Para quem precisa tirar ferrugem de peças, esse método é bem prático. Ele consistem em usar a eletrólise para retirar as partículas de ferrugem das peças.
O suporte da caixa de ferramentas, que fica embaixo da bateria, já estava emferrujado a algum tempo. Deve ter caido acído por ali e com a ação do tempo foi enferrujando.
A idéia foi tirada do forum 147fiatclube o qual e pertenço e o link é:
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=6198&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=c34e72632b4fc4978bc4919d72e224b5 somente para usuários cadastrados.
Mas a idéia original é do site:
http://www.ma500.fr/amoi/index.php?2006/12/02/37-electrolyse.
Para se ter idéia, tem videos no youtube em que eles mergulham latarias de carros inteiras em uma piscina.
Bom vamos lá. Material:
- Água (de preferência destilada, ou se não tiver, filtrada ou sem cloro). Mesmo assim usei água da torneira.
- Uma fonte de 12V por cerca de 1A ou mais (se tiver um led ou indicador de passagem de corrente, melhor, senão uma lâmpada de carro EM SÉRIE com o positivo). Pode ser um carregador de bateria, fonte para tape ou até uma fonte de PC!). Eu utilizei um carregador de bateria de 12Vx3A.
- Soda Cáustica (vende em grãos). Jogue no fundo do balde cerca de 1/2 copo americano de ácido e coloque água por cima (cerca de 10l ou mais), o suficiente para cobrir a peça. Como a peça era pequena, usei um pote de sorverte de 2 litros e 1 colher de sopa de Diabo Verde.
- Uma pedaço (barra) de aço INOXIDÁVEL (não vale roubar o faqueiro da mãe, hein?). Em algum ferro-velho de sucata metálica você acha. Eu utilizei um pedaço de parafuso comprido.
- Um balde PLÁSTICO que caiba a peça que você quer limpar. Utilizei um pote de sorverte.
Usar luva durante o processo. Depositar a soda no fundo do pote, em seguida despejar a água. É normal o aquecimento da água e do pote durante o processo.
A peça e o condutor não podem ter contato pois ai vai ter curto na fonte/bateria. Conectar a peça com ferrugem ao negativo e o condutor metálico ao positivo.
Eu deixei o processo em funcionamento durante 1 hora. Mas isso pode variar de acordo com o estado da peça.
Após o final, é só lavar a peça, secar e pintar. Esqueci de tirar a foto dela pintada. Dúvidas só perguntar.
Bom seguem as fotos, que explicam mais do que eu escrevendo.
Video do inicio do processo: http://www.youtube.com/watch?v=PGJ1XVthU0E
Material:

Peça enferrujada:

Inicio do processo:

Após 10/15 min:

Após 40 min;

Estado final do parafuso condutor:

Peça sem ferrugem:

Close na Peça:

Inté
Terra