Página 1 de 10

SEGURO OBRIGATÓRIO 2008

Enviado: 21 Dez 2007 14:41
por Japa Galeiro
Galeada tô levantando a questão porque aqui no RS tá dando o que falar...Mas...Cês viram o aumento do seguro obrigatório deste ano????
Meu, nos anos anteriores já tinham tido uma suba bem significativa juntamente com o ipva e taxa de expedição... ficou algo em torno de 40 a 45 reais de aumento, o que ja era um absurdo...Neste ano...o aumento ficou em torno de R$80,00!!!! Rapaiz...que isso. Esse nome obrigatório já me ferve o sangue...ainda mais nesse valor. :evil: Na minha opinião seguro é opcional quem quer, quer, quem não quer, não quer. Entendo que a liberdade de escolha por um benefício, ainda mais pago, é um direito nosso e não essa obrigatoriedade que o governo nos impõe. Bom pelo menos a indignação não é só minha, vejam o que a AMO/RS me passou:

MANIFESTAÇÃO DA AMO-RS SOBRE OS AUMENTOS DO SEGURO OBRIGATÓRIO PARA MOTOS

MOTOCICLISTAS:

Estamos recebendo centenas de e-mails de Grupos e Motociclistas cobrando uma intervenção ou manifestação da AMO-RS, acerca do reajuste do SEGURO OBRIGATÓRIO, que desde 2005 subiu mais de 265%!

Estamos estudando o assunto e vamos nos manifestar com nota oficial a imprensa, ofícios a órgãos responsáveis, parlamentos e governos, além de pedidos de informações.

Após estudaremos a questão de ingressar com ação, que é o que maioria dos Motociclistas estão solicitando. No entanto, esbarramos sempre na questão recursos.

Uma ação movida em São Paulo, no ano passado não deu em nada.

Precisamos achar, claramente algo que comprove a irregularidade dos reajustes, pois o mesmo é feito conforme a demanda dos pagamentos de indenizações cobrada pelos próprios Motociclistas acidentados. Todos somos sabedores que os acidentes, somente com motos e com vítimas fatais, correspondem a um aumento de mais de 40% nos últimos anos.

Entendemos que existe brecha para discussão: GRANDE PARTE DOS MOTOCICLISTAS SÃO VITIMAS DE ACIDENTES PROVOCADOS POR OUTROS... PORQUE NA HORA DE PAGAR O SEGURO, OS ÍNDICES SÃO RATEADOS SOMENTE PELOS MOTOCICLISTAS? ESTES CRITÉRIOS SÃO LEGAIS?


--------------------------------------------------------------------------------

AMO-RS - ASSOCIAÇÃO DOS MOTOCICLISTAS DO RIO GRANDE DO SUL
Leandro Balardin - Presidente
E-mail: amo@amo-rs.com.br
Site: http://www.amo-rs.com.br
Fone: 51 9961-5387 / 51 3722-8000

Enviado: 21 Dez 2007 21:48
por tony roma
Taí uma oportunidade de ouvirmos possíveis galeiros advogados aqui do Forum... precisamos de mobilização... quem puder ajudar, a hora é essa!!

Enviado: 21 Dez 2007 23:23
por nelson moreira
mais uma vez enfiaram a mão no nosso bolso.
é f... f... mesmo
mas ainda acho que não vão deixar barato

Enviado: 22 Dez 2007 10:48
por Emerson Cleiton
eu ne tenho palavras para discutir esse absurdo onde ja se viu o seguro obrigatório ir de 184,00 para 254,00!!!
isso é um roubo!!!

Enviado: 22 Dez 2007 14:18
por manzara
Lí em algum lugar que tem a ver com um aumento enorme na demanda de pagamentos de indenizações. Trabalho no Banco do Brasil e não passa uma semana sem que um Seguro referente a morte ou invalidez seja pago na minha agência. Imagina no total, quanto deve ser...
Lúcio

Enviado: 22 Dez 2007 15:01
por Alex Red
e lucio, mas concordo com os amigos realmente
considero o aumento abusivo.
abraços

Enviado: 22 Dez 2007 17:44
por tony roma
manzara escreveu:Lí em algum lugar que tem a ver com um aumento enorme na demanda de pagamentos de indenizações. Trabalho no Banco do Brasil e não passa uma semana sem que um Seguro referente a morte ou invalidez seja pago na minha agência. Imagina no total, quanto deve ser...
Lúcio


Muito menos do que é arrecadado...

Enviado: 22 Dez 2007 23:50
por Vitaum
Nós Brazucas somos trouxas mesmo.
A gente tem q se revoltar mesmo contra esse FDP de políticos e gananciosos administradores públicos.
Administrar uma Cidade está virando comércio e os trouxas aki é q pagam tudo.

Deveriamos fazer uma campanha, a nível de Brasil, pra q nenhum proprietário de motocicleta pague esse famigerado seguro obrigatório.
Se ninguém pagar, vai se difícil eles acionarem todo mundo.

É uma m... mesmo. Só exploração. Por isso temos q sonegar mesmo, tudo q podemos.

Desculpe minha indignação, mas fico revoltado com essas coisas.
[]s

Enviado: 23 Dez 2007 07:25
por Rodolfo
o problema que hoje é tudo automatizado.
Se não pagar essa porcaria, não consegue licenciar.
E tem mais, se ficar uns 2, 3 ou mais anos sem licenciar, o dia que for regularizar a documentação, tem que pagar os seguros atrasados também.

Mas a culpa é minha, sua, nossa, que só ficamos discutindo e não fazemos nada. Não só em relação a esse seguro, mas no geral.

Enviado: 23 Dez 2007 15:00
por Japa Galeiro
manzara escreveu:Lí em algum lugar que tem a ver com um aumento enorme na demanda de pagamentos de indenizações. Trabalho no Banco do Brasil e não passa uma semana sem que um Seguro referente a morte ou invalidez seja pago na minha agência. Imagina no total, quanto deve ser...
Lúcio


Amigo Manzara o lugar que leste foi aqui mesmo...pois repito um fragmento do e-mail da AMO RS e se quiseres retornar e ver ele na íntegra depois veja mais acima:

"...pois o mesmo é feito conforme a demanda dos pagamentos de indenizações cobrada pelos próprios Motociclistas acidentados. Todos somos sabedores que os acidentes, somente com motos e com vítimas fatais, correspondem a um aumento de mais de 40% nos últimos anos."

- A grande questão do e-mail é esta:

"Entendemos que existe brecha para discussão: GRANDE PARTE DOS MOTOCICLISTAS SÃO VITIMAS DE ACIDENTES PROVOCADOS POR OUTROS... PORQUE NA HORA DE PAGAR O SEGURO, OS ÍNDICES SÃO RATEADOS SOMENTE PELOS MOTOCICLISTAS? ESTES CRITÉRIOS SÃO LEGAIS? "
-------------------------\\------------------//------------------------------------

Bom agora falando em meu nome, eu SOU CONTRA ESSE SEGURO, pois no meu entendimento seguro é uma opção e não obrigação como este (aquele ou qualquer outro) governo nos impõe por obrigatoriedade. E mais se tá dando prejuízo pro governo e mais gastos pra nós é sinal que o seguro não está dando certo e tão pouco estas aulas teóticas e práticas tão caras ministradas pelo detran. O seguro está sendo um problema...? então que se acabe com ele. A verdade que isto tudo tem sido hj uma boa desculpa para se ganhar dinheiro. E pelos noticiários...a gente sabe aonde ele acaba parando. Creio que se o governo trabalhasse com pouco dinheiro como todos nós brasileiros ou pelo menos com o suficiente não haveriam tantos escândalos e desvios dele. Querem um caminho para um Brasil melhor? É este. Sabe porque não o encontramos até hj? Por que como disse o Rofolfo, ficamos acomodados esperando que alguém faça alguma coisa ou nos conformamos com índices tipo: "Aumentaram muito os pedidos de indenizações" Ah foi isso... Já vi que somente com o voto não basta, preciso de algo mais...pois a coisa está cada vez mais difícil.

Enviado: 23 Dez 2007 22:30
por Rodolfo
Alguem se lembra do ano de 1992???? dos caras pintada????? de um tal de Collorido que foi colocado na rua???
A união faz a força.
Demora, mas quando a gente se enche !!!!!!!!

Enviado: 23 Dez 2007 22:46
por mvenda
O pior é que os caras que tomam esse tipo de decisão, são eleitos por nós....Cada povo têm o governo que merece...quem sabe no futuro isso mude !!!

Obs. Pelo menos uma notícia boa quanto a impostos em 2008....não teremos que pagar CPMF !!!

Enviado: 24 Dez 2007 15:28
por manzara
Concordo que o reajuste é alto, não estou defendendo ninguem, mas seguro para conduzir veículos é obrigatório no mundo todo, e a gritaria tambem. Entrem nos fóruns de motociclistas nos EUA para ver. Quanto a obrigatoriedade, só será facultativo queando se criar um instrumento que o condutor assina assumindo sozinho toda a culpa por qualquer coisa que acontecer e desobrigando o poder público de atender o acidentado no sistema público de saúde. Como isto jamais vai acontecer, o seguro permanecerá obrigatório.
Japaedaia,
Não, não foi aqui, foi em alguma outra reportagem. Uma que discriminava os tipos de coberturas e o número de acionamentos ao longo dos últimos anos.
Lúcio

Enviado: 25 Dez 2007 12:18
por Japa Galeiro
Tá beleza só queria que ficasse claro que não omiti este fato, valeu, abraço.

Enviado: 26 Dez 2007 08:41
por Japa Galeiro
E a nossa AMO/RS já está se manifestando ao governo. Meninos creio que cada um deveria entrar em contato com a AMO de seu Estado pois todas juntas fariam muito mais barulho. Aí vai na íntegra, o e-mail que recebi da Associação:

NOTA DE REPÚDIO


DPVAT: SEGURO OBRIGATÓRIO PARA MOTOS

SOFRE TERCEIRO REAJUSTE ABUSIVO





A Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, em nome dos 517 Moto Clubes e Grupos de Motociclistas afiliados, vêm a público manifestar seu desagrado e repúdio contra Governo Federal e a Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, ligada ao Ministério da Fazenda, que através do Conselho Nacional de Seguros Privados, com uma ação autoritária, desde 2005, continua mantendo um sistema de reajuste do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT.

No último dia 17 de dezembro de 2007, através da Resolução CNSP nº 174/2007 (anexa), a SUSEP, voltou a atacar e condenar o principal meio de locomoção dos Brasileiros em forte crescimento com mais um reajuste abusivo do Seguro Obrigatório.

Segundo o Presidente da AMO-RS, o motociclista Leandro Balardin, o aumento do seguro obrigatório para motos chegou a um nível insuportável, pois desde 2005 o seguro subiu mais de 265%, com este último reajuste. Balardin denúncia que o sistema e os critérios utilizados para os reajustes são invisíveis, ninguém é informado, apenas o Ministério da Fazenda e a Susep estão tirando os motociclistas para otários, pois outras categorias de veículos não receberam reajuste e alguns, até pelo contrário, tiveram redução.

Balardin relembra que em 2005, o valor do seguro obrigatório para motos era de R$ 96,00, em 2006 o valor aumentou para R$ 137,65, 43,4% de aumento, em 2007 o valor subiu para R$ 183,84, 33% de aumento, e este ano, atingiu incríveis R$ 254,67, ou 38% de aumento em relação ao ano passado, cuja a soma total desde 2005, chega a 265%.

A AMO-RS, denúncia que existe uma orquestra nacional comandando um verdadeiro assalto os motociclistas, que através de uma simples Resolução, publicada anualmente consolida uma voracidade incomparável em qualquer País do Mundo.

Temos o seguro mais caro do mundo, um aumento mais prático do mundo e infinitamente superior a inflação. Os critérios são escondidos a sete chaves e a transparência não existe declara o presidente da AMO-RS. Balardin relata que os valores pagos são incoerentes com a realidade, pois somente se baseia no fator risco do uso da motocicleta e não no lado do crescimento do comércio de motos no Brasil, que tem um aumento de mais de 20% ao ano e com isso a arrecadação com o seguro é sempre excessivo a arrecadação prevista.

O valor do seguro para carros que podem carregar até mais de 5 pessoas é de R$ 84,55 e o seu aumento chega ser irrisório.

A AMO-RS, também condena a resolução que não mostra de forma transparente as formulas de cálculo dos aumentos.

Conforme dados de agosto de 2007, o Brasil tem uma frota de 10.516,879 (milhões) motos, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos rodando e que somarão uma arrecadação bilionária de mais de 2,6 bilhões, aos cofres públicos.

A AMO-RS também questiona a destinação destes recursos, pois a maior parte dos motociclistas acidentados sequer retiram o seguro, o percentual a ser investindo em campanhas é milionário e sequer aparecem campanhas no Estado do Rio Grande do Sul. Estas quando surgem, é porque a sociedade e os órgãos de comunicação se mobilizam. Já em relação ao percentual de recursos arrecadados com o seguro que é para ser destinado ao SUS, isso é uma incógnita, pois o Sistema Único de Saúde está mais precário do que há três anos atrás quando o seguro para motos não chegava a noventa reais.

Para tanto, os motociclistas Gaúchos querem esclarecimentos e a sustação imediata da Resolução 174/2007 do Conselho Nacional de Seguros Privados.

Trata-se de um abuso e ganância contra os Motociclistas e não podemos compactuar com esta injustiça, pois todos somos sabedores que os acidentes com motos não são somente provocados por motociclistas; pra onde está indo vai os 182 milhões que está sendo arrecado dos 719 mil motociclistas Gaúchos, declara o Presidente da AMO-RS, Leandro Balardin. Quanto está vindo destes recursos para os Hospitais Gaúchos e para ajudar o Estado? O que é feito com o recurso que não é retirado pelos Motociclistas e/ou familiares dos acidentados? GRANDE PARTE DOS MOTOCICLISTAS SÃO VITIMAS DE ACIDENTES PROVOCADOS POR OUTROS... PORQUE NA HORA DE PAGAR O SEGURO, OS ÍNDICES SÃO RATEADOS SOMENTE PELOS MOTOCICLISTAS? ESTES CRITÉRIOS SÃO LEGAIS?



Muito atenciosamente,

AMO-RS

ASSOCIAÇÃO DOS MOTOCICLISTAS DO RIO GRANDE DO SUL

E-mail: amo@amo-rs.com.br / Fone: 51 99615387

http://www.amo-rs.com.br


Aplausos!!!!