Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Restauração Painél da Galo do Azeitona FINALIZADO!!

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Restauração Painél da Galo do Azeitona FINALIZADO!!

Mensagempor Azeitona750 » 14 Fev 2011 00:11

Turma,

É o seguinte, comprei minha galo em Novembro passado, desde então venho realizando pequenos reparos na parte estética. A convite do Galeiro Tomate eu entrei no fórum. Ao "adentrar por essas bandas" percebi que aqui as coisas funcionam da mesma forma que os outros fóruns que participo, com dicas, truques, DIY - Do it yourself(faça você mesmo).
Pois bem, eu, deste os 13 anos de idade(hoje com 22), trabalho no ramo da eletrônica(mantenções) e quando tinha uns 16 anos, começei a dedicar-me as restaurações de equipamentos antigos também. Quando digo restauração, é porque lido com equipamentos da década de vinte até o final da década de 90, isso mesmo, 70 anos. E restaurar mesmo(não reformar) é complicado. E nesses seis anos dediquei-me em tudo e mais um pouco a este ramo. Reparação eletrônica, Manufaturamento de peças e placas eletrônicas(hoje extintas do mercado), reparação mecânica, fabricação de gabinetes, Silk-Screen(Serigrafia), pinturas(em qualquer base), beneficiamento e tratamento do alumínio, galvanização, anodização e etc...isso tudo para mim não é nenhum bixo de sete cabeças mais.
Desde os 13 anos de idade, me tornei colecionador de equipamentos, possuo quase trezentos deles, e por um motivo ignorado, tive de antecipar o sonho de comprar a galo. Graças ao meu bom Deus, achei uma realmente inteira, e a velha mania de querer deixar as coisas originais de fábrica não fora diferente com a Galo...hehehehe...Particularmente não gosto de de personalizações, mudanças, adaptações e etc, entretanto, respeito o gosto de cada um. No meu caso, o negócio tem que ficar NOVO e com o máximo das características originais.
Hoje em dia, NADA mais me assusta no sentido de reparos que tenham que dar resultados no minímo 90% igual ao que era de fábrica...Já passei por cada uma...hehehehe
Enfim, problemas vem para encontrarmos soluções, e a cada solução dada, nos fortalecemos e nos tornamos maiores!


É por isso, que inauguro aqui, um tópico de TODAS as restaurações, manutênções e reparos que eu for fazer em minha Galo. Sempre que possível, com fotos e explicações para quem queira fazer igual em casa e ter um sucesso no reparo 100% certo

Pois bem, uma das coisas que estavam na lista de reparos, era o painél e seus instrumentos. Eu não tirei uma foto do antes, mas o painél da minha galo estava bom. Sem trincos, rachados, quebrados nem nada. Mas tinha três coisas que me incomodavam:

1 - Serigrafias indicativas das funções um pouco gastas(Inadimissível para quem trabalha com isso). A sensação que me dava de ver ela assim, é imaginar dentro da cabeça de que foi uma moto que foi lavada demais e etc, por isso de estar apagado, fora que, deprecia o painél(na minha opinião).
2 - Aquele aro bege aluminidizado encardido em com um pequeno risco.
3 - Acrílicos um pouco riscado e não tão transparente.

Nesse final de semana, eu já resolvi os problemas dois e três.

Comecei pelo problema 2, estava decidido em fazer a cor idêntica do aro para pintar e deixar novo. Comecei então por uma base em prata, só que em Laca Nitrocelulose(popular duco), uma vez que o aro original é fosco, porém com leve polimento para dar um "ar" de brilho e um acabamento mais liso, refinado.
Aqui em casa eu já tinha todas as tintas e pigmentos necessários.

Iniciei fazendo a deposição sobre papel para ir comparando as tonalidades. O papel que usei foi um fotográfico mesmo:

Imagem


Preferi começar a partir da base prata(em laca):

Imagem

Pigmentei com amarelo:

Imagem

Imagem

Apliquei com pistola sobre o papel para ver o resultado:

Imagem

Adicionei vermelho para escurecer:

Imagem

Resultado:

Imagem


Depois de umas 10 tentativas adicionando branco, preto, prata, amarelo e vermelho, decidi fazer aplicação agora sobre a régua base. O resultado foi bom para mim, bem próximo!

Imagem

Depois disso, adicionado o controlador universal de efeitos, uma vez que as proporções da base da tinta foram mudadas:

Imagem


Com a tinta pronta em mãos, decidi então dar um leve polimento, uma vez que se danificar a pintura original, eu já tenho a cor igual em mãos. Para minha surpresa, com o polimento, a peça ficou praticamente nova denovo, então, se tornou desnecessário a pintura completa, e sim pequenos retoques com o micro pincel:

Imagem

E o resultado:

Imagem


Resultado final acima dos 90% esperados sem precisar tirar a cor original da peça. Tempo total de serviço: aprox 4 horas.

Imagem


E acabou "sobrando" a tinta...fica para reparos futuros...hehehehe

Imagem


Problema três, acrílicos:

Antes, todos riscados e não tão brilhantes:

Imagem

Removi a pasta de calafetação, lixei com lixa 1200 da 3M até que removesse todos os riscos, eles ficaram opacos assim:

Imagem

Depois de polidos com ALGODÃO e massa de polir número dois da ACS Coral, todos ficaram assim:

Imagem

Imagem

Os acrílicos ficaram ÓTIMOS, como novos mesmo. Fique satisfeitíssimo com o resultado. O tempo de serviço, aprox. 3 horas.

Por este domingo é só por enquanto, assim que resolver a serigrafia do painél, eu posto novidades.
Aliás, assim que for fazendo novas "empreitadas" eu vou postado, claro, se vocês quiserem..

Espero que os amigos gostem das fotos e da explicação, e recomendo fazerem, afinal, não é todo mundo que tem uma galo, e para quem tem, nada melhor do que deixa-las como novas!!!

Abração a todos!
Editado pela última vez por Azeitona750 em 20 Fev 2011 22:21, em um total de 2 vezes.


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Alci Costa » 14 Fev 2011 08:35

Muito bom mesmo Azeitona, continue firme nessa empreitada, vou ser um dos leitores assíduos da sua batalha. Se tiver o mesmo capricho das descrições e fotos do trabalho, o tópcio vaiser referência para todos.
Abraços e parabéns.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Hudson » 14 Fev 2011 08:44

muito bom mesmo ver uma galo ser tao bem tratada parabens!


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Avatar do usuário
danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 445
Registrado em: 27 Ago 2007 15:17
Localização: Indaiatuba-SP

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor danilemao » 14 Fev 2011 10:07

Me ucaro Azeitona,
vc esta de parabens, isso mesmo.
Como a minha neon não tem nada a fazer, estou fazendo isso na Black. Ela tem muita coisa em pessimo estado e acho que vai um ano nessa mesma empreitada.
Só não tenho jeito com as cores, mas se eu precisar, com certeza vou pedir sua ajuda.


Galeiro solitario

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Alex Red » 14 Fev 2011 14:56

Caracoles essa do acrilico , ficou perfeito hein , da minha moto troquei e coloquei vidro :?
se fosse um pouco antes essa postagem , teria feito a mesma coisa que vc , parabéns
pelo trabalho ficou ótimo :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor FCarneiro » 15 Fev 2011 01:29

Azeitona,

Primeiramente meus parabéns pela Galo, por sua ótima intenção e pelo tópico. Vou ser um leitor assíduo de seu tópico, e olha que ele veio em muito boa hora.

Quando acidentei minha Black, a carcaça superior do painel quebrou na lateral esquerda. Como sou muito detalhista, e encontrei uma nova na concessionária Valecross, a comprei e deixei o painel zerado. Posteriormente, desmontei a carcaça quebrada, e guardei a placa superior bege, os 03 visores de acrílico, seus acabamentos, e também os 06 pequenso acrílicos das luzes indicativas (setas, neutro, luz alta, etc). Estas peças apesar de usadas, estavam em melhores condições que as do painel de minha outra Black, que estava sendo transformada em Red. Por isso seu tópico já começa me ajudando. Se me permite já faço algumas perguntas.
1) Você usou algum produto para retirar a pasta preta que calafetava os acrílicos, ou foi só na base da água e sabão?
2) Você poliu os acrílicos somente por fora, ou por dentro também?
3) Como você pretende calafetá-los novamente? Com silicone ou outro produto?

Conto com sua preciosa ajud e desde já lhe agradeço pela atenção.

OBS: quando der, dê uma olhada neste tópico: viewtopic.php?f=9&t=8598&st=0&sk=t&sd=a

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Azeitona750 » 15 Fev 2011 13:15

Alci:

Muito bom mesmo Azeitona, continue firme nessa empreitada, vou ser um dos leitores assíduos da sua batalha. Se tiver o mesmo capricho das descrições e fotos do trabalho, o tópcio vaiser referência para todos.
Abraços e parabéns.


Opa! Tentarei na medida do possível, e se em todos passos a máquina fotográfica estiver em mãos, vou documentar todos os passos, para quem quiser fazer igual. É de grande valia para mim dividir isso com os amigos!
Firme e forte e sem pressa nesta empreita, afinal, a Galo é de último dono agora! hahaha

Abração!

Zeitona


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Azeitona750 » 15 Fev 2011 13:16

Hudson:

muito bom mesmo ver uma galo ser tao bem tratada parabens!


Valeu amigão!

Abração.

Zezê


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Azeitona750 » 15 Fev 2011 13:17

Danilemão:

Me ucaro Azeitona,
vc esta de parabens, isso mesmo.
Como a minha neon não tem nada a fazer, estou fazendo isso na Black. Ela tem muita coisa em pessimo estado e acho que vai um ano nessa mesma empreitada.
Só não tenho jeito com as cores, mas se eu precisar, com certeza vou pedir sua ajuda.


Fique à vontade amigo. Se eu puder ajudar, conte comigo!

Abração

Azeitona


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 619
Registrado em: 27 Nov 2010 19:49
Localização: Ilha Solteira-SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Azeitona750 » 15 Fev 2011 13:21

Alex Red:

Caracoles essa do acrilico , ficou perfeito hein , da minha moto troquei e coloquei vidro :?
se fosse um pouco antes essa postagem , teria feito a mesma coisa que vc , parabéns
pelo trabalho ficou ótimo :wink:


Então, essa do acrílico é bem velha para mim....faço isso sempre nos aparelhos que restauro, fica novinho. Só quando tem riscos fundos que eu tenho que confeccionar novos.
O problema de por vidro é de que perderás os traços originais, pois o acrílico original é do tipo convexo para quem vê, ele é como uma lente. Já o vidro, ele ficará reto e deverá tomar cuidado com a calafetação.

Abração!

Azeitona


(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Alex Red » 15 Fev 2011 13:46

Puts agora é tarde o vidro já está no lugar e acho que joguei fora os acrilicos :(


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Albert
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1110
Registrado em: 31 Dez 2007 17:42
Moto Atual: Black 86
Localização: Rio Claro - SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Albert » 15 Fev 2011 14:13

Parabéns meu caro, eu quando reformei o meu painel, comprei as 2 carcaças, o cara que ficou com a minha galo levou um painel zerado, só não tive tempo de fazer os leds.
Na próxima se for o caso vou aplicar suas técnicas (ou ao menos apresentar para quem saiba fazer rs)

Poste por favor fotos do painel montado e continue, são esses exemplos que mantém a galoterapia uma arte amada e apreciada

Forte abraço


Albert
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258

Edú Tiozinho
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 339
Registrado em: 22 Out 2006 14:38
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Edú Tiozinho » 16 Fev 2011 11:36

Muito bom Azeitona, principalmente no acrílico que é mais simples de faer.
Mais ou menos um ano atraz, um cara me falou que dava pra fazer isso, então
resolví testar no meu celta. (rsrsrsr)
Comprei todo o material, e lá fui eu para os faróis do celta.....
Infelizmente não obtive o mesmo resultado que vc(rsrsrsr), alguma coisa deu errado.....rsrsr
Os faróis do celta até hj estão foscos, mas td bem, praticamente só ando com ele de dia........hahgahaha

Um abraço

Edú



Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor FCarneiro » 16 Fev 2011 18:36

FCarneiro escreveu:Azeitona,

Primeiramente meus parabéns pela Galo, por sua ótima intenção e pelo tópico. Vou ser um leitor assíduo de seu tópico, e olha que ele veio em muito boa hora.

Quando acidentei minha Black, a carcaça superior do painel quebrou na lateral esquerda. Como sou muito detalhista, e encontrei uma nova na concessionária Valecross, a comprei e deixei o painel zerado. Posteriormente, desmontei a carcaça quebrada, e guardei a placa superior bege, os 03 visores de acrílico, seus acabamentos, e também os 06 pequenso acrílicos das luzes indicativas (setas, neutro, luz alta, etc). Estas peças apesar de usadas, estavam em melhores condições que as do painel de minha outra Black, que estava sendo transformada em Red. Por isso seu tópico já começa me ajudando. Se me permite já faço algumas perguntas.
1) Você usou algum produto para retirar a pasta preta que calafetava os acrílicos, ou foi só na base da água e sabão?
2) Você poliu os acrílicos somente por fora, ou por dentro também?
3) Como você pretende calafetá-los novamente? Com silicone ou outro produto?

Conto com sua preciosa ajud e desde já lhe agradeço pela atenção.

OBS: quando der, dê uma olhada neste tópico: viewtopic.php?f=9&t=8598&st=0&sk=t&sd=a

Um abraço.


Azeitona,

Estou no aguardo de suas dicas.

Obrigado e um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Cabiludo da Fronteira
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 845
Registrado em: 03 Fev 2009 20:41
Moto Atual: Canadense...1a TL do Brasil
Localização: Santa Vitória do Palmar - RS
Contato:

Re: Galoterapia, dicas e restaurações - Azeitona

Mensagempor Cabiludo da Fronteira » 16 Fev 2011 23:14

Amigo, pelo que entendi, vc lixou com lixa 1200, e depois com massa de polir nº2 e algodão. Pergunto : vc poliu os acdrílicos com a mão ou usou alguma ferramenta tipo politris ou coisa assim? Tõ indo fazer galoterapia no meu poainel nesse final de semana.
Valeu.


Cabiludo da Fronteira ...


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes