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Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 26 Dez 2008 15:40
por Rodolfo

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 07 Jan 2009 11:46
por alvaromb
Rodolfo

posso dizer que aqui no forum eu encontrei bons amigos, verdadeiros parceiros de viagem, como esse autor menciona ai no texto...

daki de Goiás, daí de São Paulo, Paraná, etc... :mrgreen:

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 09 Fev 2009 07:25
por Murilo Gonzales
Gostei muito desse tópico Álvaro, concordo plenamente com vc a respeito dos comboios. Valeu!!!

...agora, num li a bíblia que o Rodolfo postou pq achei muuuito grande!!! hehehe...não que eu seja preguiçoso. :mrgreen: :mrgreen:

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 23 Mar 2009 13:10
por Canaes
Alvaro, parabens pelas dicas, isso nos mostra que sempre estamos precisando aprender algo mais, alem de que conhecimento nao ocupo espaço.

parabens a todos que contribuiram com suas experiências.

Canaes

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 24 Mar 2009 15:27
por Andrei Gomes
BATISTA escreveu:Após percorrer mais de 40.000 kms em viagens em comboio, aí vai a minha contribuição:

MANUAL DE CONDUTA EM ESTRADA

CAPITÃO: Será escolhido um integrante já experiente em viagens e conhecedor
do percurso até o destino, que irá conduzir o comboio na estrada. O Capitão
deverá manter plena sintonia com o ferrolho, pelo motivos relatados a
seguir.
FERROLHO: Escolhido também um integrante com experiência e com a moto
mais possante ou com melhor mecânica, que ficará na última posição,
acompanhando o grupo, verificando a ordem do mesmo, não permitindo o
espaçamento entre as motos. Uma de suas funções é fechar a pista para que
os que estãoà sua frente possam efetuar ultrapassagens com segurança, sem
que um veículo entre no meio do comboio, colocando em risco o grupo. Ele só
fechará a pista quando o capitão sinalizar (ao ligar a seta), que pretende
ultrapassar. Os demais que estão atrás do capitão deverão também acionar o
pisca, para que o ferrolho possa visualizar a sinalização e só devem mudar
de pista após o Capitão iniciar a ultrapassagem. Outra função do ferrolho é
avisar o Capitão quando houver uma pane ou outro problema com um dos
integrantes. Poderá ser escalado, se necessário, um auxiliar de ferrolho,
que fará essa função.

FORMAÇÃO DO COMBOIO: Duas filas indianas paralelas e intercaladas,
evitando-se o emparelhamento de motos. Esse procedimento deixa maior espaço
de frenagem, caso o motociclista que vai a sua frente acione repentinamente
o freio. Para melhor visualização entre si, o Capitão e o Ferrolho poderão
andar na linha do meio que separa as duas filas indianas. Aquele que ficar
atrás do Capitão é que iniciará a fila intercalada, devendo se posicionar na

fila da direita, próxima ao acostamento, deixando para o Capitão a opção de
andar no meio ou na pista da esquerda.
TRAJETO E PARADAS: O trajeto e paradas serão combinados no início da
viagem. Recomendamos efetuar uma parada a cada 100 km, principalmente se
estiverem com garupa. Todos devem abastecer no mesmo posto para terem
autonomia semelhantes.

ESTICADAS: A princípio, o Capitão não deverá ser ultrapassado, pois é
ele quem puxa o comboio, entretanto, se algum motociclista quiser "dar uma
esticada", poderá fazê-lo, avisando ao Capitão de sua intenção com aceno
característico ou buzinada. Posteriormente deverá retornar a sua posição no
comboio ou parar no próximo ponto previamente combinado. Ao Capitão não é
permitido dar "esticada", pois tem a responsabilidade de conduzir o comboio.


SINALIZAÇÃO: Sempre que possível, havendo perigo à frente, o
motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua
retaguarda. Apontam-se com o dedo indicador ou o pé, para os buracos
existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo
perigo.

Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda, conforme a seguir:
a. Mão espalmada para cima: Perigo a frente;
b. Dedo indicador apontado para cima: Chuva;
c. Dedo indicador apontado para baixo (pode-se utilizar o pé): Buraco ;
d. Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor;
e. Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou Radar;
f. Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista;
g. Dedo indicador e polegar em forma de círculo: Acenda o Farol;
h. Dedo indicador e médio em forma de "V": Mantenha fila dupla;
i. Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento;
j. Mão espalmada para cima, em movimento: Aumente a velocidade;
k. Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.
l. Braço esquerdo apontado para baixa em movimento de pêndulo: Quebra-mola
m. Dedo apontado para o tanque e depois a mão sinalizando "forca": Preciso
abastecer.


OBSERVAÇÕES:

1) Ninguém pode ultrapassar o Capitão de Estrada, salvo, eventualmente, para
pequenos "tiros" desde que o Ferrolho ou o Capitão sejam avisados. Deveremos
manter a mesma formação do início ao fim do trajeto.
2) O comboio inteiro anda em uma única faixa de rolamento, de forma
alternada, uma moto atrás da outra. Não somos donos da estrada! Não podemos
causar transtornos aos demais usuários da rodovia.
3) Somente o Ferrolho pode "fechar" a pista da esquerda, para que todo o
comboio possa fazer a ultrapassagem com segurança.
4) Quando o Ferrolho fechar a pista, tem que aguardar o Capitão fazer a
ultrapassem, depois, o segundo da fila, o terceiro da fila e sucessivamente
até chegar no Ferrolho.
5) Quando o Capitão fizer alguma sinalização, com gestos ou através de seta,
o que estiver atrás do Capitão tem que repetir o mesmo sinal, o terceiro da
fila também repete o mesmo sinal e aí sucessivamente até que cheque no
Ferrolho.
6) Não pode deixar espaço entre as motos, pois nenhum carro pode entrar
dentro do comboio.
7) O Capitão e o Ferrolho são os únicos que podem andar tanto no lado
direito como no lado esquerdo da faixa de rolamento, a fim de que um possa
ser visualizado pelo outro.
Obs. O segundo da fila (atrás do capitão) é que vai iniciar a fila
alternada


Abraços,


Certa vez eu estava fazendo uma viagem curta (Araçatuba à Presidente Prudente - 200km) e encontrei com um grupo de lá (Se não me engano era o "Carpe Dien"). Me juntei a eles e fui acompanhando (ou tentando com a Falcon...rs..).
Mantinham 2 filas indianas e tinham um líder. Média de 130km. Quando cheguei no grupo, o cara da última moto me orientou a ficar no lado oposto dele, e constantemente, trocavam de lado, bem sincronizados. O grupo tinha em torno de 14 motos. Muito organizado.

Mas entendo os relatos da galera. Convivência é sempre complicado. O importante é respeito, acima de tudo.

Como sugestão, poderíamos talvez, no caso do grupo ser numeroso, dividí-lo em vários menores e seguir as regras que o Batista postou aqui, que por sinal, muito boas...

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 23 Abr 2009 20:11
por jovito
André escreveu:Isso tudo vale enquanto está escrito aqui, mas quando a galera sai na pista esquece tudo e sai igual doido na frente, ai ja era! Toda teoria foi por agua abaixo!

Sigam todas essas e outras teorias, mas se tudo falhar...
O ideal é todos saberem o caminho de ida e de volta e conhecer sua moto... Assim se por acaso se perder do grupo nao fica doido sem saber o que fazer...


Nem sempre é assim, mas um exemplo foi a volta do barreado II(2007), que praticamente depois que entramos na Regis viemos apenas o André e eu até Guarulhos.

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 04 Nov 2009 00:14
por Marsal
Herbert, bacana esse aparato que vcs pretendem comprar para se comunicar, numa viagem em grupo isso faz uma diferença muito grande.

Mas para se fazer uma viagem em grupo mesmo, nada melhor do que os integrantes se conehcerem bem, para que não haja nenhum problema tipo desastroso na estrada e que todos fiquem sempre agrupados.

Abraços

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 06 Nov 2009 14:09
por Hudson
dicas muito importantes essas meus amigos

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 06 Nov 2009 15:05
por Marsal
Valeu, Marsal!!! Sábias palavras!!! Em matéria de segurança, é melhor o excesso do que a falta.

Um professor do SEST-SENAT, aqui do Rio de Janeiro, numa aula de Direção Defensiva disse uma frase que nunca mais me saiu da cabeça: "SEMPRE HAVERÁ ALGUMA COISA QUE ALGUÉM PODERÁ FAZER PARA EVITAR UM ACIDENTE". [/quote]


Grande Herbert.

O que o professor te disse é realidade, sempre que pudermos evitar um acidente agente tem que tentar, eu já tive o azar de viajar com grupo que eu não conhecia por pouco que em uma curva eu e mais um não fomos ao chão por causa de um indivpiduo que não sabia fazer curva, por isso que eu digo que segurança é vc viajar com pessoas conhecidas, mas sempre um aparato a mais ajuda tb.

Abraços

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 06 Nov 2009 23:05
por Marsal
Grande Herbert.

Eu sei bem como é isso, eu sempre viajei sozinho, e sempre com a CB 450 do meu pai, qd peguei a minha Galo tive que aprender a pilotar ela, foi uma época boa, hj eu piloto pra curtir a estrada e qd alguém me fala que a galo é ruim para viagens longas ou ruim de curva a primeira coisa que eu falo é "vc já pilotou uma galo na vida?" pois quem não conhece nãopode falar nada.

Agora viajar em grupo é outra coisa, pena que o grupo que eu fazia parte em Curitiba o povo era meio cuzido, eles não me acompanhavam para viagens longas, até hj eu viajo sozinho, ainda mais qd é viagem acima de 500km.

Mas é bom sempre estar trocando conhecimento com os amigos de estrada e principalmente galeiros.

Abraços

Re: regras para viajar em comboio

Enviado: 06 Dez 2009 14:31
por Demétrio
Sergio Pretto escreveu:PS.: só para sacanear, eu acrescento uma regrinha:
- mão esquerda fechada com o dedão insistentemente apontando para a boca (parada prá tomar umas brejas, hahahahaha).

Gostei dessa, é a mais importante de todas! Hauahuahauahauahuahaua...
Abraço a todos!