Reforma do motor – parte 01 (desmontando)
Depois de muito tempo sem postar nada aqui no fórum (total falta de tempo), resolvi dar uma atualizada afim de manter em dia o histórico da moto.
Desde que comprei a moto, fiz praticamente tudo nela, elétrica completa incluindo até chicote original novo, suspensão dianteira, suspensão traseira com amortecedor especial, adaptação de rodas da CBR 1000F, alteração de Indy para F incluindo todas as carenagens novas originais Honda, pintura personalizada completa, etc… Estava faltando mesmo só a reforma do motor, que estava sendo adiada devido ao seu perfeito funcionamento. Enfim, depois de muito uso e curtição, comecei a escutar barulhos internos e antes de dar algum problema qualquer realmente sério (como comer eixo), resolvi abrir para fazer tudo. Por sorte o motor ainda estava todo standard, ou seja, nenhum curioso havia posto a mão ali antes, o que facilitou muito o serviço.
O serviço dessa vez não foi realizado por mim, e sim pelo meu amigo Giulliano Luiz, da mecânica Toca das Galos, especializada em CBX 750. O Giulliano tem por habito ir fotografando e postando no Facebook cada passo do serviço, isso acabou rendendo umas 200 fotos, escolhi só algumas para não ficar muito cansativo.

Para quem precisar dos serviços especializados do Giulliano, segue o contato: (12) 8117-2583 (Caraguatatuba - SP)
Pronta para começar a “cirurgia” (muita poeira, pois a moto ficou alguns meses parada até ir para oficina):

Desmontando a parte de cima do motor (aqui já sem os comandos):

Aqui já sem os cilindros e cabeçote, na foto da para ver que os pistões originais apresentavam pouca carbonização:

Tensor da corrente de comando já muito gasto, no final da vida (ia apresentar problema em pouco tempo):

Cilindros na medida standard, com marcas normais de uso e também com alguns calos:

Carcaça aberta e pronta para o desmonte (mancais já soltos para a retirada do eixo virabrequim):

Bielas fora do lugar, os casquilhos já estavam bem gastos, um deles inclusive já amassado e pronto para danificar o virabrequim:

Virabrequim desmontado mas ainda com as correntes de comando e alternador:

Tudo desmontado, bomba de óleo aparecendo na foto e já muito marcada, pedindo para se aposentar:

Aqui da para ver os arranhões profundos (desgaste por tempo de uso) na bomba de óleo:

Reforma do motor – parte 02 (peças)
No primeiro post, coloquei fotos do processo de desmonte do motor, agora vou colocar a lista de peças que precisei trocar e também serviços de retifica que precisei fazer. Não colocarei valores ainda, pois pretendo juntar e calcular todas as notas, afim de postar um valor preciso do gasto total.
Dica:
Encontrei a maior parte das peças em concessionárias Honda e lojas de peças online pela Internet. Algumas peças simplesmente não existiam no Brasil, ou então quando apareciam a venda eram por valores incompatíveis com a realidade. A peça mais complicada hoje é a bomba de óleo (veio do Japão) e o tensor da corrente do alternador, esta última é a mais complicada para achar, cheguei a ver no Mercado Livre um vendedor pedindo 550 reais pela peça (nova). No fim, encontrei um site americano que tem praticamente qualquer peça Honda original para o motor da CBX 750 (Nighthawk 750) e paguei somente 61 dólares no tensor. O site é o http://www.partzilla.com" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Peças
- Retentores de válvulas (originais Honda)
- Diversos orings do cabeçote (originais Honda)
- Bomba de óleo com dosadores e peneira (original Honda)
- Arruelas de alumínio motor
- Jogo de juntas com a borracha (vedamotors)
- Corrente de comando (original Honda)
- Corrente de alternador (original Honda)
- Guia inferior da corrente do alternador (original Honda)
- Tensor da corrente de comando (original Honda)
- Mola do tensor da corrente de comando (original Honda)
- Tensor da corrente de alternador, completo com engrenagem e molas (original Honda)
- Jogo de pistões (medida 0.10), incluindo pinos, travas e anéis (Pistões KMC/ anéis RIK)
- Rolamentos de alternador 6203 e 6204 com blindagem (NKS)
- Retentor do alternador e oring (original Honda)
- Jogo de velas (NGK)
- Óleo Super Moto 4T (Mobil)
- Filtro de óleo (FRAM)
- Bateria nova (Bandy)
Carburadores de Hornet
- Conjunto de carburadores em perfeito estado
- 4 Espaçadores de alumínio feitos sobre medida para instalação dos novos carburadores
- 4 oring para os novos espaçadores do coletor de admissão
- 4 juntas de cuba de carburador de Hornet (original Honda)
- Gicles sob medida
Retifica
- Plaina do cabeçote
- Retifica das válvulas
- Polimento do virabrequim (não precisou de retifica) e bronzinamento novo das bielas. O
conjunto já vem alinhado e pronto pra montar.
Reforma do motor – parte 03 (montando tudo)
Aqui algumas poucas fotos da sequencia de montagem do motor.
Cilindros retificados (segunda medida) e brunidos com novos pistões, anéis e bronzinamento. Ao fundo o jogo de juntas:

Conjunto de pistão e biela recebendo banho de óleo para posterior montagem:

Virabrequim limpo e polido (não precisou de retifica, apenas polimento, continua standard) com as bielas já montadas e com as bronzinas de fixo novas prontas para irem para o lugar:

Cabeçote plainado, limpo e com válvulas acentadas:

Torqueando as bielas:

Novas correntes de comando e alternador já montadas:

Nova bomba de óleo com peneira limpa montados no lugar:

Preparando a carcaça para receber os cilindros:

Conjunto do alternador já desmontado e com eixo pronto para receber novos rolamentos e retentor:

Motor zerado e fechado, pronto para pintura e perfumarias:

Re-pintura das rodas
Eu já não aguentava mais polir as rodas com silvo. Deixar os beirais polidos não foi uma boa idéia quando fiz a reforma da moto, fica muito bonito mas da trabalho e logo o alumínio perde o brilho e fica com manchas de água que não saem com polimento manual. Para resolver este “problema”, preferi re-pintar as rodas, desta vez com preto automotivo + verniz PU.
Rodas já sem tinta e prontas para re-pintura:

Primer PU:


Iniciando a pintura:


Rodas finalizadas:




Bengalas pretas para combinar com a nova pintura das rodas:

E para acompanhar a nova pintura, novos pneus, já que os antigos estavam quase na hora de serem trocados. Na foto abaixo o comparativo dos antigos Dunlop Sport Max Qualifier com os novos Michelin Pilot Power 3. São pneus hibridos para uso em rua e autódromo. Não são tão duráveis quanto pneus só de rua, porém o grip é muito superior e isso se traduz em segurança.


Desta vez por falta de tempo, pedi para o meu amigo Giulliano Luiz realizar o serviço.

MOTO PRONTINHA, SUPER TESTADA E MEGA APROVADA, JÁ EM CASA!


