Contra-esterço
Enviado: 21 Set 2005 16:13
Contra-esterço
Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Este resultado deve-se ao deslocamento do centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior, conforme a velocidade.
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
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Recebi isso por email, já faz um tempo. Sei que alguns aqui praticam isso, mas tem gente que nunca ouviu falar. Taí a dica, bikers!
Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Este resultado deve-se ao deslocamento do centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior, conforme a velocidade.
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
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Recebi isso por email, já faz um tempo. Sei que alguns aqui praticam isso, mas tem gente que nunca ouviu falar. Taí a dica, bikers!