MANUAL DO BOM GARUPA motociclista
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a GARUPA. Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de garupa é pouca:
O garupa é carne morta! Deve, por conseguinte, permanecer no seu
poleiro, muito quieto e calado, e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e
grampear nas costas do blusão do condutor.
01. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou se o condutor é de perna curta, ou ainda se a moto está carregada.
02. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha ré.
03. Em andamento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás, no
final das retas, e dizer: "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
04. O garupa é o tesoureiro do grupo, no tocante ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
05. Igualmente, é o navegador do grupo.
06. O garupa pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras (pedais de apoio) torna a moto mais manobrável.
07. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
08. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
09. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.
11. Quando a moto parar, não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra. Deixe que o ondutor cuide disso.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao
corpo do condutor, evitando assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no tanque.
13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e
expressar a sua aprovação (ou eprovação) com apertos de joelhos, murros nas costas do condutor, etc...
14. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o
vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros
motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
Lelo Renck - Blumenau
Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
MANUAL DO BOM GARUPA
- renck
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 300
- Registrado em: 20 Dez 2005 14:05
- Localização: Blumenau - SC
- Contato:
- JekRider
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1464
- Registrado em: 08 Abr 2005 13:06
- Localização: Canoas /RS
- ricardo7galo
- Me chame de mestre
- Mensagens: 587
- Registrado em: 11 Jan 2007 16:54
- Localização: Sinop MT
- Contato:
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
renck escreveu:MANUAL DO BOM GARUPA motociclista
13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e
expressar a sua aprovação (ou eprovação) com apertos de joelhos, murros nas costas do condutor, etc...
14. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o
vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros
motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.
Lelo Renck - Blumenau
essas ultimas sao as melhores
CB 600F HORNET 10 ATUAL
CBX 750 F NEON 90 EX
CBX 750 F GRENÁ 89 EX
CBX 750 F INDY 93 EX
230km/h SO SE FOR DE GALO
GALEIRO N° 781
Falcões de Cristo - Moto Grupo
CBX 750 F NEON 90 EX
CBX 750 F GRENÁ 89 EX
CBX 750 F INDY 93 EX
230km/h SO SE FOR DE GALO
GALEIRO N° 781
Falcões de Cristo - Moto Grupo
- cav
- Absolut CBX 750 pilot
- Mensagens: 1600
- Registrado em: 14 Out 2005 14:18
- Moto Atual: CBX750F 1986 (Nêga)
- Localização: Curitiba / PR
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
AHAHHAHAHHAAHArenck escreveu:MANUAL DO BOM GARUPA motociclista
09. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
renck escreveu:10. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.
Discordo em gênero, número e degrau.
Fraldêro, mamadêro, chazêro, nanadêro e quem é irresistível agora é o Dudu!!!
- JekRider
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1464
- Registrado em: 08 Abr 2005 13:06
- Localização: Canoas /RS
Landim escreveu:JekRider, enviei uma imagem pelo seu E-mail para que, se possível você a poste no Forum para mim, que eu não sei como fazê-lo. Essa imagem representa bem a imprudência do bom garupa. De cara está sem capacete e assim por diante .........
Obrigado
Landim, Vi que o Bruno ja postou as imagens pra vc...
abraço
RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***
Galeiro Brasil Nº: 750 F 0006
***Desgalificado*** (Por enquanto)
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***
Galeiro Brasil Nº: 750 F 0006
***Desgalificado*** (Por enquanto)
- Death Star
- Me chame de mestre
- Mensagens: 501
- Registrado em: 10 Nov 2007 14:36
- Localização: Campo Grande/MS
- Contato:
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Mensagens: 5071
- Registrado em: 17 Set 2005 19:00
- Localização: Cajamar/SP
- Contato:
- Albuquerque
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1176
- Registrado em: 11 Out 2005 14:27
- Localização: São Paulo-SP
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
Manual para a Aninha decorar...
Aliás, vou ter que colocar baú e encosto, pois ela viu na Motujundi uma moto assim e já determinou que quer igual.
Aliás, vou ter que colocar baú e encosto, pois ela viu na Motujundi uma moto assim e já determinou que quer igual.
CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)
Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)
Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)
- Jardim
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1327
- Registrado em: 22 Fev 2006 23:39
- Localização: Sao Paulo - SP
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
Albuquerque escreveu:Manual para a Aninha decorar...
Aliás, vou ter que colocar baú e encosto, pois ela viu na Motujundi uma moto assim e já determinou que quer igual.
O perigo do bau é que fica mais fácil da garupa dormir em viagens longas... Até pq o conforto pro garupa aumenta absurdamente.
Sem falar que é um ótimo transporte de bagagens... éééé´h... pensando bem é uma boa idéia...
Jardim
- Albuquerque
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1176
- Registrado em: 11 Out 2005 14:27
- Localização: São Paulo-SP
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
Ou melhor, Landim... nao ver, hehehe, é olho roxo garantido.
Landim escreveu:E não faz para ver!!!
CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)
Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)
Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)
- Alex Red
- Administrador
- Mensagens: 7021
- Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: MANUAL DO BOM GARUPA
não querendo puxar sardinha, mas já puxando,a senhora red e a melhor garupa do mundo
nem parece que ele esta na moto, temos nossos codigos proprios,para subir e saltar da moto,
quando vou acelerar forte, quando estou indo rapido de mais o sinal e universal e o beliscão
e ela esta sempre atenta ,e sempre me alerta em qualquer situação, sendo assim fica
mais facil a condução da motoca.
abraços
nem parece que ele esta na moto, temos nossos codigos proprios,para subir e saltar da moto,
quando vou acelerar forte, quando estou indo rapido de mais o sinal e universal e o beliscão
e ela esta sempre atenta ,e sempre me alerta em qualquer situação, sendo assim fica
mais facil a condução da motoca.
abraços
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
Voltar para “Segurança e Legislação”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes