Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Moto Atual: CBX 750F Indy 93
- Contato:
Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem
Amigos, se já existe este tópico me digam o link e podem apagar, caso contrário vamos ver as opiniões dos amigos....
Acabei de chegar da rua com a Galo e fiz um teste, todas as mudanças de marcha para cima, ou seja de 1 para 2 , etc...fiz sem o uso da embreagem e como sempre os engates são precisos, sem arranhar e nem trancos. Claro que dou o tempo exato baixando a aceleração.
Minha dúvida: será que esse procedimento desgasta alguma parte do câmbio? Ou será que assim acabamos poupando a embreagem???
Vamos ouvir o que os amigos tem a dizer.
Abraços.
Acabei de chegar da rua com a Galo e fiz um teste, todas as mudanças de marcha para cima, ou seja de 1 para 2 , etc...fiz sem o uso da embreagem e como sempre os engates são precisos, sem arranhar e nem trancos. Claro que dou o tempo exato baixando a aceleração.
Minha dúvida: será que esse procedimento desgasta alguma parte do câmbio? Ou será que assim acabamos poupando a embreagem???
Vamos ouvir o que os amigos tem a dizer.
Abraços.
"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Contato:
Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem
Participei de um curso de pilotagem da BMW, 2 anos atrás, e o professor que era alemão, disse várias vezes que pode-se trocar as marchas para cima sem o uso da embreagem, que não traz nenhum problema para o câmbio . . .
Faço isso de vez em quando, mas no geral, no dia-a-dia, sei lá, prefiro não arriscar!
Faço isso de vez em quando, mas no geral, no dia-a-dia, sei lá, prefiro não arriscar!
P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Contato:
S/querer duvidar da experiencia do alemão + já duvidando.... ele é doido?
Seguinte, quando vc aciona a embreagem p/trocar de marcha, os garfos seletores de marcha fazem c/que as engrenagens mudem de posição.... cada combinação de engrenagens da arvore primaria e secundária representa uma marcha. Mas para esse movimento acontecer s/prejudicar as peças, é necessario que a árvore primária pare de girar. É aí que entra a embreagem.
Quando o motor está funcionando em ponto morto ou c/a marcha engatada, tudo quanto é tipo de engreagem (leia-se todas) estão rodando. Quando o piloto aciona a embreagem c/motor funcionando, param de girar o platô, o cubo, os discos separadores, a placa de acionamento da embreagem e a árvore primária, permitindo assim, a troca segura das marchas.
Pode trocar a marcha s/acionar a embreagem? Sim é possivel...
...se vc estiver disposto a ver os garfos seletores quebrarem e, consequentemente, as engrenagens das arvores primaria e secundaria simplesmente "moerem" igual a cana-de-acucar.
Alguem me corriga se eu estiver errado por fvr....
Seguinte, quando vc aciona a embreagem p/trocar de marcha, os garfos seletores de marcha fazem c/que as engrenagens mudem de posição.... cada combinação de engrenagens da arvore primaria e secundária representa uma marcha. Mas para esse movimento acontecer s/prejudicar as peças, é necessario que a árvore primária pare de girar. É aí que entra a embreagem.
Quando o motor está funcionando em ponto morto ou c/a marcha engatada, tudo quanto é tipo de engreagem (leia-se todas) estão rodando. Quando o piloto aciona a embreagem c/motor funcionando, param de girar o platô, o cubo, os discos separadores, a placa de acionamento da embreagem e a árvore primária, permitindo assim, a troca segura das marchas.
Pode trocar a marcha s/acionar a embreagem? Sim é possivel...
...se vc estiver disposto a ver os garfos seletores quebrarem e, consequentemente, as engrenagens das arvores primaria e secundaria simplesmente "moerem" igual a cana-de-acucar.
Alguem me corriga se eu estiver errado por fvr....
Editado pela última vez por Edson Lima em 26 Out 2008 11:54, em um total de 2 vezes.
"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Contato:
Detesto os professores alemães, huahuhauhau, ow! comédia . . .
P R E T T O
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Contato:
Sergio Pretto escreveu:Detesto os professores alemães, huahuhauhau, ow! comédia . . .
Huehuehuehuehe, ow comedia...

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
- Carlão
- Setegalo maníaco
- Moto Atual: Fazer 600S 2009
- Contato:
Alci, pode fazer isso tranqüilo. Pelo descrito vc já pegou a "manha". Sempre fiz isso com a minha.
Para quem nunca tentou basta ir na pista e esticar um pouco até uns 5.000 rpm por exemplo a cada marcha e dá uma pequena aliviada no acelerador antes de fazer o movimento natural de alívio idêntico de quando se usa a embreagem, aciona o pedal e reacelera de imediato. É só se habituar que a troca é muito rápida e sem tranco.
Depois da experiência pode tentar usar o esquema rodando na cidade também.
As afirmações do Édson também estão corretas mas sabendo "dar o tempo exato" não haverá problema algum.
Para quem nunca tentou basta ir na pista e esticar um pouco até uns 5.000 rpm por exemplo a cada marcha e dá uma pequena aliviada no acelerador antes de fazer o movimento natural de alívio idêntico de quando se usa a embreagem, aciona o pedal e reacelera de imediato. É só se habituar que a troca é muito rápida e sem tranco.
Depois da experiência pode tentar usar o esquema rodando na cidade também.
As afirmações do Édson também estão corretas mas sabendo "dar o tempo exato" não haverá problema algum.
O mundo é a escola e o tempo o professor.
-
- Setegalo maníaco
- Localização: Por favor, complete seu perfil com a cidade/estado onde reside.
Quem me deu adica foi o Carlão, se prejudica eu não sei mas não tem nada mais emocionante que um boa esticada em primeira e uma segundinha sem embreagem, ja fiz muito neginho babar.
- odair
- Me chame de mestre
- Contato:
Só fiz isto quando fiquei sem embreagem quando estava retornando de uma viagem de são josé dos campos, quando fui pegar a D. pedro fiquei sem a mesma, aí tive que vir só no tempo subindo e descendo as marchas.
Abraço!
Abraço!
Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Contato:
odair escreveu:Só fiz isto quando fiquei sem embreagem quando estava retornando de uma viagem de são josé dos campos, quando fui pegar a D. pedro fiquei sem a mesma, aí tive que vir só no tempo subindo e descendo as marchas.
Abraço!
Nesse dia eu presenciei uma verdadeira aula do Odair, levou a moto mais de 100 km sem embreagem . . . .
P R E T T O
- Alex Red
- Administrador
- Moto Atual: Nenhuma
- Contato:
conheço muuuuuuuuuita gente que troca a marcha no tempo e diz que
não tem problema,mas um mecanico que conheço diz que dá problema,
então pelo sim, pelo não uso sempre a embreagem
não tem problema,mas um mecanico que conheço diz que dá problema,
então pelo sim, pelo não uso sempre a embreagem

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- rick.oba
- Setegalo maníaco
- Contato:
Atenção: este texto é uma tradução livre do original em
http://www.sportrider.com/ride/RSS/146_ ... pshifting/ e possui os direitos
resevados para © 2006 Sport Rider, uma publicação PRIMEDIA. Nosso intuito aqui é de apenas disseminar
uma boa leitura para preservação do esporte, da cultura e principalmente dos integrantes envolvidos com o
motociclismo. Não temos nenhuma ligação com a fonte escritora original e tampouco a intenção de utilizar
os artigos para promoção.
Série da habilidades: Subindo marcha sem embreagem.
Pare de desperdiçar o seu tempo usando a embreagem para subir marchas.
Por Kent Kunitsugu
Sport Rider Magazine, Setembro 2004
1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.
2. A caixa de câmbio de uma moto difere da
transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só
precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de
acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão
típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de
potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso
que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta
momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,
economizando tempo e esforço.
3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).
4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.
http://www.sportrider.com/ride/RSS/146_ ... pshifting/ e possui os direitos
resevados para © 2006 Sport Rider, uma publicação PRIMEDIA. Nosso intuito aqui é de apenas disseminar
uma boa leitura para preservação do esporte, da cultura e principalmente dos integrantes envolvidos com o
motociclismo. Não temos nenhuma ligação com a fonte escritora original e tampouco a intenção de utilizar
os artigos para promoção.
Série da habilidades: Subindo marcha sem embreagem.
Pare de desperdiçar o seu tempo usando a embreagem para subir marchas.
Por Kent Kunitsugu
Sport Rider Magazine, Setembro 2004
1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.
2. A caixa de câmbio de uma moto difere da
transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só
precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de
acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão
típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de
potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso
que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta
momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,
economizando tempo e esforço.
3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).
4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Contato:
Ooooooooooooooopa, já voltei a gostar das aulas de certos professores alemães, hehehehehe . . . .
P R E T T O
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
Muito legal as opiniões colocadas até o momento....acho que eu não estava errado pelo visto.....
até o Momento 2 x 1 a favor da nao necessidade do uso.... ( somente de pessoas técnicas, fora opiniões particulares...).
O Alemão não é bobo Pretto... hehehe, afinal eles tem algumas marquinhas de autos e motos....BMW, Porshe, VW, AUDI, etc.....
E concordo que a caixa de câmbio da moto é diferente dos carros.... o engate é muito macio e preciso mesmo sem a embreagem. Posso até fazer uma comparação sem muito conehcimento mas, me parece uma troca muito parecida com os carros tiptronics (claro que nesse caso há algum dispositivo que faz a mudança ser segura para cima ou para baixo). Ou mesmo na formula 1 onde há mudança de marcha sem uso de embreagem... em frações milesimais de segundos.....
Ontem viajei com a Galo e na estrada com a Patroa na garupa fiz todas as mudanças para cima sem usar a embreagem, a mao esquerda podia descansar nessa hora. Trocas tranquilas , sem trancos e mais rápidas.
Vamos continuar vendo as opiniões....
Abraços.
até o Momento 2 x 1 a favor da nao necessidade do uso.... ( somente de pessoas técnicas, fora opiniões particulares...).
O Alemão não é bobo Pretto... hehehe, afinal eles tem algumas marquinhas de autos e motos....BMW, Porshe, VW, AUDI, etc.....
E concordo que a caixa de câmbio da moto é diferente dos carros.... o engate é muito macio e preciso mesmo sem a embreagem. Posso até fazer uma comparação sem muito conehcimento mas, me parece uma troca muito parecida com os carros tiptronics (claro que nesse caso há algum dispositivo que faz a mudança ser segura para cima ou para baixo). Ou mesmo na formula 1 onde há mudança de marcha sem uso de embreagem... em frações milesimais de segundos.....
Ontem viajei com a Galo e na estrada com a Patroa na garupa fiz todas as mudanças para cima sem usar a embreagem, a mao esquerda podia descansar nessa hora. Trocas tranquilas , sem trancos e mais rápidas.
Vamos continuar vendo as opiniões....
Abraços.
- Parada
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
uma pergunta: nas motos novas, como é o tipo de embreagem? O da galo é multidisco banhados a óleo, certo? Sera que o nosso sistema suporta esse tipo de troca de marchas sem danificar a embreagem?
Abs
Abs
7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
Parada, não sei te responder mas, no que eu falo, a embregaem não é usada..... passagem de engrenagens sem usa-la.
Abraços.
Abraços.