Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Dicas para postar no Fórum
- valverde
- Setegalo maníaco
- Contato:
Dicas para postar no Fórum
Especialmente dedicada para o Leandro4galo ...,,
Apesar de ser bom garoto, não consegue postar suas idéias adequadamente; ai fica aquela Bos.. e o Fórum cheio de porca...
01. Você deve evit. ao máx. a utiliz. de abrev.
02. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
03. Anule aliterações altamente abusivas.
04. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
05. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
06. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
07. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
08. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou ?
09. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merd*.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O seu texto fica horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida, e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Seja incisivo e coerente, ou não.
27. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre - causando ambiguidade - e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
28. NUNCA ESCREVAS FRASES EM MAIÚSCULAS, POIS DESTA MANEIRA ESTARÁS GRITANDO COM O DESTINATÁRIO DO TEU POST.
29. Nunca, use vírgulas onde não deveria usá-las, pois seu texto, pode ficar uma merd*. Isso, serve para todos.
30. Se estiver fazendo algum tipo de lista, tome cuidado com a numeração.
31. Não poste tópicos do tipo "dicas sobre o que não fazer".
32. Não crie itens em listas sem incluí-los devidamente no assunto do tópico.
33. Nunca, abuse do ..., ..., ..., ..., ...,
34. Leia o texto novamente antes de postar.
35. Jamais criticar a ortografia dos outros.
Texto parcialmente de pesquisa na web.
Apesar de ser bom garoto, não consegue postar suas idéias adequadamente; ai fica aquela Bos.. e o Fórum cheio de porca...
01. Você deve evit. ao máx. a utiliz. de abrev.
02. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
03. Anule aliterações altamente abusivas.
04. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
05. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
06. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
07. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
08. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou ?
09. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merd*.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O seu texto fica horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida, e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Seja incisivo e coerente, ou não.
27. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre - causando ambiguidade - e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
28. NUNCA ESCREVAS FRASES EM MAIÚSCULAS, POIS DESTA MANEIRA ESTARÁS GRITANDO COM O DESTINATÁRIO DO TEU POST.
29. Nunca, use vírgulas onde não deveria usá-las, pois seu texto, pode ficar uma merd*. Isso, serve para todos.
30. Se estiver fazendo algum tipo de lista, tome cuidado com a numeração.
31. Não poste tópicos do tipo "dicas sobre o que não fazer".
32. Não crie itens em listas sem incluí-los devidamente no assunto do tópico.
33. Nunca, abuse do ..., ..., ..., ..., ...,
34. Leia o texto novamente antes de postar.
35. Jamais criticar a ortografia dos outros.
Texto parcialmente de pesquisa na web.
Editado pela última vez por valverde em 11 Fev 2011 16:31, em um total de 5 vezes.
Holly - A Lenda
- DOUGLAS MARTINS FRANCO
- Setegalo maníaco
Re: Dicas para postar no Fórum
COITADO DO MENINO.....
EX SUZUKI GT 380
EX CB400 FOUR
EX CBX 750 FOUR HOLY
EX CB400 FOUR
EX CBX 750 FOUR HOLY
- Alci Costa
- 7 Galo Gladiator
- Moto Atual: CBX 750F Indy 93
- Contato:
Esse é meu grande amigo Valverde.
Obrigado pela força. Espero que além do Leandro, outros amigos que andam abusando de postagens sigam o exemplo e usem suas dicas.
Li com cuidado para também aplicar regras que possam melhorar minha participaçao no fórum.
Abraços.
Obrigado pela força. Espero que além do Leandro, outros amigos que andam abusando de postagens sigam o exemplo e usem suas dicas.
Li com cuidado para também aplicar regras que possam melhorar minha participaçao no fórum.
Abraços.
"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"
- Alex Red
- Administrador
- Moto Atual: Nenhuma
- Contato:
Gostei , com pequenas resalvas , mas tá valendo
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- gilbertorocha
- O céu é o limite
Se o Tio for Mentor e Professor dele nos estamos Fudi.......
Hollywood 87 Ivete San GALO
- danilemao
- Ninguém me segura
Achei muito bom isso tudo. Sera de grande valia para assim elevar a qualidade do forum.
Galeiro solitario
- Hudson
- Absolut CBX 750 pilot
- Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
- Contato:
Tirou as palavras da minha boca,muito bom!
GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!
- Véio Mussa
- El matador
Hiiiii...
Vou ter que me policiar um bocado. Estou enquadrado em alguns números da lista...hehehehe
Vou ter que me policiar um bocado. Estou enquadrado em alguns números da lista...hehehehe
- Leandro 4Galo
- Absolut CBX 750 pilot
- Contato:
....., compreendido Sr. Varves, depois do horário comercial precisamos conversar,
Bração procê meu exclusivo MOD.,
Bração procê meu exclusivo MOD.,
Montado na Cbzona, mas sangue de Galeiro.
- ciberdek
- Setegalo maníaco
- Contato:
Descobri que não sei escrever.
Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90
- valverde
- Setegalo maníaco
- Contato:
Alex Red escreveu:Gostei , com pequenas resalvas , mas tá valendo
Grande Alex,
Maravilha, fico feliz que tenha gostado, peço o favor de corrijir as ressalvas.
Com certeza ficará melhor.
Obs. Nem eu posto corretamente como deveria.
Holly - A Lenda
- Marsal
- 7 Galo Speed Master
- Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
- Contato:
Depois de ler tudo isso, farei minhas postagens com um dicionário ao lado
Abraços
Abraços
Marsal
Ride free, die well
Membro nº 300 ahu ahu
Ride free, die well
Membro nº 300 ahu ahu
- Alex Red
- Administrador
- Moto Atual: Nenhuma
- Contato:
Valverdes, vou lhe mostrar o que eu não concordei, é claro na minha opinião , se vc concordar mudamos e colocamos o tópico fixo
para que todos leiam , vai ser bem útil.....................
Nº 26 - A questão da ortografia correta , sempre comemos uma letra ou trocamos por outra , sei que o fórum
também é cultura , mas não acho valido chamar atenção para esse item
Nº 29 - Não vejo problema em usar essas expressões , acho inclusive legal , principalmente a dos gauchos
em um outro contexto não seria bom , mas aqui no fórum fica divertido
abraço
Nº 26 - A questão da ortografia correta , sempre comemos uma letra ou trocamos por outra , sei que o fórum
Nº 29 - Não vejo problema em usar essas expressões , acho inclusive legal , principalmente a dos gauchos
abraço
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Véio Mussa
- El matador
Como colaboração, já que o assunto veio a tona e tem a ver com o tópico...
Quanto ao uso pelos gaúchos do "Tche", não há o que discutir, pois se trata de uma espressão bem regional como é a "uai" para os mineiros, a "mano" para os paulistas, a "vixe" para os nordestinos, a "aí meu irmão " para os cariocas e por aí vai.
Já quanto a utilização do "tú", lembrei de uma discussão sobre o assunto num outro fórum, cujo texto tinha o objetivo de sanar dúvidas sobre respostas de vestibular, postado por um professor da língua portuguesa cearense, era o seguinte:
Alguém mais já tinha visto o texto acima?
Portanto meus amigos, como nos acostumamos a utilizar o "você" normalmente, é até difícil de entender as diferênças. Mas a gauchada está mais que certa em usar o "tú" e cuidado com a utilização do "você", pois gramaticalmente é uma das maiores pegadinhas da nossa língua.
Aliás, a bem da verdade, não só os gaúchos...mas também grande parte da população nordestina, que igualmente faz uso do termo e onde, ao meu ver, a pronuncia das palávras é a mais correta e tem o menor número de vícios e gírias regionais de todo o país.
PS: Confesso que não vou ter muito cuidado com isso não..quem tem que se preocupar com esses pequenos detalhes, são os juízes, advogados, professores, jornalistas, escritores e quem mais o queira....
Eu também sou muito fraco em ortografia e acabei de escrever um texto longo...hehehe.... mas, por motivos óbvios, "jamais criticar a ortografia dos outros" também deveria fazer parte da lista.
Certamente foi um lapso.
A lista é muito útil e interessante. Quem sabe até possamos transformar algumas das dicas em régras para utilização do fórum.
Abraço
Quanto ao uso pelos gaúchos do "Tche", não há o que discutir, pois se trata de uma espressão bem regional como é a "uai" para os mineiros, a "mano" para os paulistas, a "vixe" para os nordestinos, a "aí meu irmão " para os cariocas e por aí vai.
Já quanto a utilização do "tú", lembrei de uma discussão sobre o assunto num outro fórum, cujo texto tinha o objetivo de sanar dúvidas sobre respostas de vestibular, postado por um professor da língua portuguesa cearense, era o seguinte:
Pronomes pessoais da norma padrão da língua portuguesa
Pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Representam as pessoas do discurso.
Em toda situação de comunicação, há três pessoas envolvidas: emissor (a pessoa que fala): eu ou nós; receptor ou interlocutor (a pessoa com quem falamos): tu ou vós; e assunto (a ou as pessoa de quem falamos, quando for o caso): ele, ela ou eles e elas.
Tu do latim tu: designa a pessoa com quem falamos, o interlocutor. Emprega-se quando nos dirigimos à pessoa de nossa intimidade ou como se fosse, geralmente, pessoa de mesmo nível social, econômico, etário, etc., independente de quem seja. Tratar por tu é tratar com elegância, é dispensar ao interlocutor um termo culto da norma padrão. Se tratar por tu fosse falta de respeito, como alguns pensam, os portugueses, os povos que falam o espanhol, os italianos, os franceses, os norte-americanos, os ingleses, os alemães, os holandeses, etc. se desrespeitam mutuamente, pois todos eles usam o tu habitualmente na fala e na escrita para tratar o interlocutor (o tu é o pronome de segunda pessoa no idioma desses povos, you é tu). Faltar com respeito é tratar o interlocutor por expressão vulgar. Devemos chamá-lo pelo nome e, no decorrer da conversa, tratá-lo por tu. Como o tu é pronome de segunda pessoa, exigirá o verbo na segunda pessoa do singular.
Nos pronomes pessoais incluem-se os pronomes de tratamento: você, vocês.
Pronome de tratamento é aquele com que nos referimos às pessoas a quem se fala, e no caso específico do você e vocês, quando em grupo (de maneira cerimoniosa), portanto segunda pessoa, mas a concordância gramatical deve ser feita com a terceira pessoa.
Alguém mais já tinha visto o texto acima?
Portanto meus amigos, como nos acostumamos a utilizar o "você" normalmente, é até difícil de entender as diferênças. Mas a gauchada está mais que certa em usar o "tú" e cuidado com a utilização do "você", pois gramaticalmente é uma das maiores pegadinhas da nossa língua.
Aliás, a bem da verdade, não só os gaúchos...mas também grande parte da população nordestina, que igualmente faz uso do termo e onde, ao meu ver, a pronuncia das palávras é a mais correta e tem o menor número de vícios e gírias regionais de todo o país.
PS: Confesso que não vou ter muito cuidado com isso não..quem tem que se preocupar com esses pequenos detalhes, são os juízes, advogados, professores, jornalistas, escritores e quem mais o queira....
Eu também sou muito fraco em ortografia e acabei de escrever um texto longo...hehehe.... mas, por motivos óbvios, "jamais criticar a ortografia dos outros" também deveria fazer parte da lista.
Certamente foi um lapso.
A lista é muito útil e interessante. Quem sabe até possamos transformar algumas das dicas em régras para utilização do fórum.
Abraço
- valverde
- Setegalo maníaco
- Contato:
Alex Red escreveu:Valverdes, vou lhe mostrar o que eu não concordei, é claro na minha opinião , se vc concordar mudamos e colocamos o tópico fixo
abraço
Perfeito está apoiado totalmente, vamos editar.
Muito obrigado pela atenção.
Holly - A Lenda
Voltar para “FAQ: Dúvidas e Perguntas sobre o Fórum”