Mensagempor Sergio Pretto » 30 Set 2009 13:05
São as ruas normais, do dia-a-dia, dessa ilha inglesa.
Para essa fantástica corrida, eles acrescentam umas grades e outras pequenas coisas.
O GP de motos lá é tradicionalíssimo, existem pilotos que se preparam o ano todo somente para essa corrida, são verdadeiros ídolos na Inglaterra e completamente desconhecidos no resto do mundo . . . . . .
Saibam mais um pouco sobre o circuito.
Centenário do Tourist Trophy da Ilha de Man
Capital mundial das corridas de rua comemora 100 anos de provas
Texto: Arthur Caldeira/Agência Infomoto
Fotos: Pete Jones/fottofinders/Team Klaffi/Stephen Daviso
(06-06-2007) - Na próxima semana, a Ilha de Man, localizada entre a Irlanda e a Inglaterra, celebra o centenário da famosa prova “Tourist Trophy”, uma das mais antigas provas do motociclismo mundial. A ilha é conhecida como a capital mundial das corridas de rua.
O Troféu Turístico, realizado pela primeira vez em 28 de maio de 1907, surgiu como uma competição disputada nas ruas para motos de série. Conhecido como “TT da Ilha de Man”, ao longo do último século ganhou o rótulo de mais desafiadora e perigosa prova do planeta.
Disputado atualmente no chamado Circuito da Montanha, com 60,73 km de distância, o TT da Ilha de Man está longe de oferecer áreas de escape e a segurança de um autódromo. Esse é justamente um dos atrativos que reúne centenas de pilotos e milhares de fãs há um século, com exceção dos anos da Segunda Guerra Mundial e em 2001, devido a um surto de febre aftosa, quando a prova não foi realizada.
Outro fator que torna o TT tão fascinante é a longa distância percorrida pelos pilotos. Neste ano, a categoria Superbike, para motos de 1.000 cm³, vai dar seis voltas no circuito, totalizando cerca de 360 km! Além da distância, os pilotos enfrentarão as ondulações da pista, mais de 250 curvas e longas retas, algumas com até seis quilômetros de extensão. Para se ter uma idéia da “insanidade” da prova, o atual campeão, o inglês John McGuiness, detém o recorde: 17 minutos e 29 segundos numa volta, com a incrível velocidade média de 208 km/h.
Outra marca registrada são os saltos das motos superesportivas que muitas vezes derrubam os pilotos. Portanto, vencer na Ilha de Man não significa apenas levar para casa o mesmo troféu entregue há cem anos com a imagem do deus Mercúrio sobre uma roda alada. Significa também ser um dos mais corajosos e habilidosos pilotos de moto do mundo.
Primórdios
O Tourist Trophy começou na Ilha de Man em função de uma decisão do Parlamento Britânico de proibir as provas de ruas, de carros ou motos, na Inglaterra, no início do século XX. A proibição levou o Automóvel Clube Britânico a pedir o apoio do governo local para realizar provas na Ilha de Man. Nascia então a relação dessa porção de terra cercada de água com a velocidade. Outro aspecto da ilha: não há limites de velocidade nas estradas.
Em 1907, o editor da revista “Motor-Cycle” idealizou um percurso de 25 km para motos divididas em duas categorias: mono e bicilíndricas. Então, em 28 de maio de 1907, foi dada a largada para o primeiro Tourist Trophy da Ilha de Man. Em 1911, o circuito passou a ser praticamente o mesmo utilizado até hoje.
Com a evolução das motos, a prova foi se tornando mais profissional e atraindo cada vez mais os melhores pilotos do mundo. Passou a abrigar também corridas com sidecars e, em 1949, ganhou o status de etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Nas décadas seguintes, atravessou sua época dourada, com o crescimento da indústria mundial de motocicletas.
Entretanto, a evolução das normas de segurança e os constantes acidentes fizeram com que a Ilha de Man deixasse de abrigar um GP do Mundial em 1976. A partir daí, acreditava-se que o TT entraria em declínio. Afinal os pilotos do Mundial boicotavam a prova e, reza a lenda, inclusive assinaram contratos com as equipes que os proibiam de participar da arriscada corrida. Mas, pelo contrário, a aura de perigo e desafio que rondava a Ilha só fez crescer a mítica em torno da prova.
Grandes nomes
Inúmeros pilotos fizeram história no famoso Circuito da Montanha. Nomes como Giacomo Agostini, Phil Read, Mike Hailwood e o maior deles, Joey Dunlop. O irlandês é até hoje o maior vencedor da prova com 26 vitórias. Dunlop ganhou o apelido de “King of the Road”, rei das estradas, por se especializar em provas de ruas. Acabou morrendo tragicamente em um acidente enquanto competia em uma prova de rua na Estônia, em 2000. Depois dele vem o inglês Mike Hailwood, com 14 vitórias. Carinhosamente apelidado de Mike “the Bike”, ou Mike “a moto”, por sua extrema habilidade.
Atualmente o homem a ser batido é John McGuiness, que já venceu 11 provas na Ilha de Man. Participando em mais de uma categoria, McGuiness, de 34 anos, certamente estará no pódio em alguma delas – ou em várias.
Além da corrida
As disputas neste ano estão divididas em cinco categorias: Superbike, Superstock, Sidecar, Supersport Junior e Senior TT. A primeira prova, da categoria Superbike, aconteceram sábado 2 de junho, e as disputas prosseguem na próxima semana até sexta-feira 8 de junho, com a realização da Senior TT. Porém, o evento vai além das disputas na pista, ainda mais neste ano de centenário.
Os participantes só podem largar após completar um número determinado de voltas para se familiarizar com o traiçoeiro circuito recheado de trechos estreitos, pontes, muros... Estava também programada uma reencenação do TT de 1907 com modelos da época. Na sexta-feira 8 ainda acontece um desfile do centenário também para motos clássicas.
O mítico TT e os eventos paralelos atraem anualmente milhares de motociclistas e fãs de corridas. A Ilha é, literalmente, invadida. Como a hospedagem é limitada, os fãs costumam acampar em torno da pista para acompanhar a prova. Neste ano de centenário, as vagas na rede hoteleira esgotaram-se há alguns meses.
A festa centenária da Ilha de Man vai ser encerrada com um desfile de campeões de todos os tempos, na sexta-feira 8 de junho. Giacomo Agostini, 10 vezes vencedor do TT, e outros campeões vão dar uma volta no circuito para comemorar os cem anos desta que é uma das mais antigas provas do motociclismo e que, certamente, é a mais desafiadora e perigosa.
P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!