Essa técnica é muito boa e pode se dizer importante para quem anda e viaja de moto, pois assim vc consegue contornar as curvas com mais facilidade e sentindo melhor as reações da moto. eu pratico a alguns anos a técnica de contra-esterso e realmente nas estradas com muitas curvas o prazer de pilotar é outro, mesmo estando com ou sem garupa.
Abraços
Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Contra-esterço
- Marsal
- 7 Galo Speed Master
- Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
- Contato:
- Alex Red
- Administrador
- Moto Atual: Nenhuma
- Contato:
Re: Contra-esterço
Sandra seja muuuuito bem vinda,quando puder:
acessar "Painel de controle do Usuário", clicar na régua "Perfil" e preenceher o campo "Localização" com a Cidade/Estado onde reside....OK
aonde e quais fotos vc não esta conseguindo abrir
Passe no tópico de apresentações e deixe seu recado
viewtopic.php?f=12&t=47&start=2325
Existe também um tópico só para as galeiras,de uma olhada
viewtopic.php?f=12&t=2312&start=405
abraços e qualquer dúvida e só chamar
acessar "Painel de controle do Usuário", clicar na régua "Perfil" e preenceher o campo "Localização" com a Cidade/Estado onde reside....OK
aonde e quais fotos vc não esta conseguindo abrir
Passe no tópico de apresentações e deixe seu recado
viewtopic.php?f=12&t=47&start=2325
Existe também um tópico só para as galeiras,de uma olhada
viewtopic.php?f=12&t=2312&start=405
abraços e qualquer dúvida e só chamar
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Demétrio
- Espora de Aço Mortífera
- Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
- Contato:
Caraca, esses dias fui dar um tirinho, 130 kms, e fui executando a técnica na boa. O problema foi que me destraí num momento pensando noutras coisas e quaaase saí da pista!
Bah, levei um baita susto!!! A técnica é muito boa mas tem que estar atento, bem como em tudo no trânsito né!
Abraço a todos!
Bah, levei um baita susto!!! A técnica é muito boa mas tem que estar atento, bem como em tudo no trânsito né!
Abraço a todos!
CBX 750 Indy 93
- Alex Red
- Administrador
- Contato:
Como assim, quase saiu da pista
Esqueçeu de fazer a manobra ou quase saiu da pista pela manobra
Esqueçeu de fazer a manobra ou quase saiu da pista pela manobra
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Demétrio
- Contato:
Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora...
CBX 750 Indy 93
- Caio
- 7 Galo Speed Master
É... de moto tem que ter atenção redobrada!
O carro nos dá uma maior segurança, exige toda atenção também, claro, mas com as motos o cuidado tem que ser ainda maior.
O carro nos dá uma maior segurança, exige toda atenção também, claro, mas com as motos o cuidado tem que ser ainda maior.
- André
- CBX 750 extreme
- Contato:
Demétrio escreveu:Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora...
Demetrio, acho que uma das falhas foi voce ter freado. E´se freou com o dianteiro a coisa piorou...
O contra-esterço somente, se fosse executado talvez mesmo rapido voce teria feito a curva, pois com ele voce faz qualquer curva, a nao ser que voce escorregue em oleo, areia, etc. Sem estes elementos da pra fazer na boa, mesmo rapido.
Quando tiver que frear, faça com o traseiro, de forma moderada, para nao arrastar. Ele vai agir como um leme, sem tirar voce da trajetoria da curva. Nunca freie o dianteiro na curva, pq ele te leva pro muro!
Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red
- Demétrio
- Contato:
André escreveu:Demétrio escreveu:Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora...
Demetrio, acho que uma das falhas foi voce ter freado. E´se freou com o dianteiro a coisa piorou...
O contra-esterço somente, se fosse executado talvez mesmo rapido voce teria feito a curva, pois com ele voce faz qualquer curva, a nao ser que voce escorregue em oleo, areia, etc. Sem estes elementos da pra fazer na boa, mesmo rapido.
Quando tiver que frear, faça com o traseiro, de forma moderada, para nao arrastar. Ele vai agir como um leme, sem tirar voce da trajetoria da curva. Nunca freie o dianteiro na curva, pq ele te leva pro muro!
Hummmmm. É André, realmente freiei a dianteira também, provavelmente foi aí o erro então. Quando vi, tava dentro da curva já e nem tentei usar a técnica com medo que desse errado. Mas se serve mesmo pra qualquer curva, vou ir aperfeiçoando aos poucos então, só assim vou ganhar confiança.
Valeu, abraço!
CBX 750 Indy 93
- FCarneiro
- O céu é o limite
- Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Galeiros,
A poucas semanas atrás vi o tópico, não conhecia a técnica e resolvi testá-la. Realmente facilita muito a vida nas curvas.
Para quem nunca testou é fácil:
* curva para a direita - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão direita, no sentido contrário da curva;
* curva para a esquerda - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão esquerda, no sentido contrário da curva.
Para garantir a segurança, teste a manobra primeiramente numa reta longa, que ofereça boa visibilidade, em baixa velocidade e sem a presença de veículos nos dois sentidos. Depois faça-a numa curva bem aberta, com boa visibilidade, ou seja, vá "comendo o boi aos bifes", até se acostumar. Depois é só alegria e muita precaução.
Um abraço.
A poucas semanas atrás vi o tópico, não conhecia a técnica e resolvi testá-la. Realmente facilita muito a vida nas curvas.
Para quem nunca testou é fácil:
* curva para a direita - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão direita, no sentido contrário da curva;
* curva para a esquerda - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão esquerda, no sentido contrário da curva.
Para garantir a segurança, teste a manobra primeiramente numa reta longa, que ofereça boa visibilidade, em baixa velocidade e sem a presença de veículos nos dois sentidos. Depois faça-a numa curva bem aberta, com boa visibilidade, ou seja, vá "comendo o boi aos bifes", até se acostumar. Depois é só alegria e muita precaução.
Um abraço.
Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".
- Ceroni
- Já sei tudo de moto
Tchê, este tal de contra-esterço é tão comum pra mim q meu cérebro tá no "automático" pra isso heheheehh
Só realmente percebi q fazia as curvas assim depois q li sobre o assunto!!!
Q doidera heim???
Abraço a todos!!!
Só realmente percebi q fazia as curvas assim depois q li sobre o assunto!!!
Q doidera heim???
Abraço a todos!!!
"Mais metido do que urubu em carniça de vaca atolada!!!"
>>>>>>>>>>>>>>>>THE ROAD WARRIOR<<<<<<<<<<<<<<<<
>>>>>>>>>>>>>>>>THE ROAD WARRIOR<<<<<<<<<<<<<<<<
- MARCIO PIRES
- Já faço as curvas deitado
- Contato:
só para acrescentar, mais uma matéria sobre o assunto:
Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução da motocicleta e tornam a pilotagem mais segura. Uma dessas técnicas é o contra esterço. Com ele, a moto faz a curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.
O contra esterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.
Tá complicado? Não se preocupe. Não precisa entender física para que a técnica funcione.
Em velocidades baixas, pilotamos girando o guidão para a direção onde desejamos ir, mas em velocidades mais altas, ao utlizar o contra esterço, fazemos o contrário, giramos o guidão para o lado oposto ao que queremos ir. Com isto, a moto se inclina para o lado interno da curva, sozinha. Ou seja, nós giramos o guidão para o lado "errado" da curva, para que a moto vá para o lado "certo".
Este efeito pode ser observado com a moto parada: com ela na vertical, vire o guidão para um lado até o batente. Ela tenta "cair" para o lado contrário. O mesmo vale para qualquer velocidade. A diferença é que, quanto mais rápido a moto estiver, maior vai ser a intensidade do contra-esterço e a moto fará a curva mais "no chão".
O contra esterço pode ser aplicado para vários objetivos:
- Desviar a trajetória;
- Direcionar a moto na curva;
- Recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
- Corrigir derrapagem de traseira;
- Recuperar a trajetória na curva.
Fonte: Site http://www.viagemdemoto.com
Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução da motocicleta e tornam a pilotagem mais segura. Uma dessas técnicas é o contra esterço. Com ele, a moto faz a curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.
O contra esterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.
Tá complicado? Não se preocupe. Não precisa entender física para que a técnica funcione.
Em velocidades baixas, pilotamos girando o guidão para a direção onde desejamos ir, mas em velocidades mais altas, ao utlizar o contra esterço, fazemos o contrário, giramos o guidão para o lado oposto ao que queremos ir. Com isto, a moto se inclina para o lado interno da curva, sozinha. Ou seja, nós giramos o guidão para o lado "errado" da curva, para que a moto vá para o lado "certo".
Este efeito pode ser observado com a moto parada: com ela na vertical, vire o guidão para um lado até o batente. Ela tenta "cair" para o lado contrário. O mesmo vale para qualquer velocidade. A diferença é que, quanto mais rápido a moto estiver, maior vai ser a intensidade do contra-esterço e a moto fará a curva mais "no chão".
O contra esterço pode ser aplicado para vários objetivos:
- Desviar a trajetória;
- Direcionar a moto na curva;
- Recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
- Corrigir derrapagem de traseira;
- Recuperar a trajetória na curva.
Fonte: Site http://www.viagemdemoto.com
Márcio Pires - 35-9141-1413
marcio.pires.mp@gmail.com
mp.escitorio@gmail.com
www.donaclassica.blogspot.com
https://www.facebook.com/HONDACBX750F