Página 1 de 1

MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 30 Dez 2008 21:26
por André
Navegando pelo HOL (Hornet online) encontrei este texto muito interessante... Acho que muitos já sentiram alguma destas dificuldades com garupa pelo menos uma vez!

MANUAL DO BOM GARUPA

“Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto. ( Eheheheh )
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 30 Dez 2008 22:19
por odair
17. A Garupa jamais deve "segurar" o pino de segurança do piloto acima de 40 km/h, pois aumenta muita a concentração do piloto e o risco de queda é grande! Rsrsrsrs :D

Desculpem a brincadiera! :D
Abraços! :D

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 30 Dez 2008 22:43
por Sergio Pretto
odair escreveu:17. A Garupa jamais deve "segurar" o pino de segurança do piloto acima de 40 km/h, pois aumenta muita a concentração do piloto e o risco de queda é grande! Rsrsrsrs :D

Desculpem a brincadiera! :D
Abraços! :D



O piloto jamais deve pilotar com uma mão só . . . .ops, desculpem, o tópico é sobre garupas!

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 31 Dez 2008 12:29
por Alex Red
muito bom andré, já tinha lido, é muuuuuuito importante, sabermos
todas essas técnicas, pra tornar nossa vida mais facil na hora de pilotar
abraço

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 03 Jan 2009 09:52
por julio deutsch
Ótimo texto, perfeito.
Adiconar ....."garupa perfeito(a) é quem fica em casa"

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 06 Dez 2009 16:16
por Demétrio
André escreveu:13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc...

Hauahuahauahahauahua... Essa é muito boa e se enquadra perfeitamente pra minha esposa! Certo dia ela me encheu de beliscões nas costelas porque cheguei perto dos 160 km/h. Sem falar na mania dela de estar sempre cuidando o velocímetro! Já falei pra ela sobre isso mas não adianta! Hehehehehe...
Abraço a todos!

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 07 Dez 2009 13:14
por Marsal
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

Para quem gosta de pegar estradas sinuosas esse mandamento é chave para não levar um capote numa curva.

Abraços

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 07 Dez 2009 13:23
por Hudson
nao tem nada pior q o freio de mao na garupa te socar a costela para desacelerar heheheh