Mensagempor Francisco RJ » 07 Nov 2007 17:29
A maior questão desse tópico, intitulado "QUAL A MELHOR PONTEIRA", é sabermos QUAL O NOSSO OBJETIVO.
- Se vc quer ronco de sonorização encorpada e lisa, de quebrar o pescoço dos outros quando se passa acelerando;
- Se vc quer silêncio e tranquilidade durante a sua condução;
- Se vc quer atingir um desempenho satisfatório, com um motor original (o que aliás, penso que seja a maior dúvida).
Particularmente, me agrada (e muito) o silêncio dos canos originais...
Mas, esquecendo um pouco o ronco, a alguns post atrás, o Hawk comentou uma coisa básica, e que nenhum de nós precisa ser engenheiro mecânico e / ou preparador de motores para constatar:
" - por que diabos no MotoGP os caras usam aqueles escapes diretos?"
O problema é que esses motores são preparados.
Óbvio que a simples adoção de uma ponteira "Sport" faz consumo aumentar, até mesmo porque os gases expelidos pelo motor têm melhor vazão, tornando a tradicional "enroscada de cabo" consideravelmente mais leve... porém, essa não é essa a minha questão.
O que eu gostaria de constatar em relação ao desempenho, é se realmente, um motor original tem um melhor rendimento (em baixas e em altas rotações) com uma ponteira com um apelo esportivo... lembremos da variável 4x1, no caso das CBX 750F, que é bastante importante.
E esqueçamos o fator psicológico causado pelo ronco, que nos transmite a impressão do motor estar mais apimentado.
As opiniões estão abertas... só lembrando, gente: minha questão é para motores originais tendo em vista ser o caso da maioria aqui do fórum, ok ?
CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.