Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
GALOTERAPIA CILINDROS MESTRES FREIO E EMBREAGEM
- Véio Mussa
- El matador
GALOTERAPIA CILINDROS MESTRES FREIO E EMBREAGEM
Galera...
No final de semana que passou resolvi fazer uma pequena galoterapia nos cilindros mestres do freio dianteiro e embreagem da minha galo.
Nunca tinha feito esse trabalho, no entanto já tinha observado alguns mecânicos fazerem o o serviço e dessa vez resolvi eu mesmo fazer a desmontagem, limpeza, montagem e troca dos fluídos de ambos os sistemas.
O trabalho como um todo é muito simples de ser feito, a não ser na hora de introduzir os pistões com seus respectivos retentores no interior do orifício, em especial o retentor primário, aquele que é montado preso na mola, que é um trabalho chato e de muita paciência.
Esse papo todo até agora tem uma simples finalidade de dar uma dica de como fazer essa parte se tornar bem mais fácil e prática.
Estava eu lá sofrendo para fazer entrar os retentores da forma tradicional, ou seja , encaixando as bordas aos poucos para não danifica-los e depois de um monte de tentativas (que os mecânicos também fazem), resolvi improvisar um, guia.
Dei uma olhada na minha sucata e eis que me deparo com uma seringa que utilizo para completar a água da bateria, uma de 5 cc e para minha surpresa ví que o diâmetro interno é 1mm menor que o diâmetro interno do alojamento do pistão.
Ou seja na medida para servir de guia. Foi só cortar a seringa no meio e tava feita a ferramente guia.....hehehe
Ta aí a dica....
É só lubrificar com líquido de freio a seringa e o alojamento, (isso me lembrou outra coisa hehehehe) introduzir o retentor primário com a respectiva mola no interior da seringa, apoiar a seringa sobre o alojamento e com uma caneta empurrar lentamente o retentor para fora da seringa e consequentemente para dentro do alojamento. Em seguida proceder da mesma forma com o pistão do cilindro mestre acoplado ao retentor secundário.
Ele vai para o seu lugar fácil, fácil .....
Não sei se alguém já tinha utilisado esse macete, mas que ele facilita um bocado o trabalho...isso facilita..... e o mais importante, elimina os riscos de danificar os retentores.
Valeu
Abraço
No final de semana que passou resolvi fazer uma pequena galoterapia nos cilindros mestres do freio dianteiro e embreagem da minha galo.
Nunca tinha feito esse trabalho, no entanto já tinha observado alguns mecânicos fazerem o o serviço e dessa vez resolvi eu mesmo fazer a desmontagem, limpeza, montagem e troca dos fluídos de ambos os sistemas.
O trabalho como um todo é muito simples de ser feito, a não ser na hora de introduzir os pistões com seus respectivos retentores no interior do orifício, em especial o retentor primário, aquele que é montado preso na mola, que é um trabalho chato e de muita paciência.
Esse papo todo até agora tem uma simples finalidade de dar uma dica de como fazer essa parte se tornar bem mais fácil e prática.
Estava eu lá sofrendo para fazer entrar os retentores da forma tradicional, ou seja , encaixando as bordas aos poucos para não danifica-los e depois de um monte de tentativas (que os mecânicos também fazem), resolvi improvisar um, guia.
Dei uma olhada na minha sucata e eis que me deparo com uma seringa que utilizo para completar a água da bateria, uma de 5 cc e para minha surpresa ví que o diâmetro interno é 1mm menor que o diâmetro interno do alojamento do pistão.
Ou seja na medida para servir de guia. Foi só cortar a seringa no meio e tava feita a ferramente guia.....hehehe
Ta aí a dica....
É só lubrificar com líquido de freio a seringa e o alojamento, (isso me lembrou outra coisa hehehehe) introduzir o retentor primário com a respectiva mola no interior da seringa, apoiar a seringa sobre o alojamento e com uma caneta empurrar lentamente o retentor para fora da seringa e consequentemente para dentro do alojamento. Em seguida proceder da mesma forma com o pistão do cilindro mestre acoplado ao retentor secundário.
Ele vai para o seu lugar fácil, fácil .....
Não sei se alguém já tinha utilisado esse macete, mas que ele facilita um bocado o trabalho...isso facilita..... e o mais importante, elimina os riscos de danificar os retentores.
Valeu
Abraço
- ricardo7galo
- Me chame de mestre
- Contato:
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Rafael Freitas
- Me chame de mestre
- Contato:
Edu Costa escreveu:Qdo. me deparo com essa situação, utilizo uma chave de fenda bem pequena que tenho para ajudar a introduzir no cilindro.
EU TBEM EDU , E FODA QUANDO TA QUASE PRONTO E O DEDO ESCAPA E SAI O PISTONETE DE DENTRO E TEM QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO
Editado pela última vez por Rafael Freitas em 09 Fev 2008 19:53, em um total de 1 vez.
"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Falando nisso, se alguém precisar, tenho para venda um conjunto de reservatório de fluído da embreagem, completo com sensor e burrinho, zerado, na caixa da Honda, nunca foi usado. Vou pedir o mesmo que paguei, uns 800 paus.
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Contato:
Re: GALOTERAPIA NOS CILINDROS MESTRES DO FREIO E EMBREAGEM
Quando mandei pintar os cálipers de freio, tive que retirá-los.
Quando fui recolocar, fui fazer a sangria de ar do sistema conforma manual de serviços: apertar manete, soltar parafuso de sangria meia volta, apertar parafuso novamente e soltal manete. Nos dianteiros tudo bem, mas o traseiro não dava sangria.
Fuçei de lá e de cá e nada. Resolvir tivar o cilindro. Para minha surpresa, o pistão tava travado no cilindro devido a encrustação. Fiz uma limpeza no cilindro e dei uma lixada com lixa fina no pistão. Foi só colocar e pronto. Vejam fotos:
Cilindro:

Procedimento de sangria:

Tá aí a dica: sempre manter os cilindros limpos.
Abraço
Quando fui recolocar, fui fazer a sangria de ar do sistema conforma manual de serviços: apertar manete, soltar parafuso de sangria meia volta, apertar parafuso novamente e soltal manete. Nos dianteiros tudo bem, mas o traseiro não dava sangria.
Fuçei de lá e de cá e nada. Resolvir tivar o cilindro. Para minha surpresa, o pistão tava travado no cilindro devido a encrustação. Fiz uma limpeza no cilindro e dei uma lixada com lixa fina no pistão. Foi só colocar e pronto. Vejam fotos:
Cilindro:

Procedimento de sangria:

Tá aí a dica: sempre manter os cilindros limpos.
Abraço
CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
Torbal 4x1 Cromado Reto
- Véio Mussa
- El matador
Landim escreveu:Quando for sangrar os cilindros dos freios, pegar uma dessas mangueiras que pedreiros usam para tirar nível, cortar um pedaço de mais ou menos uns 30 cm, colocando uma das extremidades na ponta do parafuso de sangria e a outra em uma visilha qualquer. Motivo: o óleo de freio danifica a pintura dos cilindros ou qualquer lugar em que entre em contato.
Sabe tudo esse pegador de mangueira de pedreiro... hehehehe......brincadeira, mas a dica é verdadeira.... Eita óleozinho sem vergonha, mancha tudo que encosta nele....
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Contato:
Isso, mesmo. Esta dica tá até no manual de serviço. Vou ver se consigo uma pra mim.
CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Torbal 4x1 Cromado Reto
- Véio Mussa
- El matador
Vou passar mais um macete aqui.
Sempre que troco o óleo, tanto dos freios, como o da embreagem, ou qualquer manutenção nesses sistemas, depois de escoar totalmente o óleo velho com uma seringa, para recolocar o óleo a ganhar tempo evitando ficar meia hora acionando as manetes para encher as tubulações,eu simplesmente pego a mesma seringa com uma mangueirinha de silicone, e coloco o óleo pela válvula de sangria.
Abro a válvula, injeto o óleo, fecho a válvula, reabasteço a seringa e volto a injetar sucessivamente, até que o/s reservatório/s fiquem no nível correto.
É bem prático, rápido e limpo, visto que o ar sai sozinho automaticamente pelo reservátório e o circuito fica cheio em instantes.
Cheios os reservatórios, normalmente a partir do 3º ou 4º acionamento das manetes, os freios ou embreagem, já estarão funcionando normalmente.
Uma pequena sangria, só para conferir e prontinho.
Aprenderam aí, caras pálidas????
Sempre que troco o óleo, tanto dos freios, como o da embreagem, ou qualquer manutenção nesses sistemas, depois de escoar totalmente o óleo velho com uma seringa, para recolocar o óleo a ganhar tempo evitando ficar meia hora acionando as manetes para encher as tubulações,eu simplesmente pego a mesma seringa com uma mangueirinha de silicone, e coloco o óleo pela válvula de sangria.
Abro a válvula, injeto o óleo, fecho a válvula, reabasteço a seringa e volto a injetar sucessivamente, até que o/s reservatório/s fiquem no nível correto.
É bem prático, rápido e limpo, visto que o ar sai sozinho automaticamente pelo reservátório e o circuito fica cheio em instantes.
Cheios os reservatórios, normalmente a partir do 3º ou 4º acionamento das manetes, os freios ou embreagem, já estarão funcionando normalmente.
- Edgar
- Setegalo maníaco
- Moto Atual: Vstrom 650
- Contato:
Landim escreveu:O sistema todo, bem como as peças devem ser lavadas com álcool. Não adianta usar gasolina, querosene, óleo diesel.
Inclusive se o nível do óleo baixar e não tiver condições de completar com o óleo adequado, pode ser completado com álcool, que funciona perfeitamente. Isto numa emergência, é claro.
Landim eu tenho a informaçao de que o alcool delata os reparos vindo a travar todo o sistema. existe um liquido proprio para limpeza, mas realmente vejo muitos mecanicos usando. A, tambem aprendi a deixar tudo que for de borracha como guarda po e outros reparos num pote com agua assim evita que eles delatem.
7 Galooooooo!!!
- Edgar
- Setegalo maníaco
- Moto Atual: Vstrom 650
- Contato:
Landim escreveu:Perfeitamente. Somente as peças devem ser lavadas com álcool. Os acessórios não, pois com a dilatação fica difícil a montagem. Em emergências quando se usa o álcool não corremos esse risco, pois todas as borrachas estão no lugar. Nesse caso, não há perigo de travamento do sistema. As borrachas que porventura forem deixadas na água, deverão ser bem secas antes da montagem, para não enferrujar as partes metálicas.
È isso ai vivendo e aprendendo, valeu Landim!

7 Galooooooo!!!
- cfreitas
- O céu é o limite
- Moto Atual: cbx750f/cbr1100xx/steneree750
- Contato:
Véio Mussa escreveu:Vou passar mais um macete aqui.
Boas, Veio Mussa...
Vou reportar o que aconteceu quando eu fui trocar as mangueiras originais de freio da "Pimenta", pelo conjunto de aeroquip que adquiri por intermédio do Tonny Japa...
O mecânico da Moto Jundi foi fazer a substituição e procedeu da seguinte forma: esgotou o reservatório da embreagem utilizando um pano para absorver todo fluído lá contido

Em seguida, desconectou a mangueira, em baixo, próximo ao acionador da embreagem, para esgotar o restante do fluído e, em seguida, desconectou em cima, próximo ao reservatório.
Colocou a mangueira nova e iniciou a colocar o fluído pelo reservatório

Na hora de substituir as do freio dianteiro, ele procedeu da mesma forma, esgotou o fluído com um pano e soltou, primeiro, os terminais das pinças, para esgotar o restante do fluído

Quando colocou as mangueiras, o freio endureceu, travou as pinças e o sistema simplesmente não funcionava.
Resultado: Retornamos as mangueiras originais para eu poder voltar à Campinas e na semana seguinte levar a moto lá novamente para revisar todo o sistema...
Como choveu a semana quase toda, no sábado seguinte (com chuva) levei a moto na Concessionária Winner Honda que é onde eu tenho um mecânico de confiança de nome Maurício.
Ele analisou a situação e imediatamente lançou: "O cara não sabe sangrar. Deixa que eu faço já pra você", e fez... Sangrou o freio traseiro, que estava muito baixo a ponto de eu ter que "bombar" pra acioná-lo. Pronto! Ficou perfeito. Acionamento preciso e suave.
Ele utilizou uma bomba de vácuo própria para sangramento de sistemas hidráulicos, que "suga" todo o ar do sistema e, inclusive o fluído lá contido. Além disso, substituiu o fluído que haviam colocado na Moto Jundi (DOT3) pelo DOT4.
Agora, estou indo na Moto Jundi para buscar as mangueiras do aeroquip dianteiro que deixei lá e vou trazê-las para Campinas para fazer a substituição aqui.
Quem sabe agora dá certo...

Saudações
Christian
cfreitas@supernet.com.br
Pimenta - CBX 750F Grená/TL
Sete Galo Rescue Truck - C-10, ano 1978 - Pronta!!!...
Super Blackbird 1100XX '99
Ford Belina '72 - Em restauração...
VW Fusca '73 - Em restauração...
Christian
Sete Galo Rescue Truck - C-10, ano 1978 - Pronta!!!...
Super Blackbird 1100XX '99
Ford Belina '72 - Em restauração...
VW Fusca '73 - Em restauração...
Christian
-
- Absolut CBX 750 pilot
- Contato:
Bem como moto velha sempre tem o que fazer a minha estorou o reparo do cilindro da embreagem.
Primeiro eu e meu amigo Alex Red fomos ver o preço do reparo na Honda não vou nem falar o preço para vcs não pirarem, bem eu comprei do mercado paralelo custou 19,00 reais
Primeiro as fotos do reparo paralelo fabricado no fundo do quintal.

As fotos não estão muito nitidas aki o cilindro com vazamento.

Aki sou eu tirando o cilindro do guidon.

Eu estou isolando o mangote com jornal para evitar vazamentos de oleo de freio.

Nesta já é a nojeira fora da motoca.

Da para ver a sujeira do vazamento e a ponta do pinton quebrada.
Obs: tomei a maior surra para tirar esta trava ai pois meu alicate de travas já esta meio gasto, mas já vou comprar outro novo.

Olhem o estado do reparo velho, o meu problema de vazamento era devido a esta borracha ai no piston estava rasgada em dois lugares.

Bem, tudo lavadinho e cheroso pronto para montagem, não tem fotos pois a montagem não tem nada de misterio ate uma besta como meu melhor amigo o Alex Red sabe como montar.hi hi hi hi hi hi

O trivial de sangrar o sistema.

Apos um teste mais um serviço feito e perfeito.
Obs: o Alex não pode comparecer a mas esta galoterapia.
Agora uma lavadinha com sabaõ de coco em todas as partes aonde poderia ter alguma sujeira de oleo de freio.

FICOU UMA MARAVILHA

e
Primeiro eu e meu amigo Alex Red fomos ver o preço do reparo na Honda não vou nem falar o preço para vcs não pirarem, bem eu comprei do mercado paralelo custou 19,00 reais

Primeiro as fotos do reparo paralelo fabricado no fundo do quintal.

As fotos não estão muito nitidas aki o cilindro com vazamento.

Aki sou eu tirando o cilindro do guidon.

Eu estou isolando o mangote com jornal para evitar vazamentos de oleo de freio.

Nesta já é a nojeira fora da motoca.

Da para ver a sujeira do vazamento e a ponta do pinton quebrada.
Obs: tomei a maior surra para tirar esta trava ai pois meu alicate de travas já esta meio gasto, mas já vou comprar outro novo.

Olhem o estado do reparo velho, o meu problema de vazamento era devido a esta borracha ai no piston estava rasgada em dois lugares.

Bem, tudo lavadinho e cheroso pronto para montagem, não tem fotos pois a montagem não tem nada de misterio ate uma besta como meu melhor amigo o Alex Red sabe como montar.hi hi hi hi hi hi

O trivial de sangrar o sistema.

Apos um teste mais um serviço feito e perfeito.
Obs: o Alex não pode comparecer a mas esta galoterapia.
Agora uma lavadinha com sabaõ de coco em todas as partes aonde poderia ter alguma sujeira de oleo de freio.

FICOU UMA MARAVILHA

e
EU ADORO ESTE FORUM
ESTOU AO VIVO AKI COM WEB CAM http://pt-br.justin.tv/hatatotal#/w/477384896
ESTOU AO VIVO AKI COM WEB CAM http://pt-br.justin.tv/hatatotal#/w/477384896
- Alex Red
- Administrador
- Moto Atual: Nenhuma
- Contato:
O mesmo para vc , quanto ao preço na autorizada
R$ 138,00 e não estava presente nessa galoterapia, porque na
mesma hora estava lixando o motor da red grena, depois tem
fotos no tópico especifico.
abraços e até a próxima
R$ 138,00 e não estava presente nessa galoterapia, porque na
mesma hora estava lixando o motor da red grena, depois tem
fotos no tópico especifico.
abraços e até a próxima

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Japa Galeiro
- O céu é o limite
- Moto Atual: GSX-R 1100W
Hatotal, nem sabes o quanto foram úteis as tuas fotos, me baseando nelas consegui resolver uma obstrução no cilindro mestre traseiro da minha CB. Fui trocar o fluído como o Véio Mussa ensinou e deu tudo certo, somente a válvula ficou vazando por causa da corrosão. Comprei a válvula nova e pra meu desespero quando fui instalar o freio não deu mais pressão e o fluído não descia pelo reservatório. Resumindo, observando tuas fotos e o relato do Eduardo NC, imaginei ser o pistão travado e vi que não tinha outra opção senão desmontar. Com tudo desmontado, vi que não era o pistão e sim o retentor da mola que havia se dilatado e se fixado em frente ao orifício do reservatório, além é claro de alguma sujeira também na tubulação. Tudo limpo e montado inseri o fluído como o Mussa disse, por baixo e pela válvula de sangria, mas não subiu até o reservatório, aí enchi o reservatório e fiz a sangria, retirando totalmente as bolhas, ficou perfeito, zero bala. Agora estou no aguardo de pequenos vazamentos que geralmente ocorrem depois da desmontagem, valeu pelas informações...Abração galera galeira!!
Japa Galeiro
PAIXÃO 450, PAIXÃO CBZEIRA
AMANTE 7 GALO
SANGUE XSELEIRO
VOANDO BAIXO NA 1100
Galeiro Brasil n.º 350
PAIXÃO 450, PAIXÃO CBZEIRA
AMANTE 7 GALO
SANGUE XSELEIRO
VOANDO BAIXO NA 1100
Galeiro Brasil n.º 350
Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”