Edu Costa escreveu:Acho que o pior deve ser a fumaceira desse motor !!!
Caio, vc está enganado quanto ao motor Diesel, ele é um combustível mais limpo que a gasolina e sua combustão é melhor aproveitada que no motor a gasolina.
Seu funcionamento é diferente do motor a gasolina no que diz respeito ao momento da combustão, enquanto no motor a gasolina existe a entrada de uma mistura de gasolina e ar no cilindro e então a vela produz a faísca que gera a explosão, no Diesel a entrada é a apenas de ar e a combustão se dá com a injeção do combustível a altíssima pressão no momento máximo de compressão. A explosão é dada pela alta temperatura que o ar atinge ao ser comprimido e a pressão dentro do cilindro. A taxa de compressão pode chegar a 24:1 em alguns motores. Lembre-se de que ainda existem os motores Diesel turbo alimentados, o que aumenta ainda mais a quantidade de ar dentro do cilindro.
Sua maior economia é dada entre outros motivos pelo maior aproveitamento da combustão, gerada pela maior compressão e queima mais perfeita da mistura.
Na Europa a utilização desse motor nos carros de passeio é comum, sendo utilizado até em veículos esportivos. A Mercedes Benz tem uma versão de seu novíssimo CLS que vem com motor Diesel (CLS 320 CDI) com aproximadamente 225 cavalos, acelerando de 0-100 em 7 seg., enquanto o CLS 350 (gasolina) tem 272 cavalos e acelera tb em 7 seg. (dados da fábrica).
No passado já existiram motores Diesel de 2 tempos, mas esse eu não sei detalhes, teria de pesquisar.
Agora um pouco de história: O motor Diesel foi inventado por volta de 1890 por um filho de alemães que nasceu na frança, seu nome era Rudolfe Disel.
Além de tudo isso é muito mais seguro que a gasolina por não ser volátil como ela, daí o amplo uso deste tipo de motor em lanchas.
Bruno escreveu:Isso mesmo Edu, esse cara também entende pra caramba de motores.
O Diesel apesar de fazer mais fumaça(quando o caminhão está desrregulado), ele é menos poluente que a gasolina, ele elimina menos residuos quimicos prejudiciais à saúde humana.
Bem, o motor a Diesel não tem velas, o combustivel é posto à alta taxa de compressão, depende do modelo, mas varia +/- entre 20:1 e 24:1.
Se você jogar oléo diesel em cima de um monte de lenhas e riscar um fósforo pra acender, hehehe, não acende... Experiencia própria...
Poxa, uma aula assim não se tem todos os dias... Obrigado pelas explicações! Eu não conhecia mesmo, mas já havia lido que a performance desses motores é consideravelmente superior aos demais. É uma surpresa ele não possuir velas, muito interessante o processo da explosão! Com uma taxa de compressão dessas, tem torque em níveis astronômicos, por isso é utilizado nesse tipo de transporte... Agora está explicado... Obrigado pelas aulas, mestres.

Existem caminhões à gasolina nos EUA???