Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Aqui entra os assuntos que não estão enquadrados nas outras sessões.
Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 10:48

É longo mas achei bem interessante , vale a pena ler


PS: o numero ( 5) é especial para aqueles que usam TL :wink:

FONTE : webmotors (Geraldo Tite Simões )




17-05-11) – Quando a Internet surgiu no horizonte da informação de massa muitos especialistas previram que o volume de informação aumentaria muito o nível de conhecimento em várias esferas. Essa previsão é absolutamente verdadeira, porque hoje conseguimos obter um conteúdo de informação ao tempo de um microsegundo. Pena que este volume de informação nem sempre tem validade científica.

Hoje percebo que muitos mitos e preconceitos que antes eram restritos às rodinhas de amigos hoje se espalham com a velocidade da fibra ótica. E aquela internet que deveria nos trazer conhecimento serve também para espalhar o desconhecimento, a mentira ou os famosos hoax que tratam uma mentira como se fosse uma verdade científica.

Curiosamente, os hoaxes se espalham com mais rapidez do que uma informação verdadeira. Já vi circularem mensagens absolutamente mentirosas, mas que uma vez desmentidas até por autoridades oficiais, as correções não receberam o mesmo tratamento viral da versão mentirosa. Em outras palavras: a mentira é melhor aceita do que a verdade. Será essa característica humana que nos levará ao fim do mundo em dezembro de 2012? Como se vê, não se pode mais distinguir o que é verdade do que é embuste.

Conheça algumas das mentiras espalhadas pela internet:

1) Deve-se trocar o óleo a cada 1.000 km. A confusão se dá graças ao Manual do Proprietário das motos utilitárias que trazem a informação de que a PRIMEIRA troca deve ser feita com 1.000 km porque é uma forma de retirar sobras de material que podem ter se deslocado durante o período de amaciamento. As demais trocas podem ser feitas com os 3.000 km indicados pelo fabricante da moto. Só que motociclistas profissionais (motoboys) usam a moto sob condições muito severas e trocam óleo a cada 1.500 km. Mesmo nestes casos a troca na metade do indicado já é um exagero, porque naqueles 3.000 km indicados pelo fabricante já implica uma enorme margem de segurança. Pior que essa crença já se espalhou para donos de motos grandes e esse comportamento resulta em um despejo desnecessário de poluentes no ambiente. Para quem usa a moto de forma racional e equilibrada, o período recomendado pelo fabricante está de ótimo tamanho. Dentro deste pecado existe um “subpecado”: motores não consomem óleo! Como não??? Todo motor, desde o mais simples, até o de Fórmula 1 consome óleo, porque é uma conseqüência natural do aquecimento do motor. Leio com freqüência assustadora pessoas reclamando que foi trocar o óleo e faltava meio litro, ou 300 ml. Alguns motores de concepção mais antiga consomem até 30% de óleo a cada 1.000 km, sem que se possa chamar isso de defeito. Em uso severo, o motor da moto mais vendida do Brasil chega a consumir estes 30% sem que hajam vazamentos. Cabe ao motociclista acatar a recomendação do fabricante e verificar o nível a cada 1.000 km. Mas não precisa trocar, tá?

2) Descarbonização. Essa é uma das aberrações mais comuns. Também refere-se à troca de óleo. Algum “mexânico” inventou isso lá nos anos 50 e acabou sendo resgatado graças à internet. Funciona assim: o sujeito retira o óleo usado do motor, fecha o bujão e enche o cárter com querosene ou produtos chamados de “flush” (descarga, em inglês). Depois liga o motor por alguns segundos e drena o querosene, antes de colocar o óleo novo. É a forma mais fácil de acabar com o motor de uma moto!!! Dentro do motor existem anéis de vedação (retentores) feitos de borracha e que nasceram para viver mergulhados no óleo. O solvente ataca esses anéis e provocam os vazamentos internos. Por isso a gente vê tanta moto soltando fumaça pelo escapamento...

3) Rodízio de pneus. Essa é mais comum no Norte/Nordeste. A região Nordeste vive uma explosão de consumo geral e especialmente de moto. Em pouco mais de 10 anos o mercado de motos no NE cresceu 750% enquanto o resto do país cresceu 445%. Isso explica muitos procedimentos errados apenas por falta de informação que leva o neo-motociclista a tratar a moto como se fosse um carro de duas rodas. Nos carros é normal fazer rodízio de pneus – embora já seja condenado por especialistas. Mas nas motos o pneu dianteiro é muito diferente do traseiro e têm funções bem específicas. No piso molhado o pneu dianteiro funciona como uma lâmina que corta a água e o traseiro completa o serviço. Por isso é quase impossível uma moto aquaplanar. Ao usar o pneu traseiro na frente o risco de aquaplanagem é enorme porque o desenho do pneu não foi projetado para ser usado dessa posição.

4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. Nããão! Esta é uma mentira recorrente porque é natural o pneu traseiro gastar mais rápido por um motivo até evidente: é o pneu da roda motriz, que recebe todo esforço da tração. Nas motos utilitárias, também é o pneu que recebe mais carga quando roda com baú ou com garupa (nas moto-taxis). Como o fator de maior desgaste do pneu é carga (massa), é normal o pneu traseiro gastar mais. Só que na hora de trocar deve-se trocar sempre os dois, porque a moto é um veículo tandem, com uma roda na frente da outra. Como elas rodam a mesma distância, quando o traseiro estiver gasto é sinal que o dianteiro já está comprometido, mesmo que aparentemente novo. Outro engano comum é usar pneus de modelo diferente na frente e atrás. Pneus de motos devem sempre ser do mesmo modelo e marca; quando se misturam marcas ou modelos ocorre o que se chama de “crise de paridade”, quando o pneu traseiro “não entende” o que faz o dianteiro!

5) Pneu mais largo melhora a estabilidade. Mais uma vez é a confusão criada por acreditar que moto é um carro de duas rodas. Nos carros os pneus mais largos podem melhorar a estabilidade porque oferecem maior área de borracha em contato com o solo. Mas nas motos é diferente, porque a moto precisa inclinar nas curvas. Quanto mais inclinar, maior pode ser a velocidade de contorno da curva. Para que consiga um grande grau de inclinação é fundamental que o pneu tenha o desenho convexo. Quanto mais convexo, maior a inclinação. Ao usar um pneu mais largo na mesma medida de roda, o pneu ficará deformado, reduzindo a convexidade do desenho. Logo, a moto inclinará menos na curva. Claro que existem tolerâncias. Por exemplo, ao passar de um pneu 180 para 190 não causará um grande problema. Nem de 130 para 140. Mas alguns motociclistas exageram e, em função de um padrão estético, querem usar o mais largo possível, passando de 130 para 150 ou de 160 para 190. Aí será um martírio inclinar a moto nas curvas. Nos fóruns pode-se até ler depoimentos sobre a “melhora” ao usar um pneu mais largo. Mas esta sensação de melhora não vem da largura do pneu e sim do fato de ser NOVO! O cara tira um pneu velho, gasto e coloca um novo, claro que vai sentir melhora, mas não é resultado da largura!

6) O capacete deve ser duro! Esta mentira é alimentada até por jornalistas inexperientes, principalmente de TV. A função primordial do capacete é reduzir a transferência das ondas de choque para o crânio de quem está usando. Se for uma peça dura, a onda de choque chega com grande intensidade lá dentro da cabeça, transformando o cérebro num mingau. Se capacete tivesse de ser duro a gente deveria usar um sino da cabeça! Na verdade o capacete deve ser flexível, deformável e bem acolchoado para que a energia do choque seja dissipada o máximo possível antes de chegar no cérebro. Por isso usam-se o estireno (isopor) e camadas internas de espuma. A calota precisa ter flexibilidade, não muita para não pular que nem uma bola de basquete, mas o suficiente para espalhar a energia pela superfície. Pelo mesmo motivo, o capacete deve ser o mais justo possível, porque se ficar folgado o capacete bate no chão e a cabeça bate contra a parte interna do capacete. Sei que é chato, mas é melhor bem justo até não se deslocar com o vento.

Existem ainda muitas outras mentiras, mas estas já são suficientes para desmascarar muitos conceitos fajuto.


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

jean fatoreto
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 25 Set 2010 17:08
Localização: Paiçandu-PR

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor jean fatoreto » 18 Mai 2011 11:22

Belas informações, isto é uma verdade se acreditarem em tudo que leêm na internet as pessoas ficam loucas por que ha uma grande porção de lorotas na rede.
Na parte de motocicletas existem pessoas que nunca tiveram uma moto em sua vida e na primeira já saem achando que são doutores no assunto, pegando informações erradas e repassando para os outros, por isso que este forum é o maximo aqui vc tira suas dúvidas, repassa conhecimento e discute idéias com opiniões diversas até chegar a uma conclusão.

Um abraço.


Jean


CBX 750 MAIS QUE UMA MOTO UMA PAIXÃO

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Rodolfo » 18 Mai 2011 12:26

4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. Nããão! Esta é uma mentira recorrente porque é natural o pneu traseiro gastar mais rápido por um motivo até evidente: é o pneu da roda motriz, que recebe todo esforço da tração. Nas motos utilitárias, também é o pneu que recebe mais carga quando roda com baú ou com garupa (nas moto-taxis). Como o fator de maior desgaste do pneu é carga (massa), é normal o pneu traseiro gastar mais. Só que na hora de trocar deve-se trocar sempre os dois, porque a moto é um veículo tandem, com uma roda na frente da outra. Como elas rodam a mesma distância, quando o traseiro estiver gasto é sinal que o dianteiro já está comprometido, mesmo que aparentemente novo. Outro engano comum é usar pneus de modelo diferente na frente e atrás. Pneus de motos devem sempre ser do mesmo modelo e marca; quando se misturam marcas ou modelos ocorre o que se chama de “crise de paridade”, quando o pneu traseiro “não entende” o que faz o dianteiro!


Não concordo e o cara deve ter uma CG (nada contra a CG e quem tenha).
Vejamos apenas um exemplo prático de moto atual. A minha.
O pneu trazeiro dura 4.000Km e o dianteiro até 12.000Km (vai me dizer que com 4.000Km terei que trocar também o dianteiro). Mentira e falta de informação desse jornalista. Vai ver nem consultou o fabricante de Pneus para ter certeza do que escreveu, e que aliás é muito comum.
Independente de rodarem a mesma distancia, a força de 190 cavalinhos na roda motriz já diz tudo.
Tem outras coisas que não concordo com esses jornalistas dessa Webmotors, que aliás devem conhecer um pouco de carro, mas de moto deixam muito a desejar. Já li várias besteiras que escreveram.


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
michell
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 290
Registrado em: 11 Jul 2008 23:11
Localização: Rio Verde / GO
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor michell » 18 Mai 2011 12:30

Tomate escreveu:O item "5" fala sobre a troca de pneus com a mesma roda , ou seja o mesmo diametro da roda original.
Totalmente diferente qdo se troca o conjunto completo Pneu + Roda.



concordo com tomate ele nao ta se referindo em trocar rodas originais por rodas + largas e sim a roda q pra usar determinado tipo de pneu pela medida da roda e por pneu mto + largo q a roda permite .



Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 13:25

Seguinte não me expliquei direito, o que quis dizer foi o seguinte:

Tomem como exemplo essa fotos
Imagem

Imagem

Essa roda é de uma CBR 600 antiga que pega um pneu 160 aro 17
mas o dono colocou um pneu 180 aro 17 , então o comentário da materia
cabe perfeitamente nesse caso............. :wink:

E mais para aqueles que estão pensando em colocar a roda de Bandit 600/ 650
na galo o pneu que essa roda pega é o 160 , se colocar o 180 , vai ser o mesmo problema.
Apenas a titulo de informação a roda da Bandit 650 tem 5 polegadas e o da hornet
e se não me engano os da CBR 1000 f tem 5,5 polegadas , pode parecer pouco
mas na hora da escolha do pneu faz diferença................... ;;


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 13:34

Rofolfo editei o post e coloquei o nome do autor do texto............................hehehehehered


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Sergio Pretto » 18 Mai 2011 14:24

Vou dizer "por experiência própria" . . .

Troquei as rodas originais da minha Indy, coloquei a traseira da CBR 1000 c/ pneu 180x55x17 (inicialmente coloquei na dianteira a roda da CBR 450, depois mudei para a roda da Black, aro 16").
Todos sabem que não sou nenhum "Adney, Rodolfo ou Valentino Rossi", portanto não exijo da moto grandes performances em curvas, mas . . . . . . .
. . . . . . a moto mudou radicalmente seu comportamento, a sensação é de muito mais segurança e as respostas são bem melhores.
A primeira viagem que fiz após a modificação, foi para um Barreado.
Na ida, por incrível que pareça não estava chovendo, e pude sentir a performance da moto nas curvas "em subida" daquela serra perto de Curitiba, a moto reagia de forma surpreendente, muito melhor.
Depois de algum tempo me adaptando, comecei a experimentá-la em algumas curvas da Anhanguera e até cheguei a ser levemente repreendido, muito justamente, pelos amigos Rodolfo e Wilian (Moto Jundi), ambos dizendo que eu estava abusando um pouco.
Claro, tomado pela confiança no novo conjunto, abusei um pouquinho, mas sempre com excelentes resultados.
Como tenho plena certeza que não aprendi a pilotar mais, garanto que a moto é que ficou bem melhor . . .
Abraços.


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 14:36

Quanto a performace da moto não tenho duvida , até porque apesar da minha moto não ser TL
a do joel é , então sei muuuuuuito bem como é a melhora :wink:

A questão apenas é a medida do pneu e da roda.
vc está com o conjunto correto
Roda 5,5 polegadas pneu 180 / 55/ 17
agora
Roda 5 polegadas pneu 180 / 55 / 17 não combina.......................... :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Dagoberto
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 772
Registrado em: 14 Dez 2006 20:40
Localização: São Paulo/Ipiranga
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Dagoberto » 18 Mai 2011 15:08

pois é acabei de comprar michellin 180x55x17 pr2 e pneu 110x90x16 metzeller....por falta de opção no mercado com a roda 16...agora é começar a montagem e depois falo da performace da magia...aguardem + novidades

por indicação do andré http://www.tukasmotos.com.br o preço compensa no michellin


LUGAR DE CHORÃO É DO OUTRO LADO...Não faz sentido dividir pessoas em boas ou más, apenas, existem pessoas encantadoras ou monotonas

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 16:06

Moçada se liguem leiam a primeira menssagem do tópico o foco não é a performace da galo TL
prestem atenção por favor................... :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor ed750indy » 18 Mai 2011 17:49

Alex Red escreveu:Quanto a performace da moto não tenho duvida , até porque apesar da minha moto não ser TL
a do joel é , então sei muuuuuuito bem como é a melhora :wink:

A questão apenas é a medida do pneu e da roda.
vc está com o conjunto correto
Roda 5,5 polegadas pneu 180 / 55/ 17
agora
Roda 5 polegadas pneu 180 / 55 / 17 não combina.......................... :wink:




A questão talves seja de cunho pessoal, estou usando o pneu 180 na roda da bandit 2008 e até agora não senti o efeito discutido no texto, não esta quadrado e nem esta ficando, a não ser que a pessoa ande sem deitar a moto em curvas.

senão vejamos: roda 5,5 polegada -cabe pneu 180, 190, 200
roda 5 polegadas- cabe pneu 160, 170, 180( roda das bandit's mais novas)/ as mais antigas a roda mede 4,5 polegadas.( máximo pneu 160)

Agora uma roda de 4 polegadas com pneu 130 colocar um pneu 160 ...ai sim é um absurdo

Tanto que no comparativo da hornet 600 com a suzuki gsx 650f, os jornalistas condenaram o pneu 160 da suzuki, -" vi o pneu da suzuki riscando o chão nas curvas de alta velocidade"- e recomendaram a troca por um pneu mais largo.



Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7021
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Alex Red » 18 Mai 2011 18:03

hummmmmmmmmmmmmm, agora gostei :mrgreen:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Rodolfo » 18 Mai 2011 23:04

Alex Red escreveu:Rofolfo editei o post e coloquei o nome do autor do texto............................hehehehehered


Então piorou.
Nunca gostei desse cara e acho metido pra Kcete.
Fala demais para aparecer e acha que sabe tudo.
Com certeza sabe muito mais do que eu, mas pisa na bola. Basta ver algumas reportagens na TV.


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 445
Registrado em: 27 Ago 2007 15:17
Localização: Indaiatuba-SP

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor danilemao » 20 Mai 2011 09:29

Pessoal, vamos por partes:
Primeiro: o proprio nome do topico diz tudo "NEM TUDO QUE SE LÊ NOS FORUNS É VERDADE"
Segundo: com relação a performance das TLs que tem roda de Black na frente ficarem melhor pra curvas isso realmente é verdade, pois a roda é menor e muda-se angulo de caster(é pouco, mas muda) e a roda trazeira de maior largura aumenta a segurança nas curvas.
Eu, quando tinha a grena estava com aroda de Black na frente e a moto mudou muito quando fiz a troca.
Hoje eu tenho a neon(zerada) que ainda falta coragem de por as rodas da black, devido a suaoriginalidade, afinal sou segundo dono, apenas 18.000KM etc. Mas eu ando com a black todo dia, que apesar de ter alguns problemas no motor(a moto vibra mais que DT180) ela é muito melhor que a neom, mais macia e muito melhor nas curvas
(...)


Galeiro solitario

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade

Mensagempor Véio Mussa » 20 Mai 2011 15:33

Já que o assunto é TL e que pneus mais largos melhora ou piora, uma pergunta para os entendidos:

Qual desses pneus tem mais área de contato com o solo, e por consequência maior estabilidade, sendo todos eles do mesmo composto de borracha, mesmo desenho e mesma calibragem ( 43 libras), quando montados numa roda de 5,5 polegadas de largura?
E o principal...porquê???

160/60ZR17 (69 W)
170/60ZR17 (72 W)
180/55ZR17 (73 W)
190/50ZR17 (73 W)
190/55ZR17 (75W)




Voltar para “Geral”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes