está defeituosa OU o alternador é defeituoso. Se as resistências estiverem OK, o regulador/retificador é defeituoso.
Frequentemente um regulador/retificador queimado vai queimar também o conector do chicote de fios. Este conector é substituível na CBR 600F3 (Honda p/n 32110-MW0-305). Pode haver um modelo similar para as outras Honda CBRs.
Editado pela última vez por Véio Mussa em 20 Jul 2011 23:41, em um total de 1 vez.
- Vitaum
- Absolut CBX 750 pilot
- Contato:
Véio,
Muito interessante e útil isso. Só achei estranho esse parágrafo:
"Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a
bateria das motocicletas é usada para todos os
dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria
não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está
funcionando. "
Sabe pq estranhei? Lá em Itanhaem, no encontro nacional, a bateria de um galeiro arreiou. Então o pessoal q estava ajudando. pegou a beteria de outra galo, colocou na moto q não estava funcionando e deu a partida. Em seguida, com a moto funcionando, desconectou a bateria emprestada, e colocou e conectou a bateria original, q não estava funcionando, sem desligar o motor e deixou um tempo, o motor ligado para carregar a bateria original e nada aconteceu.
Será q entendi errado?
[]s
Muito interessante e útil isso. Só achei estranho esse parágrafo:
"Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a
bateria das motocicletas é usada para todos os
dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria
não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está
funcionando. "
Sabe pq estranhei? Lá em Itanhaem, no encontro nacional, a bateria de um galeiro arreiou. Então o pessoal q estava ajudando. pegou a beteria de outra galo, colocou na moto q não estava funcionando e deu a partida. Em seguida, com a moto funcionando, desconectou a bateria emprestada, e colocou e conectou a bateria original, q não estava funcionando, sem desligar o motor e deixou um tempo, o motor ligado para carregar a bateria original e nada aconteceu.
Será q entendi errado?
[]s
Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.
- Véio Mussa
- El matador
É vitaum, pode apostar que foi pura sorte. Normalmente o que acontece é a queima dos diodos retificadores.....
Aliás, troca de bateria com o motor funcionando, não se faz nem em carros, pelo mesmo motivo....
Aliás, troca de bateria com o motor funcionando, não se faz nem em carros, pelo mesmo motivo....
Editado pela última vez por Véio Mussa em 27 Mar 2012 10:10, em um total de 1 vez.
- nelson moreira
- Me chame de mestre
Pois é Véio muito 10 erá o que estava precisando entender melhor, sou encanado com batérias, não tenho sorte, ando sempre com capo de chupetas que eu mesmo fiz, para motos, a da amperagem que fiquei na duvida, pois para desligar a bateria tenho que solicitar o serviços da Car System, senão corro o risco de dar pau. mas a colocação é maravilhosa.
DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO
- Véio Mussa
- El matador
conteville escreveu:Este tutorial chegou no momento exato que estou precisando revisar a parte elétrica da Galo que terminei a reforma e está vendida...
Já tirei o regulador/retificador e levei para testar num cara aqui no RJ que disse estar bom... logo, tenho que revisar o restante como descrito...
Você não tem como colocar as fotos indicadas no texto para nos ajudar???
Valeu...
Não tenho como, lembro que tentei copiar as fotos para postar aqui mas o site não permite.
Pior é que tentei entrar no site novamente para colocar o link aqui e não consigo mais achar, porque esqueci completamente o nome do dito cujo.....hehehehehe
- machado
- CBX 750 extreme
- Contato:
Re:
Véio Mussa escreveu:conteville escreveu:Este tutorial chegou no momento exato que estou precisando revisar a parte elétrica da Galo que terminei a reforma e está vendida...
Já tirei o regulador/retificador e levei para testar num cara aqui no RJ que disse estar bom... logo, tenho que revisar o restante como descrito...
Valeu...
Não tenho como, lembro que tentei copiar as fotos para postar aqui mas o site não permite.
Pior é que tentei entrar no site novamente para colocar o link aqui e não consigo mais achar, porque esqueci completamente o nome do dito cujo.....hehehehehe
Veio, tudo na net e copiavel rsrsr...precisa ter o jeitinho brasileiro pra isso rsrsr..mas que da pra copiar da sim..e meio complicado mas da...
se vc tiver ou lembrar do site passe pramim ok
vamso ver o que pode ser feito
abraço
machado
“Existem dois legados duradouros que podemos deixar para nossos filhos. Um deles, raízes. O outro, asas.”
- Ruy Andrade
- Setegalo maníaco
- Contato:
Re:
Véio Mussa escreveu:conteville escreveu:Este tutorial chegou no momento exato que estou precisando revisar a parte elétrica da Galo que terminei a reforma e está vendida...
Valeu...
So uma ajuda rapida qq foto da pra copiar com o comando do teclado PRINT SCREEN, basta apertar esta tecla abrir no Paint EDITAR-COLAR e depois basta recortar a parte q vc quer.. espero ter ajudado .
Abraços
MC Street Ranger
Churrasco 0800 segunda Sexta-Feira do mes
quero aprender
Churrasco 0800 segunda Sexta-Feira do mes
quero aprender
- Death Star
- Me chame de mestre
- Contato:
Re: Tutorial: Testando o sistema de carga da bateria
Saudações Galeiras:
Eu gostei dessa ajuda, me foi muito útil, tenho problemas ultimamente com a carga da minha bateria, volta e meia eu saio e tenho que empurrar na volta, amanhã é domingão e porei em pratica esse teste...
Valeu!
Wendel
Eu gostei dessa ajuda, me foi muito útil, tenho problemas ultimamente com a carga da minha bateria, volta e meia eu saio e tenho que empurrar na volta, amanhã é domingão e porei em pratica esse teste...
Valeu!
Wendel
Galo roncando bonito no Pantanal!
- r4f4el
- Setegalo maníaco
- Contato:
Caramba,excelente tutorial pra galera eim!!!Show de bola!
- Death Star
- Me chame de mestre
- Contato:
Saudações Galeiras:
Só pra deixar meu agradecimento: fiz o teste, identifiquei o problema, já troquei o retificador e agora a moto tá carregando que é uma beleza...
Fórum é pra isso mesmo, quem sabe ensina pra quem não sabe, e quem aprende sai do atoleiro...
Valeu?
Wendel
Só pra deixar meu agradecimento: fiz o teste, identifiquei o problema, já troquei o retificador e agora a moto tá carregando que é uma beleza...
Fórum é pra isso mesmo, quem sabe ensina pra quem não sabe, e quem aprende sai do atoleiro...
Valeu?
Wendel
Galo roncando bonito no Pantanal!
- Giovanni Chioccola
- Setegalo maníaco
- Moto Atual: gsxr1100w
- Contato:
Ademar Mussoi escreveu:o sistema
da moto não recarrega a bateria com tensão
regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Então aquelas ligadinhas basicas pra esquentar uma Galo parada a algum tempo não adianta de nada em termos de carga da bateria, e ainda descarrega mais a danada. O ideal então é dar uma carga nela???
O Voltimetro do painel dela não é confiavel???????
abs
HOLLY, SÓ ALEGRIA........
GSXR1100W, PURA ADRENALINA..............
GSXR1100W, PURA ADRENALINA..............
- Véio Mussa
- El matador
Em resumo....pegue a moto e vá dar umas voltas com ela ao invéz de deixar ela parada.
Com isso não só a bateria, mas o restante da moto estará indiretamente passando por uma manutenção...e bem divertida diga-se de passagem....hehehehehe
Abraço
Com isso não só a bateria, mas o restante da moto estará indiretamente passando por uma manutenção...e bem divertida diga-se de passagem....hehehehehe
Abraço
- Night Driver(Balest)
- Já sei tudo de moto
- Contato:
Mussoi escreveu:Também ao contrário dos carros que
carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão
regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema
da moto não recarrega a bateria com tensão
regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Então, pelo que entendi, o alternador das motos na verdade é um dínamo, só que gerando CA ao invés de CC?
- eguti tattoo
- Setegalo maníaco
Galera deixa eu tirar uma duvida,minha galo quando nao pega eu faco uma chupeta do carro pra bateria da moto com ela desligada,depois de uns 5..10minuto ligo ela e deixo na chupe mais um pouco,e carrega a bateria,isso pode causar algum dano...
...NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO DIA,PARA TER ESPERANÇA, DO NOVO DIA..
Monark 50cc
Patinet 50cc
Mini Ninja 50cc
CBX aero+strada modificada 200cc
CBX twister 250cc
CBX 750INDY 93
CG 125 TODAY 81
CB 400/450
Monark 50cc
Patinet 50cc
Mini Ninja 50cc
CBX aero+strada modificada 200cc
CBX twister 250cc
CBX 750INDY 93
CG 125 TODAY 81
CB 400/450
- diegogordohz
- Já faço as curvas deitado
- Moto Atual: CBX750 Indy
- Contato:
Muito bom esse tópico galera....
Show...
Show...
Diego da Silva dos Santos (GORDO-GROZZÃO)
e/mail: diegogordohz@yahoo.com.br
Facebook:https://pt-br.facebook.com/diego.s.dossantos.1
Jog50 1995
DT180 1984
CG125 Today 1992
XR200 2003
CG125 Today 1992 (novamente e a mesma)
CG125 Titan 2001
XR250 Tornado 2003
CBX750 Indy 1990
Digite diegogordohz no Google e visite-me na Net
e/mail: diegogordohz@yahoo.com.br