Página 1 de 2

MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 04 Mai 2007 13:35
por renck
MANUAL DO BOM GARUPA motociclista

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a GARUPA. Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de garupa é pouca:
O garupa é carne morta! Deve, por conseguinte, permanecer no seu
poleiro, muito quieto e calado, e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e
grampear nas costas do blusão do condutor.

01. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou se o condutor é de perna curta, ou ainda se a moto está carregada.

02. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha ré.

03. Em andamento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás, no
final das retas, e dizer: "Olha que já não vejo nenhuma moto!"

04. O garupa é o tesoureiro do grupo, no tocante ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

05. Igualmente, é o navegador do grupo.

06. O garupa pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras (pedais de apoio) torna a moto mais manobrável.

07. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

08. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.

09. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.

11. Quando a moto parar, não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra. Deixe que o ondutor cuide disso.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao
corpo do condutor, evitando assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no tanque.

13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e
expressar a sua aprovação (ou eprovação) com apertos de joelhos, murros nas costas do condutor, etc...

14. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o
vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros
motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.

Lelo Renck - Blumenau

Enviado: 04 Mai 2007 13:55
por JekRider
Muito interessante,,,, vou enviar a nega veia,,, :wink:

Valeu Renck

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 04 Mai 2007 16:13
por ricardo7galo
renck escreveu:MANUAL DO BOM GARUPA motociclista

13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e
expressar a sua aprovação (ou eprovação) com apertos de joelhos, murros nas costas do condutor, etc...

14. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o
vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros
motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.

Lelo Renck - Blumenau



essas ultimas sao as melhores

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 06 Mai 2007 00:39
por cav
renck escreveu:MANUAL DO BOM GARUPA motociclista

09. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
AHAHHAHAHHAAHA

renck escreveu:10. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.

Discordo em gênero, número e degrau.

Enviado: 07 Mai 2007 10:51
por JekRider
Landim escreveu:JekRider, enviei uma imagem pelo seu E-mail para que, se possível você a poste no Forum para mim, que eu não sei como fazê-lo. Essa imagem representa bem a imprudência do bom garupa. De cara está sem capacete e assim por diante .........
Obrigado


Landim, Vi que o Bruno ja postou as imagens pra vc...

abraço

Enviado: 02 Dez 2007 19:41
por Death Star
Saudações Galeiras:
HAHAHA... muito bom mesmo, valeu.
Wendel

Enviado: 02 Dez 2007 19:44
por Sergio Pretto
Agora entendi porque a Branca já "voou" umas duas vezes da garupa . . . . .

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 01 Fev 2008 14:14
por Albuquerque
Manual para a Aninha decorar...
Aliás, vou ter que colocar baú e encosto, pois ela viu na Motujundi uma moto assim e já determinou que quer igual.

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 02 Fev 2008 02:11
por Jardim
Albuquerque escreveu:Manual para a Aninha decorar...
Aliás, vou ter que colocar baú e encosto, pois ela viu na Motujundi uma moto assim e já determinou que quer igual.



O perigo do bau é que fica mais fácil da garupa dormir em viagens longas... Até pq o conforto pro garupa aumenta absurdamente.

Sem falar que é um ótimo transporte de bagagens... éééé´h... pensando bem é uma boa idéia...

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 08 Fev 2008 16:38
por Albuquerque
Ou melhor, Landim... nao ver, hehehe, é olho roxo garantido.

Landim escreveu:E não faz para ver!!!

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Enviado: 08 Fev 2008 21:53
por Alex Red
não querendo puxar sardinha, mas já puxando,a senhora red e a melhor garupa do mundo
nem parece que ele esta na moto, temos nossos codigos proprios,para subir e saltar da moto,
quando vou acelerar forte, quando estou indo rapido de mais o sinal e universal e o beliscão
e ela esta sempre atenta ,e sempre me alerta em qualquer situação, sendo assim fica
mais facil a condução da motoca.
abraços