Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Hornet carenada
- jovito
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1380
- Registrado em: 24 Abr 2006 12:46
- Moto Atual: CBX 750
- Localização: Guarulhos - SP
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Mensagens: 521
- Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
- Localização: Fortaleza - CE
- Contato:
Se liguem ai no relato do homem c/relação ao que ele fez p/ficar perfeito...
Hornet c/ CARENAGEM - RELATO COMPLETO
Como vou começar isso?!...
Bem, para te dizer quanto eu gastei, vai ser difícil, pois gastei muito dinheiro tentando achar a peça até achar que ficou ideal na moto.
Minha moto está em transformação novamente, só que não tenho foto e vou lhe explicar porque estou mudando tudo novamente.
Mas vamos por parte, seu interesse maior é na carenagem né.
Primeiramente vou te passar um relato que fiz logo quando comprei, segue:
PARTE 0001 - (24/julho/2006)
PARTE 0001 - Andando com Hornet CARENADA
Depois de montar a carenagem do jeito que o vendedor recomendou, fui testar. Aproveitei e fui para o encontro de motos em Corumbá de Goiás, 140 km de Brasília, andando na estrada fiquei com medo, pois tremia tudo a 220km/h, mas por outro lado dar manter essa velocidade sem ter o desconforto do vento. O farol é péssimo, duas lâmpadas H4 35/35W, não iluminam nada e o retrovisor (universal para carro) é tão próximo da carenagem que ficava vendo meu braço e para ver atrás, tinha que abrir os braços, além de ser esteticamente feio quando montando. O guidom não tinha como virar tudo, pois a carenagem frontal ficava muito alta e o painel ficava praticamente na posição vertical o que limitava ainda mais o curso do guidom, além de dificultar a visão do painel de instrumento.
Depois que cheguei fui fazer uma vistoria na moto... Com a pressão do vento, a carenagem frontal ficou torta para esquerda, forçando a carenagem lateral e quebrando onde estava fixado um dos parafusos. Cheguei indignado e desmontei tudo.
Hornet c/ CARENAGEM - RELATO COMPLETO
Como vou começar isso?!...
Bem, para te dizer quanto eu gastei, vai ser difícil, pois gastei muito dinheiro tentando achar a peça até achar que ficou ideal na moto.
Minha moto está em transformação novamente, só que não tenho foto e vou lhe explicar porque estou mudando tudo novamente.
Mas vamos por parte, seu interesse maior é na carenagem né.
Primeiramente vou te passar um relato que fiz logo quando comprei, segue:
PARTE 0001 - (24/julho/2006)
PARTE 0001 - Andando com Hornet CARENADA
Depois de montar a carenagem do jeito que o vendedor recomendou, fui testar. Aproveitei e fui para o encontro de motos em Corumbá de Goiás, 140 km de Brasília, andando na estrada fiquei com medo, pois tremia tudo a 220km/h, mas por outro lado dar manter essa velocidade sem ter o desconforto do vento. O farol é péssimo, duas lâmpadas H4 35/35W, não iluminam nada e o retrovisor (universal para carro) é tão próximo da carenagem que ficava vendo meu braço e para ver atrás, tinha que abrir os braços, além de ser esteticamente feio quando montando. O guidom não tinha como virar tudo, pois a carenagem frontal ficava muito alta e o painel ficava praticamente na posição vertical o que limitava ainda mais o curso do guidom, além de dificultar a visão do painel de instrumento.
Depois que cheguei fui fazer uma vistoria na moto... Com a pressão do vento, a carenagem frontal ficou torta para esquerda, forçando a carenagem lateral e quebrando onde estava fixado um dos parafusos. Cheguei indignado e desmontei tudo.
"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Mensagens: 521
- Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
- Localização: Fortaleza - CE
- Contato:
PARTE 0002 - Remontando a moto:
PARTE 0002 - Remontando a moto: Primeiramente troquei todos os parafusos por uns de aço inox e porcas por porcas anti-vibração (aquelas com borracha dentro)
ARRANHA FRONTAL: comprei outros parafusos e agora deixei bem preso a arranha frontal, depois disso, sai amassando ela todinha para deixar o painel na posição de 45º e poder deixar a carenagem frontal mais para frente e mais baixa.
CARENAGEM LATERAL: amassei alguns suportes para conseguir chegar mais para frente, para juntar a carenagem frontal.
FAROL: troquei as lâmpadas por 55/60W BLUE LIGHT, melhorou um pouco depois que consegui perfurar o suporte dos faróis e colocar o foco mais para cima. Mesmo assim, não estão 100%, o farol alto é igual o antigo baixo (deficiência que não consegui sanar - falta um globo por trás das lâmpadas com direcionamento de foco, igual a R1, RR e não um farol de milha igual está). Isso ainda é porque coloquei um adesivo cromado por dentro do farol aonde veio pintado de preto fosco. HORRÍVEL AINDA
RETROVISOR: Depois de trocar os parafusos de acabamento por uns menores, ficou melhor e os parafusos não pega mais na caixa de fluído de freio. Pilotando dar pra manter o campo de visão mais lateral e se precisar ver realmente atrás, vai ser que continuar abrindo os braços... Mas já estou acostumando. MAS O DESENHO DO RETROVISOR É HORRÍVEL, UNIVERSAL PARA CARRO TAMBÉM, NÃO TEM NADA DE BOM.
GUIDOM: depois de chegar para frente a carenagem frontal e abaixar, agora consegui travar o guidom quando parada.
PILOTANDO: Agora sim é outra moto, já não sinto mais aquela barulheira quando passava em remendo de asfalto, a moto manteve se estável e sem barulho nenhum, quando passa nos "buracos" sente só a suspensão trabalhando, sem sons estranhos.
Ainda não tive a oportunidade de ir para estrada sozinho... Mas estive esse fim de semana no 14º MOTO SHOW DE ANAPOLIS - GO. Fui com a mulher na garupa + bagagem. A Pilotagem ficou outra, nada a ver com a primeira experiência, não quiser deitar o corpo para não ficar tão cansativa à viagem, pois a mulher.... (ele nao terminou o txt)
A minha insatisfação foi tão grande com o farol e com o retrovisor que resolvi mudar. Não saía a noite e estava perdendo a excitação pela moto com carenagem. Passei vários e-mails para o fabricante e eles disseram que ia resolver tudo no primeiro semestre de 2007 (para novas compras). Se fosse para comprar a carenagem hoje, eu NÃO compraria, pois o custo ficou muito alto. O kit original não atendeu minhas expectativas.
PARTE 0002 - Remontando a moto: Primeiramente troquei todos os parafusos por uns de aço inox e porcas por porcas anti-vibração (aquelas com borracha dentro)
ARRANHA FRONTAL: comprei outros parafusos e agora deixei bem preso a arranha frontal, depois disso, sai amassando ela todinha para deixar o painel na posição de 45º e poder deixar a carenagem frontal mais para frente e mais baixa.
CARENAGEM LATERAL: amassei alguns suportes para conseguir chegar mais para frente, para juntar a carenagem frontal.
FAROL: troquei as lâmpadas por 55/60W BLUE LIGHT, melhorou um pouco depois que consegui perfurar o suporte dos faróis e colocar o foco mais para cima. Mesmo assim, não estão 100%, o farol alto é igual o antigo baixo (deficiência que não consegui sanar - falta um globo por trás das lâmpadas com direcionamento de foco, igual a R1, RR e não um farol de milha igual está). Isso ainda é porque coloquei um adesivo cromado por dentro do farol aonde veio pintado de preto fosco. HORRÍVEL AINDA
RETROVISOR: Depois de trocar os parafusos de acabamento por uns menores, ficou melhor e os parafusos não pega mais na caixa de fluído de freio. Pilotando dar pra manter o campo de visão mais lateral e se precisar ver realmente atrás, vai ser que continuar abrindo os braços... Mas já estou acostumando. MAS O DESENHO DO RETROVISOR É HORRÍVEL, UNIVERSAL PARA CARRO TAMBÉM, NÃO TEM NADA DE BOM.
GUIDOM: depois de chegar para frente a carenagem frontal e abaixar, agora consegui travar o guidom quando parada.
PILOTANDO: Agora sim é outra moto, já não sinto mais aquela barulheira quando passava em remendo de asfalto, a moto manteve se estável e sem barulho nenhum, quando passa nos "buracos" sente só a suspensão trabalhando, sem sons estranhos.
Ainda não tive a oportunidade de ir para estrada sozinho... Mas estive esse fim de semana no 14º MOTO SHOW DE ANAPOLIS - GO. Fui com a mulher na garupa + bagagem. A Pilotagem ficou outra, nada a ver com a primeira experiência, não quiser deitar o corpo para não ficar tão cansativa à viagem, pois a mulher.... (ele nao terminou o txt)
A minha insatisfação foi tão grande com o farol e com o retrovisor que resolvi mudar. Não saía a noite e estava perdendo a excitação pela moto com carenagem. Passei vários e-mails para o fabricante e eles disseram que ia resolver tudo no primeiro semestre de 2007 (para novas compras). Se fosse para comprar a carenagem hoje, eu NÃO compraria, pois o custo ficou muito alto. O kit original não atendeu minhas expectativas.
"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Mensagens: 521
- Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
- Localização: Fortaleza - CE
- Contato:
O FAROL: acabei comprando um novo direto nos EUA, da R1 2002, que ficou quase perfeito, nem precisou mexer tanto na carenagem. Aqui no Brasil o mais barato que achei foi na FELTRIN YAMAHA SP (farol R1 1998 – R$950,00 e R1 2002 R$1.750,00 pagando à vista). E as lâmpadas H4 vou usar a CrystalVison da Phillips, efeito Xenon R$ 150,00.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2002-03- ... 1013QQrdZ1
28/11/2006 o meu retificador de energia quase estragou, não agüentou, esquentou demais e torrou. AINDA BEM QUE DERRETEU SÓ OS FIOS. Tudo isso por causa do farol. Se for colocar duas lâmpadas 55/60w, recomendo colocar um relé auxiliar para o farol baixo e outro relé para o alto. Qualquer coisa me passe um e-mail solicitando o esquema para ligar os relés, pois eu já tenho um arquivo prontinho com todo esquema.
O RETROVISOR: também comprei outro, para tentar melhorar, só que ainda não instalei, pois estou fazendo as mudanças na carenagem para adaptar o novo farol. Comprei o retrovisor EMGO universal para Suzuki.
http://www.motostore.com.br/produto_det ... p?p=351241
Já que vou ter que mexer na carenagem, resolvi mudar a cor, tinha muito preto, o que “apagava a moto à noite”, além da pintura ter ficado muito grossa, o verniz veio sem polimento e ficou muito brilhante, característico de pintura nova, diferenciando da pintura original, mas talvez um polimento especializado resolvesse, e Hornet com carenagem no DF ainda sou o único, logo vou pintar colocando mais vermelho, para chamar mais atenção, vai ficar mais visível a parte de baixo que vai até próximo à roda traseira (linda) e também a frente (agora com farol de R1).
Recomendo também trocar todos os parafusos por outros de INOX e colocar porcas ANTI-FIBRAÇÃO em INOX também.
FINALIZANDO O RELATÓRIO
O kit da CARENAGEM com os preços atualizados, vai encontrar direto no site do fabricante:
http://www.aluiziomotos.com.br/v4/br/Pe ... PERS000025
Mais FOTOS da minha moto vai encontrar na “Bikepics”, são duas páginas de fotos:
http://www.bikepics.com/members/juliensouza/05hornet/
Um VÍDEO com uma descrição visual da moto vai encontra no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=OwBZhBxuRgs
Se quiser manter contato via orkut, pesquise por “SHARK S600”:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3 ... 4630019200
Quando analisar as fotos e o vídeo, preste bem atenção no farol e no retrovisor para você ver a porcaria que é. Se for comprar a carenagem, compre os retrovisores por fora, e se der para comprar o farol antes, eles moldam para ti. Já adianto que o pessoal de lá, ALUIZIO MOTOS, é enrolado para entregar a mercadoria, mais de 30 dias se não enrolarem tanto.
Depois de te dar todas as dicas, espero que não gaste tanto dinheiro como eu para tentar arrumar sua moto do jeito que você quer.
Sucesso,
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços.
JULIEN RODRIGUES DE SOUZA
Brasília – DF
juliensouza@gmail.com
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2002-03- ... 1013QQrdZ1
28/11/2006 o meu retificador de energia quase estragou, não agüentou, esquentou demais e torrou. AINDA BEM QUE DERRETEU SÓ OS FIOS. Tudo isso por causa do farol. Se for colocar duas lâmpadas 55/60w, recomendo colocar um relé auxiliar para o farol baixo e outro relé para o alto. Qualquer coisa me passe um e-mail solicitando o esquema para ligar os relés, pois eu já tenho um arquivo prontinho com todo esquema.
O RETROVISOR: também comprei outro, para tentar melhorar, só que ainda não instalei, pois estou fazendo as mudanças na carenagem para adaptar o novo farol. Comprei o retrovisor EMGO universal para Suzuki.
http://www.motostore.com.br/produto_det ... p?p=351241
Já que vou ter que mexer na carenagem, resolvi mudar a cor, tinha muito preto, o que “apagava a moto à noite”, além da pintura ter ficado muito grossa, o verniz veio sem polimento e ficou muito brilhante, característico de pintura nova, diferenciando da pintura original, mas talvez um polimento especializado resolvesse, e Hornet com carenagem no DF ainda sou o único, logo vou pintar colocando mais vermelho, para chamar mais atenção, vai ficar mais visível a parte de baixo que vai até próximo à roda traseira (linda) e também a frente (agora com farol de R1).
Recomendo também trocar todos os parafusos por outros de INOX e colocar porcas ANTI-FIBRAÇÃO em INOX também.
FINALIZANDO O RELATÓRIO
O kit da CARENAGEM com os preços atualizados, vai encontrar direto no site do fabricante:
http://www.aluiziomotos.com.br/v4/br/Pe ... PERS000025
Mais FOTOS da minha moto vai encontrar na “Bikepics”, são duas páginas de fotos:
http://www.bikepics.com/members/juliensouza/05hornet/
Um VÍDEO com uma descrição visual da moto vai encontra no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=OwBZhBxuRgs
Se quiser manter contato via orkut, pesquise por “SHARK S600”:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3 ... 4630019200
Quando analisar as fotos e o vídeo, preste bem atenção no farol e no retrovisor para você ver a porcaria que é. Se for comprar a carenagem, compre os retrovisores por fora, e se der para comprar o farol antes, eles moldam para ti. Já adianto que o pessoal de lá, ALUIZIO MOTOS, é enrolado para entregar a mercadoria, mais de 30 dias se não enrolarem tanto.
Depois de te dar todas as dicas, espero que não gaste tanto dinheiro como eu para tentar arrumar sua moto do jeito que você quer.
Sucesso,
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços.
JULIEN RODRIGUES DE SOUZA
Brasília – DF
juliensouza@gmail.com
"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
- Francisco RJ
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1329
- Registrado em: 14 Jul 2006 11:25
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Caramba... ñ é brincadeira ñ, esse tipo de coisa me deixa realmente emputecido...
Acabei de ver as fotos da moto do rapaz que fez esse relatório...
Essa é a foto de frente c/ a tal carenagem e o farol da tal Aluísio Motos, da Hornet desse sofredor... Dá pra ver nitidamente o absurdo que eles fizeram nos faróis !
botaram msm 2 faróis de milha dentro do acrílico ! isso pra mim, é coisa de charlatão !
Observem o acabamento de porco dos parafusos, por dentro da carenagem, onde estão presos os retrovisores... pra mim, isso ñ é coisa de profissional
mesmo ! esses parafusos com esse comprimento todo, qualquer um acha em qualquer loja de ferragens ! e que par de retrovisores ! são apenas ridículos, só isso ! e os espelhos são planos msm, iguais aos que temos na porta do armário de casa
Após passar pelas caprichosas mãos do dono, dá pra se constatar que isso é que são faróis e retrovisores de verdade ! Parabéns Julien Sousa... tirou foi muuuuita onda, e
ainda mostrou pra aqueles incompetentes, que vc faz muito melhor do que eles, que se auto denominam "Os Profissionais".

Acabei de ver as fotos da moto do rapaz que fez esse relatório...
Essa é a foto de frente c/ a tal carenagem e o farol da tal Aluísio Motos, da Hornet desse sofredor... Dá pra ver nitidamente o absurdo que eles fizeram nos faróis !
botaram msm 2 faróis de milha dentro do acrílico ! isso pra mim, é coisa de charlatão !


Observem o acabamento de porco dos parafusos, por dentro da carenagem, onde estão presos os retrovisores... pra mim, isso ñ é coisa de profissional
mesmo ! esses parafusos com esse comprimento todo, qualquer um acha em qualquer loja de ferragens ! e que par de retrovisores ! são apenas ridículos, só isso ! e os espelhos são planos msm, iguais aos que temos na porta do armário de casa

Após passar pelas caprichosas mãos do dono, dá pra se constatar que isso é que são faróis e retrovisores de verdade ! Parabéns Julien Sousa... tirou foi muuuuita onda, e
ainda mostrou pra aqueles incompetentes, que vc faz muito melhor do que eles, que se auto denominam "Os Profissionais".

Editado pela última vez por Francisco RJ em 07 Jun 2007 02:34, em um total de 1 vez.
CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.
- Alex Red
- Administrador
- Mensagens: 7021
- Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
- Emerson Cleiton
- Já faço as curvas deitado
- Mensagens: 131
- Registrado em: 29 Jan 2007 19:30
- Localização: Guaratinguetá SP
- Contato:
nossa essa hornet ficou demais !!!
nunca vi uma hornet tão bonita como essa ae!!
nunca vi uma hornet tão bonita como essa ae!!
7 galo, paixão da minha vida!
EX- CG 125 KSE 2002
EX-CBX 250 TWISTER 2005
EX-CBR 450SR 90 personalizada
EX-CBX 750F INDY 91 grená
ATUAL YAMAHA YS 250 FAZER 2007 VERMELHA!
Atual Palio Weekend Stile 97/97
FAZER PRA TRABALHAR E PALIO PRO ROLÊ!!
EX- CG 125 KSE 2002
EX-CBX 250 TWISTER 2005
EX-CBR 450SR 90 personalizada
EX-CBX 750F INDY 91 grená
ATUAL YAMAHA YS 250 FAZER 2007 VERMELHA!
Atual Palio Weekend Stile 97/97
FAZER PRA TRABALHAR E PALIO PRO ROLÊ!!
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Mensagens: 521
- Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
- Localização: Fortaleza - CE
- Contato:
- Luiz Augusto
- Me chame de mestre
- Mensagens: 615
- Registrado em: 03 Nov 2006 10:38
- Localização: José Bonifácio - SP
Fica a sugestão para o Julien Rodrigues abrir uma empresa de carenagem, pois ele mostrou competência e profissionalismo ao extremo, muito caprichoso. Sem dúvida a Hornet carenada ficou demais, e torna uma excelente opção ao Galeiros. Abraços.
Luiz Augusto e Morena Mágica
7Galo - Sonho do Passado, Presente e Futuro.
7Galo - Sonho do Passado, Presente e Futuro.
- Edson Lima
- Me chame de mestre
- Mensagens: 521
- Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
- Localização: Fortaleza - CE
- Contato:
- Alex Red
- Administrador
- Mensagens: 7021
- Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
e isso ai gosto e igual a bunda cada um tem a sua kakakakakaMateus escreveu:alexmensi escreveu:Essa moto é do Julien DF.
Ele comprou essa carenagem do Aluízio Motos em Belém do Pará.
(http://www.aluiziomotos.com.br/v3/br/Principal.asp)
Logo em seguida vieram os problemas, os faróis foram trocados pelos originais da R1 (aqueles são imitações que não iluminam direito). A carenagem vibra muito e foram necessárias várias adaptações.
Na minha opinião Naked é Naked, com tantos problemas, adaptações e R$ e preferível juntar o dinheiro e comprar uma SRAD usada.
Abraço e Força.
mais uma vez vou contra o pessoal do fórum concordando com o alexmensi... naked nasceu pra ser naked... eu prefiro uma naked que uma carenada, por isso estou negociando uma bandit 1200. Além do que nao gosto da hornet.... Com tanto que ele investiu nessa moto + o valor dela, creio que ele comprava uma 600rr usada ou uma suzi 750. Mas o gosto é do cara e devemos respeitar. O mais importante é que ele achou legal, entao ninguem tem nada a ver com isso, inclusive eu hehehee.

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Luiz Augusto
- Me chame de mestre
- Mensagens: 615
- Registrado em: 03 Nov 2006 10:38
- Localização: José Bonifácio - SP
O detalhe aqui não é só o gosto ou não. A Dona Honda deveria disponibilizar a opção com semi-carenagem, pois na rodovia acima de 100km/h é muito bom contar com ela. Não tendo essa opção, aqueles que viajam com frequência e/ou gostam de um visual diferente procura no mercado o que há disponível. Infelizmente com a qualidade aquém do que a moto mereceria. Abraços.
Luiz Augusto e Morena Mágica
7Galo - Sonho do Passado, Presente e Futuro.
7Galo - Sonho do Passado, Presente e Futuro.
- Carlão
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 292
- Registrado em: 25 Abr 2005 20:02
- Moto Atual: Fazer 600S 2009
- Localização: Osvaldo Cruz (SP)
- Contato:
- Carlão
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 292
- Registrado em: 25 Abr 2005 20:02
- Moto Atual: Fazer 600S 2009
- Localização: Osvaldo Cruz (SP)
- Contato:
Alex, tenho uma sobrinha que mora em Portugal e ela me trouxe algumas revistas de moto de lá.
Me lembro que tinha matéria sobre as honda 600.
Uma era idêntica à hornet nossa e a outra com a mesma estrutura mas semi carenada original.
Também me lembro que o escape da semi carenada não era como o da hornet, era 4x1 semelhante ao da suzuki gsx750F.
Emprestei a revista e aí já viu né? Nem sei onde estão mas vou ver se localizo.
Me lembro que tinha matéria sobre as honda 600.
Uma era idêntica à hornet nossa e a outra com a mesma estrutura mas semi carenada original.
Também me lembro que o escape da semi carenada não era como o da hornet, era 4x1 semelhante ao da suzuki gsx750F.
Emprestei a revista e aí já viu né? Nem sei onde estão mas vou ver se localizo.
O mundo é a escola e o tempo o professor.
- Evandro_Adriano
- Já sei tudo de moto
- Mensagens: 63
- Registrado em: 30 Jan 2007 19:49
- Localização: Cascavel - PR
- Contato:
galera!!!!! na questão de gosto, ficaria com ela original pq gosto de Naked, e na questão de apresentação, acho que o dono deveria ir em busca de uma moto orignal carenada, sei lá, tipo uma zx6, uma srad ou outra qualqueer, talvez ele teria uma relação melhor entre custo x benefício
abraços
abraços
CBX 750F Indy/94
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes