Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Uma BOMBA na estrada??????

Causos, contos, relatos de viagens e até histórias verídicas de donos e ex-donos de CBXs.
Avatar do usuário
Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1329
Registrado em: 14 Jul 2006 11:25
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Uma BOMBA na estrada??????

Mensagempor Francisco RJ » 17 Dez 2008 20:45

.: Pneus Novos e Reformados :.
Pouca gente sabe mas Recapagem, Recauchutagem e Remoldagem são tipos de reforma de pneus.

Entende-se por pneu recapado aquele que tem sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída. O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte lateral do pneu) e o remoldado que além de substituir a banda de rodagem e seus ombros substitui também toda a superfície de seus flancos.
Os pneus novos nunca sofreram uso ou reforma e não apresentam sinais de envelhecimento e deteriorações de qualquer origem.

Atualmente, somente os pneus novos são certificados compulsoriamente pelo Inmetro, passando por ensaios, previstos em Regulamento, onde é verificada a sua resistência. Nesses pneus é obrigatório o uso da marca do Inmetro, localizada em pelo menos um dos flancos do pneu e uma seqüência de três números que identifica a empresa fabricante. Todos os pneus fabricados pela mesma empresa terão o mesmo número de identificação da certificação.

A partir do dia primeiro de julho de 2006, todos os pneus reformados destinados a automóveis, camionetas e caminhonetes também terão que ser certificados. Isso significa que não será permitida a comercialização de pneus reformados sem a marca do Inmetro. Alguns reformadores se anteciparam e já aderiram ao processo de certificação de reforma de pneus.

Cada pneu reformado deverá apresentar afixadas de forma legível, estampadas em alto relevo ou em etiqueta vulcanizada na lateral, as seguintes informações: a expressão Recauchutado, Recapado ou Remoldado; a designação da dimensão do pneu, capacidade de carga e limite de velocidade; a identificação do tipo de estrutura ou de construção da carcaça; a expressão "M+S" ou "M&S" quando se tratar de pneu para lama ou neve; a marca do reformador; o C.N.P.J do reformador; a expressão "Sem Câmara" para pneu projetado para uso sem câmara; a data de reforma - mediante uma seqüência de quatro números onde os dois primeiros indicam cronologicamente a semana da reforma e os dois últimos indicam o ano - e indicadores de desgaste da banda de rodagem, do índice de carga e de velocidade indicando a conformidade ao regulamento técnico.

Pelo Programa de Avaliação da Conformidade de Pneus, o ensaio de velocidade sobre carga é o mesmo realizado nos pneus novos e nos reformados, onde é testada a resistência dos pneus. No ensaio, o pneu não pode apresentar as deformações previstas no regulamento.



Copiado do link: http://www.inmetro.gov.br/imprensa/rele ... srefor.asp


Todos os pneus reformados obedecem aos mesmos fundamentos técnicos, independente do seu uso. É claro que a reforma de um pneu automotivo tem algumas peculiaridades diferentes da reforma de um pneu de um veículo de carga, mas que os princípios técnicos são os mesmos, não há como se negar.

Portanto, um pneu automotivo reformado é tão (in)seguro quanto um pneu reformado de um veículo de carga.

Li numa tese de uma Mestranda da USP, que cerca de 70% da frota de caminhões e ônibus do Brasil rodam com pneus reformados.


CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: Uma BOMBA na estrada??????

Mensagempor alvaromb » 17 Dez 2008 21:25

esse problema aconteceu comigo e com o Danilo voltando do 1° rasga galo em Ilha Solteira em 2007.

um caminhão estava à frente, depois um celta, o Danilo logo do celta para ultrapassá-lo e eu esperando para ultrapassar tb (com a 7 galo Indy azul q eu tinha na época).

o pneu traseiro esquerdo do caminhão estourou, foi um TIRO, voou pedaço de borracha pra todo lado, junto com uma nuvem de poeira, um desses pedaços maiores de borracha (cerca de meio metro) foi "atropelado" pelo celta, que teve algumas partes danificadas (spoiler e outros acessórios de fibra). Assim que o carro passou por cima desse pedaço de borracha, ele voou para o alto e passou a poucos centímetros do capacete do Danilo.

mais à frente nós paramos para abastecer e o celta tb parou e pudemos ver o estrago na lataria e na fibra do veículo.

imagina se fosse na galo??? era chão na certa!

lembra dessa, Danilo???

abraços banditeiros :mrgreen:

PS: nas rodovias é comum ver pedaços de borracha e isso é muito, muito perigoso para nós motociclistas. devia haver alguma campanha educativa ou punição para motoristas que deixam essas armadilhas jogadas no asfalto


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Uma BOMBA na estrada??????

Mensagempor Aurélio Tinto » 19 Dez 2008 00:26

É Galeiros, muitas coisas acontecem tão rápido, que dai é que vamos entender o significado das palavras; "FRAÇÃO DE SEGUNDOS".


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Uma BOMBA na estrada??????

Mensagempor Demétrio » 01 Fev 2010 20:04

Carlão escreveu:...Tivemos (eu e minha esposa) muita sorte. Fiquei imaginando as consequências se eu estivesse ao lado do pneu que estourou, talvez não estivesse aqui narrando o fato.
Um abraço a todos.

E ae Carlão, tranquilo??? Ressuscitando mais um tópico (rsrsrsrs), te digo que se tivesse no lado do pneu quando este estourou, provavelmente tu nem tua esposa estariam aqui pra contar essa história mesmo! Não sou caminhoneiro mas dirijo caminhão muitas vezes e já aconteceu de estourar pneu comigo. O impacto pro motorista é quase zero, sente-se muito pouco, mais é o barulho do estouro mesmo, porém pra quem vem logo atrás ou ultrapassando... Pode ser desastroso como já ouvi algumas histórias tristes sobre isso. Mas, GRAÇAS A DEUS, Ele te iluminou naquele instante para que tu não fizesse a ultrapassagem! Numa situação dessas só quem tem fé sabe como é!
Abraço!


CBX 750 Indy 93


Voltar para “Histórias e Viagens com a CBX”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes