Re: regras para viajar em comboio
Enviado: 26 Dez 2008 15:40
Livre para voar, livre para pensar, mas preso no asfalto. Avante galeiros!
http://www.setegalo.com.br/bb3/
BATISTA escreveu:Após percorrer mais de 40.000 kms em viagens em comboio, aí vai a minha contribuição:
MANUAL DE CONDUTA EM ESTRADA
CAPITÃO: Será escolhido um integrante já experiente em viagens e conhecedor
do percurso até o destino, que irá conduzir o comboio na estrada. O Capitão
deverá manter plena sintonia com o ferrolho, pelo motivos relatados a
seguir.
FERROLHO: Escolhido também um integrante com experiência e com a moto
mais possante ou com melhor mecânica, que ficará na última posição,
acompanhando o grupo, verificando a ordem do mesmo, não permitindo o
espaçamento entre as motos. Uma de suas funções é fechar a pista para que
os que estãoà sua frente possam efetuar ultrapassagens com segurança, sem
que um veículo entre no meio do comboio, colocando em risco o grupo. Ele só
fechará a pista quando o capitão sinalizar (ao ligar a seta), que pretende
ultrapassar. Os demais que estão atrás do capitão deverão também acionar o
pisca, para que o ferrolho possa visualizar a sinalização e só devem mudar
de pista após o Capitão iniciar a ultrapassagem. Outra função do ferrolho é
avisar o Capitão quando houver uma pane ou outro problema com um dos
integrantes. Poderá ser escalado, se necessário, um auxiliar de ferrolho,
que fará essa função.
FORMAÇÃO DO COMBOIO: Duas filas indianas paralelas e intercaladas,
evitando-se o emparelhamento de motos. Esse procedimento deixa maior espaço
de frenagem, caso o motociclista que vai a sua frente acione repentinamente
o freio. Para melhor visualização entre si, o Capitão e o Ferrolho poderão
andar na linha do meio que separa as duas filas indianas. Aquele que ficar
atrás do Capitão é que iniciará a fila intercalada, devendo se posicionar na
fila da direita, próxima ao acostamento, deixando para o Capitão a opção de
andar no meio ou na pista da esquerda.
TRAJETO E PARADAS: O trajeto e paradas serão combinados no início da
viagem. Recomendamos efetuar uma parada a cada 100 km, principalmente se
estiverem com garupa. Todos devem abastecer no mesmo posto para terem
autonomia semelhantes.
ESTICADAS: A princípio, o Capitão não deverá ser ultrapassado, pois é
ele quem puxa o comboio, entretanto, se algum motociclista quiser "dar uma
esticada", poderá fazê-lo, avisando ao Capitão de sua intenção com aceno
característico ou buzinada. Posteriormente deverá retornar a sua posição no
comboio ou parar no próximo ponto previamente combinado. Ao Capitão não é
permitido dar "esticada", pois tem a responsabilidade de conduzir o comboio.
SINALIZAÇÃO: Sempre que possível, havendo perigo à frente, o
motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua
retaguarda. Apontam-se com o dedo indicador ou o pé, para os buracos
existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo
perigo.
Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda, conforme a seguir:
a. Mão espalmada para cima: Perigo a frente;
b. Dedo indicador apontado para cima: Chuva;
c. Dedo indicador apontado para baixo (pode-se utilizar o pé): Buraco ;
d. Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor;
e. Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou Radar;
f. Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista;
g. Dedo indicador e polegar em forma de círculo: Acenda o Farol;
h. Dedo indicador e médio em forma de "V": Mantenha fila dupla;
i. Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento;
j. Mão espalmada para cima, em movimento: Aumente a velocidade;
k. Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.
l. Braço esquerdo apontado para baixa em movimento de pêndulo: Quebra-mola
m. Dedo apontado para o tanque e depois a mão sinalizando "forca": Preciso
abastecer.
OBSERVAÇÕES:
1) Ninguém pode ultrapassar o Capitão de Estrada, salvo, eventualmente, para
pequenos "tiros" desde que o Ferrolho ou o Capitão sejam avisados. Deveremos
manter a mesma formação do início ao fim do trajeto.
2) O comboio inteiro anda em uma única faixa de rolamento, de forma
alternada, uma moto atrás da outra. Não somos donos da estrada! Não podemos
causar transtornos aos demais usuários da rodovia.
3) Somente o Ferrolho pode "fechar" a pista da esquerda, para que todo o
comboio possa fazer a ultrapassagem com segurança.
4) Quando o Ferrolho fechar a pista, tem que aguardar o Capitão fazer a
ultrapassem, depois, o segundo da fila, o terceiro da fila e sucessivamente
até chegar no Ferrolho.
5) Quando o Capitão fizer alguma sinalização, com gestos ou através de seta,
o que estiver atrás do Capitão tem que repetir o mesmo sinal, o terceiro da
fila também repete o mesmo sinal e aí sucessivamente até que cheque no
Ferrolho.
6) Não pode deixar espaço entre as motos, pois nenhum carro pode entrar
dentro do comboio.
7) O Capitão e o Ferrolho são os únicos que podem andar tanto no lado
direito como no lado esquerdo da faixa de rolamento, a fim de que um possa
ser visualizado pelo outro.
Obs. O segundo da fila (atrás do capitão) é que vai iniciar a fila
alternada
Abraços,
André escreveu:Isso tudo vale enquanto está escrito aqui, mas quando a galera sai na pista esquece tudo e sai igual doido na frente, ai ja era! Toda teoria foi por agua abaixo!
Sigam todas essas e outras teorias, mas se tudo falhar...
O ideal é todos saberem o caminho de ida e de volta e conhecer sua moto... Assim se por acaso se perder do grupo nao fica doido sem saber o que fazer...
Sergio Pretto escreveu:PS.: só para sacanear, eu acrescento uma regrinha:
- mão esquerda fechada com o dedão insistentemente apontando para a boca (parada prá tomar umas brejas, hahahahaha).