CURIOSIDADE - MOTOR A JATO CONSTRUÍDO COM SUCATA
Enviado: 20 Fev 2007 23:03
Quem falou que essas motos super-esportivas tem motor que gira muito???????
Girar alto e fazer um barulho ensurdecedor são as caractérísticas dessa engenhoca que montei por brincadeira a partir de um turbo automotivo combinado com um monte de peças de sucata.
Não serve pra nada a não ser isso hehehehehe, mas foi divertido ver a coisa funcionar.
CARACTERÍSTICAS: (medições feitas com equipamentos apropriados)
Combustível.................................................. GLP (podendo ser gasolina)
Marcha Lenta................................................. 30.000 rpm
Aceleração plena........................................... 160.000 rpm
Velocidade de saída dos gases........................ Aprox. 800 m/s
Temperatura dos gases com acel. plena........... 750 ºC
Empuxo......................................................... Aprox. 30 Kgf
Pressão na câmara de combustão.................... 0,8 Kg cm²
COMPONENTES:
- Um turbo automotivo (único ítem que não foi comprado em ferro velho, pois tem que estar em bom estado)
- Uma bomba de óleo de um corcel 1973
- Um filtro de óleo de um jipe muuuuito velho
- Uma furadeira para girar a bomba de óleo
- Um dimmer para controlar a velocidade da furadeira
- Um marcador de pressão de óleo
- Um radiador de óleo
- Um ventilador pequeno para refrigerar o radiador de óleo
- Uma lata comum, para servir de reservatório de óleo
- Um combustor contruído com pedaços de tubo galvanizado
- Um pedaço de mangueira de alta pressão para ligação do combustor ao compressor do turbo
- Um ignitor de fogão de cozinha para iniciar a combustão do gas
- Uma válvula de sentido único para ser acoplada ao bujão de gas
- Uma vela de carro para ser acoplada ao ignitor
- Um punhado de parafusos e abraçadeiras
- Um bocado de mão de obra e paciência
Custo total, excetuando o turbo automotivo, + ou - R$ 300,00
O turbo, após expor meu projeto à MASTERPOWER, que fabrica turbos, eu ganhei de presente heheheheh
Isso porque eu disse a eles que na primeira tentativa de contrução utilizei um turbo que peguei num ferro velho, que estava com uma aleta do compressor quebrada, e eu para conseguir balanceamento, quebrei outra, do lado oposto, com um alicate hehehe.
O dono da empresa ficou com pena e me deu um, recondicionado, pelo meu esforço.
O resultado tá aí nesse vídeo........
http://www.youtube.com/watch?v=oghHEW85 ... 37fce1fc3e
Para quem se habilitar a contruir um brinquedo que repito, não serve pra nada a não ser fazer barulho e girar muito, estou a disposição...
Um abraço
Girar alto e fazer um barulho ensurdecedor são as caractérísticas dessa engenhoca que montei por brincadeira a partir de um turbo automotivo combinado com um monte de peças de sucata.
Não serve pra nada a não ser isso hehehehehe, mas foi divertido ver a coisa funcionar.
CARACTERÍSTICAS: (medições feitas com equipamentos apropriados)
Combustível.................................................. GLP (podendo ser gasolina)
Marcha Lenta................................................. 30.000 rpm
Aceleração plena........................................... 160.000 rpm
Velocidade de saída dos gases........................ Aprox. 800 m/s
Temperatura dos gases com acel. plena........... 750 ºC
Empuxo......................................................... Aprox. 30 Kgf
Pressão na câmara de combustão.................... 0,8 Kg cm²
COMPONENTES:
- Um turbo automotivo (único ítem que não foi comprado em ferro velho, pois tem que estar em bom estado)
- Uma bomba de óleo de um corcel 1973
- Um filtro de óleo de um jipe muuuuito velho
- Uma furadeira para girar a bomba de óleo
- Um dimmer para controlar a velocidade da furadeira
- Um marcador de pressão de óleo
- Um radiador de óleo
- Um ventilador pequeno para refrigerar o radiador de óleo
- Uma lata comum, para servir de reservatório de óleo
- Um combustor contruído com pedaços de tubo galvanizado
- Um pedaço de mangueira de alta pressão para ligação do combustor ao compressor do turbo
- Um ignitor de fogão de cozinha para iniciar a combustão do gas
- Uma válvula de sentido único para ser acoplada ao bujão de gas
- Uma vela de carro para ser acoplada ao ignitor
- Um punhado de parafusos e abraçadeiras
- Um bocado de mão de obra e paciência
Custo total, excetuando o turbo automotivo, + ou - R$ 300,00
O turbo, após expor meu projeto à MASTERPOWER, que fabrica turbos, eu ganhei de presente heheheheh
Isso porque eu disse a eles que na primeira tentativa de contrução utilizei um turbo que peguei num ferro velho, que estava com uma aleta do compressor quebrada, e eu para conseguir balanceamento, quebrei outra, do lado oposto, com um alicate hehehe.
O dono da empresa ficou com pena e me deu um, recondicionado, pelo meu esforço.
O resultado tá aí nesse vídeo........
http://www.youtube.com/watch?v=oghHEW85 ... 37fce1fc3e
Para quem se habilitar a contruir um brinquedo que repito, não serve pra nada a não ser fazer barulho e girar muito, estou a disposição...
Um abraço