Seção 3
Capitulo 12
Esterço
as forças a se vencer
o quão preciso seu esterço precisa ser? Quais as forças envolvidas em estercer uma moto? Como voce colabora com essas dinâmicas? o quão rapida uma moto deve ser curvada? Oque acontece quando voce faz uma curva? Quais os limites? Como o esterço afeta o controle do acelerador? Quais as reações de sobrevivência e os gatilhos delas? Como elas funcionam contra voce? Oque se deve e nao se deve fazer em enterços padrões.
Escala de habilidade
Voce pode determinar o nivel de habilidade de um piloto baseado em quanto bem ele concegue mudar de direçao, esterçar a moto, deitar nas curvas, fazer a curva, etc...
vamos rever o basico primeiro.
Esterço básico
A maioria cai da bicicleta quando inclina ela pela primeira vez. lebra? apos remover as "rodinhas" (se vc as usava), voce caiu., se voce nunca usou rodinhas, voce continuou caindo ate aprender. claro q caiá; Nao tinha niguem por perto para te explicar sobre contra esterço, e mesmo q alguem soube-se é algo dificil de se explicar para quem nunca pilotou um veiculo de duas rodas uma na frente da outra.
Contra-esterço; Duas palavras magicas. contra: em uma direçao ou maneira oposta. esterço: guiar. isto significa que voce tem que guiar na direçao oposta. simples assim. Voce tem o guidon nas maos, e esta indo reto, vamos supor que vc queira virar a direita, entao voce vai ter q virar o guidon pra esquerda, PARA GUIAR DE MANEIRA OPOSTA, se vc aplicar um pouco de pressao no guidon pra esquerda, a moto vai pra direita.
obs: Contra-Esterço é a tecnologia basica de esteço: vire o guidon para um lado e a moto vai para o outro.
Forças estranhas
Quase nada das experiências anteriores poderia preparar voce para isso. praticamente todo o resto no mundo funciona do outro jeito. se vc empurar pra esquerda, a maioria das coisas vai pra esquerda, e vice e versa.
2 coisas podem ser parecidas com fazer uma curva de moto, é segurar um giroscopio e segurar uma roda de bicicleta pelo eixo enquanto ela gira. em ambos os casos, seus esforços para virar qualquer um dos dois nao aparece colaborar para nenhuma das direçoes. a força q voce sente chama-se efeito giroscopico. A moto tem 2 partes bem grandes q produzem efeito giroscópico; as rodas! Bem simples, um giroscopio é bem estavel quando deixado sozinho, em paz, e quanto mais rapido ele girar e maior for o seu raio e seu peso, mais ele vai resistir a mudanças de direçao.
Giroscopico; a força a se vencer.
uma moto andando é um veiculo bem estavel. quanto mais rapido voce vai, mais dificil fica de virar o guidon pois o efeito giroscopico é amplificado.
quanto mais proximo do centro de massa for o ponto de contato do pneu dianteiro com o solo, mais facil vai ser de virar o guidon.


é por esse motivo q as motos esportivas atuais tem cada vez mais angulos curtos de caster, para maximizar a força nas bengalas para vencer o efeito giroscopico e assim poder fazer curvas de maneira mais facil.
o angulo de caster da moto é extremamente critico para as características de digirilibidade dela.
O efeito giroscopico do ponto de vista do piloto é simples: quando deixada em paz, a moto tem estabilidade; quando se aplica força para esterça-la ela se torna potencialmente instavel ate que seja deixada em paz novamente. um exemplo disto é quando voce passa por uma irregularidade enquanto esterça a moto, a frente balança. sendo q a mesma irregularidade em linha reta nao afeta a estabilidade da moto.
obs: o maior ganho em rodas mais leves, freios especiais e pneus mais leves é quanto a deitar a moto mais rapido.


Esterçar afeta o acelerador
tem um numero bem grande de RS e gatilhos de RS ligados a açao de esterçar a moto. isso pode ser observado quando os pilotos esperam terminar o trabalho de esterço para poder acelerar, para previnir de sair fora da estrada. Eu sinceramente concordo com isso, mas a moto nao, ela quer o acelerador.esse fato de esperar terminar o esterço para acelerar é o porque a maioria dos pilotos espera a te 2/3 da curva para acelerar. a maioria faz isso uma hora ou outra, principalmente em estradas desconhecidas. Eu nao acredito que nao tenha porque nao acelerar e superar isso. Mas nos estamos falando sobre esterço, e isto levanta um fato importante; nessa situaçao o piloto nao sabe para onde vai na estrada ate q termine de esterçar a moto.
este e outros aspectos de esterçar sao importantes. alguns deles facilmente observados em pilotos q começam a deitar moto:
1. em algum lugar, mas nem sempre no lugar certo
2.nem sempre rapido suficiente
3.nem sempre com o angulo de inclinaçao certo.
seu destino final numa curva depende de ter os 3 corretos.
os proximos 5 capitulos sao sobre se tornar um mestre das forças de esterço.
Capitulo 13
Esterço
esterçar com a roda traseira
temos 2 giroscópios na moto, então qual deles faz o que? Qual deles faz a moto fazer a curva? O dianteiro, certo? Sim e não.
De acordo com um numero de razões técnicas, leis da física, e princípios de engenharia, o que vem a seguir é verdadeiro: Enquanto você aplicar força no guidão, a moto vai continuar a inclinar cada vez mais. No entanto, uma vez que a moto esta inclinada para a curva, o roda traseira é que mantem a moto na trajetória "fazendo a curva" mantendo ela esterçada. A frente da moto "faz ela inclinar" ou muda o ângulo de inclinação mas a partir do momento que ela esta inclinada e estabilizada, o centro de massa da moto apoiado na roda traseira (regra do acelerador 1: distribuir peso 60 atras e 40 na frente) determina o ângulo de inclinação que a moto vai manter.
A roda da frente pode pular ou chacoalhar, mas isso nao vai mudar o fato da roda traseira ditar o ângulo de inclinação. Como já discutido no capitulo sobre comandos do piloto, ficar tenso no guidon, nao só afeta a estabilidade da moto como também é fazer força a toa, baseado nesse novo fato.
Se voce tem um controle do acelerador estavel, a unica coisa q vai mudar o ângulo de esterço será uma derrapada de traseira ou comandos no guidon. O mais convicto exemplo disso é quando um piloto empina a frente na saida de uma curva, a roda da frente sai do chao, mas a moto mantem o ângulo de inclinação e terminha a curva.
obs: a moto mantem a inclinação graças ao efeito giroscópio da roda traseira.
Funções da roda dianteira.
Uma vez deitando na curva, a frente nao esta mais esterçando a moto; ela ajuda a manter a estabilidade, mas nao a manter a inclinação. mas a função da frente continua importante. os 30 a 40 por certo do peso durante a curva esta sendo carregado na frente e ajuda a manter o grip certo na roda traseira. Em outras palavras: se esses 30 a 40 por certo forem transferidos pelo acelerador para a traseira a moto vai derrapar de lado.
O pendulo ajuda a manter o centro de gravidade baixo e do lado de dentro da curva entre outras coisas ajudam a moto a fazer a curva.
Para esterçar, voce quer o peso na frente para ter aquela "trancada e virada" da moto. Desta perpectiva, voce vai acelelar tarde demais, apos a moto terminara curva com carga extra na frente.
Tempo falso.
Curvas com algum desnivel em algum ponto do asfalto podem adicionar outra mudança interesante a isto. Se uma curva tem um solavanco forte logo apos o apex da curva, a maioria dos pilotos vai esperar passar pelo solavanco antes de voltar a acelerar. esse desnivel se torna um ponto de referencia errado: eles pensam que se com o acelerador fechado a frente ja balança, eles acham que com o acelerador aberto vai balançar ainda mais. Mas aquilo que vimos antes; em 95% dos casos a frente esta sobrecarregada nesse caso com acelerador fechado e os pilotos esperam passar o solavanco para fazer a unica coisa q tornaria essa situaçao melhor; voltar a acelerar.
Entendendo que a traseira da moto é a principal responsavel pela estabilidade da moto quando ela esta inclinada coloca esta e outras potenciais confusoes na sua cabeça em uma nova perpectiva. em curvas com solavancos na pista, tentar ajustar a suspençao para eles eh uma enorme perda de tempo e pode ser apenas o tipo de coisa q coloca na mente de um piloto por causa da RS´s. fazendo de situaçoes q eles nao conhecem potencialmente perigosas. quando vc antecipa um problema ele apenas se torna pior.
Suspensão estável
Se vc pensar q o centro de massa da moto esta na roda traseira, fica mais fácil tomar outras decisões sobre mudanças na suspensão. A frente so precisa de peso o suficiente para se estabilizar: peso demais e ela vai parecer muito dura peso de menos e voce nao vai ter respostas suficientes da frente (feedbacks). Com o peso certo, a frente fica estavel e segue junto a mesma direção da roda traseira dando a ela em outras palavras, capacidade de manter a linha certa.
Capitulo 14:
Esterço
As regras
Quantas vezes voce esterça a moto em uma unicacurva? Quantas vezes, vc pensa, sao suficientes? Uma unica enterçada por curva, é o correto. Esta é a Regra Numero 1 para enterço.
Oque chamamos de correçoes no meio da curva, é um ajuste provocado por uma reaçao de sobrevivencia, disparadas por coisas como; esta muito rapido para essa inclinaçao, indo muito aberto, perdido na curva. Como uma resposta para erros de entrada de curva os pilotos realizam varias correçoes na direçao no meio da curva.
Correções no meio da curva é nossa 3º Reação De sobrevivência (RS#3). e Infelismente, esse erro de pilotagem, assim como todos aqueles gerados pelas rs´s, vao contra toda a tecnologia e controle da maquina.
obs:
uma linha limpa começa com a regra numero 1, uma unica açao de esterço por curva.
correçoes no meio da curva podem gerar uam serie de erros de pilotagem q podem resultar em uma saida de traseira.
nao tente compensar por um erro dentro da curva, aguarde a proxima volta para fazer isso.
Fechar/abrir o acelerador + inclinar
Voce sacou como isso funciona como uma RS? Um piloto ve uma situaçao que ele nao gosta (indo muito aberto por exemplo) e decide corrigir isso com esterço mas, para este momento de reaçao, nao percebe q seu angulo de inclinação vai mudar como um resultado direto. acredite ou nao, esse erro é tao comum quanto fechar e abrir o acelerador.
Para piorar a situação, abrir e fechar o acelerador geralmente é combinado com correçoes no guidon, provocando mudanças indesejadas de peso que afetam a suspensão e conseqüentemente a traçao. de outra forma, se o piloto tem um controle padrao do acelerador mas faz uam correçao no meio da curva ele esta acelerando enquanto inclina diminuindo a estabilidade da moto. e finalmente uma correçao no meio da curva exige comandos desnecessários do piloto, um erro em todo caso. uma açao de esterço é o ideal.
Derrapagens em abaixa velocidade
através dos anos, alunos tem vindo a mim e aos intrutores da escola com estorias de derrapagens em uma curva ou outra. olhando o tempo de volta deles (15 segundos mais lentos em relaçao a media.) estava nos fazendo quebrar a cabeça.
O misterio foi solucionado quando descobrimos, q em geral, esses pilotos faziam correções no meio da curva combinadas com erros de aceleraçao (abrir e fechar), produzindo pequenas derrapagens através das curvas. Na maioria dos casos acabava piorando a situaçao quando em resposta as derrapagens os pilotos levantavam a moto para ganhar estabilidade, iam muito aberto e deitando a moto mais ainda para evitar sair da pista (as vezes saiam mesmo).
Sobre sua cabeça
voce pode ver esses erros de diferentes formas, mas se vc nao concegue fazer uma curva com apenas um comando de esterço, o motivo esta dentro da sua cabeça. porque? Se um movimento é o ideal.
olhe algums videos do motogp e observe quantas vezes valentino rossi ou lorenzo mudam o angulo dentro da curva.
Uma regra é valida, sempre existem exceções. eu nao acho q todo mundo faz isso do jeito certo sempre. pequenas correções no meio da curva nao devem ser intimidadas.
apenas perceba q 90% dessas correçoes nao sao necessárias, elas sao apenas verdadeiras RS para a situaçao. a maioria dos pilotos percebe q seus erros de aceleraçao nao eram necessários.
para provar isso colocamos uma camera no capacete do piloto e podemos notar uma media de 5 correçoes de aceleraçao em uma unica curva, nenhuma delas era necessária. o movimento inicial de esterço teria colocado o piloto no mesmo lugar onde ele foi parar!
incline e esqueça
A regra basica aqui é: faça a moto deitar com um unico movimento de esterço e nao de mais atençao para isso. existem varias coisas mais interesantes e importantes numa curva apos vc ter inclinado a moto. quanto menos esterços por curva melhor. Um movimento por curva seria perfeito!.
obs: usar o joelho como ponto de referencia para uma curva é uma maneira de saber os limites da moto, se o joelho estiver muito perto to tanque , esta perto do limite, se nao, nao esta. com o tempo vc pode se acostumar com isso. em cada curva eh possível deitar a moto apenas uma vez no ponto certo apos conhecer a posição ideal do joelho em relação a moto. basta observer os pilotos de motogp. em cada curva usam uma posiçao diferente do joelho. as vezes mais perto as vezes mais afatado do tanque.
Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine