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Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

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Parada
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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Parada » 28 Out 2008 15:22

E vc não força a embreagem (conjunto inteiro) em fazer a trocar de marcha sem usar o sistema toda, partindo do acionamento no manete? Um mecanico ja falou que prejudica!!!

Abs


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Giovanni Chioccola
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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Giovanni Chioccola » 28 Out 2008 16:41

Gostaria de dar minha contribuição neste tópico, pois entendo que o papel da embreagem é justamente minimizar o atrito das engrenagens durante a troca de marchas, dependendo da habilidade do piloto a necessidade do uso da embreagem se faz mais ou menos necessário, e acredito que o não uso da embreagem durante a troca de marchas acelera o seu desgaste e não economiza como pode parecer, pois os discos é que irão sofrer maior atrito, eu particularmente passo as marchas no tempo usando a embreagem. PS. quando não to de saco cheio, que ai vai de qualquer jeito. he he he.......


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Edson Lima
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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Edson Lima » 30 Out 2008 09:52

rick.oba escreveu:Atenção: este texto é uma tradução livre do original em
http://www.sportrider.com/ride/RSS/146_ ... pshifting/ e possui os direitos
resevados para © 2006 Sport Rider, uma publicação PRIMEDIA. Nosso intuito aqui é de apenas disseminar
uma boa leitura para preservação do esporte, da cultura e principalmente dos integrantes envolvidos com o
motociclismo. Não temos nenhuma ligação com a fonte escritora original e tampouco a intenção de utilizar
os artigos para promoção.

Série da habilidades: Subindo marcha sem embreagem.

Pare de desperdiçar o seu tempo usando a embreagem para subir marchas.

Por Kent Kunitsugu
Sport Rider Magazine, Setembro 2004

1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

2. A caixa de câmbio de uma moto difere da
transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só
precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de
acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão
típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de
potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso
que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta
momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,
economizando tempo e esforço.

3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.


É um texto interessantissimo esse sobre o power shift, muito bom...
Porém não me convenceu por um motivo bem simples ao qual nós tbm temos que levar em consideração: O mero fato de que ao final da corrida, eles tem uma equipe de ENGENHEIROS MECÂNICOS que desmontam toda a moto e trocam todas as peças que se desgastam ao longo da corrida (inclusive peças do motor e caixa de marcha). Ou vcs acham que eles só renovam o jogo de pneus a cada corrida??????????????????
Por acaso nós (ou vcs) tem $ pra bancar uma manutenção (troca) constante da caixa de marchas? Eu não tenho.....

Deve tbm ser levado em conta o fato de que uma caixa de marcha de uma moto dessas (e tbm o motor) é totalmente preparada p/o esforço ao qual ela será submetida em uma corrida (diga-se de passagem que é um Sr. esforço).

Continuo dando a minha opinião como mecânico de acordo c/o que eu aprendi e estudei nesses ultimos meses: se vc estiver disposto a ver os garfos seletores quebrarem e, consequentemente, as engrenagens das arvores primária e secundária simplesmente "moerem" igual a cana-de-acúcar, continuem trocando marchas s/usar a embreagem, afinal, ela está ali pra que?????????


"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor rick.oba » 30 Out 2008 11:00

É isso ai ! Parabéns !



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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Alci Costa » 31 Out 2008 09:51

Beleza Edson, vamos respeitar sua opinião, o que acredito não estar errada também , pois se existe a embreagem , é para ser usada.
Mas que a troca direta é legal , isso é... desde que bem feita é claro ....
Abraços


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Parada » 31 Out 2008 09:53

alci_costa escreveu:Mas que a troca direta é legal , isso é...


Imagina se essa troca fosse Ilegal o rolo que ia dar??? Tinha muita gente em cana já!!!rsrsrsrs (desculpa Alci, não resisti!rsrsrs)

Abs


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor valverde » 31 Out 2008 11:26

Edson Lima escreveu:Continuo dando a minha opinião como mecânico de acordo c/o que eu aprendi e estudei nesses ultimos meses: se vc estiver disposto a ver os garfos seletores quebrarem e, consequentemente, as engrenagens das arvores primária e secundária simplesmente "moerem" igual a cana-de-acúcar, continuem trocando marchas s/usar a embreagem, afinal, ela está ali pra que?????????


Concordo com você Edson, quem não sabe trocar as marchas no tempo certo pode mesmo danificar os garfos seletores, mas tem que estar muito fora de tempo e com o giro muito alto para que isto aconteça e total inexperiência por parte do piloto.
Já tive Dt180, CB400, Ténéré, CBR1000 e hoje tenho Agrale Elefantré, XT-225, Yes 125 e CBX-750, quase nunca uso a embreagem para subir as marchas, também nunca tive qualquer problema com cambio em nenhuma delas.
Editado pela última vez por valverde em 15 Dez 2008 15:51, em um total de 2 vezes.


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Dagoberto » 31 Out 2008 11:29

Para um bom rendimento use oleo BullDog...


LUGAR DE CHORÃO É DO OUTRO LADO...Não faz sentido dividir pessoas em boas ou más, apenas, existem pessoas encantadoras ou monotonas

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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Vitaum » 31 Out 2008 13:48

Pra quem gosta de trocar marcha sem usar a embreagem, olha o q os caras já tem lá fora:

Produto:
http://www.powercommander.com/powercomm ... ifter.aspx

Instalação:
http://www.powercommander.com/downloads ... nglish.pdf

[]s


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Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Alci Costa » 06 Nov 2008 09:02

Parada, ainda bem que vc também é um cara LEGAL..... :mrgreen: já pensou se fosse Ilegal???? :D :D ....
Grande Vitaum..... os caras inventaram um modo eletrônico de fazer o que a gente faz no timing certo..... ou seja apenas aliviar a aceleração para a troca de marcha.... acho que estamos no caminho certo:
Deve-se usar a embreagem quando em baixa rotação ou a pessoa não estiver segura para fazer a troca no tempo exato, fora isso, não acredito haver grande problemas com o câmbio....

Valverde, parabéns pelas motos e pela experiência nas trocas de marchas.... você não vai ao DepenaGAlo ?

Abraços.


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Eduardo NC » 09 Nov 2008 19:46

Giovanni Chioccola escreveu:Gostaria de dar minha contribuição neste tópico, pois entendo que o papel da embreagem é justamente minimizar o atrito das engrenagens durante a troca de marchas, dependendo da habilidade do piloto a necessidade do uso da embreagem se faz mais ou menos necessário, e acredito que o não uso da embreagem durante a troca de marchas acelera o seu desgaste e não economiza como pode parecer, pois os discos é que irão sofrer maior atrito, eu particularmente passo as marchas no tempo usando a embreagem. PS. quando não to de saco cheio, que ai vai de qualquer jeito. he he he.......


Concordo com vc. A economia dos discos não compensa a troca sem empreagem. É verdade que fazer isso de vez em quando na estrada não vai danificar a caixa de uma hora para outra, mas é sempre bom usar a embreagem pois ela foi feita pra ser usada.


CBX 750F INDY 1992 VERDE
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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Branco » 23 Nov 2008 12:30

entre os pros e os contras ... eu ainda prefiro usar a embreagem !!! não é atoa que existe ela né !!!!!!


ex Bmx
ex Gareli
ex Caloi-86
ex RDz135-87
ex Sahara-99
ex CBX 750-88 Rothmans
ex CBX 750-86 Black
ex CBR 1100XXSuperBlackbird
Atual = CBX 750-86 Black (de volta as origens)

Nenhuma doidera supera a loucura divina do espirito santo de "Deus".

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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Alci Costa » 23 Nov 2008 21:13

td bem, no dia a dia com embreagem, pra dar uma troca mais esportiva, no tempo...com giro alto e leve descarga de pressao do acelerador.....


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Alci Costa » 24 Nov 2008 08:31

Coyot, pelo que entendi, é um mecanismo que vai no pedal do câmbio e que, ao vc movê-lo para cima ou baixo ( depende de como são as marchas de cada moto) ao jogar marcha mais leve, ele corta eletronicamente a injeção de combustível, fazendo o efeito de vc aliviar a mão do acelerador sem que necessite fazer isso....ganhando frações de segundos na troca de marcha, sem forçar o câmbio...
é isso mesmo Vitaum?
Abraços.


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Re: Troca de marchas na GALO sem uso da embreagem

Mensagempor Vitaum » 24 Nov 2008 08:46

Coyot,

Pelo q entendi é isso mesmo. O piloto não precisa desacelerar nem apertar a embreagem. Quando Vc muda de marcha ele corta a ignição ou o combustível para aliviar a tensão do motor e a troca ser feita sem problemas.
[]s


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