Pessoal, vamos por partes:
Primeiro: o proprio nome do topico diz tudo "NEM TUDO QUE SE LÊ NOS FORUNS É VERDADE"
Segundo: com relação a performance das TLs que tem roda de Black na frente ficarem melhor pra curvas isso realmente é verdade, pois a roda é menor e muda-se angulo de caster(é pouco, mas muda) e a roda trazeira de maior largura aumenta a segurança nas curvas.
Eu, quando tinha a grena estava com aroda de Black na frente e a moto mudou muito quando fiz a troca.
Hoje eu tenho a neon(zerada) que ainda falta coragem de por as rodas da black, devido a suaoriginalidade, afinal sou segundo dono, apenas 18.000KM etc. Mas eu ando com a black todo dia, que apesar de ter alguns problemas no motor(a moto vibra mais que DT180) ela é muito melhor que a neom, mais macia e muito melhor nas curvas
(...)
Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade
- danilemao
- Ninguém me segura
- Véio Mussa
- El matador
Re: Nem tudo que você lê nos fóruns é verdade
Já que o assunto é TL e que pneus mais largos melhora ou piora, uma pergunta para os entendidos:
Qual desses pneus tem mais área de contato com o solo, e por consequência maior estabilidade, sendo todos eles do mesmo composto de borracha, mesmo desenho e mesma calibragem ( 43 libras), quando montados numa roda de 5,5 polegadas de largura?
E o principal...porquê???
160/60ZR17 (69 W)
170/60ZR17 (72 W)
180/55ZR17 (73 W)
190/50ZR17 (73 W)
190/55ZR17 (75W)
Qual desses pneus tem mais área de contato com o solo, e por consequência maior estabilidade, sendo todos eles do mesmo composto de borracha, mesmo desenho e mesma calibragem ( 43 libras), quando montados numa roda de 5,5 polegadas de largura?
160/60ZR17 (69 W)
170/60ZR17 (72 W)
180/55ZR17 (73 W)
190/50ZR17 (73 W)
190/55ZR17 (75W)
-
- Setegalo maníaco
Véio Mussa escreveu:Já que o assunto é TL e que pneus mais largos melhora ou piora, uma pergunta para os entendidos:
160/60ZR17 (69 W)
170/60ZR17 (72 W)
180/55ZR17 (73 W)
190/50ZR17 (73 W)
190/55ZR17 (75W)
Não sou entendido de tl's mas como membro do forum vou dar minha opinião:
O pneu 160/60 tem maior area de contato com o solo, e por conseguinte maior estabilidade "NAS RETAS", porque o ângulo de tensão que a roda aplica no pneu é maior, aumentando a area de contato do mesmo com o solo. No entanto para essa roda 5,5 um pneu 180 cairia melhor, pois se perderia pouco em retas em comparação ao 160 a nível de estabilidade, e se ganharia muito em curvas pela maior area de contato que o pneu 180 proporciona.Mas para quem não faz uma pilotagem esportiva ,a nível de curvas, o pneu 160 garantirá estabilidade de sobra.
Na verdade o que se busca(dependendo da máquina) é mais o efeito estético, quanto mais largo o pneu, mais bonito...nas provas de moto GP, as motos são completamente diferentes (o aro deles é 16,5 / pneu 200), mas como a maior parte da prova estão fazendo curvas, se justifica um pneu 200; quanto aos mero mortais claro que colocar um pneu 160 numa hayabusa que ja tem estabilidade de sobra, pouco vai influir, talves até atrapalhe naquela curva de alta...
- Parada
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
http://www.healtech-electronics.com/
é só ir em "speedohealer" e "online calculator".....la vc consegue encontrar o limite máximo para sua roda e pneu, bem como a diferença em % em relação a velocidade alterada da moto!
Cabe ressaltar que, quando vc altera uma medidade de pneu (dentro do suportado pela roda), aumento o mesmo, a moto continuara com a mesma funcionalidade nas curvas, porém, a moto ganhará peso na mudança de trajetória! Tenho relatos de pessoas que trocaram o pneu 180 para 190 (no caso da FZ) e nunca mais voltaram para o original, e levando a moto ao limite em autódromos!
O limite de alteração fica no máximo no aumento entre 2% e 5% (depois eu confirmo, tem um site específico pra isso mas não tenho anotado aqui, depois eu posto), em que, mantendo dessa porcentagem, não trará riscos para a moto nem em sua condução, só alterando a mesma, da forma como eu falei...a moto ficará mais pesada em mudança de trajetória!
Nunca deve ser levado em conta apenas o diametro do pneu, mas sim juntamente com a medida da roda.....vc pegar uma roda para um pneu original 130 e colocar um 160 não tem cabimento, apesar de muitos fazerem isso, como o próprio Vitaum na época....o pneu fica quadrado paracendo de carro!!!!hehehe
Quanto ao desgaste, o próprio Rodolfo ja foi bem claro, não tem cabimento fazer a troca dos dois pneus sendo que o desgaste é totalmente diferente.....enquanto um pneu traseiro desgasta totalmente em 5000km, por exemplo, o dianteiro dura 10000km tranquilamente....e, caso alguém queira fazer essa troca, por favor, doar o pneu para mim!!!rsrsrs
Abs
é só ir em "speedohealer" e "online calculator".....la vc consegue encontrar o limite máximo para sua roda e pneu, bem como a diferença em % em relação a velocidade alterada da moto!
Cabe ressaltar que, quando vc altera uma medidade de pneu (dentro do suportado pela roda), aumento o mesmo, a moto continuara com a mesma funcionalidade nas curvas, porém, a moto ganhará peso na mudança de trajetória! Tenho relatos de pessoas que trocaram o pneu 180 para 190 (no caso da FZ) e nunca mais voltaram para o original, e levando a moto ao limite em autódromos!
O limite de alteração fica no máximo no aumento entre 2% e 5% (depois eu confirmo, tem um site específico pra isso mas não tenho anotado aqui, depois eu posto), em que, mantendo dessa porcentagem, não trará riscos para a moto nem em sua condução, só alterando a mesma, da forma como eu falei...a moto ficará mais pesada em mudança de trajetória!
Nunca deve ser levado em conta apenas o diametro do pneu, mas sim juntamente com a medida da roda.....vc pegar uma roda para um pneu original 130 e colocar um 160 não tem cabimento, apesar de muitos fazerem isso, como o próprio Vitaum na época....o pneu fica quadrado paracendo de carro!!!!hehehe
Quanto ao desgaste, o próprio Rodolfo ja foi bem claro, não tem cabimento fazer a troca dos dois pneus sendo que o desgaste é totalmente diferente.....enquanto um pneu traseiro desgasta totalmente em 5000km, por exemplo, o dianteiro dura 10000km tranquilamente....e, caso alguém queira fazer essa troca, por favor, doar o pneu para mim!!!rsrsrs
Abs
7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo
- Parada
- 7 Galo Gladiator
- Contato:
Achei o site...pra quem quizer ver o máximo de alteração possível:
http://www.dunlopmoto.com.br/ICTEC/Velocimetro.aspx
Abs
http://www.dunlopmoto.com.br/ICTEC/Velocimetro.aspx
Abs
7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!