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Refrigeração à água é melhor?
Enviado: 20 Out 2007 09:53
por Carlão
Amigos, gostaria da opinião/esclarecimento sobre as vantagens e desvantagens que um motor com refrigeração líquida possa apresentar.
Conversando com um colega que tem além da galo uma hayabusa ele me disse que o motor da hayabusa esquenta pra caramba e numa ocasião a bateria estava fraca e não conseguiu ligar a ventoinha e ferveu.
A refrigeração líquida exige maior cuidado (mangueiras/nível de água/ventoinha)por exemplo gerando mais dor de cabeça e despesa.
Deve haver alguma vantagem que compense tudo isso mas qual?
Enviado: 20 Out 2007 12:45
por manzara
A refrigeração a agua é mais eficiente, se se considerar dois motores iguais. A água promove uma maior e mais eficiente transferência de calor. No caso da Hayabusa, tem que considerar que é um motor maior e que gera muito mais calor do que a CBX.
Outra vantagem é que o motor refrigarado a água é mais silencioso. A camisa d'água ajuda a abafar os ruídos internos do motor.
A refrigeração a água tambem é mais complicada, exigindo mais cuidados. A poucos dias eu li uma matéria interessante de um engenheiro que prevê a volta com força dos motores refrigerados a ar com ventilação forçada. Ele acha que com os materiais usados hoje em dia se consegue um aumento da transferência de calor a níveis que compensam uma pequena desvantagem em relação a refrigeração líquida.
Abraço,
Lúcio
Enviado: 20 Out 2007 13:08
por Francisco RJ
Falou tudo, Manzara.
Penso que maior ganho msm para a moto refrigerada à água é o silêncio do seu funcionamento, com consequentes índices de vibração provenientes do motor menores.
Já tive motos refrigerada à água zeradas que, após pegar um bom engarrafamento, "abriram o bico" porque esquentaram demais... dá superaquecimento e a moto só volta a ligar depois que a temperatura abaixa... é um sistema de proteção do motor que entra em ação, em conjunto c/ a famosa "cebolinha" do óleo. Isso dificilmente acontece c/ uma refrigerada à ar / óleo como as galos, que usa +/- o mesmo princípio do motor do fusca... normalmente, o motor só funde se ñ houver óleo, se o óleo estiver muito "gasto" (passado muita coisa do tempo de troca, ficando quase uma graxa) ou se as passagens de óleo pelo motor estiverem obstruídas, muitas vezes por conta de resíduos deixados pela falta de regularidade da troca de óleo no período certo.
Enviado: 20 Out 2007 18:11
por Albuquerque
Mais um pouquinho de aprendizado. Este é o fórum dos Mestres.
Enviado: 21 Out 2007 00:44
por Vitaum
Além de Xerife é matemático e estatístico.
Esses caras desse forum são um barato mesmo.
VLW Grande Xerife Luva de Pano Botinha Ortopé.. Muito boa sua comparação.
[]s
Enviado: 21 Out 2007 01:14
por Edson Lima
Mais um tópico o qual eu continuo apenas vendo, lendo e aprendendo
Saudações
Enviado: 21 Out 2007 03:46
por Albuquerque
Só de sacanagem.... Leiam e desconsiderem!
O Galeiro refrigerado a ar, somente quando esta curtindo sua Galo, com o vento no rosto e a liberdade pela frente.
O Galeiro refrigerado a água (BREJA), somente quando não esta curtindo a Galo, e sim um bate papo com outros Galeiros.
Acho que fica no empate também, Xerife, heheh.
Moral da história... Quem não entende nada, fica só na piada, hahahalbuquerque.
Enviado: 21 Out 2007 04:39
por Carlão
Beleza pessoal, bons esclarecimentos.
Enviado: 21 Out 2007 11:37
por Rafael Freitas
uma boa comparaçao e a gs 500 e a cb 500 a cb por ter refrigeraçao a agua tem 10 cv a mais que a gs 500.
esse e um dos principais motivos das motos serem refrigaradas a agua e quase imposivel tirar 170 cv de potencia de um motor refrigerado a ar o motor nao aguenta, a agua e um dos melhores decipadores de calor do mundo.
a motor a ar trabalha em uma temperatura media 100 grau ai pra cima e o motor a agua a 100 grau ja estaria fervendo com certeza o desgaste do motor a agua e bem menor.
e mais uma coisa essa e minha opniao eu acho os motores a agua bem mais bonitos que os a ar

Enviado: 21 Out 2007 22:34
por Rafael Freitas
Motor a água não ferve a 100 graus, justamente por causa do aditivo. hawk
com aditivo nao ferve a 100 graus mais se nao tiver ferve o aditivo vai ajudar uns 10% nao mais que isso so que pode começar a dar problema na junta do cabeçote se ficar passando dos 100 graus

Enviado: 22 Out 2007 13:20
por Francisco RJ
Tonny escreveu:XERIFE !!! Vc disse q o Hawk comparou motores de diferentes marcas (Honda / Suzuki), mas vc tb comparou um motor projetado no início da década de 40 e outro já projetado nos meados da década de 60, aí se vão mais de 20 anos de diferença.
Se hj fossem fazer um no projeto de motor como o do velho fusca(refrigerado a ar) acredito q seria muito mais silencioso e economico, tenha o exemplo do motores a diesel q eram extremamente barulhentos e poluentes, hj são silenciosos como motores a gasolina e tb pouco poluentes.
Vide tb os motores Boxers das motos BMW... silenciosos e pouco poluentes tb.