Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Aqui entra os assuntos que não estão enquadrados nas outras sessões.
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Contato:

Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Alci Costa » 25 Out 2008 17:48

Amigos, se já existe este tópico me digam o link e podem apagar, caso contrário vamos ver as opiniões dos amigos....
Acabei de chegar da rua com a Galo e fiz um teste, todas as mudanças de marcha para cima, ou seja de 1 para 2 , etc...fiz sem o uso da embreagem e como sempre os engates são precisos, sem arranhar e nem trancos. Claro que dou o tempo exato baixando a aceleração.
Minha dúvida: será que esse procedimento desgasta alguma parte do câmbio? Ou será que assim acabamos poupando a embreagem???
Vamos ouvir o que os amigos tem a dizer.
Abraços.

"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Sergio Pretto » 25 Out 2008 18:36

Participei de um curso de pilotagem da BMW, 2 anos atrás, e o professor que era alemão, disse várias vezes que pode-se trocar as marchas para cima sem o uso da embreagem, que não traz nenhum problema para o câmbio . . .
Faço isso de vez em quando, mas no geral, no dia-a-dia, sei lá, prefiro não arriscar!

P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 25 Out 2008 18:53

S/querer duvidar da experiencia do alemão + já duvidando.... ele é doido?

Seguinte, quando vc aciona a embreagem p/trocar de marcha, os garfos seletores de marcha fazem c/que as engrenagens mudem de posição.... cada combinação de engrenagens da arvore primaria e secundária representa uma marcha. Mas para esse movimento acontecer s/prejudicar as peças, é necessario que a árvore primária pare de girar. É aí que entra a embreagem.

Quando o motor está funcionando em ponto morto ou c/a marcha engatada, tudo quanto é tipo de engreagem (leia-se todas) estão rodando. Quando o piloto aciona a embreagem c/motor funcionando, param de girar o platô, o cubo, os discos separadores, a placa de acionamento da embreagem e a árvore primária, permitindo assim, a troca segura das marchas.

Pode trocar a marcha s/acionar a embreagem? Sim é possivel...
...se vc estiver disposto a ver os garfos seletores quebrarem e, consequentemente, as engrenagens das arvores primaria e secundaria simplesmente "moerem" igual a cana-de-acucar.

Alguem me corriga se eu estiver errado por fvr....
Editado pela última vez por Edson Lima em 26 Out 2008 11:54, em um total de 2 vezes.

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 25 Out 2008 18:58

Detesto os professores alemães, huahuhauhau, ow! comédia . . .

P R E T T O

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 25 Out 2008 19:01

Sergio Pretto escreveu:Detesto os professores alemães, huahuhauhau, ow! comédia . . .

Huehuehuehuehe, ow comedia... :mrgreen:

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Carlão
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Moto Atual: Fazer 600S 2009
Contato:

Mensagempor Carlão » 26 Out 2008 11:18

Alci, pode fazer isso tranqüilo. Pelo descrito vc já pegou a "manha". Sempre fiz isso com a minha.
Para quem nunca tentou basta ir na pista e esticar um pouco até uns 5.000 rpm por exemplo a cada marcha e dá uma pequena aliviada no acelerador antes de fazer o movimento natural de alívio idêntico de quando se usa a embreagem, aciona o pedal e reacelera de imediato. É só se habituar que a troca é muito rápida e sem tranco.
Depois da experiência pode tentar usar o esquema rodando na cidade também.

As afirmações do Édson também estão corretas mas sabendo "dar o tempo exato" não haverá problema algum.

O mundo é a escola e o tempo o professor.

helinho
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Localização: Por favor, complete seu perfil com a cidade/estado onde reside.

Mensagempor helinho » 26 Out 2008 11:44

Quem me deu adica foi o Carlão, se prejudica eu não sei mas não tem nada mais emocionante que um boa esticada em primeira e uma segundinha sem embreagem, ja fiz muito neginho babar.

odair
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor odair » 26 Out 2008 12:09

Só fiz isto quando fiquei sem embreagem quando estava retornando de uma viagem de são josé dos campos, quando fui pegar a D. pedro fiquei sem a mesma, aí tive que vir só no tempo subindo e descendo as marchas.
Abraço!

Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 26 Out 2008 21:17

odair escreveu:Só fiz isto quando fiquei sem embreagem quando estava retornando de uma viagem de são josé dos campos, quando fui pegar a D. pedro fiquei sem a mesma, aí tive que vir só no tempo subindo e descendo as marchas.
Abraço!

Nesse dia eu presenciei uma verdadeira aula do Odair, levou a moto mais de 100 km sem embreagem . . . .

P R E T T O

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 28 Out 2008 07:24

conheço muuuuuuuuuita gente que troca a marcha no tempo e diz que
não tem problema,mas um mecanico que conheço diz que dá problema,
então pelo sim, pelo não uso sempre a embreagem :wink:

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

rick.oba
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor rick.oba » 28 Out 2008 08:02

Atenção: este texto é uma tradução livre do original em
http://www.sportrider.com/ride/RSS/146_ ... pshifting/ e possui os direitos
resevados para © 2006 Sport Rider, uma publicação PRIMEDIA. Nosso intuito aqui é de apenas disseminar
uma boa leitura para preservação do esporte, da cultura e principalmente dos integrantes envolvidos com o
motociclismo. Não temos nenhuma ligação com a fonte escritora original e tampouco a intenção de utilizar
os artigos para promoção.

Série da habilidades: Subindo marcha sem embreagem.

Pare de desperdiçar o seu tempo usando a embreagem para subir marchas.

Por Kent Kunitsugu
Sport Rider Magazine, Setembro 2004

1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

2. A caixa de câmbio de uma moto difere da
transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só
precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de
acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão
típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de
potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso
que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta
momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,
economizando tempo e esforço.

3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 28 Out 2008 08:15

Ooooooooooooooopa, já voltei a gostar das aulas de certos professores alemães, hehehehehe . . . .

P R E T T O

Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Contato:

Mensagempor Alci Costa » 28 Out 2008 10:03

Muito legal as opiniões colocadas até o momento....acho que eu não estava errado pelo visto.....
até o Momento 2 x 1 a favor da nao necessidade do uso.... ( somente de pessoas técnicas, fora opiniões particulares...).
O Alemão não é bobo Pretto... hehehe, afinal eles tem algumas marquinhas de autos e motos....BMW, Porshe, VW, AUDI, etc.....
E concordo que a caixa de câmbio da moto é diferente dos carros.... o engate é muito macio e preciso mesmo sem a embreagem. Posso até fazer uma comparação sem muito conehcimento mas, me parece uma troca muito parecida com os carros tiptronics (claro que nesse caso há algum dispositivo que faz a mudança ser segura para cima ou para baixo). Ou mesmo na formula 1 onde há mudança de marcha sem uso de embreagem... em frações milesimais de segundos.....
Ontem viajei com a Galo e na estrada com a Patroa na garupa fiz todas as mudanças para cima sem usar a embreagem, a mao esquerda podia descansar nessa hora. Trocas tranquilas , sem trancos e mais rápidas.
Vamos continuar vendo as opiniões....
Abraços.

Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Contato:

Mensagempor Parada » 28 Out 2008 11:55

uma pergunta: nas motos novas, como é o tipo de embreagem? O da galo é multidisco banhados a óleo, certo? Sera que o nosso sistema suporta esse tipo de troca de marchas sem danificar a embreagem?

Abs

7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Contato:

Mensagempor Alci Costa » 28 Out 2008 14:48

Parada, não sei te responder mas, no que eu falo, a embregaem não é usada..... passagem de engrenagens sem usa-la.
Abraços.

Voltar para “Geral”