Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Capacetes
- Véio Mussa
- El matador
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Véio Mussa escreveu:É bem provável, pois acredito que os capacetes importados não tem o selo do INMETRO e na sua maioria são melhores que os nacionais....
A discussão não é se os importados tem ou não uma maior qualidade. Acho que houve também um pouco de lobby pois a grande maioria de capacetes importados já foi certificado pelo INMETRO ou por algum outro instituto acreditado por eles, porém só terão o selo e/ou etiqueta se foram importados por alguma empresa que deu entrada na certificação.
Veja minha história http://www.setegalo.com.br/bb2/viewtopi ... &start=280
Os importados tem a certificação DOT, que não serve para nada por aqui.
Pode até ser que isso se amenize no primeiro momento, mas acredito que a alegação do INMETRO seja fraca, estão preocupados com a falsificação do selo. Isso faz parte da fiscalização e não da certificação.
Isso acontece com dinheiro, roupas, relógios, placas de carros e um mundaréu de coisas que são falsificadas.
Acho é que os caras estão é com medo de receberem processos na justiça referentes a capacetes que racharam.
hehehe
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Moto Atual: CBX 750F Indy 93
- Contato:
Pessoal , não li o tópico todo mas , ontem liguei no INMETRO daqui de Londrina para me informar e a resposta foi a seguinte:
Eles não fazem a certificação do capacete, e sim da fábrica que o faz, portanto ou vc compra um capacete da fábrica certificada ou dança.Quem possui o selo e o coloca no capacete é a fábrica.... E informaram também que TODOS os capacetes que não tem o selo devem ser jogados fora ..... e aí moçada , como ficam os importados que não tem o selo??? Lixo mesmo?????? Qta grana deve ter corrido nos bastidores entre as fábricas e a lei... se é que existem leis neste Pais onde de um dia para outro tudo o que vc possui passa a não ter valor nem utilidade..... deve ser descartado.... e comprado novo segundo as regras atuais, as quais não sabemos por quanto tempo serão válidas....
como ficamos nessa????
Abraços.
Eles não fazem a certificação do capacete, e sim da fábrica que o faz, portanto ou vc compra um capacete da fábrica certificada ou dança.Quem possui o selo e o coloca no capacete é a fábrica.... E informaram também que TODOS os capacetes que não tem o selo devem ser jogados fora ..... e aí moçada , como ficam os importados que não tem o selo??? Lixo mesmo?????? Qta grana deve ter corrido nos bastidores entre as fábricas e a lei... se é que existem leis neste Pais onde de um dia para outro tudo o que vc possui passa a não ter valor nem utilidade..... deve ser descartado.... e comprado novo segundo as regras atuais, as quais não sabemos por quanto tempo serão válidas....
como ficamos nessa????
Abraços.
"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"
- Rafael Freitas
- Me chame de mestre
- Contato:
alci_costa escreveu:Pessoal , não li o tópico todo mas , ontem liguei no INMETRO daqui de Londrina para me informar e a resposta foi a seguinte:
como ficamos nessa????
Abraços.
TEM UM JEITINHO SIM E SO JOGAR UMA BOMBA BEM GRANDE LA EM BRASILIA BEM NO MEIO PRA NAO SOBRAR NINGUEM BEM NO DIA QUE TIVER UMA CPI QUE VAI ESTAR TODO MUNDO LA

AI E SO FAZER LEIS NOVAS E COLOCAREM PESSOAS BOAS LA SO QUE E MEIO DIFICIL

"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Tonny escreveu:Alci, como disse o Landim na resolução não diz nada sobre etiqueta interna e validade tb como foi informado a etiqueta interna some em pouco tempo de uso por vários motivos como suor, atrito e lavagem, fora a "ótima" qualidade ... hehehe
A etiqueta interna tem a identificação da certificação sim, ela inclusive é a saída para quem perdeu o selo externo. Mas como vc disse, ela se deteriora rapidamente.
Tonny escreveu:Outra coisa, nos capacetes importados não tem a etiqueta interna, só o selinho.
Nos importados legalmente é obrigatória a colocação de etiqueta interna em português e nela a inscrição de que atende às normas NBR 7471/2001. É essa etiqueta que substitui o selo externo.
Nela devem constar a marca do capacete, os dados do importador com CNPJ e endereço a inscrição acima e instruções de uso.
Editado pela última vez por Edu Costa em 17 Jan 2008 21:48, em um total de 1 vez.
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Landim escreveu:Podemos perceber que a Resolução não fala em selo retrorefletivo na parte dianteira do capacete. Essa é mais uma norma dos inventores de regras. Se é obrigatório o uso de faróis ligados (mesmo durante o dia) nas motocicletas, não se justifica a colocação de película retrorefletiva na parte frontal do capacete, pois quando se ver a reflexão da luz no capacete, há muito já se viu a luz do farol, isto quando o farol permitir ver a reflexão no capacete.
Realmente existe uma dubiedade de informação, se vc atentar para o anexo que demonstra como colocar os adesivos, verá que lá é dito 4 adesivos, incluindo o da frente.
Depois coloco o anexo aqui.
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Landim escreveu:Outra coisa que dá para se verificar é que não está especificado que a autoridade ou seu agente deva fiscalizar a validade do capacete, mas tão somente suas condições de segurança.
Não lembro de ter visto qualquer menção de prazo de validade em qualquer capacete que eu tive, e esse assunto também não foi abordado na resolução e seus anexos.
Mas o que me preocupa é que no código de trânsito em seus artigos 54 e 244 citam "vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN".
Será que vem mais coisa por aí ??
É só o que falta !!
- Albert
- CBX 750 extreme
- Moto Atual: Black 86
- Contato:
Meus amigos.... Sei que á zoeira é inevitável mas vamos lá :
- Estou procurando um capacete tamanho básico Shrek, 64....
- Vou pro Canadá a trabalho mes que vem.... Será que se trouxer de la vou ter problemas com o imetro ?
Abraços !
- Estou procurando um capacete tamanho básico Shrek, 64....
- Vou pro Canadá a trabalho mes que vem.... Será que se trouxer de la vou ter problemas com o imetro ?
Abraços !
Albert
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Contato:
- Véio Mussa
- El matador
- Véio Mussa
- El matador
Landim escreveu:Podemos perceber que a Resolução não fala em selo retrorefletivo na parte dianteira do capacete. Essa é mais uma norma dos inventores de regras. Se é obrigatório o uso de faróis ligados (mesmo durante o dia) nas motocicletas, não se justifica a colocação de película retrorefletiva na parte frontal do capacete, pois quando se ver a reflexão da luz no capacete, há muito já se viu a luz do farol, isto quando o farol permitir ver a reflexão no capacete.
Deve ser para quando você estiver parado, tentando passar por um cruzamento, e olhar para os lados para ver se não vem nenhum galeiro 180km/h..... he he he
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Contato:
Tonny escreveu:Eduardo NC escreveu:Esse tópico já tá com muitas páginas. Deu preguiça de procurar. Alguém sabe dizer o n° da nova lei dos capacetes?
Pronto preguiçoso ... sai da redinha e para de tomar água de coco ...
RESOLUÇÃO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006
Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizados e quadriciclo motorizado, e dá outras providências.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe
confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,
Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do
Código de Transito Brasileiro,
Obrigado Tonny.
Sei que tá todo mundo com inveja. Desculpa aí.
CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
Landim escreveu:É o que eu disse. Um dos meus tem apenas uma sugestão sobre vida útil, enquanto os outros não falam nada. Quanto ao adesivo, se a Resolução especifica exatamente quantos e em quais lugares devem ser colocados, o anexo não pode obrigar a que se coloque outros além daqueles. É a hierarquia das Leis. O anexo somente poderia determinar, se a Res. não especificasse exatamente, ou seja, apenas citasse a obrigatoriedade. Um exemplo disso é o C.T.B. no caso da roupa, quando ele deixa a critério do CONTRAN a função de especificar quais e como seriam elas.
Isso pode dar discussão, mas o mais engraçado vai ser o policial medindo os adesivos para ver se tem 18cm2 ou checando se o coeficiente de retrorefletividade dos adesivos está correto.