Página 1 de 1

técnicas para fazer curvas

Enviado: 07 Mai 2008 17:41
por alvaromb
Amigos

li esse artigo em um forum de motociclistas de Portugal e achei excelente.
Desde que passei a praticar notei uma sensível melhora nas curvas.
Tive que "traduzir" do português de portugal porque tinha muitas palavras estranhas (desculpe, Pretto, mas esse idioma dos seus entes queridos tem bastante palavras esquisitas: ambraiar, travagem, desambraiar, travões, e por ai vai...) :D

Parte 1- A curva

Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.

Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?
a) Freia
b) Usa a embreagem
c) Reduz uma marcha
d) Desacelera
e) Inclina mais
Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.

Pergunta: Quando vc freia na curva, para onde é que vai o peso?
a) Para a frente
b) Para trás
c) Para dentro
d) Para fora
A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.

Pergunta: Numa curva, tu queres:
a) Mais peso no pneu da frente
b) Menos peso no pneu da frente
c) Mais peso no pneu de trás
d) Menos peso no pneu de trás
e) O mesmo peso em ambos os pneus
A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perda de tracção e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos os pneus para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.

Pergunta: Freiar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?
a) Sim
b) Não
A resposta é “b) Não”. Em curva, a moto não conhece a diferença entre freiar, usar a embreagem, reduzir marcha ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.

Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinar mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para reduzir a marcha, freiar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.

Parte 2- A Técnica

Slow (desacelerar): Use os dois freios para desacelerar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) marcha(s)”. A moto deverá estar engrenada na marcha correcta e sem acionar a ambreagem antes de começares a curva.

Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires). Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… (se olhar pro caminhão, vai de encontro ao caminhão). Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.

Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. USE O GUIDÃO (E NÃO O PESO DO CORPO) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto CONTRA ESTERÇO e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.

Roll (“enrolar” o punho - acelerar): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não a desaceleração ou freiagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Reduza mais a velocidade antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.

Pensem sempre antes de cada curva: "reduzir a velocidade, olhar, inclinar e acelerar"... "reduzir, olhar, inclinar e acelerar"...

créditos: Forum MOTONLINE (Portugal) http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=808

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 07 Mai 2008 19:27
por chicaodasul
Alvaromb gortei das dicas ,sou meio devagar em curvas estou melhorando pouco a pouco,mas nunca perdendo o respeito pela moto.

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 08 Mai 2008 13:37
por Vitaum
Depois q o Alvaro comprou a Suzi, tá ficando ligeiro....Só se especializando nos truques pra andar bem na máquina...
É isso aí o Alvaro BT (Bunda de Titânio) também....
[]s

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 08 Mai 2008 14:08
por RENATOROSA
Muito bom Alvaro!
O ideal é que todos fizessem um curso de pilotagem em escolas especializadas..aí sim seria show de bola.

VALEU GALERA!

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 09 Mai 2008 09:40
por Albuquerque
Quais os melhores cursos de pilotagem disponíveis em São Paulo?

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 09 Mai 2008 10:27
por alvaromb
motoschool me parece ser um dos melhores:
http://www.motoschool.com.br
eu queria fazer esse

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 10 Mai 2008 22:10
por jovito
Muito bom o tópico, tirei algumas dúvidas com relação a técnica em curvas.

Abraço.

Re: técnicas para fazer curvas

Enviado: 27 Mai 2008 14:01
por Death Star
Saudações Galeiras:
Realmente estas dicas são muito boas..
Valeu cumpadi!
Wendel