Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Balanceador de Rodas

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Terra
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Novo Balanceador de Rodas

Mensagempor Terra » 03 Mai 2011 12:34

Olá pessoal,

Um amigo meu ficou tocado com minha extrema pobreza ;< e resolveu me presentear com um balanceador soldado.
Além disso mandei fazer o eixo com pontas cônicas.

Balanceador - R$ 0,00 (ganhei)
Eixo trifilado - R$ 10,00 - Loja de material para soldadores e serralheiros.
Pontas cônicas - R$ 50,00 - Torneiro e material.
Parafusos - R$ 0,20 - Lojas de parafusos.

O resto é o material que usei na primeira página.

Vídeo do balanceamento estático. Tentei explicar o melhor que pude. O sotaque é do interiorrr mesmo... ahahh :D :twisted: http://www.youtube.com/watch?v=Vf_MFrsBS_k

Balanceador ja secando a tinta da pintura:
Imagem

Encaixe dos rolamentos, o corte em V é para o eixo não encostar:
Imagem

Outra foto de perfil:
Imagem

Eixo com os cônicos completo:
Imagem

Cônico para ajuste em diversos tamanhos de rolamentos:
Imagem

Parafuso allen que utilizei:
Imagem

Travando o cônico no eixo:
Imagem

Uso ainda no balanceador antigo:
Imagem

É isso ai. Dúvidas só postar.

Inte

Terra

Marcelo Terra - EX - CBX 750F - 86 - "Magia Negra"

italao
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Re: Balanceador de Rodas

Mensagempor italao » 05 Mai 2011 17:44

Olá Terra!
Parabéns pelo empenho na construção do mesmo embora eu já conheça e utilizo este principio utilizando equipamento emprestado de um amigo. Aqui em São Paulo não sei de vcs conhecem ou já utilizaram os serviços do Alemão Rodas fica na 9 de Julho perto da Av. Bandeirantes ele faz balanceamentos desta forma a muitos anos e as motos ficam lizinhas sem nenhuma trepidação eu particularmente acredito melhor nestes do que nos balanceadores eletrônicos. Não que os mesmos não tenham a capacidade de identificar a massa perdida (desbalanceamento) é que estes equipamentos informam o angulo onde o mesmo se encontra e muitas vezes o operador mal instruído ou com preguiça no Tico e no Teco acabam comprometendo todo o balanceamento. Eu só utilizo este sistema que vc apresentou basta ter muitas brejas geladas ao lado :mrgreen: :mrgreen: para ver a roda parar toda vez que se faz alguma alteração.

Terra
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Terra » 30 Mai 2011 09:31

Ola pessoal,

Teste feito. Moto ainda com shimmi aos 60/70 km/h. Como dizia meu amigo Tonny, esta no dna da galo, não tem jeito.

Rodou macia desde 10 km/h até 230 km/h. Sem trepidação ou desbalanceamento.

O pneu dianteiro ja esta gasto, vou repetir o processo com pneu novo daqui uns tempos.

Italo, já ouço falar do Alemão Rodas a anos, pena que fica longe.. hehehe

Inte

Terra

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 30 Mai 2011 22:40

Parabéns Terra....
É isso daí mesmo que você falou....
Só não concordei com esse lance de trepidação estar no DNA da Galo....isso daí não existe. O que ocorre muitas vezes é a montagem errada do pneu ou a roda com algum defeito...isso não aparece na hora do balanceamento, mas na hora de rodar eles causam vibrações...sem falar, é claro, no que você citou, ou seja, desgaste irregular do pneu...
É comum muitos borracheiros não observarem se aquele friso guia, que aparece junto ao talão do pneu, acompanha perfeitamente a curvatura da roda na hora da montagem...seele não acompanhar,o pneu fica deformado e aí não tem balanceamento que dê jeito...hehehe

Só dois detalhes:

1 - Para que o balanceamento fique ainda mais preciso e bom lembrar que no caso de utilizar esse tipo de chumbo que você utilizou, após encontrar a quantidade correta a ser afixada, ele deve ser dividido ao meio e colado metade em cada lado da roda e nunca num lado só, pois pode causar uma vibração mínima...
O ideal mesmo é utilizar o tipo de peso balanceador próprio para motos, que é fixado nop ressalto do centro da roda e que já vem com a quantidade de chumbo dividida igualmente nos dois lados (no manual tem a foto do tipo de peso de que estou falando)...só que já está difícil de encontrar por aí, mas ainda se encontra...

2 - Na hora do balanceamento é bom que, no caso da roda traseira, o mesmo seja feito com a coroa montada junto, visto que a coroa ou as borrachas de amortecimento podem já estar desgastadas...se for uma coroa de 2ª linha, uma Vaz ou uma Fisher da vida então, é mais necessário ainda, portque elas costumam ser completamente desbalanceadas...

Abraço

Terra
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Terra » 31 Mai 2011 08:37

Mussa,

Vou te falar... ja estou com a moto a 8 anos e sempre teve o shimmi. Concordo com vc que deve ser algo, mas nunca consegui trocar pneu, balancear, e trocar rolamentos tudo isso junto. Agora na próxima troca de pneu dianteiro devo conseguir isso.

Quantos as pesos, ok. Foi o que fiz. Realmente os pesos de moto não achei, nem aqui nem na net. Da coroa, pensei em fazer com ela mas esqueci na hora de balancear ;< . Vou fazer da próxima vez.

Obrigado pelas dicas

Terra

italao
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor italao » 08 Jun 2011 14:31

Terra!
Vc já verificou a como andas os rolamentos e folga da mesa superior e inferior da suspensão dianteira!!!!!!!
Outro detalhe poderia ser uma pequena folga em uma das bengalas em um determinado trecho de seu curso ou ainda poderia tbm estar acontecendo nas duas somando-se as folgas ocasionando este efeito.
Abraços
Italo

Terra
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Terra » 09 Jun 2011 09:16

italao escreveu:Terra!
Vc já verificou a como andas os rolamentos e folga da mesa superior e inferior da suspensão dianteira!!!!!!!
Outro detalhe poderia ser uma pequena folga em uma das bengalas em um determinado trecho de seu curso ou ainda poderia tbm estar acontecendo nas duas somando-se as folgas ocasionando este efeito.
Abraços
Italo

Italo, nas mesas ja verifiquei sim, nunca teve folga. Folga nas bengalas também acho que não tenha. Teria que verificar. Sozinho acho que não da. Mesmo assim vou tentar conferir.

obrigado

Terra

Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”