Página 1 de 1

HONDA CBX 1050 X STARFIGHTER F 104 G

Enviado: 30 Jun 2005 10:51
por rogeriosm
Um pouco da Estória de outra paixão, até hoje impossivel:

HONDA CBX 1050
X
STARFIGHTER F 104 G

O DUELO DE 100 CAVALOS CONTRA 45.000 !!
Um interessante e inédito teste de aceleração entre uma moto esportiva e um caça supersônico realizado em 1983 !
Quem sai na frente ? O caça ou a moto ?
Veja como foi !!

"Cleared on to the runway" ... a torre de controle libera a pista. Lentamente, o Starfigther dirige-se para a cabeceira da pista ... lá já está esperando seu adversário ... a Honda CBX 1050 !
A pista de concreto mede 2.400 metros. O Starfighter e a CBX estão na linha de largada ... pelo rádio vem a ordem de liberação da pista "Cleared for take off" !
No cockpit do caça, o piloto, o primeiro tenente do exército alemão, com mais de 1.000 horas de vôo. No guidão da CBX, o piloto de teste da revista "Das Motorrad", com mais de 200.000 km rodados em motos !
Dar a partida num jato não é uma coisa simples. Checar todos os itens, esquentar a turbina, primeiro 3.000 rpm, depois aumentar para 5.000 rpm ...
... mais uma checagem, uma geral nos numerosos mostradores do painel ... é uma operação de alguns minutos !

Na moto, a coisa é bem mais simples ... basta apertar aquele "botãozinho", e pronto !
O Starfighter, com tanque cheio, pesa por volta de 9 toneladas, e tem uma potência em torno de 45.000 cavalos (relação peso / potência de 0,2 kg por cavalo).
A CBX 1050, com piloto, passa dos 320 quilos, para uma potência de 103 cavalos (relação peso / potência de 3,1 kg por cavalo).
São quase 15 vezes mais !
Velocidades máximas: 2.400 km/h contra 220 km/h !!

Ao longo do runway, o pessoal da cronometragem está aguardando o sinal pelo rádio da torre, que faz a contagem regressiva ... ten, nine, eight ...
O piloto do caça leva a turbina a seu ponto de funcionamento, 7.500 rpm. Os pés apertam os pedais de freio, mantendo o avião parado. Um último check-up ... tudo em ordem !
O piloto da CBX gira o punho direito ... o contagiros indica entre 7.000 e 8.000 rpm !
... two, one ... zero !!
O primeiro tenente abre a pós-combustão, as rotações passam de 7.500 para 15.000 rpm ... tira os pés dos freios ... o barulho é ensurdecedor !! Uma grande vibração sacode as 9 toneladas ... centímetro por centímetro o caça começa a avançar !
Na CBX ... primeira marcha engatada, o motor berrando, pneu traseiro fumaceando, os seis cilindros empurrando, e o piloto jogando seu peso para a frente para evitar que a roda dianteira perca o contato com o solo !
Cinco segundos depois, a CBX já percorreu 90 metros, e está a 118 km /h !

O Starfighter andou 15 metros e atingiu apenas 50 km/h ! O duelo parece decidido !!
Dez segundos: o piloto da moto está completamente deitado sobre o tanque, cabeça no painel ... está a 173 km/h, com 305 metros percorridos !
O caça está agora a 146 km/h, e a 80 metros atrás (225 m) !
Quinze segundos: a coisa começa a mudar ... A CBX ainda na frente, a 193 km/h e 570 metros percoridos, mas o jato já está na cola, apenas 30 metros atrás, e a 220 km/h !!
Mais 1,2 segundos e os dois estão exatamente a 630 metros, emparelhados, mas com o jato a 237 km/h, e a CBX a 196 km/h !!
Aos vinte segundos da largada, enquanto a CBX vai lentamente atingindo sua velocidade máxima (agora 205 km/h), o jato vai embora de vez, a 293 km/h !! A CBX está agora 46 metros atrás !
Exatamente após 22,4 segundos, o duelo está decidido ... encerrado !
O piloto do jato puxa as manetes, e o Starfighter decola, aos 1065 metros, a 350 km/h !
Nesse momento, a Honda passa a linha dos 1000 metros, a 210 km/h !!
Vencida, mas não desclassificada ! Mostrou toda sua valentia !
Noventa segundos após a largada, o jato já atinge a velocidade de Mach 1, 1.193 km/h ... mais outros 90 segundos, e já está o dobro da velocidade ... 2.386 km/h !!
O consumo também é desproporcional ... o caça engoliu mais de 350 litros de querosene, enquanto a CBX, deve ter consumido pouco mais de 1 litro de gasolina !
Foi um duelo de grandes máquinas, onde cada um em seu elemento, demonstra ser o melhor de sua categoria !
Para nós, a CBX 1050, é a rainha ... e até hoje desfila sua beleza única por onde quer que ande ... alías, o ideal é passar bem devagarinho, para que todos possam admirá-la !
Afinal, outra moto com motor de seis cilindros em linha, com seis carburadores, nunca mais será fabricada !
Quem tem uma, que guarde bem guardada !!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fonte: Revista Motoshow, nº 10, Dezembro de 1983

Enviado: 30 Jun 2005 13:05
por Caio
Nossa, muito massa a reportagem! :twisted: Até hoje só vi uma CBX 1050.

Enviado: 30 Jun 2005 13:07
por JekRider
Cara afudê essa matéria....

Quem ja viu essa cbX de perto deve ter se assutado no primeiro impácto,,, é um exagero de motor,,, uma vez um cara me ofereceu uma e queria a minha galo e uma volta.... :? e ainda por cima estava parada por falta de peça....

Então to louco então.... 8)

Enviado: 30 Jun 2005 14:45
por rogeriosm
Quase comprei uma para restaurar inteira entre a Carolina I e A Carolina QP.....rsrsr - Já pensou refazer uma moto dessas inteira?????????? Ia gastar algumas CBX.....e eu mal tenho para manter uma.....heheheh

Mas um dia ainda vou ter na Garagem as motinhas abaixo:

RDR 350 - Já tive....
CB 450 Custom - Preta - Já tive uma vinho
CB 750 K -
CBX 750 Neon - Já tenho...rs
CBX 750 Black - A rainha........
CBX 1050
Holda Goldwing 1100 (Das antigas...)

todas elas com os recibos de venda lacrados em um quadro de vidro pendurado na garagem....heheheh

Aí vcs. podem ter certeza que sou um cara completamente realizado no meio desse monte de coia velha.....hehehe Brincadeira hein galera...

Enviado: 30 Jun 2005 17:02
por rogeriosm
Definitivamente ainda não é pro meu bico Zuth.....rsrsrs

Enviado: 30 Jun 2005 18:56
por Caio
É uma moto fantástica. Dizem que o ronco dela parece uma turbina de avião... com certeza, pois é uma nave.

Enviado: 30 Jun 2005 21:57
por Caio
Joao Ednardo escreveu:Já tive o prazer de andar em uma
http://img2.imageweb.info/img2/syv85723.jpg


:shock: :shock: :shock: Conta pra gente dessa experiência!

Enviado: 01 Jul 2005 08:25
por rogeriosm
pedaaalaaa johnny, Cara de sorte hein.....Parabéns...uma dia eu ainda vou poder falar que já andei em uma...