Página 1 de 7
CB 1300 carenada!!!
Enviado: 19 Dez 2006 15:07
por jovito
Para quem foi no salão do automóvel este ano viu a versão "naked" dessa moto que será comercializada no Brasil!!!!
Agora, vendo essa foto, qual moto lhes vem em mente?

Que Moto!!
Enviado: 19 Dez 2006 16:10
por Luiz Augusto
jovito
Me chame de mestre
Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Abril de 2006
Mensagens: 527
Localização: Guarulhos
Enviada: 19, Dezembro, 06 2:07 pm Assunto: CB 1300 carenada!!!
--------------------------------------------------------------------------------
Para quem foi no salão do automóvel este ano viu a versão "naked" dessa moto que será comercializada no Brasil!!!!
Agora, vendo essa foto, qual moto lhes vem em mente?
Caracas, eu não fui ao salão, que história é essa? Não precisa dizer que é uma Galo vitaminada. Isso prova que a Galo e seu estilo não é utrapassado. Linda foto, linda Moto. Abraços.
Enviado: 19 Dez 2006 16:15
por Vitaum
Só não gostei q tem escapamento só de um lado...e o guidão é de motocicleta barata, igual ao da Hornet...
Enviado: 19 Dez 2006 17:15
por Parada
Vitaum escreveu:Só não gostei q tem escapamento só de um lado...e o guidão é de motocicleta barata, igual ao da Hornet...
O, que que vc tem contra o meu 4x1??? Te esgano hein!!!hehehe
Abs
Enviado: 19 Dez 2006 21:37
por Gerson Lopes
Muito bonita, mas fizeram a mesma bobagem da CB500, não é monoamortecida. Que feia essa suspensão.
Enviado: 19 Dez 2006 22:22
por Vitaum
Parada,
Não tenho nada contra o ronco dos 4 x 1. Só acho q motocicleta, estéticamente tem q ter equilíbrio e isso só com escapamento dos dois lados ou saindo embaixo do banco. Gosto é gosto, fazer o q?
Gerson,
Vc tem razão tb qto a suspensão. É antiquada. Acho q não se usa mais esse tipo de suspensão nesse tipo de motocicleta. Só nas custom.
[]s
Enviado: 20 Dez 2006 02:40
por Francisco RJ
Gerson e Vitaum, vou concordar c/ vcs em parte. Sabe porquê ? sem dúvida alguma, 2 amortecedores na traseira, trata-se de um projeto antiquado.
Porém, podem pegar um CB 450 ou uma CB 500, s/ modificações, toda original msm e, tente fazer uma curva (ou algumas curvas bem fechadas, em círculo, dentro de um pátio) ao ponto de arrastar a parte de baixo de qualquer uma das pedaleiras do condutor;
Sabe o que vai acontecer ? nada... vc não vai cair de jeito algum (a ñ ser que fique c/ medo, tenha uma poça de óleo...). E o detalhe é que vc não tem a mínima sensação de que a moto vai dar uma escorregada... tu vai deitando, vai deitando, vai deitando, e a p*rra da moto ñ tomba... chega num ponto que vc começa a esmerilhar no asfalto a pedaleira e a lateral de fora do calçado que vc tá usando, e a desgraça da moto ñ tomba, podem acreditar !
O que quero dizer é que o projeto é ultrapassado mas, extremamente eficiente. O que pega msm é a estética, nada mais. E ñ há de ser diferente numa motoca desse porte (a CB1300), msm c/ todo esse peso.
Enviado: 20 Dez 2006 08:40
por Vitaum
Francisco,
Qual a diferença, se for fazer o q Vc descreveu, com uma motocicleta de amortecedor único, do tipo das nossas 750?
A gente sabe q os engenheiros fazem projetos para, inclusive reduzir custo, além de melhorar dirigibilidade, conforto e outras coisas. Agora pergunto, pq q as novas motocicletas tem amortecedor traseiro único, ou pró-link, q é como se chama esse tipo de suspensão? Será q é só pra reduzir custo? Acho q deve ter outras vantagens. Todas as motos esportivas, inclusive as motocross, utilizam esse tipo de suspensão, pró-link. Será q é só pra reduzir custo?
[]s
Enviado: 20 Dez 2006 11:46
por Márcia P endemann
Vitaum.
Vc tem razao em relacao ao questionamento do Pro-Link que eh muito mais eficiente, leve e muuuuito mais caro do que o duplo amortecimento.
O Francisco tem razao em alguns pontos, porem vale lembrar que a inclinacao do Caster eh diferente em cada motocicleta e nao daria jamais para voce colocar um amortecimento duplo numa Super esportiva e querer fazer curva a 250 por hora. Vai pro chao na hora.
cansei de ralar as pedaleira da CB 400/450 e da CBX nas curvas.
Ja com a ZX-9 vc pode deitar ate encostar o joelho e nao rala nada e se deitar mais perde o centro de gravidade e vai pro chao tambem, so que nao raspa a pedaleira.
cada moto tem o seu angulo de caster e centro de gravidade mais baixo ou mais alto.
Eh mais ou menos isso.
Abracos
Rodolfo
Enviado: 20 Dez 2006 12:22
por Francisco RJ
Então, o que eu quis dizer é exatamente isso: ñ há diferença na condução da moto... acho até que, uma motocicleta de 2 amortecedores, tende a privilegiar mais o conforto, com um bom toque de esportividade...
Exceção essa dada à Galo; pode reparar, um monte de gente que tem uma moto bem esportiva, se andar numa galo pela 1ª vez, pode até dizer que ela é meio pesadona mas, com certeza, vão dizer que a motoca é confortável pacas (ñ só a postura do condutor, como a ação do amortecedor traseiro). Por isso (e por outros motivos) é que nossas rainhas são tão reverenciadas... conforto como o da galo, c/ certo toque de esportividade, e ainda c/ monoamortecedor , em motos touring/esport, vc vai encontrar em pouquíssimos modelos.
Veja bem: continuo concordando c/ vc que o projeto é antiquado, sem dúvida. Mas ñ é ruim. É feio mas, é eficiente.
Teve um monte de gente (eu, inclusive) que meteu o pau na CB 500 quando ela foi lançada, por causa dos 2 amortecedores atrás, que era antiquado... mas aí eu te pergunto (msm porquê eu tb queria saber): porque será que a Honda ñ mudou o projeto ? comodismo ? por economia ? convenhamos que, para um fabricante de quadros, uma mudança estrutural nos pontos de sustentação não é um "fim do mundo" (é óbvio que precisa de um estudo, para a redistribuição das forças atuantes no quadro, etc).
E, para piorar, em motos Honda, não existe uma relação lógica de economia para a moto ser mono ou duplo amortecimento, saca só:
- amortercedor traseiro da Falcon: R$ 850,00
- par de amortecedores traseiros da CB 450: R$ 510,00
- par de amortecedores traseiros da CB 500: R$ 1.066
- amortercedor traseiro da Hornet: R$ 660,00 (já pensou se dá na galo ?)
- amortercedor traseiro da CBR 600 (97): R$ 2.850,00
- amortercedor traseiro da galo nacional (se tivesse): R$ 600,0
- amortercedor traseiro da CBR 1000 (97): R$ 2.550
Pode ter certeza que, a tua outra questão, também me intriga; afinal, que diabos leva a Honda em pleno século 21 a fazer uma moto s/ monoamortecimento, se a tendência do mercado ñ é essa, para esse estilo ?
Abçs.
Enviado: 20 Dez 2006 21:09
por odair
Enviado: 21 Dez 2006 11:10
por Japa Galeiro
E com essa carinha de galo então, mata a pau, né?
Enviado: 21 Dez 2006 12:29
por Francisco RJ
Márcia P endemann escreveu:Vitaum.
Vc tem razao em relacao ao questionamento do Pro-Link que eh muito mais eficiente, leve e muuuuito mais caro do que o duplo amortecimento.
O Francisco tem razao em alguns pontos, porem vale lembrar que a inclinacao do Caster eh diferente em cada motocicleta e nao daria jamais para voce colocar um amortecimento duplo numa Super esportiva e querer fazer curva a 250 por hora. Vai pro chao na hora.
cansei de ralar as pedaleira da CB 400/450 e da CBX nas curvas.
Ja com a ZX-9 vc pode deitar ate encostar o joelho e nao rala nada e se deitar mais perde o centro de gravidade e vai pro chao tambem, so que nao raspa a pedaleira.
cada moto tem o seu angulo de caster e centro de gravidade mais baixo ou mais alto.
Eh mais ou menos isso.
Abracos
Rodolfo
Rodolfo, você está corretíssimo.
Então, essa CB 1300 não é lá grandes coisas (a não ser pelo conforto, porte e potência)...
Se bem que, deve-se analisar qual fatia do mercado a Honda intencionou abocanhar com essa moto.
Abçs.
Enviado: 22 Dez 2006 17:52
por jovito
Francisco RJ escreveu:Márcia P endemann escreveu:Vitaum.
Vc tem razao em relacao ao questionamento do Pro-Link que eh muito mais eficiente, leve e muuuuito mais caro do que o duplo amortecimento.
O Francisco tem razao em alguns pontos, porem vale lembrar que a inclinacao do Caster eh diferente em cada motocicleta e nao daria jamais para voce colocar um amortecimento duplo numa Super esportiva e querer fazer curva a 250 por hora. Vai pro chao na hora.
cansei de ralar as pedaleira da CB 400/450 e da CBX nas curvas.
Ja com a ZX-9 vc pode deitar ate encostar o joelho e nao rala nada e se deitar mais perde o centro de gravidade e vai pro chao tambem, so que nao raspa a pedaleira.
cada moto tem o seu angulo de caster e centro de gravidade mais baixo ou mais alto.
Eh mais ou menos isso.
Abracos
Rodolfo
Rodolfo, você está corretíssimo.
Então, essa CB 1300 não é lá grandes coisas (a não ser pelo conforto, porte e potência)...
Se bem que, deve-se analisar qual fatia do mercado a Honda intencionou abocanhar com essa moto.
Abçs.
Segundo o funcionário da Honda lá no salão do automóvel essa moto vai custar em torno de R$ 43mil.
Deve dividir mercado com a Bandit 1200.
Enviado: 22 Dez 2006 21:55
por Francisco RJ
jovito escreveu:Francisco RJ escreveu:Márcia P endemann escreveu:Vitaum.
Vc tem razao em relacao ao questionamento do Pro-Link que eh muito mais eficiente, leve e muuuuito mais caro do que o duplo amortecimento.
O Francisco tem razao em alguns pontos, porem vale lembrar que a inclinacao do Caster eh diferente em cada motocicleta e nao daria jamais para voce colocar um amortecimento duplo numa Super esportiva e querer fazer curva a 250 por hora. Vai pro chao na hora.
cansei de ralar as pedaleira da CB 400/450 e da CBX nas curvas.
Ja com a ZX-9 vc pode deitar ate encostar o joelho e nao rala nada e se deitar mais perde o centro de gravidade e vai pro chao tambem, so que nao raspa a pedaleira.
cada moto tem o seu angulo de caster e centro de gravidade mais baixo ou mais alto.
Eh mais ou menos isso.
Abracos
Rodolfo
Rodolfo, você está corretíssimo.
Então, essa CB 1300 não é lá grandes coisas (a não ser pelo conforto, porte e potência)...
Se bem que, deve-se analisar qual fatia do mercado a Honda intencionou abocanhar com essa moto.
Abçs.
Segundo o funcionário da Honda lá no salão do automóvel essa moto vai custar em torno de R$ 43mil.
Deve dividir mercado com a Bandit 1200.
Hummm... então "ela" podia era ser monoamortecida msm...