Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,RESOLVIDO !!!!!

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Rui Daniel Bedani
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 148
Registrado em: 22 Out 2008 20:38
Localização: Itatiba - SP

COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,RESOLVIDO !!!!!

Mensagempor Rui Daniel Bedani » 26 Mar 2012 22:58

TO COM UM PROBLEMA NA GALO A UM BOM TEMPO,É O SEGUINTE...
A GALOSA QUEIMAVA O FUSIVEL DE IGNIÇÃO DE VEZ EM QUANDO,E QUANDO ESTAVA ANDANDO PUF...APAGAVA E NEM PEGAVA MAIS .ERA O FUSIVEL DE IGNIÇÃO QUEIMADO.
OLHA DAQUI E OLHA DE LA,TESTA DAQUI E TESTA DE LA E ATÉ QUE UM DIA QUEIMOU O FUSIVEL.ERA SÓ TROCAR O FUSIVEL E IR EMBORA MAS MESMO TROCANDO O FUSIVEL ELA NÃO CARREGAVA MAIS.
PROBLEMA??? O REGULADOR E RETIFICADOR DE VOLTAGEM.TROCADO!!!
NÃO PASSOU 4 MESES,MESMO PROBLEMA DE NOVO.TINHA COMPRADO UM REGULADOR PARALELO QUE NEM A CARCAÇA SERVIA NA MOTO.PROCUREI E PESQUISEI E ACHEI UM DA MARCA REGULATRON ZERO COM CARCAÇA NO MODELO ORIGINAL E COM SEIS MESES DE GARANTIA.CONCLUSÃO...TRES MESES DE USO DA PEÇA E VOLTA A QUEIMAR FUSIVEL DE NOVO.
CHICOTE DA MOTO TAVA MEIO ZOADÃO JA.PENSEI SÓ PODE SER O CHICOTE PRINCIPAL EM CURTO.
INSTALADO CHICOTE ZERO DA MAGNETRON.DUAS SEMANAS DEPOIS???MESMO PROBLEMA :cry:
A MOTO VENDI PRO MEU CUNHADO E ELE ESTA COM TODA A CALMA DO MUNDO PRA RESOLVER MAS EU NÃO AGUENTO VER MAIS ELA DANDO ESSE PROBLEMA :x
CHICOTE PRINCIPAL ZERO,RETIFICADOR ZERO,BATERIA ZERA O QUE MAIS PODE SER???
ESTOU PENSANDO NO GERADOR DE ENERGIA SE ELE PODE ESTAR MANDANDO ENERGIA DEMAIS PRO RETIFICADOR E ASSIM CAUSANDO O PROBLEMA.QUAL A VOLTAGEM QUE É PRA SAIR DO GERADOR :?:
DESDE JA AGRADEÇO A TODA AJUDA QUE VIR COMPANHEIROS GALEIROS ;; OBRIGADO.


MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
TODAS PAIXÕES QUE TIVE ATÉ AGORA.[/b]
]

Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Azeitona750 » 27 Mar 2012 00:39

Rui, siguinti:

Seu problema pode ser mais simples do que se imagina. Ao menos tentarei sugerir o que deu certo na minha moto...

Voltando pra casa, na tarde de natal, a galinácea puffff, morreu e não dava mais sinal de vida. Algumas semanas depois eu mesmo fui atrás do problema, e logo achei, o mesmo defeito, colocava fusível e logo queimava...

O problema estava num dos tres soquetes do retificador, precisamente no terceiro da esquerda pra direita, há três fios, um deles, positivo que é por onde passa a corrente já retificada, como a corrente que por ali passa, sendo esta de natureza DC, e de valor razoável, alguma pequena folga no conector faz com que o mesmo transforme-se numa barreira, provocando perdas, e nessa de esquentar, o mesmo entrava em contato com o terra logo ao lado.. Reveja estes conectores...pode estar ali.

Abração e boa sorte ai!


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Hudson » 27 Mar 2012 08:47

peguei uma galo com o defeito identico ,e era a chave da partida em curto,da uma olhada nela com carinho!


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Véio Mussa » 27 Mar 2012 10:16

Rui...

Vá lá no site dos Galeiros do Sul http://www.galeirosdosul.com.br/manuais.html e baixe o Manual de Serviços...nele tem a sequência passo a passo para teste completo do sistema elétrico da Galo, com fotos, medidas e equipamentos necessários...fácil fácil de ser feito ...valeu

Abraço



lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor lokko » 27 Mar 2012 17:27

Colega, meu problema era exatamente igual ao seu!

Como o colega acima falou, a minha estava com o plug de 3 fios que sai do regulador de voltagem meio derretido. Então as vezes ela queimava 2 fusíveis no dia e as vezes ela ficava um mes sem problemas. Desconecte eles e de uma boa verificada.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Rui Daniel Bedani
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 148
Registrado em: 22 Out 2008 20:38
Localização: Itatiba - SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Rui Daniel Bedani » 27 Mar 2012 17:31

Azeitona750 escreveu:Rui, siguinti:

Seu problema pode ser mais simples do que se imagina. Ao menos tentarei sugerir o que deu certo na minha moto...

Voltando pra casa, na tarde de natal, a galinácea puffff, morreu e não dava mais sinal de vida. Algumas semanas depois eu mesmo fui atrás do problema, e logo achei, o mesmo defeito, colocava fusível e logo queimava...

O problema estava num dos tres soquetes do retificador, precisamente no terceiro da esquerda pra direita, há três fios, um deles, positivo que é por onde passa a corrente já retificada, como a corrente que por ali passa, sendo esta de natureza DC, e de valor razoável, alguma pequena folga no conector faz com que o mesmo transforme-se numa barreira, provocando perdas, e nessa de esquentar, o mesmo entrava em contato com o terra logo ao lado.. Reveja estes conectores...pode estar ali.

Abração e boa sorte ai!

MEU CARO AZEITONA,
COMO EU GOSTARIA QUE O PROBLEMA FOSSE ESSE MAS NÃO É POIS O RETIFICADOR É NOVO E OS TODOS TERMINAIS SÃO NOVOS POIS COLOCAMOS UM CHICOTE PRINCIPAL ZERO BALA NELA.
MESMO ASSIM OBRIGADASSO PELA AJUDA ;;


MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
TODAS PAIXÕES QUE TIVE ATÉ AGORA.[/b]
]

Avatar do usuário
Rui Daniel Bedani
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 148
Registrado em: 22 Out 2008 20:38
Localização: Itatiba - SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Rui Daniel Bedani » 27 Mar 2012 17:34

Hudson escreveu:peguei uma galo com o defeito identico ,e era a chave da partida em curto,da uma olhada nela com carinho!

É ISSO AI HUDSON!
JA CHEGUEI A PENSAR NESSA HIPÓTESE POIS NA CHAVE DE IGNIÇÃO PASSA CORRENTE,VAMOS FAZER UM TESTE ;<
VALEU ;;


MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
TODAS PAIXÕES QUE TIVE ATÉ AGORA.[/b]
]

Avatar do usuário
Rui Daniel Bedani
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 148
Registrado em: 22 Out 2008 20:38
Localização: Itatiba - SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Rui Daniel Bedani » 27 Mar 2012 17:36

lokko escreveu:Colega, meu problema era exatamente igual ao seu!

Como o colega acima falou, a minha estava com o plug de 3 fios que sai do regulador de voltagem meio derretido. Então as vezes ela queimava 2 fusíveis no dia e as vezes ela ficava um mes sem problemas. Desconecte eles e de uma boa verificada.

VALEU PELA FORÇA LOKÃO ;<


MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
TODAS PAIXÕES QUE TIVE ATÉ AGORA.[/b]
]

Avatar do usuário
PBJR
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 41
Registrado em: 06 Mar 2012 20:27
Localização: Itatiba / SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor PBJR » 28 Mar 2012 01:16

Rui Daniel Bedani escreveu:"A MOTO VENDI PRO MEU CUNHADO E ELE ESTA COM TODA A CALMA DO MUNDO PRA RESOLVER MAS EU NÃO AGUENTO VER MAIS ELA DANDO ESSE PROBLEMA" :x

"Toda calma do mundo", nem tanto. Quando vai chegando o fim de semana vai dando um desespero.
Mas se a galo teve a paciência de nos esperar por no mínimo 20 anos, quem sou eu pra ficar nervoso com a nossa amada?
Isso deve ser manha pra fazermos aquele churrasquinho, tomar umas e ficar dando atenção pra ela.
Valeu pela força cunhadão! Obrigado nego! Obrigado nego! Obrigado nego!

E obrigado a TODOS aqui que estão sugerindo soluções. Podem continuar que não ficarei com ciúmes. :roll:


(PBJR) = Paulo
CB 400 81 (Japonesa) - Minha 1ª paixão. Tô "casado" há 20 anos com ela.
CBX 750 F 88 (Magia Negra) - Essa é um sonho! Realizado recentemente.

Avatar do usuário
Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1376
Registrado em: 29 Mar 2007 22:10
Localização: Itapeva-SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Rezende » 01 Abr 2012 11:09

Rui Daniel Bedani escreveu:
Hudson escreveu:peguei uma galo com o defeito identico ,e era a chave da partida em curto,da uma olhada nela com carinho!

É ISSO AI HUDSON!
JA CHEGUEI A PENSAR NESSA HIPÓTESE POIS NA CHAVE DE IGNIÇÃO PASSA CORRENTE,VAMOS FAZER UM TESTE ;<
VALEU ;;


Olha aí... a minha Galo aconteceu exatamente isso... ERA CHAVE... troquei... RESOLVIDO.
dá uma olhada aí.
abraço


REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Avatar do usuário
PBJR
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 41
Registrado em: 06 Mar 2012 20:27
Localização: Itatiba / SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor PBJR » 11 Abr 2012 02:33

Bom galeiros, na sexta-feira o Rui troxe o INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO na caixa pra mim.
No domingo tirei o interruptor antigo e instalei o novo que é do mesmo fabricante Duas Barras.
Não preciso mais usar duas chaves para ligar a moto e abrir a tampa do tanque. Veio junto na caixa uma tampa novinha.
Maravilha!!!!!!! ;<
Liguei a galo e deixei esquentando.
Feliz da vida pensando no passeio do domingo de manhã quando ....Pufffffff!!!!!!!!
Isso ocorreu enquanto aquecia o motor. :|
Queimou o fuzível na caixa perto do painel.
O pior de tudo é que o fusível que estava lá era de 15A. <>)
Bom, o regulador/retificador foi trocado pelo Rui por um novo, o chicote trocajuntos por um novo, os contatos foram revisados e limpos e a pouco, testei um punho LD que o Rui pegou emprestado.
Mais uma vez......Pufffffff!!!!!!!! :evil:
Meio relutante mas como penúltima alternativa amanhã ou depois vou trocar o estator que também foi pêgo por empréstimo pelo Rui com o nosso amigo Danilemão aqui do forum ;; . Vou executar mais esse teste.
Não acredito que seja o gerador, senão não estaria carregando a bateria.
Já não sei mais o que pensar como hipótese de possível causador desse defeito. :cry:
Se lembrarem :idea: de algo mais que possamos verificar, por favor me digam. Tô ficando doente.

Abraço galoroso.


(PBJR) = Paulo
CB 400 81 (Japonesa) - Minha 1ª paixão. Tô "casado" há 20 anos com ela.
CBX 750 F 88 (Magia Negra) - Essa é um sonho! Realizado recentemente.

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Hudson » 11 Abr 2012 09:01

amigo mais a chave de partida nao colocasse outra pra testa?


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor Véio Mussa » 11 Abr 2012 13:16

PBJR...

Já ví em outro tópico que você tem o Manual de Manutenção em mãos e que deu dicas de como fazer alguns testes...

Diante disso (e não sei se já o fez), antes de trocar o estator, é mais fácil fazer o teste do alternador seguindo as dicas do manual...se os testes derem tudo OK, provavelmente a troca do estator seja tempo perdido...

Feitos os testes do sitema de carga, se o problema continuar, eu pegaria o esquema elétrico da moto, iluminaria o circuito a partir do fúsível e o seguiria...o caminho entre os componentes e relativamente pequeno e bem fácil de seguir...
De nada adianta ter trocado o chicote principal se algum fio está fechando curto entre o soquete do chicote e o componente que ele alimenta...por exemplo... regulador/retificador, módulo de ignição, interruptor de partida do motor,bobina do relé de partida, bobinas, interruptor de ignição, etc...componentes estes, todos alimentados pelo mesmo fusível...

Boa sorte ma caçada...
Editado pela última vez por Véio Mussa em 11 Abr 2012 19:23, em um total de 3 vezes.



Avatar do usuário
PBJR
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 41
Registrado em: 06 Mar 2012 20:27
Localização: Itatiba / SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor PBJR » 11 Abr 2012 18:31

Hudson escreveu:amigo mais a chave de partida nao colocasse outra pra testa?


Hudson, beleza?

O INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO já ia trocar. O miolo já tava meio gasto (mole).
E também a tampa do tanque estava sem a proteção.
Então, já que o INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO poderia ser o possível causador do defeito, troquei-o-o mesmo sem testar.
Uni o útil ao que iria me agradar.
Agora, com o punho LD por onde passa a corrente principal, não tinha a intenção de trocar e testei com o que o Rui pegou emprestado do Danilemão.
Mas obrigado por perguntar e se preocupar. Faltou eu detalhar a história como fiz agora.
Aos poucos vou aprendendo. rsrsrs

Valeu Hudson! Se tiver mais alguma dica pra mim, manda bala.

Abração.


(PBJR) = Paulo
CB 400 81 (Japonesa) - Minha 1ª paixão. Tô "casado" há 20 anos com ela.
CBX 750 F 88 (Magia Negra) - Essa é um sonho! Realizado recentemente.

Avatar do usuário
PBJR
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 41
Registrado em: 06 Mar 2012 20:27
Localização: Itatiba / SP

Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!

Mensagempor PBJR » 11 Abr 2012 19:20

Véio Mussa escreveu:PBJR...

Já ví em outro tópico que você tem o Manual de Manutenção em mãos e que deu dicas de como fazer alguns testes...

Diante disso (e não sei se já o fez), antes de trocar o estator, é mais fácil fazer o teste do alternador seguindo as dicas do manual...se os testes derem tudo OK, provavelmente a troca do estator seja tempo perdido...

Feitos os testes do sitema de carga, se o problema continuar, eu pegaria o esquema elétrico da moto, iluminaria o circuito a partir do fúsível e o seguiria...o caminho entre os componentes e relativamente pequeno e bem fácil de seguir...
De nada adianta ter trocado o chicote principal se algum fio está fechando curto entre o soquete do chicote e o componente que ele alimenta...por exemplo... regulador/retificador, módulo de ignição, interruptor de partida do motor,bobina do relé de partida, bobinas, interruptor de ignição, etc...componentes estes, todos alimentados pelo mesmo fusível...

Boa sorte ma caçada...

Abraço

Fala Véio Mussa!
Já vi bastante coisa sua aqui. Gosto do seu jeito!

Sobre o teste, já o fiz e indicou funcionamento normal conforme resultados obtidos e comparados com o que se encontra no manual de serviço.
Por isso a relutância :evil: em fazer a desmontagem e troca para o teste com o estator.
Quanto ao curto-circuito, ele acontece depois de um pequeno intervalo de tempo após ligar a moto. Ou seja, enquanto o motor está aquecendo.
Isso me leva a pensar que o problema está em algum componente que trabalhe com um certo grau calor. Como, por exemplo, o Regulador/retificador. Porém, esse também testei e não apresentou defeito.
Agora para tirar uma duvidazinha, a bobina do relé de partida é responsável pela alimentação do sistema magnético desse relé, certo? Não cheguei a tirar o conjunto para testar o relé e/ou a bobina, mas em um dos eventos de queima do fusível, enquanto procurava outro para substituir o queimado ouvi um "cléc". Não sei se isso foi o metal contraindo ou o relé soltando o contato interno.
Isso poderia ocorrer? Quero dizer, o relé poderia estar acionado constantemente com o motor funcionando?
Imagino que não. Senão o motor de partida estaria "rodando" também.
Bom, vou seguir o que você sugeriu.
É como uma planilha de cálculo. Se o resultado não "bateu" devemos refazer os cálculos um a um.

Obrigado pelas dicas e sugestões. Se tiver mais, "manda vê".

Valeu e abração

Paulo.


(PBJR) = Paulo
CB 400 81 (Japonesa) - Minha 1ª paixão. Tô "casado" há 20 anos com ela.
CBX 750 F 88 (Magia Negra) - Essa é um sonho! Realizado recentemente.


Voltar para “Parte Elétrica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes