Mensagempor Véio Mussa » 14 Nov 2009 13:54
Joel...
Até onde eu sei, era exatamente disso que estavamos falando....hehehehe...mas se formos falar em intruções do manual sobre regulagem de misturta, lá diz que o parafuso de mistura não deve ser movimentado, tendo em vista que vem regulado de fábrica e que só deve ser retirado em caso de necessidade de substituição...
Pelo visto o que ocorre com todos os mexânicos, incuindo nós, é que na hora de comentar o que faz, confunde vacuômetro com tacômetro, regulagem da mistura com equalização e por aí vai, se bobear, tem gente até utilizando um vacuômetro para fazer regulagem da mistura ar/combustível........ quando se sabe que uma coisa não tem nada a ver com a outra...
Além de conhecimento básico, o ideal seria sim, com todo o ferramental adequado, seguir todos, eu disse, todos, os passos do manual de manutenção...o problema é que por falta de ferramentas especiais, isso é impossível, até mesmo para a maioria das oficinas...
Quer um exemplo???? ....e vamos falar de ajustes realmente finos...
Eu nunca fiz a medida da tensão das molas dos pistonetes e da elasticidade dos diafragmas dos pistonetes... e basta uma delas (mola ou diafragma) estar direfente para que o pistonete abra também de forma diferente e lá se foram todos os outros ajustes, porque esse cilindro irá receber mais ou menos combustível no momento da retomada....estou certo???
Eu ví, uma única vez, um mecânico de motos de competição fazer isso, utilizando um aparelinho bem simples que, com 4 bicos paralelos, soprava ar nos orifícios das câmaras de vácuo(não sei bem se o nome é esse, mas são aqueles orifícios meio ovalados que aparecem no corpo do carburador em cima das borboletas) dos 4 carburadores ao mesmo tempo e ele conseguia observar se a abertura dos 4 pistonetes era a mesma, enquanto ele variava a pressão do ar...depois disso nunca mais ví em nenhum lugar...hehehehe
Mas meu mecânico sempre faz esse procedimento de forma grosseira, com ar comprimido, para ver se os pistonetes se movimentam livremente...
Aliás é até curioso ver que soprando nesses orifícios o pistonete sobe ao invéz de descer, visto que, a princípio, é vácuo que o faz subir....hehehehe...não me pergunte o porque...não sei se é a construção do carburador, algum macete de como soprar ou algo parecido...não sei...
Mas vamos ao que interessa.....
Primeiro....este tópio, graças a discussão, já tem tantas informações úteis que deveria estar lá no fórum "Carburadores"...
Segundo....Conseguiu fazer a moto parar de falhar????
Qual era o problema afinal???
Passa a dica pra gente aí....
Abraço