Página 3 de 7

Enviado: 09 Out 2006 19:58
por Sergio Pretto
Participei de um curso na BMW Motorrad, a primeira aula foi só sobre isso.
Éramos 28 pessoas, sendo 25 BMWs, um amigo de Magna 750, outro amigo de Harley V.Road e eu de Galo. O professor todo cheio de pose explicando tudo, aí disse que minha moto tinha uma tecnologia de 30 anos, que seria difícil acompanhar os outros em manobras mais radicais, etc.
Fiquei com o cara engasgado, participei de tudo normalmente, fiz slalom, caminho cego, um monte de coisas, e aí sequei o cara: ele foi demonstrar uma manobra e caiu, hahaha, o único que beijou o asfalto, ri muito daquele xarope . . .
Sobre esterço é muito maneiro, é incrível como não imaginamos a reação da moto e ela faz a manobra certinha, incrível mesmo . . .
Veleu!!!

Enviado: 10 Out 2006 10:53
por Japa Galeiro
Peter o negócio é o seguinte, quando encontrares uma curva seja para qual lado for, tu vais realizá-la normalmente só que forçando o guidon levemente para o lado contrário da curva, a moto faz a curva com mais suavidade e perfeição, em resumo é isso. Observe as fotos do João Ednardo, elas dão a noção exata do movimento. Só que tenha cuidado com movimentos bruscos, pois podem acabar em tombos!!! Abraço galeiro!

Enviado: 16 Out 2006 11:32
por rogeriosm
No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....

Enviado: 16 Out 2006 12:36
por Estradeiro
rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.

Enviado: 16 Out 2006 14:11
por rogeriosm
Estradeiro escreveu:
rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.


É Estradeiro, agora depois da aula que vcs. me deram eu recomendo também com toda certeza..

Enviado: 18 Out 2006 16:07
por Vitaum
Interessante esse assunto.....
Sergio como é que é o negócio???
Achava que isso só era usado em derrapagens controladas e em altas velocidades nas curvas.
Explica isso aí pra gente aprender???
[]s

Enviado: 18 Out 2006 16:10
por Parada
Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs

Enviado: 18 Out 2006 16:12
por rogeriosm
Parada escreveu:Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs



Parada meu Fio, como assim "Principalmente nas curvas?????" é só nas curvas que a gente faz...... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: 18 Out 2006 16:30
por Parada
uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs

Enviado: 18 Out 2006 16:32
por rogeriosm
Parada escreveu:uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs





ah bão............ :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: 04 Nov 2006 20:49
por helinho
Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???

Enviado: 07 Nov 2006 11:40
por Gerson Lopes
helinho escreveu:Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???


Respostas: Sim, Não e Não. O "Sim" é que um carona experiente pode auxiliá-lo nas curvas. Eu particularmente dispenso.
O primeiro "não" é porque você está falando de "Pênulo", que é uma maneira de você fazer um curva deitando menos a moto, pois você desloca o centro de gravidade a seu favor.
O segundo "não" é que você apenas está compensando a força contrária do vento.
Esterçar é virar o guidon ao contrário da curva. Que envolve várias forças físicas: Inércia, atrito, centrífuga, giroscópio, etc.
Obs.: Quanto maior a velocidade, maior a força giroscópica.
Cuidado: Não tentem fazer em baixa velocidade, é tombo na certa.
Dica: Se, quando em uma curva, a moto sair de traseira, esterce e acelere imediatamente e ela alinhará. Tudo depende de sua rapidez e domínio da técnica. Portanto, vamos treinar, pilotos.

Temos algum físico ou piloto experiente no Fórum? Alguém me ajuda aí. Já tô me enrolando. rsrsrsrsrs

Enviado: 07 Nov 2006 14:07
por Gerson Lopes
Uma maneira fácil e simples de experimentar a força giroscópica é pegar uma roda de bicicleta solta. Segurar de cada lado pelo eixo, pedir para alguém rodá-la com força e movimente o eixo. Sinta as forças de resistências. É isso.

Enviado: 07 Nov 2006 18:20
por André
Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!

Enviado: 07 Nov 2006 19:41
por TIAGO
André escreveu:
Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!



ae vadio... ainda aprendo essas técnicas ninjas... se prepara, basta apenas minha moto voltar a vida com saúde...

e de TL!!! nao esquecendo!
e ai a Black ta de manoplas novas????

abraço meu brother!